Livro de Sonetos

Capslock 25/03/2020

Amei demais.

Lari Leitora 05/03/2020

Soneto da Rosa Tardia
Como uma jovem rosa, a minha amada...
Morena, linda, esgalga, penumbrosa
Parece flor colhida, ainda orvalhada
Justo no instante de tornar-se rosa.

Ah, por que não a deixas intocada
Poeta, tu que és pai, na misteriosa
Fragrância do seu ser, feito de cada
Coisa tão frágil que perfaz a rosa...

Mas (diz-me a Voz) por que deixá-la em haste
Agora que ela é rosa comovida
De ser na tua vida o que buscate

Tão dolorosamente pela vida?
Ela é rosa, poeta... assim se chama...
Sente bem seu perfume... Ela te ama...
_Rio, julho , 1963

Esse livro tem vários sonetos e esse foi um dos meus favoritos. É um ot livro e super recomendo

Aris 24/09/2019

Feito pra se apaixonar
O livro dos sonetos não é um livro para se ler uma única vez, e muito menos para se ler em silêncio. São sonetos que nos trazem uma leitura incrível, onde você se torna capaz de indentificar-se, e simplesmente apaixonar-se pela obra do Vinícius de Moraes.

Nanda 21/02/2019

Livro maravilhoso
Cada soneto traz uma época do autor, esse conjunto de sonetos trabalha temas diversos em uma forma em que nos faz refletir sobre o tema e sobre o ponto de vista do eu-lírico. O autor traz muito sentimento para sua obra

camimoon 07/02/2019

Cada página enche os olhos e o coração, um livro repleto de sentimentos, que trás uma das artes mais romântica já criada pelo homem o poema, que ainda hoje nesse tempo em que as pessoas buscam migalhas cibernéticas, pode aquecer um a alma e lembrar que o mesma as coisas trágicas tem sua beleza.

Leila de Carvalho e Gonçalves 15/07/2018

O Poetinha
Aprendi a gostar de poesia, ouvindo as músicas de Vinícius de Moraes. Carioca da gema, apreciador de um bom whisky e das mulheres, soube louvar o amor como um sacramento cuja perfeição, senão encontrada em vida (foi casado nove vezes), foi perpetuada em sonetos que transpiram erotismo, de rígida métrica e sonoras rimas.

Nesse livro, são apresentados 75, sendo 9 ineditos, o que desperta especial interesse de seus admiradores. Alguns são muito conhecidos como o "Soneto da Fidelidade" e o "Soneto da Separação". Outros são uma fascinante descoberta como o "Soneto do Amot Maior", "Anfiguri" e "Poética" que transcrevo abaixo:

De manhã escureço /
Nasço amanhã /Ando onde há espaço: /
_ Meu tempo é quando.

Boa Leitura!
Débora 28/06/2020minha estante
Que lindooo. Quero muito ler esse livro.

Jamille 06/01/2017

Ganhei esse livro quando era adolescente e foi e é um livro muito especial. Adoro Vinicius!!

Cristiano 11/12/2014

Eterna busca pelo amor ideal
Vou atacar um dos pilares da cultura pátria, Vinicius de Moraes. Li o livro de sonetos e não gostei. A forma é bela, com certeza é necessário muito esforço para conseguir criar sonetos com sua métrica rígida e suas rimas.
No entanto, o conteúdo é repetitivo, sempre falando do amor como algo um tanto adolescente, uma busca incessante por um ideal platônico. Conhecendo um pouco da vida de Vinicius, sabemos que essa foi a tônica de sua existência, tendo em vista que ele se casou 9 vezes, sempre em busca desse tal amor inatingível (já que o amor real envelhece). Enfim, tal qual um perfeccionista, que nunca atinge seu objetivo, pois a perfeição inexiste no mundo real, Vinicius também foi uma amante infeliz, que nunca encontrou o seu tão sonhado amor, que só poderia existir no plano das ideias.
Pra quem quer ler poesia, sugiro a leitura de Carlos Drummond de Andrade. Esse sim um grande poeta que trata da condição humana com um todo.

Jhey 07/09/2013

Lindos sonetos, belas palavras
Não acho nada fácil dar minha opinião a cerca dos sonetos de Vinicius. Alguns me tocaram bastante e são de uma profundidade incrível. Grande parte dos sonetos possuem uma conotação sexual, mas escrita de uma forma tão intensa que faz parecer como se você mesmo estivesse sentindo aquilo que ele descreve.

Lina Angelica 09/01/2013

A cada leitura, os versos do Poetinha, ganha na profundidade da alma romântica do coração da mulher e do homem, Pureza...

Matheus 28/07/2010

Comprei-o com a intenção de apenas conhecer um pouco mais de vinícius de Moraes, e porque me interesso por poesia, mas este livro me fez viajar, sentir, chorar, e ainda mais, sumir quando eu mais precisava. Se precisava conhecer Vinicius... eu não apenas o conheci, como me tornei um fã devotado. O melhor poeta que esse país teve, com certeza...
Janaina 12/07/2012minha estante
Nuss li esse livro a muito tempo atras ,mas concerteza vou reler...

Nessa Gagliardi 23/06/2010

Há um quê na poesia de Vinicius de Moraes que ultrapassa qualquer tipo de cisma que tenha eu por esse tipo de escrita.
É impossível não se emocionar com os poemas dele. Já tinha lido esse livro há algum tempo e, quando me deparei com ele na loja de novo, tive que comprar.
Alguns sonetos merecem destaque. Alguns eu já conhecia, como "Soneto da Separação" (p. 15) e "Soneto de Fidelidade" (p. 31). Outros, foram para mim uma deliciosa descoberta: "Soneto a Quatro Mãos" (p.82), "Soneto de Véspera" (p. 25), "Soneto do Amor Maior" (p. 17) e, principalmente, "O Verbo no Infinito", que reproduzo abaixo:

Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar

Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia à luz e ver, ao mundo e ouvir
E começar a amar e então sorrir
E então sorrir para poder chorar.
E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito

E esquecer de tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor até morrer
E ir conjugar o verbo no infinito...

Lindíssimo!

*Carina* 08/06/2010minha estante
Adorei sua resenha, Vanessa, e "O Verbo no Infinito" é realmente lindíssimo.

Mirella Milk 10/10/2009

Não precisa de explicação, é Vinícius de Moraes.

Nah. 31/03/2009

"E de te amar assim muito e amiúde,
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude."

tlira 13/01/2009

e foi assim, pela música, que eu comecei a gostar de poesia