O Avesso do Assassino

O Avesso do Assassino ERNANI CLARETE DA SILVA

Resenhas - O Avesso do Assassino

Lina DC 19/10/2012

A trama do livro é bem condizente com os dias atuais em que vivemos, onde percebemos diariamente alguns políticos corruptos continuarem suas vidas normalmente, embolsando a cada dia que se passa mais e mais dinheiro. E é utilizando esse pano de fundo que o autor Ernani Clarete da Silva desenrola a sua história. Como explica a sinopse, temos o assassinato de políticos nada honestos, que dão início a uma investigação conduzida pelo inspetor Larete, da polícia federal.
Larete é um homem que possui um ótimo raciocínio, capaz de ter reflexões elaboradas durante o banho na banheira (isso mesmo, vocês não leram errado! Fator de discussão com a esposa, pois aparentemente ele fica hora lá, pensando no passado, nos crimes e tudo mais rs). Larete é um conhecedor da área de biologia, e paralelamente as investigações criminais, tem um projeto onde ele entrevista criminosos e com a ajuda de alguns profissionais, quer avaliar se é possível realizar um perfil dos bandidos de acordo com a genética (nos relatos ele presta atenção no ambiente em que o indivíduo cresceu e vive, no histórico dele e etc).
Sarah é uma linda mulher, jornalista muito profissional que por ter contatos e perspicácia, irá se tornar uma fonte de informações para o inspetor e vice-versa. O inspetor mesmo sendo casado, sente-se atraído pela jornalista, que por sua vez também deixa clara a sua atração. Então em alguns pontos do livro, nós temos a reflexão do inspetor sobre esse assunto.
Não quero falar dos demais personagens envolvidos no livro, para não fazer spoiler e entregar o elemento surpresa.Por isso também não estou comentando sobre os outros personagens, pois alguns deles terão características que irão definir e responder algumas questões levantadas no livro. O livro é muito bem embasado, as descrições dos crimes são muito bem feitas e detalhadas e na parte da biologia também temos uma visão clara dos acontecimentos. Eu percebi que o autor coloca no livro o seu próprio conhecimento adquirido através de sua profissão (ele atua na área de genética e melhoramento vegetal), deixando claro o seu amor pelo tema.
O livro é muito bem construído e desenvolvido, mas é uma leitura que em alguns momentos se torna específica. O livro também traz o tema da corrupção como um modo de discussão, pois durante os assassinatos, o povo sente-se vingado pelos roubos cometidos pelos políticos. Então, o que isso nos diz? Que estamos cansados de sofrer injustiças, sermos roubados e os criminosos não sofrerem as consequências.
Sobre a diagramação e revisão, gostaria que a fonte fosse um pouco maior e tivesse um maior espaçamento (isso porque sou uma leitora noturna assumida rs). O único “probleminha” que eu tive em relação com o livro foi a capa, que não achei muito atrativa. Eu vivo comentando que as vezes eu acabo comprando determinado livro pela capa que me chamou a atenção, e eu perderia uma ótima história deixando passar “O Avesso do Assassino”.
Termino a resenha deixando os meus parabéns para o autor, e torcendo pela oportunidade de ler as futuras obras dele.
Para os interessados em saber mais sobre o autor, ele está construindo uma página, que já está funcionando: http://ernaniclarete.wordpress.com/
E para aqueles que querem adquirir o livro, enviem um e-mail para: clarete@ufsj.edu.br