Solaris

Solaris Stanislaw Lem

Resenhas - Solaris

Malle 12/01/2024

E você sabe quem é você?
Solaris é uma estória sci-fi que definitivamente não indico para todos.

A escrita não é das mais fáceis. É um livro inegavelmente criativo; temos trechos e mais trechos explicativos de um ecossistema alienígena que nem sequer sabemos dizer, com certeza, de que está realmente vivo. Ele constrói estudos fictícios, justificações, hipóteses e teses, e em contraponto, há a experiência vivaz e ansiosa daqueles que habitam o planeta Solaris por meses e anos.

É, sem mais nem menos, uma exploração da tendência tão essencialmente humana de atribuir sentido ao desconhecido. Solaris é o que é: um planeta habitado por dois sóis cujo organismo habitante, seu oceano, desafia conceitos pré-concebidos para existência de um ser vivo. De alguma forma, esse habitante decide materializar pessoas, retratos vívidos alimentados pelas memórias daqueles que estão ao seu redor. Kelvin, o protagonista, tem que encarar uma cópia quase perfeira de sua esposa falecida, Harey, com uma força descomunal e um tanto perturbadora. Ele oscila, de forma muito realista, entre acolher a nova figura de Harey, e de rejeitá-la devido sua natureza e propósito desconhecidos. O vemos então ler e reler livros técnicos e filosóficos a respeito, seus colegas realizarem os mais diversos experimentos.

Tudo se amarra em uma narrativa um tanto técnica, como emocional. Solaris não é um livro cujos acontecimentos tem propósito; a falha dos personagens é ao tentar descobrir um. Eles mesmos se enlouquecem, com seus hóspedes — espelhos de seus passados — sendo mantidos sob segredo por alguns, ou tratados com humanidade por outros.

Um ponto negativo que cada vez mais vejo encontrando em literaturas clássicas, é a presença de parágrafos longos e corridos. Pessoalmente, senti que o ritmo da narrativa poderia ter sido melhor controlado com quebras de texto, tornando tudo mais fluído.

Apesar de me sentir positiva em relação ao desfecho do livro e suas reflexões, não sinto que posso recomendá-lo para todo mundo. Não é leitura muito fácil, e os longos momentos de narrativa sobre as teorias fictícias ao redor de Solaris podem ser entediantes. Mas recomendo sim aos fãs de ficção científica!

Di3gao 10/01/2024

Contemplando a insignificância
Solaris é considerado um grande livro de ficção científica por explorar o universo que o autor criou detalhadamente e se utilizando de muitos termos cientificos. Mas acima de tudo, deve ser também considerado um livro filosófico.

Primeiramente, quero começar dizendo que fui ler esse livro com uma expectativa e ele foi totalmente diferente do que eu esperava, o que pode ter impactado negativamente na minha experiência de leitura. Em contra partida, ler Solaris na praia de frente ao mar foi algo que deixou a leitura muito imersiva e fascinante.

O enredo já abre jogando o leitor no meio da história e não sente que precisa fornecer contextos ou explicações, o que torna o começo do livro bem confuso mas também intrigante por nos deixar curiosos atrás de resposta. Em geral, o enredo sempre se manteve atrativo e fluído, o mistério paira na atmosfera e prende o leitor, as longas descrições muito científicas acerca do planeta não são cansativas e sim muito interessantes pela sua complexidade, a escrita é envolvente e o protagonista evoluiu no final de sua jornada. Entretanto, os eventos demoraram muito para acontecer e são repetitivos, o final foi muito corrido, muitos tópicos tiveram um desenvolvimento precário, deixou muitas pontas soltas e a narrativa foi mal explorada; ela tinha uma proposta excelente que se perdeu porque o autor focou mais em abordar as partes científicas, precisava de um equilíbrio entre elas.

Diante disso, Solaris se demonstra como um ótimo livro dentro da ficção científica, mas não podemos esquecer seu lado filosófico. A obra levantou reflexões filosóficas muito intrigantes acerca da nossa insignificância diante da grandiosidade do universo, os motivos que levam o ser humano a desejarem explorar o universo mesmo sem conhecerem de fato a si mesmo e o seu redor e discute os sentimentos de solidão e perca. Esses questionamentos me fizeram refletir bastante e são condizentes com a narrativa, pois a jornada que o protagonista passa não é para encontrar um ítem mágico ou combater alienígenas como de costume em ficções científicas, mas sim uma jornada interna, isso é, ele precisa aprender a lidar com seus próprios pensamentos e paranoias que esse tempo de reclusão no espaço causam nele.

Portanto, Solaris me ganhou muito na proposta, mas decepcionou bastante porque não atingiu o potencial que tinha. Ele se mantém relevante até os dias de hoje, a filosofia dele é interessante e serve como uma ótima ficção científica. Recomendo!

litterbox 07/01/2024

a primeira metade do livro é impecável: um thriller psicólogo em meio a um planeta completamente confuso. eu no lugar do protagonista, já teria surtado no desembarque mesmo. é incrível o que o autor consegue fazer com uma premissa de poucos detalhes e, ao longo da trama, os temas e conceitos apresentados são de uma densidade profunda, porém (mérito do autor) sem parecer que tais temas estão além da compreensão de uma pessoa que não está familiarizada com termos científicos.

é ainda mais incrível pensar que esse livro foi lançado na década de 60, sendo que até hoje é muito difícil você idealizar um contexto desse escopo dentro da ficção científica com tamanha originalidade criativa. um gênio é um gênio mesmo.

o cerne da questão discutida na história é o quanto o homem, conhecendo tão pouco a si mesmo, conseguiria a proeza de um contato com um ser superior alienígena e o quão arrogante somos em pensar que isso seria possível.

certas partes do livro, contudo, me pareceram demasiadamente explanatorias sem necessidade, o que acaba gerando certa fadiga com tanta info dump de teorias e hipóteses e correntes de pensamento sobre o planeta fictício com problemas fictícios.

dei uma pesquisada e vi que o final não agradou muitas pessoas, já que anti clímax em histórias fora do comum quase sempre são meio frustrante. mas um clássico é um clássico e até não existe nenhum solaris que chegue aos pés do que foi alcançado com essa narrativa. leitura obrigatória para os fãs de sci-fi.

Jônthala 06/01/2024

Livro bem legal.
É uma história bastante original, pelo menos para a sua época. O começo do livro tem bastante suspense, o que é bem legal. Da metade pra frente ele começa a explicar bastante coisa do planeta. Me cansava um pouco a quantidade de páginas escritas por completo sem senhum parágrafo, mas dá pra se acostumar com isso. Entendo quem ache o livro enrolado, mas discordo de quem diz que toda a explicação é desnecessária, afinal é um livro de ficção científica, então a parte científica é perfeitamente justificável. Ainda não tenho uma opinião sobre o final, mas não foi ruim.
Gostei bastante. Foi uma experiência diferente. Queria ter gostado mais, mas vida que segue.

Marca texto verde 01/01/2024

Decidi me aventurar por alguns generos novos e com isso decidi ler Solaris (nunca tinha lido ficção cientifica e nem me interessado muito). Não sei se realmente não me chamou atenção a história ou se só não entendi mesmo. Talvez em algum momento eu releia pra ver o que eu acho.

Thiago 29/12/2023

Desperdício
O livro começa com uma ideia genial um mundo vivo e pensante, te faz pensar coisas profundas mas falha em manter o leitor entretido. Porque vira uma monotonia que te afunda em depressão.

Marcela115 25/12/2023

Eu amei esse livro e não sei resumir bem o porquê. Me fez pensar sobre a vastidão do universo e da psicológica humana. Amei.

Luan 18/12/2023

Diário de impressão da obra Solaris, de Stanislay Lem
18% (06/12/2023)
Confesso que tive que reler o começo várias vezes pra entender o que estava acontecendo. Encontrei um erro de tradução.

50% (10/12/2023)
Ok, ficou interessante.

58% (12/12/2023)
Depois de um começo turbulento, confuso e mal escrito (talvez tradução?), o livro me fisgou. Agora, depois de elogiar e gostar, o autor simplesmente me apresenta o capitulo mais INTRAGÁVEL de toda a literatura. Uma verborragia desinteressante, desnecessária e esteticamente horrorosa. Dá vontade de pular e desistir. Imagino que intenção era dar profundidade descritiva (quase acadêmica) e filosófica para a passagem, mas só conseguiu irritar e fazer dormir. Vamos ver o resto do livro.

78% (16/12/2023)
Tá difícil. A escrita é simplesmente enfadonha, apesar do enredo interessante. Mas não vou desistir.

100% (17/12/2023)
Amém, terminei. Assim, eu entendo o motivo desse livro ser um clássico. Ele realmente trouxe algo de novo e fascinante para à ficção-científica de primeiro contato. Influenciou muita gente boa (recomendo muito o episódio 3 da terceira temporada de Love, Death and Robots). No entanto, a escrita do autor é horripilante. É como se um professor de física que nunca leu literatura na vida resolvesse escrever um romance. Alonga parágrafos inúteis, acrescenta advérbios e adjetivos como se fosse sucrilhos em uma tijela de leite e demonstra total inaptidão para fazer metáforas. Praticamente antipoesia.

Nota:2/10

lele 01/12/2023

Comecei devorando o livro, nessa primeira parte me deu até um medo de uns acontecimentos, já na segunda achei um pouco massante, isso foi mais sobre o capítulo em que ele explica sobre os fenômenos do oceano. ele tem uma boa construção e também traz reflexões sobre nós como indivíduos, o final foi mais pra esse lado, não é um acontecimento uau que doido, é mais pra refletir.

?o homem saiu para encontrar outros mundos, outras civilizações, sem saber nada sobre seus próprios recessos, ruas sem saída, poços e portas bloqueadas e escuras.?

Jaqueline 29/11/2023

Um livro bem interessante, sobre Solaris, um planeta que por toda a sua superfície há um oceano que parece ter vida e consciência. E que acaba criando pessoas já mortas a partir de lembranças.
Uma história interessante, mas confesso, que um pouco cansativa.
Não tem muito ritmo e quase na desenvolve os personagens, se atendo muito a descrições teóricas sobre o oceano. Esperava mais. Mas pra que gosta de ficção científica, acho que vale a pena a leitura.

RafaelLeles 26/11/2023

Vigésima quinta resenha: Solaris
Se você veio por conta dos filmes, tenho uma péssima notícia pra você.
Aqui você encontrará mais perguntas do que respostas. A leitura é muito descritiva, com parágrafos longos e sem diálogos.
Não recomendo

Zeli Giovana 10/11/2023

Uma ótima ficção científica. Um planeta hostil, uma estação espacial com problemas e um viajante que chega nesse cenário e tem que lidar com a situação. A história vai sendo revelada pouco a pouco e isso vai prendendo a atenção do leitor.