Cartas do Papai Noel

Cartas do Papai Noel J. R. R. Tolkien

Resenhas - Cartas do Papai Noel

Paulinha 12/01/2023

Que fofura
Ah esse Tolkien! Que cartas lindas, cheias de amor!!
Os filhos dele deviam amar receber cartas do Papai Noel! Eu ficaria ansiosa o ano inteiro! Haha
Livro lindo, ilustrações belíssimas.
Leiam, leiam, leiam!!!

É interessante que acompanhamos a passagem do tempo em que as cartas são escritas, quantas mudanças ocorreram no mundo. Em especial as últimas, que foram enviadas durante a Segunda Guerra Mundial. Como deve ter sido um período difícil e angustiante. Ainda mais para a família Tolkien, já que Christopher se alistou na aeronáutica, se não me engano.
gabi :) 12/01/2023minha estante
aí que vontade de lerrrrr ??

Tiago 04/01/2023

Leitura repleta de muito carinho...
Essa foi uma das minhas leituras de natal de 2022, essa época de natal é muito peculiar pra mim, pois revejo dores, alegrias e fechamentos de ciclos. Nesse livro aqui, Tolkien escreveu cartas para os seus filhos, como sendo o próprio Papai Noel. Eu acho incrível todos os detalhes que ele pensou para fazer isso, como por exemplo, a letra tremida como se escreve no frio já que o Noel mora bem longe, seguia todo um ritual de entrega e coleta e até mesmo a selagem e endereços. Tolkien deu para os seus filhos, algo que talvez todos nós queríamos quando criança, sermos embalados pela atenção do bom velhinho trazendo seus mimos de natal. Nunca tive uma lareira, até porque nosso clima quente não permite muito, rsrsrs, mas se eu tivesse uma, teria lido esse livro ao pé dela. Usando aqui uma alegoria, sem mexer no Verdadeiro Natal, quem sabe o bom velhinho surgisse quando desse meia-noite...

Jorge243 02/01/2023

Fofo
O cuidado de Tolkien com seus filhos, o carinho, dedicação e criatividade em cada carta é algo lindo. Me fez pensar que, se um dia for pai, gostaria de ter um pouco dessa relação gostosa.

Santiago 31/12/2022

O Papai Noel mandar cartas para você todo natal? Só mesmo o Tolkien para fazer isso com os filhos dele; o que esse compilado nos mostra.

O conteúdo das cartas é muito simples, mas ainda assim muito reconfortante de se ler. A parte mais interessante, para fãs de Senhor dos Anéis como eu, é poder ver a influência do universo criado para o anel nas cartas, seja pela língua dos elfos ou pela escrita das runas usadas pelo Urso Polar.

Um livro bobinho que revela muita da personalidade do próprio Tolkien e que eu recomendo para os fãs dos seus trabalhos.

Medica Leitora 31/12/2022

Um universo de neve e amor
Tolkien como sempre.. mestre!!!!
Ele criou um universo único pra poder enviar todos os anos cartas do papai Noel aos seus filhos???????? aaah e do Urso Polar do Norte tbmm???????

Uma delícia de livro!!!!
Dê esse livro aos seus filhos?? eu com certeza guardarei pros meus???????

Loh Valente 30/12/2022

Muito divertido
Gostei muito desse livro, achei ele bem divertido, as cartas são bem engraçadinhas e divertidas, ótimo livro pra ler quando se quer relaxar.

Thamiris.Treigher 25/12/2022

Tolkien + Natal = ??
O Natal para os filhos do lendário J.R.R.Tolkien ia muito além das comemorações típicas da época.

Tolkien escreveu, de 1920 a 1943, cartas - assumindo a autoria do Papai Noel - para os seus filhos, com toda uma atmosfera de fantasia em que temos ursos polares, elfos, gobelins, duendes e muitas aventuras.

As cartas são acompanhadas de desenhos, ornamentos, alfabetos mágicos (Tolkien era um linguista fabuloso e um de seus passatempos era a criação de línguas), e os últimos acontecimentos do Polo Norte. A letra do Papai Noel, por exemplo, é trêmula; e a do atrapalhado Urso Polar é cheia de erros, pois ele está aprendendo o alfabeto dos humanos (sua língua original é o ?ártico?).

Um livro que resgata o afeto, a magia do Natal, a fantasia da infância. Tolkien não planejava divulgar essas cartas, que foram publicadas em 1976, por iniciativa de Baillie Tolkien, sua antiga secretária e também esposa de um de seus filhos, Christopher Tolkien, três anos após a sua morte.

Lindo demais!
Joao 25/12/2022minha estante
Esses livros do Tolkien que ele endereça aos filhos são um espetáculo. Ainda lembro do quão legal era Roverardon

Thamiris.Treigher 26/12/2022minha estante
Sim!! É lindo o cuidado e o carinho que ele tem pelos filhos ??

Carolina.Gomes 26/12/2022minha estante
Quero ler esse. Tolkien ??

Thamiris.Treigher 26/12/2022minha estante
É muito fofo, Carol!! ??

Cláudia - @diariodeduasleitoras 25/12/2022

Cartas do Papai Noel
?Olá, leitores..
Desejamos a vocês e seus familiares um Feliz Natal. Que essa magia nos relembre o motivo de sermos gratos. E que tudo que nessa data preenche nossos corações seja chama no ano que se inicia.

?? Confesso já ter começado a leitura me sentindo emocionada e querendo ter recebido uma cartinha desta na minha infância.

Durante mais de 20 anos, na casa dos Tolkien, envelopes com selos do Polo Norte chegavam para as crianças na época do natal. Escritas pelo Papai Noel (papai Tolkien), as cartas contavam sobre os últimos acontecimentos no topo do mundo: a rotina dos duendes, as trapalhadas do Urso Polar, a guerra contra os gobelins e muitas outras maravilhas e aventuras.

? Primeiramente, que livro lindo.. veja as fotos! Em segundo, não precisamos afirmar o óbvio: Tolkien foi um gênio. E esse compilado de cartas nos mostra que foi um pai realmente encantador para seus filhos. Pensa o quão especial foi cultivar e preservar esta fantasia para seus filhos. Ano a ano. Escrevendo e respondendo cartinhas para seus filhos como se fosse o Papai Noel.

Surreal a grandeza desse livro e a carga emocional que carrega.

O autor teve o cuidado de inventar mais de um formato de letra (manualmente, gente. Não se esqueça disso) para cada personagem, pois vez ou outra esses personagens secundários que respondiam as cartas. Há também um alfabeto exclusivo, e todo um capricho nas ilustrações, nos envelopes, postagem.

As cartas são do período de 1920 até o ano de 1943 e traz histórias divertidíssimas, bem como vemos personagens de vários outros livros do autor, mostrando assim que ele realmente tinha este universo fantástico bem detalhado em sua mente. Tolkien também incluía assuntos históricos do que estava acontecendo no mundo. O que - certamente - tornou tudo ainda mais real para seus filhos.

Fica a indicação para os fãs dos autores. Além de ser uma leitura fantástica para pais e filhos

? Sabiam da grandiosidade dessa obra? Já leram, ou foi para a listinha?

Christian.Meneses 24/12/2022

Não indicado para pessoas com daddy issues
Imagina seu pai não só te trazer presentes como se fosse o papai noel, mas lhe escrever anualmente cartas com atualizações sobre sua vida e os últimos acontecimentos no polo norte? Isso acontece se você for filho do maior escritor de fantasia!
É tão lindo ver esse carinho que Tolkien tinha com seus filhos, em cada detalhe dessas cartas: do conteúdo, aos desenhos, às letras trêmulas do papai noel, aos erros de gramática do urso polar? E mais incrível ainda é acompanhar o crescimento das crianças até o momento em que as cartas passam a ser endereçadas apenas à caçula. Enfim, um ótimo livro para reacender o espírito natalino e uma boa dica para quem é fã do autor ou ainda para ler para alguma criança (ou você mesmo, por que não?!)

Carlinha 23/12/2022

Um mini universo fantástico
Ao longo de 22 anos Tolkien escreveu cartas muito elaboradas se passando por Papai Noel para seus filhos. As cartas vão muito além do que se espera e mostram o lado pai do autor. Há um mini universo fantástico aqui, onde Tolkien vai incluindo personagens e acontecimentos do Polo Norte! Muito lindo??

Muninn - IG @corvosdeodin 21/12/2022

Sabe aquele livro gostoso de ler e que te deixa com o coração aquecido, transbordando de amor de tanta ternura? É esse! Impossível não se encantar com cada uma das cartas, com todo o cuidado de Tolkien com seus filhos, a criatividade para descrever cada uma das peripécias que os habitantes do Polo Norte se envolveram e os lindos desenhos que acompanharam cada uma das cartas. Para quem já conhece outras obras de Tolkien, irá notar uma pincelada aqui e outra ali de elementos nas cartas, e irá sorrir ao perceber cada um deles.

site: https://www.instagram.com/p/CmXiMCurrSE/

Nadja Maria 20/12/2022

Lindas cartas !
Esse é minha primeira leitura do Tolkien, mas é um livro infantil lindo, com certeza lerei todos os anos do natal e para meus filhos e sobrinhos! O urso polar é uma resenha kkk!