Redação Inquieta

Redação Inquieta Gustavo Bernardo

Resenhas - Redação Inquieta

Carol 21/07/2023

Redação Inquieta é um livro teórico e principalmente filosófico que se propõe a discutir a escrita, apresentando, em vez de fórmulas e ensinos didáticos, uma reflexão sobre o ato de escrever.

Yuri 03/11/2015

Redação Inquieta é um livro difícil de definir. Mais fácil seria dizer o que ele não é: nem manual de estilo, nem tratado de técnicas, muito menos guia normativo. A riqueza da obra de Gustavo Bernardo está justamente em sua abordagem ampla do ato de escrever. Ao longo de sete capítulos, o autor defende o raciocínio crítico, a humildade e a abertura permanente a pontos de vista diversos como essenciais para a produção de textos.

Bernardo dedica, é verdade, algumas páginas à exposição de lógica básica e conceitos utilizados em argumentação. Faz isso com o intuito de ajudar o leitor a identificar e organizar melhor suas próprias ideias. A premissa aqui é a mesma de Othon Moacyr Garcia, em Comunicação em Prosa Moderna: aprender a escrever é aprender a pensar.

Mas aprender a pensar não significa decorar um punhado de argumentos e fórmulas para depois distribuí-los a esmo pelo papel (ou pela tela do computador). É o contrário: os princípios lógicos servem para auxiliar o leitor a tornar-se independente, capaz de articular suas próprias opiniões, até para modifica-las, se for o caso.

Ter em mente a pluralidade de formas pelas quais é possível abordar qualquer assunto é um dos principais pontos defendidos no livro. Para o autor, as inúmeras hierarquias e arbitrariedades às quais estamos todos socialmente submetidos exercem uma pressão que muitas vezes interrompe os fluxos livres do pensamento. O resultado é a reprodução constante de preconceitos, maniqueísmos e ideias vazias nas redações.

Vencer essas estruturas rígidas é criar textos vivos. Ordenados, sim, pois não há vida no caos, mas, acima de tudo, instrumentos de autoafirmação e autocrítica. Redação Inquieta convida-nos a contemplar permanentemente nossos potenciais e inseguranças, a questionar nossas certezas, a escrever o que somos e o que queremos ser. É um livro que ensina não por meio de cartilha, mas pelo próprio exemplo. Cada uma de suas páginas transborda seu autor, e demonstra que uma obra pode ser, ao mesmo tempo, crítica, didática e humana.