Presságio

Presságio Leonardo Barros

Resenhas - Presságio

Ju 22/02/2013

Presságio: o assassinato da freira nua
O livro é completamente eletrizante. Me pegou de jeito desde o início, e não consegui largar. Terminei de ler em menos de 24 horas.

Alice é uma garota de 26 anos que tem presságios. Visões de coisas que aconteceram, estão acontecendo ou vão acontecer em breve.

"- Sabe o que é clarividência? (...) - É a capacidade de ver os fatos por meio da energia impregnada nos objetos."

Mas os presságios dela são um tanto quanto peculiares... os melhores e mais completos surgem quando ela tem um orgasmo. É, vocês entenderam direito... rs... Ou seja, podem esperar um suspense policial muito bom com algumas cenas sensuais.

Alice normalmente tem uma visão ao tocar alguma coisa ou alguém. Está se consultando com o oitavo psiquiatra, e nenhum dos médicos com quem ela já teve contato acredita que o que ela tenha seja um dom, e sim algo que precisa ser controlado com os medicamentos adequados.

Até que a garota tem a visão de um assassinato. E o assassinato de uma conhecida, que aconteceu durante uma festa em que ela esteve presente. Não que ela amasse profundamente a pessoa, mas um assassinato não é algo que possa ser esquecido ou deixado de lado.

"Levantou-se e correu até a janela. Ao abri-la, Alice viu uma lua imensa que parecia estar manchada de vermelho-alaranjado. E naquela luz estranha ela enxergou o rosto demoníaco pintado de vermelho, os cabelos untados com gel, a maquiagem sinistra com gotas negras que pareciam escorrer de seus olhos, como lágrimas de ódio e morte."

Alice diz à polícia o que viu, mas os responsáveis pelo caso deixam bem claro que não acreditam que visões possam ser levadas a sério.

"- Só é louco quem fala demais! Porque , se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas, se você não fala nada, você é normal, entendeu?!"

A garota decide correr atrás da solução do crime sozinha. Ela é extremamente corajosa (e sim, tem um pouco de doida também, se arrisca o tempo todo). Alice passa por tanta coisa! Precisa de muita persistência e perseverança para ir até o fim. Se machuca de todas as formas possíveis, mas não desiste de jeito nenhum. Ela quer fazer justiça, é claro... Mas quer mais do que isso. Precisa ter certeza de que não está enlouquecendo. Tem consciência de que suas visões não são alucinações mas, com tanta gente dizendo o contrário, fica difícil manter a fé em si mesma sem conseguir a comprovação.

Só achei que ela se recupera muito facilmente no final. É legal que ela consiga seguir com a vida, mas acho que pulou a parte do choque... Fiquei com muito nojo de algumas cenas, que me deixaram extremamente revoltada. E o pior é que não duvido da existência de cenas como as que o Leonardo escreveu fora dessas páginas.

Adoro livros que têm esse poder. Que mexem com a gente, nos fazem viver todo tipo de sentimento e nos colocam pra pensar.

"- Você pode imaginar uma coisa dessas? Ter ódio de alguém que ama você?"

O mistério vai se desvendando aos poucos... quando a gente pensa que terminou, surgem fatos novos. Só o último de todos os mistérios eu desvendei facilmente, na primeira vez em que uma pessoa apareceu na história. A trama é muito bem construída, e todas as informações são muito bem amarradas.

O livro tem aquilo de castigar culpados, sim (eu realmente sinto falta disso quando não acontece). Mas nem todo mundo é desmascarado. E o autor deixa margem para uma continuação. Eu não queria que a Alice sofresse mais, mas acredito que ela não vai ter escolha, se existir uma sequência.

Publicada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/02/resenha-pressagio-o-assassinato-da.html
Jhelp 24/02/2013minha estante
Já ouvi falar do livro, mas não do autor, mas depois que você comentou quão boa foi a leitura e em como ele conseguiu te prender, fiquei muito interessada nele! Já está nos meus desejados...

Thaís 27/02/2013minha estante
Esse livro parece realmente muito bom, é digno de um filme ;) daqueles que te deixam bem vidradas até o final sabe?! entaum kkk Adorei sua resenha Ju *--*
Beijus :)

Ana Paula 15/03/2013minha estante
Eu adorei esse livro. A trama te envolve do início ao fim, que ansiedade.... A Alice foi realmente corajosa, tenaz e passou por poucas e boas!!!!! E nem quero pensar no que ainda está por vir, em caso de continuação.......

Thamara S. 19/03/2013minha estante
Gostei da história, principalmente o serial killer de freiras, bem original ^^
Normalmente não leio thrillers policiais, mas vou abrir uma exceção.

Lua 28/03/2013minha estante
Nossa fiquei bastante curiosa agora, adoro livros com trama de investigação policial, e esse ainda por cima tem um toque de sobrenatural. Espero ter a oportunidade de ler. ADOREI *--* Autores brasileiros que continuem se destacando assim, muito sucesso Leonardo Barros.

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
A capa é linda e a premissa maravilhosa. Fiquei super curiosa sobre a história e eu quero ler. Adoro livros que mexem com a gente.

:D

Vanessa 06/04/2013minha estante
O livro parece eletrizante, mas ri bastante quando li que ela tem as premonições depois de um orgasmo kkkkk.

Baah 11/04/2013minha estante
esse livro tem uma capa perfeita, achei incrivel, forte e misteriosa

Dani 13/04/2013minha estante
Esse livro prendeu 100% da minha atenção @@
O enredo é super envolvente e eu adoro um bom mistério... leio e devoro até descobrir o final ^^

Rafaella 06/04/2013

Vamos aos fatos: Irmã Bianca, uma freira de quarenta anos, é violentada em seu alojamento no colégio em que ministrava aulas. O delegado Matias e o Agente Felipe ficaram designados para resolver este crime, sendo assim os alunos da irmã Bianca foram os primeiros a serem interrogados. Meire, uma das alunas com mais de 18 anos, menciona que Danilo - outro estudante - estava sempre atrás da irmã e o rapaz acaba sendo indiciado como principal suspeito.

" Era gostosa, não era? Quarentona, mas gostosíssima! Vi umas fotos dela na sala do diretor, que, por sinal, parece que também queria afogar o ganso na irmã. Mencionava o nome da freira como se falasse o nome de uma atriz pornô. - E disse, forçando um sotaque italiano: - " Bianca Martinelli". Página 24

Dez dias depois Vívian Montegart, um desafeto de Alice Vegas, é assassinada do mesmo modo. E para conectar os dois crimes a garota estava em uma festa a fantasia vestida de freira. O delegado Matias novamente assume o caso e tratam de investigar um Serial Killer que havia assassinado as duas mulheres em menos de duas semanas.

Por outro lado, Alice Vegas é uma mulher de vinte e seis anos que possui o poder de clarividência. Totalmente desacreditada por todos, passou por vários psiquiatras e começa a acreditar que é completamente louca. Um fato a deixa completamente transtornada: Alice estava na festa e viu Vívian com um homem vestido de diabo, o homem era musculoso e alto, seria normal se o Beato Judas - que foi preso por ter cometido os assassinatos - não fosse um homem baixo e bem magro. Alice faz de tudo para alertar os detetives de que o rapaz errado foi preso, mas era ridicularizada por eles, seus médicos e até seus amigos acreditavam que ela estava ficando louca. Sendo assim Alice acaba ficando sozinha nesta jornada de provar para todos que estava certa e que o rapaz que foi preso não era o assassino da freira nua, que era como todos se referiam ao caso de Vívian.

O livro é completamente viciante e um prato cheio para você que gosta do gênero policial. O autor mostrou ter bastante conhecimento sobre o que se propôs a falar e consegue prender o leitor ao longo da leitura. A obra é bem fininha e você conseguirá devorar em uma tarde lendo e tenho certeza que você só conseguirá largar o livro quando terminá-lo. Acredito que a única característica que o livro acabou devendo foi uma melhor descrição dos personagens, a única personagem que contou com maiores detalhes foi Alice, e, às vezes, eu acreditava que o médico que aparecia tinha em torno de uns 40 anos e bem no fim ele era jovem. Acho também que o autor deveria escrever um segundo livro para continuar a história, tenho certeza de que todos os leitores iriam amar saber o que aconteceu com Alice e os dois casos que ficaram pendentes nas últimas páginas. Sem dúvidas o livro é mais que recomendado.
Ivi 18/04/2013minha estante
O título chama a atenção, apesar que o subtítulo me pareceu em um primeiro momento apelativo, enfim, quando se trata de tema policial, eu me jogo de vez. Quero muito ler!

Amanda 28/04/2013minha estante
Eu gosto bastante de livros do genero, fico desde o começo imaginado que é o culpado, esses livros acabam comigo, pois a minha curiosidade não deixa que eu pare de ler.. não conto as vezes em que eu só fui dormir, com o dia já claro.. pra poder terminar..

Evelee 29/04/2013minha estante
Já conhecia o livro tem um tempo e estou doida pra ler.
O que mais me chama atenção nele é o fato de ter uma freira como uma das personagens (não consigo lembrar de nenhum livro que tenha também).
E em uma das parte toca a música do Marilyn Manson.
Me julguem, mas eu gosto desse cara!

Ana Luiza 19/08/2013

Resenha do blog Mademoiselle Love Books - http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2013/08/resenha-premiada-pressagio-leonardo.html#more
Alice é uma garota comum, ou quase. Ela possui o dom da clarividência, que se manifesta de uma forma bem incomum: durante um orgasmo. Como é de se imaginar, o dom dela nunca foi exatamente uma benção e todos os psiquiatras que já consultou insistem que ela é louca. Durante uma festa, Alice acaba ingerindo drogas e tendo mais um presságio: ela vê Vívian, uma ex-colega com quem um ex-namorado a traiu, ser brutalmente assassinada por um cara fantasiado de diabo.

“Agora, Alice ouvia o mórbido estridor de resquícios de ar trespassando a glote de Vívian. Os olhos saltados em surpresa. Os músculos relaxando. Ouviu a voz baixinha que dizia:
- Está morta. A Freira Nua está morta” (Pág. 35)

Quando a Vívian é encontrada morta no dia seguinte, exatamente da maneira que Alice previu, usando apenas uma parte da fantasia de freira que usava na noite anterior, ela se sente compelida a ajudar resolver o crime. A garota vai à polícia, mas, além de ser ridicularizada e desacreditada pelos policiais ao revelar que possui o dom da clarividência, ela ainda descobre que o culpado já foi achado. Apelidado de Beato Judas, Danilo Ferreira é acusado pela morte de Vívian, assim como pela de Irmã Bianca, uma freira de verdade que fora assassinada algum tempo antes. O garoto acusado era não só aluno de Bianca, mas seu amante, e dizia a ter matado por amor, apesar de negar veementemente ser o autor do assassinato de Vívian.

Independentemente da negação de Danilo, a polícia segue com as investigações, tendo ele como culpado. Alice não nega ou confirma a culpa do rapaz quanto a morte de Bianca, mas sabe que ele não matou Vívian. O homem que matou a enfermeira era alto e extremamente forte, completamente diferente de Danilo. Nenhuma outra pessoa alega ter visto Vívian com o tal cara vestido de Diabo, então a declaração de Alice se torna inútil, ainda mais pela grande quantidade de drogas que ela e todos os presentes consumiram no dia da festa.

“- Às vezes, o ódio pode transformar o mais fraco dos homens em um monstro. É comum que vejamos loucos aparentemente desprovidos de força física que se tornam poderosos sob efeito da fúria.” (Pág. 87)

Compelida a seguir em frente com essa história, Alice começa a seguir sua própria linha de investigação, o que acaba a colocando em maus lençóis. Usando seu dom como guia na busca pela verdade, a garota acabará começando a soar como uma louca, até mesmo para seus amigos, como sua colega de quarto Geórgia e o namorado dela, Wálter. Mas Alice sabe que está certa. Não sabe? Quando começa a perceber que todos tinham um motivo para matar Vívian, inclusive ela mesma, Alice percebe que precisa ir até o fim. Nem que para isso tenha que colocar em jogo sua própria vida ou sanidade.

“Todo mundo tem seus segredos. A Irmã Bianca não era diferente de ninguém.” (Pág. 12)

“Presságio - O Assassinato da Freira Nua” é um thriller de tirar o fôlego, do início ao fim. Com pequenas surpresas a cada capítulo, o livro envolve o leitor logo na primeira frase, levando-o adiante de forma deliciosa até o fim eletrizante e surpreendente. Barros soube construir seu suspense de maneira inteligente, deixando pequenas pistas ao longo da história, apenas para nós deixar de boca aberta durante não só o final, mas em todo o livro. Recheado de ação e sexo, o livro é chocante pelo modo explícito como aborda as cenas de prazer e violência que, aqui, estão intimamente ligadas. “Presságio” é um suspense quase bizarro, que além de chocar, deixa o leitor tenso, do início ao fim, mas também vidrado na história. A narração contribui bastante para isso, apesar de conduzir o texto em terceira pessoa, o autor mergulha no íntimo dos personagens, mostrando seus pensamentos e comportamentos sem qualquer pudor, deixando claro que aqui, como na vida real, ninguém é santo. Nem mesmo as freiras, coitadas, estão salvas.

Os personagens tão reais foram, talvez, o fator que mais me chocou a princípio. Esperava um romance policial como os outros, onde bandidos e mocinhos são bem definidos. Mas, em “Presságio”, é impossível dizer quem é quem. Claro, existem aqueles que cometeram seus crimes, mas quando me deparei com a protagonista se perguntando se ela não poderia ser a assassina de Vívian, percebi que, mesmo que não cometessem algo terrível, todos os personagens, como na vida real, eram capazes disso. E a possibilidade de corrupção, traição, falsidade, violência e até mesmo assassinato aberta em todos eles é de assustar, ainda mais por retratar nada além que a realidade. Alice é uma personagem cativante e, definitivamente, diferente. Seu dom e a condição específica no qual ele se manifesta foi algo completamente inovador e, sem falta de outra palavra para definir, bizarro. A garota conquista quando não desiste de buscar a verdade, o que acaba a colocando em situações que vão de hilárias a assustadoras. Os outros personagens também vieram na medida certa, cada um com personalidade própria, assim como lugar na trama. O que mais me surpreendeu foi o assassino de Vívian, só revelado no final da história, de todos os personagens, ele foi um dos poucos que não tinha nem passado pela minha cabeça.

Quanto à edição, a editora fez um belo trabalho. Esse foi o segundo livro do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira que não estava com uma revisão sofrível e fico feliz em ver que o selo está melhorando, isso é muito bom para a editora e, principalmente, para os autores, que deram duro em sua obra e não merecem vê-la mal interpretada por causa dos erros de revisão. Até a melhor história do mundo perde seu brilho diante de erros que uma leitura rápida no texto poderia evitar. Enfim, não encontrei nenhum erro durante todo o livro e a diagramação é simples, mas bem feita. O tamanho e tipo das letras, assim como as páginas amareladas, deixaram o livro, que é curto e super leve, ainda mais rápido de ler. Também gostei bastante da capa, que combina com o estilo e a trama do livro. Entretanto, acho que a história merecia algo mais dramático e chamativo, que combinasse com o nome, como uma freira cheia de sangue e cara suspeita. Que tal, em? ;D

“Presságio - O Assassinato da Freira Nua” é um livro de leitura fácil, mas apenas para aqueles que não têm medo de uma história mais sombria, recheada com mortes, violência e o sobrenatural, onde todos esses elementos intensos se misturam em algo que beira ao bizarro, mas que não deixa ter seu lado real e crítico quanto ao comportamento humano. O estilo do livro e do autor, que mostra o pior em sua face mais crua e sincera, me lembrou bastante Brian Mcgreevy e seu “Hemlock Grove” (resenha aqui) e Joe Hill e “O Pacto” (resenha aqui), dois autores e livros que amo e recomendo. Agradeço imensamente ao Barros pela oportunidade de ler seu livro e lhe desejo muito sucesso tanto quanto as obras futuras quanto as já existentes, estou muito curiosa para ler ambas. Assim como estou muito curiosa sobre alguns aspectos de “Presságio” que espero poder esclarecer em uma entrevista com o autor, se ele me conceder essa honra.

“- Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas, se você não fala nada, você é normal, entendeu?!” (Pág 160) – Esse foi meu quote favorito, que não deixa de trazer uma verdade bem interessante. ;D Algo que me encanta na mente humana é o fato de que você pode guardar ou provocar todos os tipos de coisas perversas dentro dela, sem que a maioria das pessoas saiba. Macabro? Sim, mas verdadeiro.

Autora da resenha: Ana Luiza Ferreira (La Mademoiselle)

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/
Sol Brasil 19/08/2013minha estante
Danilo é acusado e não "Daniel", não existe esse personagem no livro. ^^

Ana Luiza 19/08/2013minha estante
Oi Sol,

obrigada por avisar! Não tinha percebido que confundi o nome do personagem... Já vou consertar a resenha!

Bjs

@cheiade9h 29/01/2013

Envolvente do começo ao fim
Só quem é louco fala demais, então falarei bem pouco: a resenha está simples porque eu me segurei pra não contar spoilers sobre o livro. E um pequeno ps: quando vocês descobrirem como Alice tem os presságios não fiquem espantados -q *espero ter deixado muitos curiosos aqui*

“Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página.” Quero dar ênfase a essa frase da sinopse porque é bem isso mesmo, jesus!

O suspense foi tiro e queda na facilidade que me prendeu e agradou.
A narração do Leonardo foi maravilhosa, a narração e os presságios de Alice não davam pra confundir em nenhum momento.

Leiam mais em http://livroterapias.blogspot.com.br/2013/01/resenha-pressagio-o-assassinato-da.html
Marcos (Desapego Livros) 05/02/2013minha estante
Pensei que só eu não tinha paciência nem tempo para ler essas resenhas que mais parecem livros, até ler sua opinião pra quem escreve tanto assim kkk. Escreveu pouco porém foi objetiva e me deixou com muita vontade de ler esse livro

@cheiade9h 10/02/2013minha estante
Marcos, o resto da Resenha tá no link HAUEHUAEHUA mas não é muito longa não, espero que depois você leia, assim fica mais completa :D

Abraços

Irinia Zachello 19/11/2012

Presságio - O Assassinato da Freira Nua
Alice, sempre preocupada com o seu "dom", com suas visões em que nunca inspira credibilidade, por parte de seus amigos, e de pessoas que fazem parte de seu cotidiano. Pelos psiquiatras é estressada. Para os policias soa como piada. E nada do que faça adianta para convencer alguém de que algo irá acontecer.

Ela tem visões de um corredor iluminado, no final uma porta, número 69. Passou por vários psiquiatras e no último fala para ele a situação inusitada em que ocorre essa visão, mas nada adianta, afinal uma clarividência, é um fato um tanto difícil de aceitar, acreditar, de botar fé mesmo. Acho que o ser humano é muito reticente a alguns assuntos, mesmo com o mundo "aparentemente" evoluído.

O começo se desenrola em duas situações, Alice tentando ser ajudada por psiquiatras e um assassinato de uma freira (Calma que isso não é Spoiler). Então temos dois ambientes alternando e não é difícil de acompanhar pois no começo são histórias distintas.

Alice sabe de tudo o que aconteceu e com suas visões ela começa a correr para desvendar quem é o assassino em questão.

Ela passa por situações difíceis e mesmo assim sempre lutando pela verdade. E uma lição que Alice aprendeu foi:

Trecho Página 160:

"- Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas, se você não fala nada, você é normal, entendeu?!"

Esse livro pra mim foi muito emocionante, quero dizer que foi tocante, tem sensualidade como informa a sinopse, tem muito suspense e mistérios, situações inusitadas e únicas. Quero dizer não é algo parecido com o que já tenha lido. É único. Assassinato da Freira Nua para Mim, foi muito estimulante, porque é um livro que eu queria muito ler, criei expectativas e todas foram saciadas (pode-se dizer que superadas também)! Super recomendo!

Agradeço Muito ao Leonardo por me aceitar como parceira e me presentear com esse livro.
Bruno Godoi 20/11/2012minha estante
Só é louco quem fala demais, então falarei bem pouco: o livro é muito bom, gostei demais. Adoro esse estilo literário, um pouco de ironia com sarcasmos... uma literatura bem inteligente se alguém me perguntasse. :-)
Bom, está recomendadíssimo.
Parabéns Leonardo.

JEAN 13/05/2013

Presságio-O assassinato da freira nua
Presságio é o primeiro romance brasileiro que leio após muito e muitos anos, nem sei quantos! Acho que o último que li foi ‘agosto’ de Rubem Fonseca. Confesso que comecei a ler o livro com uma certa ressalva, acho que até mesmo preconceito, muito disso devido a falta de divulgação que essa nova literatura nacional tem. O consumo da literatura estrangeira é tão grande que ao nos depararmos com a capa de um livro onde o nome de seu autor é brasileiro, o primeiro pensamento que vem é que o livro não é bom por ser nacional. Por outro lado se o livro tem um nome estrangeiro na capa e o selo de uma grande editora, nossa curiosidade é aguçada e na maioria das vezes o livro é comprado. Não nego que sou um consumidor e leitor de literatura estrangeira, até porque foi com ela que iniciei meu gosto por leitura, mas após a leitura de ‘presságio’ posso dizer, na minha opinião, que a nova literatura nacional é sim, muito boa e merece ser prestigiada.

Presságio foi uma leitura bem agradável, mas que não me conquistou de imediato. Achei os três primeiros capítulos um pouco corridos e com muitos diálogos, senti um pouco de falta da descrição dos lugares e até dos personagens. Mas com o passar dos capítulos – acho que do sexto em diante – a leitura fluiu muito bem, o ritmo dos acontecimentos ficou muito bom e até os personagens tornaram-se mais interessantes e mais encorpados digamos assim. Dai em diante a história me conquistou e eu não via a hora de chegar ao fim para ver como todo o mistério se resolveria.

Até chegar ao final que me deixou bem surpreso e com um gostinho de quero mais, muitas coisas aconteceram na vida de Alice, a protagonista; umas bem perigosas e outras bem esquisitas a meu ver. Alice não foi a protagonista que eu esperava, mas também não foi uma decepção. Acho que determinação é a característica mais forte de sua personalidade, visto tudo que ela passa para descobrir a verdade por trás dos crimes, sem contar que é vista como louca por conta do seu dom de clarividência. A parte que eu achei bem esquisita na personagem, e um pouco surreal, foi o que desencadeia os tais presságios que ela tem. Achei bem estranho e acho que faltou uma certa explicação para como tudo começou, mas nada que prejudique a história.

Quanto aos personagens masculinos não me identifiquei com nem um, tive apenas uma simpatia maior pelo Dr. Sócrates, que a meu ver foi bem importante na solução dos crimes. Acho que posso dizer que a personagem que mais gostei foi a Georgia, melhor amiga de Alice. Bem divertida, meio doidinha e que eu achei que teria uma participação mais ativa na história, o que eu acho que teria rendido bons momentos engraçados, mesmo tratando-se de um thriller policial.

A narrativa da história é muito boa, flui bem rápido e os acontecimentos movimentam a trama o tempo todo. Como nunca fui bom em desvendar mistérios e só leio thriller policial para me divertir, não imaginava nem de longe o desfecho que o autor deu para a história. Parecia uma coisa, mas no fim foi outra bem diferente e diga-se de passagem, tudo muito bem amarrado. A história em si do livro foi totalmente diferente da que eu imaginava quando comecei a ler. Os capítulos finais foram os mais envolventes e eletrizantes, principalmente os do julgamento. É tudo narrado tão bem que nos sentimos mesmo dentro de um tribunal. E então, quando menos se espera, o desfecho de tudo nos é servido de bandeja e com muita inteligência pelo autor. A última cena foi a que me deixou com um gostinho de quero mais e uma interrogação no ar que caso se confirme, hum!…

Recomendo muito esta leitura e podem pesquisar que outros blogueiros também. Leiam e prestigiem a nova - e muito boa - literatura nacional.

A outra resenha feita em vídeo pela minha mulher está no nosso blog:

Edy 23/06/2013minha estante
Só faltou classificar lá em cima..

Edy 13/11/2012

Thriller do começo ao fim

Há alguns anos, após ler O MANÍACO DO CIRCO, pensei que o autor não mais escreveria algo do tipo, tanto se falando do gênero, como se falando de qualidade, já que sou fã assumido de livros policiais.
Entretanto, ao misturar ação frenética, erotismo desvelado e mistério nesta obra, Leonardo Barros uma vez mais acertou a mão, demonstrando que livros neste gênero, de sua lavra, serão sempre uma boa leitura garantida.
Sua linguagem imagética, vocabulário de fácil compreensão (mesmo quando rebuscado) e texto fluente facilitam e muito ao leitor gostar da trama, seja ele daqueles que querem somente um livro meramente como fonte descomprometida de entretenimento, seja daqueles mais exigentes, que buscam um texto melhor estruturado, dentro de padrões técnicos que um bom escritor deve ter. Tal fato é facilmente verificável no trecho em que é descrita uma análise de caso de autópsia de vítimas, em que toda a cena pode ser imaginada e compreendida, em detalhes, isso sem comentar mais sobre as visões paranormais da protagonistas que a atormentam durante todo o livro.
Gostaria de falar mais ainda de PRESSÁGIO, mas isso tiraria toda a diversão que cada um tem ao ler uma obra de suspense policial, a qual é justamente tentar adivinhar os verdadeiros "vilões da obra". Então, para os amantes da ficão policial, erótica, fantástica, enfim, é uma leitura obrigatória e rápida, já que se trata de apenas de 220 páginas de tortura, cenas veladas (ou não!) de sexo, frenesi, fatos inexplicáveis à luz da ciência tradicional e mistério, muito mistério, até as últimas páginas.
Suhet 02/12/2012minha estante
Parabéns pela resenha Edy.

Adriano 21/06/2013

Presságio - Resenha do blog: GeraçãoLeitura.com
Sabe quando você termina de ler um livro, mas não consegue parar de pensar nele?! Então... Esse livro é Presságio! Percebi que havia me envolvido naquela trama de mistério e que eu queria solucionar o caso do Assassinato da Freira Nua.

O autor escreve com um brilhantismo incrível. É impossível ler um capítulo e não sentir necessidade de ler o próximo! No início o autor vai construindo e costurando a trama. No meio da obra esses traços continuam entrelaçados e no fim, o resultado é uma trama costurada de forma milimetricamente calculada, com todos os detalhes e respostas entregues ao leitor!

O livro acompanha Alice, uma garota com uma série de neuras e que tem presságios. Visões sobre o futuro ou passado e mais precisamente quando ela tem orgasmos! Justamente, quem acreditaria numa garota considerada louca, que tem visões do futuro e quando está em prática sexual? Eu não acreditaria!

Paralelo a isso, temos vários assassinatos, cometidos de maneira parecida, o que leva a crer ser cometido pela mesma pessoa. O primeiro caso, aconteceu com uma freira de verdade, que foi abusada sexualmente e consequentemente morta. Já o segundo mostra uma mulher "leviana" que numa festa a fantasia, regada de drogas e vestida de freira é também assassinada, após a prática sexual.

O mistério é: - " Quem cometeu esses crimes?" Quais motivos teriam?! Por que essa predileção por freiras?! Eu não ousaria contar, pois garanto que assim como eu, vocês roerão as unhas na tentativa de descobrir esse caso!

A polícia age e condena o beato Judas. Enfim... Caso encerrado!
- Mas a menina vidente, Alice, não está satisfeita pois segundo ela não foi esse beato o culpado pelos assassinatos. No entanto, ninguém acredita nela! Afinal de contas, seria mais fácil acreditar na polícia ou numa desequilibrada que diz ter visões quando tem orgasmos? Façam suas conclusões!

Esse livro é incrível. Quem gosta de romances policiais deve lê-lo urgente! Além disso, o livro é regado por uma sensualidade e misticismo que dão a obra uma característica única!

Como eu disse anteriormente, a escrita do autor é excelente e assemelhasse com a escrita de Dan Brown, com capítulos curtos e uma troca de cena constante! Ah, mesmo que não tenha sido propositalmente a escolha de cores para a capa é linda (igual a do blog *-*) rs - Enfim, só tenho elogios!

Leiam. Garanto que não vão se arrepender.

Resenha retirada de: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2013/06/resenha-pressagio-o-assassinato-da.html
Gu 13/11/2013minha estante
Cara, apenas surpreso e faminto por essa leitura!
Parabens pela resenha :)

Jess 16/05/2013

Presságio - Leonardo Barros
Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net
Blog: http://twilightbrasilfanfics.com/blog/

Eu sei que é errado julgarmos um livro pela capa, mas eu sou assim, primeiro a capa tem que me encantar – o que aconteceu com Presságio: o assassinato da freira nua, foi amor a primeira vista – depois eu vejo a sinopse. Não é uma forma muito legal de ir atrás de livros interessantes, mas é uma mania – quase um vicio – que não consigo deixar de lado. Então para tentar reparar um pouco meu erro, hoje em dia mesmo não gostando do trabalho da capa vejo a sinopse.
Enfim, mas com Presságio não tive trabalho algum de não gostar, assim que coloquei meus olhos naquela capa misteriosa, meio sombria, cheia de segredos desejei fervorosamente ter o livro em mãos e graças ao Leonardo Barros tive a grande oportunidade de ler sua incrível obra e por horas me deliciar com sua escrita encantadora, envolvente.
Estou em uma época que quero desfrutar novos gêneros, normalmente leio romances água com açúcar, cheio de drama ou comédia, nunca me interessei por suspense, para mim qualquer livro que tenha morte eu passo longe, pois me sinto angustiada e não consigo me focar bem na estória, mas novamente consegui ir até o final, talvez pelo fato da escrita do Leonardo ser agradável, leve com uma leve pitada de humor em comparação com algumas obras mais fortes que tive a oportunidade de ler como 72 horas para morrer de Ricardo Ragazzo – o primeiro suspense que li.
Eu gostei principalmente da leitura rápida e direta, ela me deixou mais presa, mas senti um pouco de falta na descrição dos locais, mesmo essa pequena falha não me desanimou. A cada parágrafo fiquei mais presa, me vi loucamente tentando descobri quem era o assassino, às vezes me pegava tentando incriminar um personagem e logo em seguida com as novas provas eu mudava totalmente de opinião. Eu adoro quando o autor consegue fazer esse pequeno joguinho com seus leitores, pois isto significa que a estória está fluindo bem, como deveria. O ruim é apenas quando o leitor descobre logo no inicio quem é o assassino, pois assim a estória perde totalmente a graça, mas Leonardo se saiu muito bem quanto a isto.
Agora deixe-me contar a vocês um pouco sobre a trama:
Tudo se inicia com um assassinato da Irmã Bianca, uma freia que é professora, a policia corre para investigar tal acontecimento, vai atrás de depoimentos para assim tentar descobrir quem fez isto a pobre mulher... Até ai tudo bem, algo normal para este livro, todos esperávamos isto apenas por ver o titulo, mas tudo muda no momento em que nos deparamos com a personagem principal Alice e vemos que nem tudo é normal nesta obra...
Alice Vegas uma mulher jovem, mas que tem o incrível dom de prever o futuro, assim como pode ver alguns fatos passados, mas o impressionante ainda não é isto, o que realmente me chocou foi a forma como essas visões acontecem; ela precisa está tendo um orgasmos. Sim, vocês leram bem. A principio quando li isto precisei reler algumas centenas de vezes para ter certeza que realmente estava lendo certo, ainda pedi que minha amiga me confirmasse que eu havia realmente lido tal coisa e quando foi confirmado eu fiquei chocada, nunca havia visto nada igual, não apenas isto, mas alguns acontecimentos no decorrer da estória também me pegaram de surpresa e foi uma sensação boa, afinal de contas, não era isto que o autor esperava?
Mas para quem pensa que é uma maravilha ter este dom, para Alice é diferente, isto é um fardo que a mulher carrega em suas costas, pois inúmeras vezes fora taxada de louca por seus psiquiatras, nenhum deles acreditou que ela realmente era uma clarividente.
Porém é graças a este tom que toda a estória vai tomar um rumo.
Alice acaba sendo convencia por sua amiga Geórgia de ir a uma festa e é em meio a bebidas e drogas que ela tem a visão de sua “inimiga moral” sendo assassinada. Tal fato a principio deixa a mulher transtornada sem saber como lhe dar com a situação, afinal de contas, ela não poderia sair por ai dizendo a policia que havia tido a visão... Mas é o que ela acaba fazendo e isto apenas desencadeou risadas dos policiais. É a partir daí que Alice decide começar a investigar sozinha e comprovar que o que tinha visto era real, não uma alucinação por ela ter usado drogas.
A cada pista descoberta, a cada nova visão eu ficava mais animada e minha leitura ia se tornando mais rápido, realmente me diverti muito lendo este livro, virei uma verdadeira investigadora. Para quem gosta de um bom suspense eu recomendo este livro.
Drica 22/05/2013minha estante
Sua resenha me fez querer ainda mais ler o livro. Parabéns!!

MiCandeloro 30/03/2013

Instigante e eletrizante!
Olá pessoal, hoje vou resenhar o livro do parceiro do blog, Leonardo Barros. Peço desculpas pelo atraso, li esse livro em fevereiro, mas como também queria gravar um vídeo resenha para vocês e nunca dava tempo, acabei me amarrando para postar a resenha.

Entrei em contato com o autor início do ano, pois fiquei muito curiosa para ler seu livro, e ele prontamente me atendeu, não só enviando um exemplar da obra para eu ler, com uma dedicatória fofa, como também enviando uma linda camiseta com a estampa da capa do Presságio.

O livro conta duas histórias paralelas (dois assassinatos) que aos poucos vão se cruzando. Ele é dividido em capítulos e subcapítulos. Em cada subcapítulo um trecho da história de um dos personagens é contado e é diferenciado apenas por asteriscos, ou seja, somente lendo é que descobrimos a respeito de quem o autor está falando.

Num primeiro momento somos levados a testemunhar uma cena mórbida em que uma freira é encontrada assassinada, nua, de forma relativamente cruel e abusiva, ou seja, o livro já começa de forma eletrizante e cheio de mistérios.

Paralelamente, conhecemos Alice e seus amigos. Alice é uma menina de 26 anos, estudante, que divide o apartamento com sua amiga Geórgia e tem de aturar momentos íntimos da mesma com seu namorado, Wálter.

Alice aparentemente é uma pessoa normal, mas na verdade ela sofre de um mal que até então nenhum de seus psiquiatras soube tratar. Alice tem presságios. Ela consegue ver o passado e o futuro de uma forma extremamente duvidosa e original.

Indo a contragosto a uma festa a fantasia de faculdade com Géo e Wálter, Alice encontra Vívian, sua detestável ex-amiga que roubou seu namorado. Aí é que a história toma outro rumo. Vívian é encontrada morta no final da festa, da mesma forma que a freira nua. A polícia acredita que tais assassinatos foram cometidos por um serial killer que denominam de "Beato Judas".

O problema é que Alice tem certeza de que teve um presságio sobre o assassinato de Vívian, e de que a menina não foi assassinada pela mesma pessoa que matou a freira Bianca. Ela viu Vívian na festa flertando com um homem fantasiado de diabo e acredita que ele foi o responsável pela morte de seu desafeto.

Só que Alice é desacreditada por todos, não só por ter ingerido consideráveis doses de drogas na festa, mas principalmente por afirmar, categoricamente e repetidamente, que sabe quem é o assassino, pois teve um presságio a respeito.

Talvez por um misto de orgulho e por ter sido seduzida por tal mistério, Alice luta por descobrir a verdade por detrás de tais assassinatos. Ela acaba largando tudo, as aulas, o emprego, e parte de sua sanidade, indo atrás de pistas advindas dos seus presságios.

O que Alice não sabia é que ela estava se envolvendo numa história mortal, que poderia acabar com a sua vida. Traída, ela é acusada de assassinato e é internada num sanatório, onde vive seus piores dias. O que Alice poderá fazer para escapar e provar suas teorias sobre as mortes das "freiras nuas"? Em quem ela poderá confiar? Quem é o verdadeiro assassino, ou assassinos?

Leiam e descubram!!

***

Fui surpreendida positivamente pelo livro do Leonardo Barros. Fui envolvida desde logo numa rede de mistérios e suspense e, por isso, não consegui largar o livro até chegar ao final da história. Ele é curtinho, então consegui ler em apenas um dia.

Apesar de ser um thriller policial e conter cenas violentas, picantes, de morte, etc, o livro também tem cenas muito engraçadas e irônicas. Me peguei rindo várias vezes com as maluquices da Alice, e achei fantástico o jeito que ela tem seus presságios. Tirei o chapéu para a ousadia e originalidade do autor.

O autor possui um grande domínio da língua portuguesa e consegue de forma magistral alternar entre um texto rebuscado e formal e a linguagem coloquial e muitas vezes vulgar de alguns dos personagens.

Fiquei o tempo todo tentando adivinhar quem eram os assassinos e quais eram os mistérios envolvendo os personagens, muito bem construídos, por sinal, e lá pelo final tudo ficou muito óbvio. Acho que isso foi a única coisa que me incomodou, pois fiquei o tempo todo esperando por uma grande surpresa ou reviravolta na história, coisa que não ocorreu. De qualquer forma a trama toda foi bem enredada e teve um desfecho satisfatório.

Leiam, vale a pena. Fico muito feliz em ver os autores nacionais despontando, sendo valorizados não só pelas editoras, mas pelos leitores. Por isso digo e repito, leiam, prestigiem os nossos autores. Presságio, O Assassinato da Freira Nua é um excelente thriller policial, digno de ser comparado a outros livros do mesmo gênero de autores estrangeiros consagrados. Adorei e não vejo a hora de poder ler mais livros do Leonardo Barros.

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2013/03/resenha-video-promocao-pressagio-o.html
Mila 21/02/2015minha estante
Foi para minha lista \o/

estantedasuh 10/04/2015

Presságio - Blog Era Uma Vez o Livro
Alice é uma mulher de 26 anos, só que não é uma mulher comum. Desde a adolescência ela tem presságios, só que não são só visões que aparecem do nada. Esses presságios ocorrem na hora que ela tem um orgasmo. Como isso pode acontecer? Isso é o que eu vou explicar para vocês.

Alice já passou por vários psiquiatras, todos acham que ela é louca e que esses presságios não passam de ilusões da sua cabeça, mas ela vê coisas que realmente aconteceram ou vão acontecer. E é esse dom que vai mudar a sua vida.

Dois assassinatos ocorreram na cidade um é o assassinato da irmã Bianca e o outro de Vívian Montegart. Alice através das suas visões vê quem foi o assassino de Vivian e afirma para polícia que os dois assassinatos não foram feitos pelo mesmo criminoso. Mas a polícia não acredita que ela pode ter essas visões. A partir daí Alice vai tentar provar que ela não é louca e que tudo que ela diz é a mais pura verdade.

A história é maravilhosa, ver a Alice tendo as visões e entrando em muitas confusões foi muito legal. E o que falar do final do livro? SURPREENDENTE. Jamais esperava que fosse acabar daquela forma. E eu amo livros assim, que nos deixa preso até o final sem saber o que vai acontecer.

O Leonardo está de parabéns, pois soube conduzir a história do começo ao fim e não deixou pontas soltas. Mas vocês devem está pensando por que você tirou 1 ponto do livro? Eu achei o final muito rápido, não que fosse ruim. Pelo contrário, está maravilhoso, mas eu queria mais histórias, não sobre os assassinatos, mas sim sobre a Alice, queria conhecer um pouco mais sobre ela e o que iria acontecer com ela daqui pra frente. Sabe como é leitor, sempre quer mais.

Super-recomendo o livro a todos que gostam de um suspense, um drama, ação e muito mistério.

site: http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/2015/04/resenha-pressagio-o-assassinato-da.html
Jéssica R. 10/04/2015minha estante
Estou sonhando com uma continuação

Marcia Leão 26/09/2023

Legalzinho
É uma trama de suspense e investigação policial. É legalzinho, achei algumas falas e observações de alguns personagens machistas, me dando um leve desconforto.
Mas para quem gosta de suspense e deseja um passatempo sem grandes reviravoltas vale.

Refúgio Literário 01/12/2012

Um Livro Instigante
Uma freira é assassinada, só há um suspeito. Mas outro crime acontece dessa vez uma moça vestida de freira é morta, e a policia tem certeza que o assassino é à mesma pessoa, o Beato Judas. Mas essa não é a mesma opinião de Alice, que sofre com presságios, onde ela vê o verdadeiro assassino. Taxada como louca, ela terá que provar sozinha que está falando a verdade. Para isso passará por muitas provas e sofrimentos.
Um livro fascinante onde a cada momento o leitor se sente preso nas suspeitas de Alice. Quem seria o assassino? Todos são suspeitos, todos teriam motivos para matar. Suspense, esse é o foco da história, que é escrita de uma maneira que o leitor se sente parte do sofrimento da pobre moça que tentará provar que não está louca e sim tem o dom divino do presságio.
Porém Alice não é mostrada como mocinha boazinha do enredo, ela tem seus erros, suas culpas. Então em um momento do livro podemos pensar até, que ela mesma é a assassina. O livro além da trama de suspense tem o seu lado sensual com trechos onde vemos o desejo carnal das pessoas, que podem tornar-se assassinas em algum momento, para satisfazer suas vontades.
“Presságio – O Assassinado da Freira Nua” vai te conceder uma leitura diferenciada, não por ser um suspense policial, mas por mostrar como realmente todos somos: nem bonzinhos e nem maus demais. Ao mostrar os desejos carnais da protagonista o autor tenta apresentar como é o intimo dos seres humanos, cheio de desejos, vontades secretas...
Assim é o livro de Leonardo Barros: Encantador, diferente, instigante, cativante e diferente. Sua leitura te proporcionará tensão a cada capitulo e a cada novo mistério desvendado, até chegar a um final surpreendente, digno de um segundo livro.

www,saotantas.blogspot.com

ricardo_22 19/12/2012

Resenha para o blog Over Shock
Presságio: O Assassinato da Freira Nua, Leonardo Barros, 1ª edição, Barueri-SP: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira), 2012, 224 páginas.

Médico formado pela Universidade do Rio Grande do Norte, Leonardo Barros é autor de cinco livros de sucesso, sendo Presságio: O Assassinato da Freira Nua seu mais recente trabalho, livro que em pouco mais de 200 páginas já pode ser considerado o melhor thriller nacional de 2012.
Lançado pela editora Novo Século, Presságio: O Assassinato da Freira Nua conta a história de Alice, uma mulher de 26 anos e que desde sua adolescência tem visões em momentos nada comuns. Devido a esse dom, Alice é considerada psicótica, mas isso pode mudar a partir do momento em que ela tem um presságio sobre um misterioso assassinato e talvez seja a única com a capacidade de evitar uma injustiça. Ela então precisa correr contra o tempo para provar ser uma pessoa normal e salvar a vida de uma possível nova vítima do serial killer.

“Sentia novamente um toque úmido lhe acalorando os lábios. A língua atrás da orelha se multiplicando, lambendo seus ombros. Sentia cada batida do coração nos pulsos nervosos dos vasos de suas coxas. Os cabelos macios entre seus dedos. A cabeça entre suas pernas” (pág. 33).

Desde a leitura de 72 Horas para Morrer que um thriller nacional não conquistava tanto quanto Presságio: O Assassinato da Freira Nua. A obra de Leonardo Barros, além de uma escrita viciante e de contar com uma estrutura dinâmica, possui tudo o que geralmente um fã da literatura policial busca e largar o livro por ao menos um instante é praticamente impossível.
Tudo começa com o assassinato de uma freira, o que bastaria para chocar a todos, porém o que envolve esse assassinato vai muito além de uma simples morte e os mistérios existentes criam pontos interessantes e bem desenvolvidos para o longo da história. Não demora muito para um novo assassinato acontecer, dessa vez de uma mulher que estava fantasiada de freira em uma festa como qualquer outra. A proximidade dos dois crimes e os detalhes semelhantes mostram que o assassino de ambos os casos deve ser o serial killer conhecido como Beato Judas, mas apenas Alice sabe o que realmente aconteceu na noite da festa.
Conforme se envolve na investigação e revela coisas que só sabe devido ao seu dom, Alice tem novos presságios e todos eles narrados de forma completa, mas sem muita enrolação. Isso acaba sendo um dos pontos fortes do livro Presságio: O Assassinato da Freira Nua, que mostra que para um livro ser bom não é preciso muitos detalhes. Apenas o necessário.
Autor de um romance erótico, Leonardo se aproveita do que já usou outrora para deixar o livro mais fascinante. Com muita sensualidade, e isso apenas nos momentos adequados, percebemos aqui que um livro policial pode ter muito mais do que apenas assassinatos e investigações, e que esse casamento dá muito certo tanto para o autor, como para o leitor. Vale lembrar também que Leonardo dedica essa obra a todas as vítimas de crimes sexuais e aos seus familiares.

“Voltou a observar o diretor do manicômio, que falava ininterruptamente. Ela percebera algo diferente em seu olhar: uma breve, quase imperceptível contração de suas pálpebras, que se repetia, vez por outra. E ela viu, no canto do lábio dele, um breve sorriso. Ele não a estava testando ou examinando. Apenas tinha prazer em ridicularizá-la, em diminuí-la. Talvez, irritar as pacientes fosse sua maior diversão. Ou a única forma lícita de um sádico se divertir ali” (pág. 142).

Mais do que apenas uma investigação, encontramos também todo o drama vivido pela protagonista ao ser considerada uma psicótica por alegar ter presságios. Quanto mais se envolve na história, mais Alice sofre com isso e acaba parando em um manicômio. A partir desse ponto, a realidade de pessoas com os problemas semelhantes ou não é revelada. Apenas mais um detalhe que deixou essa obra diferente.
Com tudo isso, aos poucos o livro contém uma investigação minuciosa e algo nem sempre usado nesse gênero literário: o envolvimento constante dos médicos forense. Isso se deve muito pelo fato do autor ser um médico, portanto com uma especialidade maior do que outros autores que se aventuram nos livros policiais. Toda a experiência de Leonardo com a medicina ajudou a ter detalhes, da psicologia ou não, até então desconhecidos pelo leitor e isso contribuiu muito para a avaliação final da obra, rica em todos os seus aspectos – inclusive pela atenção jurídica dada antes de se encerrar a história.
O essencial para esse tipo de obra é a estrutura da história, que deve prender e surpreender a cada página. Isso acontece desde a primeira página e ao chegar ao último capítulo, nos perguntamos como o autor conseguiu criar tantos pontos sem se perder em nenhum momento, mas talvez essa pergunta seja respondida ao classificar Presságio: O Assassinato da Freira Nua como o melhor thriller de 2012. Um livro que merece inúmeras releituras.

“Qualquer pessoa que se aproximasse dele e o encarasse fixamente veria no fundo de seus olhos a imagem de uma mulher bonita, de cabelos curtos e sorriso imenso, se despindo com tanta naturalidade e doçura que deixaria claro que uma freira também é mulher e que em suas carnes também ardem desejos, que em sua mente habita um anseio constante por carinho e companhia” (pág. 210).

Resenha original em: http://www.blogovershock.com.br/2012/12/resenha-123-pressagio-o-assassinato-da.html

@igormedeiroz 10/12/2012

Sufocadamente precisa ser lido.
Suspense sempre foi um dos meus temas preferidos para leitura, e para assistir filme. Também sou apaixonado por romance policial, mas esse livro não tem nada de romance em. Suspense policial, tinha um junção melhor que essa? Quando percebi já tinha terminado o livro, é rápido e viciante esse livro. Comecei a ler no domingo a noite, e na mesma noite já tinha acabado. Eu adorei, foi uma trama diferente do que eu já havia lido. Leo Barros, ele deu uma inovada e tanto, ele misturou prenúncio — quando a pessoa pode ver o futuro — com a realidade.

Leonardo escreve de modo bem simples e compreensível, foi uma leitura muito revelante e confortável. Esse é o quinto livro de autor, e gostei bastante. Estou muito afim de ler os outros — clique aqui para ver — que parecem ter temáticas muito interessantes. Enfim, o autor criou a personagem aos meu olhos, muito boa. Alice, eu adorei a personalidade dela, ela tem o dom de ver o futuro quando sente prazer (orgasmo). Numa das noites, em uma festa, Alice tem um presságio, visão de alguém mantando a Freira Nua — o motivo de freira nua, é a fantasia que a vítima usava no dia que foi morta, óbvio —, porém a polícia pega a pessoa errada. Agora a estupenda Alice vai fazer de tudo para provar a inocência do acusado e colocar o verdadeiro malfeitor atrás das grades, impedindo que este faça mais uma vítima.

Resenha destinada para o blog: 7hings, proibida cópia total ou parcial. (http://www.7hings.com.br/)
Está incompleta a resenha, caso queria ler mais visite o blog.