Tributo a Madonna

Tributo a Madonna Elaine Freitas

Resenhas - Tributo a Madonna

Luciana 01/07/2022

RAINHA!!
Eu amo as biografias da universo dos livros, são básicas e curtinhas, porém tem seu valor, bem pesquisadas e com tópicos muito bem organizados. E carass, Madonna segue rainha do mundo, mulher de garra, que não tem medo da vida. Determinada, é a palavra que melhor descreve a rainha do pop, amei cada detalhe da sua história, seu jeito rebelde revolucionária, me sinto cada vez mais inspirada nessa doidona.
Madonna é necessária.

rafazaakar 30/06/2021

VOU SER RAINHA DO POP NEM QUE SEJA NA FORÇA DO ÓDIO!
?Tributo a Madonna? - (Elaine Freitas, 2012, Universo dos livros) #24

Não é segredo pra ninguém que, desde que li ?Tipo uma história de amor?, do Abdi Nazemian, meus olhos se abriram um pouco mais pra importância da Madonna pra comunidade Queer. Principalmente se pensarmos nos anos 90. Nunca fui fan, nem acompanhei, mas desde então tenho consumido suas músicas com um pouco mais de carinho e atenção.

Não tenho nem dúvida: Like a Virgin, Like a Prayer e True Blue são meus discos favoritos. Mas e o resto? O que mais ela fez? Quem era a Madonna que encantou tanta gente e arrasta multidões de fans no mundo todo até hoje?

Esse mês, por ser o mês do Orgulho, vi muita gente explanando, compartilhando histórias e motivos para ter a Madonna não só como Rainha do Pop, como também Rainha do Vale. E lembrei que há anos atrás comprei uma biografia dela, e nunca li. Dai, juntando um mais um, eu decidi ler e dar uma chance pra história de vida dela.

Preciso dizer que me surpreendi. Não esperava ver esse lado da Madonna. Ambicioso, sem medo de errar, em busca da fama e do sucesso a todo custo. Soltou muitas mãos no caminho do estrelato, e segurou muitas outras. Sempre obstinada, focada, sedenta pelos holofotes. Me surpreendi, mas gostei, consegui criar uma imagem muito diferente da que tinha dela.

A biografia não toca em assuntos pessoais, nem nos muitos escândalos de Madonna durante sua carreira. Ela foca mais nos aspectos técnicos e pincela, se necessário, um pouco de escândalo e fofoca aqui e ali, caso seja importante pra narrativa.

Narrativa essa que é muito bem construída, fluída, rápida e envolvente. Acompanhamos sua trajetória profissional desde a morte de sua mãe até uma de suas últimas turnês. Conhecemos a Madonna sedenta pelo sucesso em 89, e a Madonna espiritualizada e mãe, nos anos 2000. E acreditem, é incrível toda essa jornada, todo o percurso até ser quem ela é hoje.

Não tenho o costume de ler biografias, mas logo de cara posso dizer que, uma coisa que me incomodou muito na estrutura dessa foi a organização. Freitas dividiu a biografia em temas, então temos um capítulo dedicado à discografia, um às turnês, aos filmes e etc. O problema disso é que a gente começa a criar uma imagem mental da Madonna e acompanhar sua evolução com os anos, e acabamos tendo que voltar tudo de novo para ler sobre outro tema da vida dela, iniciando de novo nos anos 80 e seguindo a diante. Isso quebra a linha de pensamento, ir e voltar nos anos assim faz com que a gente se perca nas eras, nos assuntos e na personalidade da cantora.

Talvez ficasse mais prático dividir tudo por épocas, e falar sobre tudo junto, dando continuidade nos assuntos e fatos. É estranho você ler algo como ?Ah, porque ela comprou um elefante, mas isso você vai ler na página 50?, sabe? Já to aqui, fala de tudo! Conclui o assunto, deixa tudo redondinho!

Tirando isso, e o fato de não ter um aprofundamento na vida pessoal da cantora, o que preencheria muitas lacunas na vida dela que a biografia não explica, eu gostei muito da leitura. Muito mesmo, de verdade. Já estou pesquisando outras biografias assim, de outras divas pop, pra ver se leio.

Inclusive, meu aniversário é dia 21 de julho, aceito o livro dela, Sex, publicado em 1992, de presente, ta bom?! Obrigadinho!

Andy Santana 23/05/2021

Um passatempo sobre a vida da Rainha do Pop
Para quem é fã da Madonna e quer relembrar algum fato marcante de sua carreira e/ou vida pessoal, o livro “Tributo a Madonna” de Elaine Freitas é perfeito. Já você que quer conhecer sobre a vida da rainha do pop, este não é o melhor material encontrado no mercado.

Fica muito claro durante a leitura que Elaine é uma fã declarada de Madonna e que reviveu alguns materiais da cantora e os transformou em livro/biografia/catálogo de informações. Com trechos de publicações, ela tentou organizar resumidamente a vida e obra de Madonna Louise Veronica Ciccone.

A publicação aborda também algumas polêmicas envolvendo o nome da popstar, mostra alguns de seus fracassos cinematográficos e traz um passeio pelos seus álbuns lançados até o MDNA de 2012. As turnês, a carreira, os casamentos, são abordados sucintamente e em forma de trechos publicados por diversos veículos.

No material ainda encontra espaço para algumas fotos emblemáticas como: Madonna no colégio, no show The Virgin Tour, com o figurino de Jean Paul Gaultier, o beijo com a Britney Spears e até a mega apresentação no Super Bowl de 2012.

O compilado de informações que não segue cronologia e sim partes que a autora resolveu agrupar. Vale a pena ler para relembrar alguns momentos importantes da música pop e também para reviver o desejo de escutar algumas músicas e álbuns que muitas vezes ficam esquecidos nas plataformas de streamings. A leitura é bem fácil e rápida e a dica é: veja com o celular do lado para fazer buscas na internet para recordar os shows/filmes e apresentações da maior artista pop feminina.

site: http://www.sodapop.com.br/resenha-tributo-a-madonna/

icaro 01/02/2018

Satisfatório
É um bom livro pra quem deseja conhecer a trajetória do ícone pop Madonna. No entanto, a autora cometeu algumas falhas em diversas seções do livro, desde traduções erradas à datas de lançamento de discos e dados sobre vendagens muito divergentes.
Elaine 05/06/2020minha estante
Poderia me mostrar um exemplo? Sou a autora