A Mulher da Gargantilha de Veludo e Outras Histórias de Terror

A Mulher da Gargantilha de Veludo e Outras Histórias de Terror Alexandre Dumas

Resenhas - A Mulher da Gargantilha de Veludo e Outras Histórias de Terror

bobbie 31/12/2023

Alexandre Dumas e o sobrenatural.
Este livro é dividido em duas partes: uma primeira, com contos independentes (embora interligados: são contados por várias pessoas numa roda de conversa), e uma segunda metade contendo uma história maior. Todas têm em comum um tema bem típico da França revolucionária setentista: cabeças rolando. Todas muito bem escritas e sempre interligadas com farofa e personagens históricos, as histórias até causam um arrepio na espinha de vez em quando.

Aécio de Paula 13/02/2023

Alexandre Dumas
Livro de contos. Faltou outros que infelizmente não traduziram. Eles fazem parte do livro Os mil e um fantasmas". As historias estão ambientadas sob o sombrio período da guilhotina, na revolução francesa.

valentina 19/04/2022

Dois contos com estilos bastante diferentes mais igualmente bem escritos, apesar de se chamar histórias de terror, não é exatamente o tipo de leitura que te deixa angustiado por todo tempo, mas sim o tipo que te cativa, de certa forma, e te faz querer saber o que acontece com aquelas personagens no final de tudo. O apêndice ?Arsenal? também é uma ótima leitura, e apesar de entender porque foi colocado no final do livro, acho que teria sido bom ter contato com ele antes de ler ?A mulher da gargantilha de veludo?. Minha única crítica é que Dumas não fica 2 linhas sem referenciar uma personalidade ou evento local, e ficar o tempo todo indo para as notas fica cansativo depois de um tempo, acho que algumas delas não são desnecessárias e não trazem informações tão relevantes assim, já que algumas referências, mesmo se o leitor não conhecer, ainda podem ser facilmente entendidas pelo contexto.

Yoh 20/02/2022

O livro é bom, mas contém muitas referências
O livro é bom, mas as vezes me perdi nas referências, mesmo sendo comentado, apesar disso gostei bastante do núcleo das histórias, vale a pena ler e não desistir nas partes mais lentas.

Ingrid 21/07/2021

Um gênero diferente do habitual de Dumas, muito embora ele não tenha deixado de trazer os fatos históricos como pano de fundo nas duas histórias de terror. Sim, Dumas traz 2 histórias de terror! Em 1.001 fantasmas, tudo começa com um crime de decapitação da mulher pelo marido, que decide se entregar por um fato estranho que ele acredita que aconteceu (não contarei o que aconteceu, para que possam ler). E será enquanto aguardam o desfecho da prisão desse marido que os envolvidos ser reúnem e decidem contar histórias sobrenaturais. O mais interessante é que nessa novela Dumas é também um dos personagens, ele faz parte das testemunhas do crime, e passa a ser um ouvinte das histórias, que ele vai relatar na novela,posteriormente. Leiam e escolham a melhor das histórias, eu tenho a minha! Já a segunda novela, é a que dá título a obra: A Mulher da Gargantilha de Veludo, que conta a história de E.T.A. Hoffmann, mestre alemão da literatura fantástica; que realiza seu sonho de ir para Paris, mas não sem antes prometer a sua amada que jamais jogará e a trairá. E a partir desse momento fica fácil saber que algo não sairá bem como o planejado e prometido! E realmente assim acontece quando ele conhece um médico para lá de macabro e a atriz que usa a gargantilha de veludo! Sua louca paixão pela mulher o levará a descumprir o prometido e consequências acontecerão! Mas a pergunta que fica no ar é: foi real ou um sonho! Vale a pena a leitura, embora eu tenha gostado e me divertido mais com a primeira novela.

Milena12 05/07/2021

Terror não tão terror assim.
Eu já tinha escolhido esse livro e o adicionei a minha próxima leitura. O primeiro conto é bem chamativo (imaginei que seria o que dá nome ao livro), onde você se vê no meio da história como uma personagem da trama.

O segundo conto é um pouco mais monótono (mais chatinho, digamos), porém é bem legal.

Quase aos ?45 do segundo tempo?, em mais de 300 páginas, tem outros pequenos contos.

Tayla Christie 31/01/2021

Primeiro contato com Dumas e valeu cada palavra lida!

A leitura é gostosa, fluída e dinâmica, e as histórias.. são muito divertidas, principalmente a 1001 fantasmas que acaba te cativando mais..

Os tramas de terror aqui contados contam ainda com mesclas da história da França, muitas das coisas que não fazia ideia e pessoas que nunca ouvi falar. Sempre bom ler as notas para não ficar boiando muito ?

Sah 14/03/2020

Diferente
Um estilo de Dumas que nunca tinha visto antes. Achei o livro interessante, mas muito inteligente para mim. Fiquei boiando com certos nomes e fatos.
Cla 13/10/2020minha estante
Oi! Onde você encontrou esse livro pra comprar?

Sah 13/10/2020minha estante
A versão q eu li em ebook dele foi na Amazon, não sei sobre o físico.

Cla 13/10/2020minha estante
Ok. Obrigada!

DeiaMolder 06/02/2019

Não quis começar a ler Alexandre Dumas por seus livros famosos, então escolhi esse e não me arrependi.
Dumas narra uma história com propriedade e dá a impressão de se divertir mais que os leitores.
Gostei muito desse primeiro contato.
Jessé 18/03/2019minha estante
Só discordo de ele ser prolixo mas ok.

DeiaMolder 25/03/2019minha estante
Concordo contigo, já consertei.

Kymhy 01/04/2018

A Mulher da Gargantilha de Veludo e Outras Histórias de Terror - Alexandre Dumas
Quem disse que um grande romancista não pode ter uma veia macabra? Depois de obras consagradas do autor, é um verdadeiro deleite ler duas histórias muito assustadoras. Não leia à noite!

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-a-mulher-da-gargantilha-de-veludo-e-outros-contos-de-terror-alexandre-dumas/

Nanie 15/01/2018

Dumas é bom demais
A forma como Dumas escreve te faz acreditar na existência do personagem e na veracidade do relato. Cenários bem construídos com pano histórico e se você pretende ler esse livro e não é conhecedor de musica erudita e história da França vale a pena pegar a edição comentada.

Quanto aos contos, o 1001 fantasmas é amarrado de uma forma interessante, sendo várias histórias menores contadas pelos personagens. A ultima dessas histórias foi das que mais, a ponto de achar que ela sozinha merecia um livro mais detalhado.

O segundo conto, A mulher da gargantilha de veludo, as coisas começam normais sem muito de estranho acontecendo, aos poucos vamos conhecendo melhor a figura central do conto, e coisas bizarras começam a acontecer. Difícil de explicar sem dar spoilers mas te faz ficar pensando ao final.

Gladston Mamede 16/11/2017

A habilidade de Alexandre Dumas com o texto, com a narrativa, é impressionante, seja em romances históricos. seja em gastronomia. Aqui, contos de literatura fantástica muito bem escritos, embora não tão aterradores quanto a capa insinua. De resto, esta edição comentada da Zahar é um show à parte. Amplia o prazer da leitura.

jugueiroos 27/11/2015

Resenha feita para o Blog Mundo dos Livros
1001 Fantasmas
Depois de decapitar sua esposa, um homem corre apavorado para se entregar a polícia, dizendo que a cabeça de sua esposa decapitada acabara de falar com ele. Depois de muitos curiosos se amontoarem ao redor para saber de todos os acontecimentos, um pequeno grupo vai junto com este homem e a polícia a sua casa para saber se este está ou não falando a verdade. Comprovado o fato, algumas pessoas marcam para almoçar e debater sobre esse assombroso fato, o que desencadeia uma série de confissões sobre histórias sobrenaturais que aconteceu com os personagens, em busca de respostas da seguinte pergunta: Será que os mortos podem voltar para aterrorizar os vivos ou será só imaginação?

“1001 Fantasmas” é a primeira história do livro “A mulher da gargantilha de veludo e outras histórias de terror” de Alexandre Dumas, na edição comentada e ilustrada da editora Zahar. Dumas tem como grande inspiração para escrever este livro a obra “Mil e uma noites”, uma de suas grandes paixões literárias. Sua história se desenvolve em volta de um acontecimento bastante peculiar: um homem que decapita sua mulher jura que a cabeça da esposa morta fala com ele após o ato. Muitas pessoas acham que ele está ficando louco, que isto é impossível de se acontecer. Depois que todos presenciaram o terror evidente neste homem e o mesmo foi levado preso, um pequeno grupo se reúne para almoçar na casa do prefeito para debater se isso foi somente culpa vinda à cabeça de um homem enlouquecido ou se o sobrenatural existe de fato.

Após todos chegarem para esse almoço, diversas histórias são contadas por cada pessoa presente ali, tentando convencer de que os mortos podem vir assombrar os vivos. Cada história aborda uma temática diferente, desde fantasmas que voltam pra assombrar pessoas que profanaram seus túmulos a cadáveres que se tornam vampiros por maldição no leito de morte. Até mesmo a pessoa mais cética lá presente, depois de ouvir todos os relatos, tende a mudar seu ponto de vista sobre o sobrenatural.

Dumas geralmente costuma escrever narrando os fatos num tempo e espaço geográfico reais, fazendo com que o leitor tende a pensar se a história realmente aconteceu ou não. Outro fato que dá ênfase a esse aspecto é o próprio Dumas ser um personagem na história, não contando uma das histórias de terror, mas narrando a história em si, sendo um espectador de todos os acontecimentos, presente desde o momento em que o homem vai em busca da polícia para se entregar ao jantar onde todos relatam os fatos. Achei impressionante o fato dele se inserir na história. Apesar dele parecer descrente da história e ela se tornar um pouco confusa por esse motivo e por ser narrada em primeira pessoa, sua escrita é realmente envolvente, difícil largar a leitura.

Claro que as notas de rodapé que acompanha toda a história ajudam bastante a nos situarmos no decorrer do livro, acompanhado por ilustrações intensas que dão bastante profundidade a todos os acontecimentos do mesmo, além de uma breve apresentação sobre Dumas, suas obras e sua vida. Mesmo sendo o primeiro livro que leio de Dumas, ele conseguiu me deixar bastante confiante para ler outras obras de sua autoria, pois acho que são tão bem escritas e envolventes quanto esta. Espero que tenham gostado da primeira resenha deste livro maravilhoso. :D

A Mulher da Gargantilha de Veludo
Hoffmann é apenas um jovem talentoso em busca de algo que represente um significado na sua vida. Depois que conhece Antônia e seu pai, mestre Gottlieb, tudo começa a fazer sentido para ele. Tendo uma viajem marcada para Paris, Hoffmann sai da Alemanha prometendo à sua amada duas coisas: ser-lhe fiel e não jogar. Porém, muitas coisas acontecem em sua viajem e depois que ele ver Àrsene, uma jovem bailarina a dançar no Teatro, ele se encanta perdidamente por ela. Após por os olhos na bela moça com uma sinistra gargantilha de veludo, coisas inimagináveis irão acontecer.

A história começa com uma grande e detalhada ambientação, tanto do lugar como do nosso protagonista. Na verdade, Dumas é bastante intenso nesse aspecto, já que a personalidade de cada personagem é relatada com bastante precisão e riqueza de detalhes. Sempre usando personagens existentes em nossa realidade, usando o tempo em que acontece de modo mais real possível. Isso é algo que admiro bastante em Dumas, me faz sentir que estou na história realmente, voltando alguns séculos e vivendo aquele momento, sentindo o mesmo que cada personagem sente.

Porém, essa intensidade me incomodou um pouco em relação ao amor que Hoffmann sente, tanto para com Antonia, como para Àrsene. É tudo muito intenso e eu tenho uma pequena aversão a romances (pequena é um belo eufemismo). E o modo como ele vai de um amor para outro, como se toda aquela intensidade fosse transferida num piscar de olhos.

A história demorou um pouco até chegar ao seu ponto chave que seria a bailarina da gargantilha de veludo. O autor quis deixar claro suas personalidades e o que aconteceria diante de cada atitude vinda de Hoffmann. Onde muitos achariam cansativo, eu achei brilhante, pois você consegue compreender exatamente onde ele quer chegar e o porque do desfecho sinistro que este livro trás consigo.
A escrita é bastante envolvente, principalmente para a época que foi escrito. Já li alguns autores da mesma época que Dumas, mas somente ele consegue ser objetivo e simples, tornando a leitura agradável. É difícil encontrar isso em livros do final do século XVIII para o século XVIX, tudo é tão complexo e filosófico. Claro que em todo o seu livro há sempre uma filosofia contida para o enredo, não deixa a desejar.
Em suma, “A Mulher da Gargantilha de Veludo” consegue superar o texto que o antecede em vários aspectos e, este livro como um todo, é espetacular. Espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu e acho que todo mundo deve ler pelo menos uma vez na vida obras implacáveis como esta. Boa leitura.

site: http://www.mundodoslivros.com/2015/11/resenha-especial-1001-fantasmas-por.html http://www.mundodoslivros.com/2015/12/resenha-especial-mulher-da-gargantilha.html

Luiza.Thereza 29/10/2015

A mulher da gargantilha de veludo e outras histórias de terror
Esse era para ser mais um dos livros que estavam quase completando aniversário na lista de “para serem lidos”. Mas esse não foi por esquecimento (até por que é impossível esquecer um Zahar abandonado), foi mais uma tentativa de prolongar ao máximo o prazer de ler uma edição tão maravilhosa quanto a dessa editora.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2014/09/a-mulher-da-gargantilha-de-veludo-e-outras-historias-de-terror-alexandre-dumas.html

Rafael 16/10/2014

O livro é composto por duas partes:
Na primeira parte temos uma intensa narração sob o nome 1001 Fantasmas. Basicamente trata-se de um grupo de pessoas em volta de uma mesa e cada pessoa conta uma história de terror.
Na segunda parte do livro temos o texto A Mulher da Gargantilha de Veludo. Trata-se da história de um rapaz que jurou ser fiel a todas as tentações do mundo perante sua belíssima noiva. No decorrer do livro o rapaz, cujo nome é Hoffmann cai em tentação nas noites da França e uma maldição o atinge...

Comprei o livro em um Sebo, me custou poucos reais, é um livro da Editora Zahar e a capa é dura, contém notas comentadas e ilustrações, aparentemente feitas de grafite, o que se mostrou um belo contraste com o ar sombrio do livro. Não é um livro grande e as páginas, propositalmente, são levemente amarelas. A leitura é muito simples e fácil, mas ao mesmo tempo Dumas não deixa nenhum detalhe passar em branco.

Para melhor esclarecimento, o Autor Alexandre Dumas foi responsável por escrever, dentre outros, os seguintes clássicos: Os Três Mosqueteiros, O Homem da Máscara de Ferro e o Conde de Monte Cristo. Sentiu a gravidade? Pois então, no livro que mostro acima ele resolveu se aventurar nas nuances do profundo suspense e no terror. E se você gosta, vale a pena!
Na primeira parte (1001 Fantasmas) literalmente você não tem prazo para respirar, pois basicamente trata-se de um grupo de pessoas em volta de uma mesa, e cada pessoa conta uma história isolada de terror. Isso torna a leitura rápida e eficiente. O suspense vem e você não consegue descolar do livro, pois a história começa e rapidamente te envolve, logo vem o desfecho do primeiro conto e você sempre fica surpreso, em seguida aquela ideia de quero mais vem à tona e você começa a ler a história da segunda pessoa e não para mais...

Na segunda parte (A Mulher da Gargantilha de Veludo) é bem mais pacata, pois o suspense não é constante como na primeira parte. Mesmo assim é um bom livro. Observei que em alguns momentos a história pareceu um pouco clichê, entretanto temos que levar em consideração que é um livro escrito há muitos anos, o que quero dizer é que provavelmente para sua época ele não era clichê, mas enfim, de qualquer forma Alexandre Dumas é um p*t# escritor e eu realmente recomendo para quem é fã de suspense/terror.