Breve manual de estilo e romance

Breve manual de estilo e romance Autran Dourado

Resenhas - Breve manual de estilo e romance

pablobrodrigues 07/10/2022

#resenha | «Breve manual de estilo e romance», de Autran Dourado (Editora UFMG, 2003)
Por esses dias retornei ao livro Breve manual de estilo e romance. Isso se deu devido à visita de uma prima em minha casa. Ela, também amante dos livros, viu o livro de Autran Dourado e leu o último parágrafo do livro. Lembro que na hora pensei o quanto não havia gostado do livro. E que algumas opiniões do autor tinham me incomodado. Passei, então, a procurar por um trecho que comprovasse minha queixa.

Escolhi a leitura desse breve manual devido à obrigatoriedade da escrita da tese para o meu doutoramento em Teoria literária. O caso é que identifiquei uma grande dificuldade em escrever. E passei, então, a consumir materiais que tratavam sobre a escrita, seja ela literária ou acadêmica. Logo, realizar um fichamento do livro viria a me ajudar a entender mais a obra. E relembrar da existência desse pequeno livreto me fez reavivar essa forma de estudo.

Passando pelo sumário, vi que o livro tinha algo de interessante a oferecer. Uma espécie de “como eu não vi isso antes?”. Naquele momento, afirmações como “Falo do que fiz e do que sei” e “O que se deve ler” (títulos de capítulos do livreto) devem ter me deixado incomodado pelo seu tom imperativo. Porém, ao reler o pequeno livro, com pouco mais de 70 páginas, me vi diante de conselhos que cultivavam a humildade, a persistência e a reescritura. É o caso da citação: “Literatura, como toda arte, é afinco, trabalho é amor, não se esqueça disso. Pode ser amor mal contrariado, pode doer muito, porém é amor”. (p. 57)

Compartilho com você esse fichamento para que posso, além de conhecer a obra, estudar e incorporá-la onde for necessário.

site: https://pablobrodrigues.com.br/2022/10/07/resenha-breve-manual-de-estilo-e-romance-de-autran-dourado-editora-ufmg-2003/

Sara @desanuvie 25/08/2021

Um breve manual ou um bocado de memórias úteis.
Autran, valendo-se de sua experiência como escritor, consegue trazer "dicas" necessárias para todo leitor que deseja enveredar mais fundo no mar das letras.
Dicas entre aspas por talvez serem mais conselhos, ele deixa claro "você segue se quiser". Quanto a ideia de leitor que deseja ser escritor, é por acreditar que todo bom letrista, necessariamente, deve ser um bom devoto das letras e todo início dessa devoção começa pelo deleitar-se nas folhas e acarinhar cada palavra entendo sua importância para o enredo.