Jonathan Strange & Mr. Norrell

Jonathan Strange & Mr. Norrell Susanna Clarke

Resenhas - Jonathan Strange & Mr. Norrell

Aa 04/01/2014

Fantástico!
O livro tem, como outros que abordam mundos fictícios (como aqueles escritos por outros grandes ingleses como Tolkien, C. S. Lewis e George McDonald), um universo coerente com profundidade suficiente não apenas para sustentar a narrativa, mas para garantir que muito possa ser explorado além do livro.
Quanto à prosa, ela lembra muito outros autores ingleses contemporâneos, como Neil Gaiman e Terry Prachet (o humor inglês, de sorriso de canto de boca, é constante). Os personagens são adoráveis (é incrível como é difícil não gostar de todos eles!)e a história guarda surpresas suficientes para quem se interessa por aventura.
Pode-se dizer, com relação a muitas coisas, mas em especial ao tema, que é Harry Potter para adultos (e não digo isso para desmerecer Harry Potter). Vale muito, muito a pena!
Lolo 03/02/2014minha estante
Ah, os personagens! Ah o humor! Ah o enredo contundente, rico e interessante! Amor é pouco gente!

megestalt 29/06/2013

Favorito instantâneo, a sensação de ler este livro é tão incrível, durante aquele período de tempo era como se mágica realmente existisse devido a "veracidade" com a qual a autora escreve. Demorei um bom tempo para concluir a leitura mas a verdade é que preferia me prolongado mais, não imagino conseguir ter a mesma experiência novamente.

Felipe 01/04/2013

Uma história sobre Magia e sobre o bom humor inglês! Imperdível!
O enredo traz um grupo de magos teóricos em York que estudantes e não praticantes consideram a magia na Inglaterra entinta até que surge Mr Norrell, um estudioso antipático e egoísta que pretende ele mesmo trazer a magia de volta para Inglaterra sendo ele o detentor único de tal mérito. Mas ele não permanece por muito tempo sozinho nessa empreitada pois logo aceita um aluno, Jonathan Strange que se torna seu pupilo, depois companheiro de magia e depois adversário. Isso durante vários anos, passando pelas guerras napoleônicas e pela paz. A obra é repleta de folclore real e inventado.

Resenha Completa em:

Gley 28/03/2013

O livro é enfeitiçado por si só.
Você que jáleu ou planeja ler, não leve a mal meu comentário. O fato é que "Jonathan Strange e Mr. Norrell" não é um livro especialmente bom, nem particularmente ruim, mas eu simplesmente não consigo terminá-lo, e nem tampouco abandoná-lo. Faz aproximadamente dois anos que eu comecei a lê-lo, mal cheguei à metade (e normalmente leio volumes maiores em cerca de um mês), nem lembro direito o que já aconteceu na história, mas continuo lendo.

O texto à primeira vista surpreende, porque a sinopse do livro vende uma história de fantasia e magia à maneira do Rei Artur, mas o que se encontra é um livro satírico, com incontáveis tiradas irônicas (envolvendo principalmente Mr. Norrell, um mago competente, embora alienado, que acha que a magia é tudo que importa na vida).

Os personagens são bem construídos, se tomarmos o livro como humorístico, porque representam arquétipos comuns no teatro de comédia (puxando alguma coisa de Moliére, por exemplo), e sempre está acontecendo alguma coisa (talvez por isso eu não o tenha largado ainda), mas nada disso tem sido suficiente para fazer a leitura engrenar. Pode ser pessoal, mas eu sinto que tem um feitiço que me impede de colocar o livro de volta na prateleira. Metalinguagem é isso.

E agora chega, porque lá vou eu ler mais umas dez ou doze páginas.
Marina 26/07/2013minha estante
Entendo o que quer dizer! Parece que a narrativa do livro é mto linear, fica sempre no mesmo ritmo. Mas, no meu caso, eu desisti mesmo na metade e parei!

Aribra 08/10/2012

Este livro é um fenômeno. É uma fábula que combina fantasia para adultos com romance histórico de costumes e sátira social na Inglatera do século XIX e muito bem escrito.
O livro é o ganhador do prêmio Hugo de 2005.

Voz do Além 21/09/2012

Fantasia para adultos
"Jonathan Strange & Mr Norrel" pretende ser um livro de fantasia que deixe de lado um pouco os momentos de passagens juvenis e se concentra em tramas mais adultas e com melhor desenvolvimento de personagens.

É a trama de dois magos em uma Inglaterra que há muito abandonou a Magia, e fechou as portas para o chamado Reino Encantado. Os únicos magos que existem são unicamente teóricos, sem qualquer vontade ou inclinação para a prática. Um dos dois magos do título, Mr Norrel, é esnobe, rabugento e toma para si a tarefa de mudar esse panorama e pretende dominar a Magia Inglesa. Ele faz todo o tipo de serviço para o governo inglês.

Tempos depois arruma um discípulo: Jonathan Strange, que ao contrário de seu mestre, pretende que a magia seja devolvida ao país e não concentrada nas mãos de um só homem, além de querer invocar o fundador de todo o sistema mágico do país: o Rei Corvo.

É no embate entre esses dois personagens que está a força do livro, somado a personagens cativantes, muitíssimo bem desenvolvidos, uma vasta descrição geográfica e de fatos que de tão bem criados, fica a dúvda se realmente ocorreram. Para os mais cultos, existe ainda a participação de personagens históricos, como Napoleão e o poeta Lorde Byron.

Apesar de ser um catatau de mais de 800 páginas, a leitura não é arrastada, e as tramas paralelas não são por demais volumosas e intrincadas. É uma leitura exigente - cheia de notas de rodapé, também, com longas explicações sobre o passado da Magia do país e de acontecimentos históricos aparentemente insignificantes -, que exige atenção, mas não confronta o leitor com um desfile de referências complexas ou coisas do gênero. Recomendo!

kalebe 26/06/2012

Como é bom ler um ótimo livro sobre Magia !
Para continuar lendo o texto conheça O Espanador : http://espanadores.blogspot.com.br/2010/12/jonathan-strange-mr-norrel.html

Já vai fazer alguns anos que eu isso acontecia, uma demora enorme para ler um livro de mais de 800 páginas sobre magia. Fica até fácil descobrir qual foi o último livro que isso aconteceu : O Senhor dos Anéis. Mas calma, antes de atirarem pedras em mim, não estou fazendo nenhum tipo de comparação entre os livros ou qualquer coisa do tipo.

É que de tempos em tempos, sinto muita falta de ler algum livro sobre fantasia e nem consigo me lembrar do último livro desse gênero que eu tenha gostado tanto como esse Jonathan Strange & Mr. Norrel, da inglesa Susanna Clarke. Eu realmente não consigo me lembrar de nada parecido com ele. É muito curioso porque o livro é uma mistura absurda de magia, um mundo imaginado de Dickens e o olhar mordaz de Jane Austen sobre a sociedade. Meio improvável, não?

Mas exatamente nessa mistura que a autora consegue um romance extraodinário. (...)

Katiane.Lima 30/05/2012

O primeiro paragrafo faria muita gente desistir do livro, ma sé so persistir um pouco que o livro fica muito bom.

Lane 09/05/2012

Jonathan Strange & Mr Norrell
Literatura fantástica!

A obra é uma ótima mistura de gêneros, mesclando fantasia e romance mais ficção histórica, compondo um cenário interessante. Mas o que torna a obra espetacular e digna de todos os elogios recebidos são as notas do rodapé.

As explicações, acrescentando ainda o estilo narrativo da autora conferem credibilidade à leitura, muitas vezes com tanto realismo que chegam a confundir o leitor. A riqueza de detalhes sobre os costumes da época, o mundo encantado, as histórias contadas com referências históricas entre o passado e o presente contrastam com a realidade e a ficção, traçando um paralelo impressionante para o leitor.

Para o meu delírio, muitas vezes me encontrei pensando e criando conjecturas idealizando a magia, acreditando fielmente, no meu mundo imaginário, que a fantasia realmente existisse.

Mas voltando a falar sobre o livro:

O livro começa na Inglaterra no século dezenove na época conflituosa de Napoleão Bonaparte com a Europa, pouco antes do período vitoriano.

A linguagem da autora é deliciosa e muito gostosa de acompanhar. Seu estilo de escrita é envolvente sem ser superficial. Suas descrições desprendem da narrativa revelando minuciosamente a atmosfera histórica e mágica do contexto.
Algumas vezes, o narrador observa o cenário, tornando-se onisciente, colocando algo incitador na prosa, questionando e contra argumentando, fazendo com que o leitor entenda melhor os personagens.

*Aconselho a leitura desta obra com calma e aos poucos, por causa do extraordinário efeito inspirador que ela acomete ao leitor e para melhor absorver as influencias transmitidas por ela.*

O fundamento de toda a trama se desenvolve sobre a volta da magia inglesa e está centrada em dois personagens: Jonathan Strange e Mr Norrell.

O livro é dividido conseqüentemente em três partes: Mr Norrell, Jonathan Strange e John Uskglass.

A primeira parte é lenta, descreve mais a seqüência cotidiana de Mr. Norrell e como ele se transformou por algum tempo, no único mago da Inglaterra.
Mr. Norrell é um personagem chato, inseguro e vaidoso. Sua obsessão é em se tornar o único mago praticante da Inglaterra e impedir o aparecimento de outros. Em uma total crítica a outros homens que se denominam magos, aos quais fazem parte de uma sociedade secreta, exclusiva apenas para magos, Mr Norrell com a ajuda de Childermass seu ajudante, prova suas habilidades como mago publicamente conseguindo assim sua pretensão obsessiva.

A partir deste acontecimento legitimado pela tal sociedade secreta para magos a vida de Mr Norrel se estabelece sob novas perspectivas. Mas as mudanças têm suas dimensões e Mr Norrell se vê diante de um desafio e sua vaidade grita com sua consciência e sem pensar duas vezes ele faz uma escolha. Os elementos e as proporções desta escolha são marcantes, colocando em risco toda a magia da Inglaterra e a vida de alguns.

Sem o conhecimento dos outros e sem ter que justificar seus atos para alguém, Mr Norrell reproduz sua ascensão como único mago de toda Inglaterra. Sua arrogância só saiu da zona de conforto quando ele conhece Vinculus.

Vinculus é um mago pobre, que trabalha nas ruas de Londres e que não se submete aos caprichos e ameaças de Mr Norrell. Quando ele se encontra com Mr Norrell dita a ele uma profecia sobre dois magos e de um escravo sem nome. Sem conhecer o significado da profecia proferida por Vinculus e acostumado a ter controle total em ser o único mago de toda Inglaterra, Mr Norrell não hesita em desacreditar Vinculus.

Mr Norrel é um personagem mesquinho, sem consciência, vaidoso e egoísta que possui todos os livros sobre magia e não divide seu conhecimento com ninguém.
Porém nesta primeira parte, não tem como concretizar uma opinião sobre o livro, isso que é cansativo e torna a leitura um pouco enfadonha.
Mr Norrell é chato demais e a autora conduz demasiadamente nas descrições sobre sua personalidade medíocre. Entretanto, é só ter um pouco mais de paciência até chegar à parte mais interessante do livro, a segunda parte com Jonathan Strange.

Na segunda parte, o foco das narrativas é sobre Strange e a história começa a ter sentido. Explicitamente Strange é o oposto a Norrel, ele não é o personagem bonzinho da trama [isto fica para outro personagem secundário na história], porém comparado a Norrell ele tem mais carisma e é cheio de energia. Delicadamente a autora nos leva a fazer paralelamente comparações entre eles.

Strange, através de um encontro inesperado também encontra Vinculus, e este mais que imediatamente revela e professa a mesma profecia que ditou a Norrell.
Após esta abordagem, mesmo desconhecendo o sentido da profecia e não se importando com ela, Strange se encaminha a um encontro com Mr Norrell, tornando-se posteriormente seu aprendiz.

Esta parte é, porém a mais interessante do livro por causa das informações que ela trás.
À medida que Strange amplia seus conhecimentos nos estudos sobre magia [um conhecimento que ele adquire condensamente por parte de Mr Norrel], onde ele demonstra claramente sua aptidão natural para magia, ao mesmo tempo, com alguns toques de humor, a autora descreve as diferenças de temperamento entre um e outro.

Os diálogos entre os dois magos servem para reforçar e impulsionar as diferentes opiniões entre ambos sobre John Uskglass. Que é apresentado corretamente ao leitor na terceira parte.

John Uskglass é um antigo rei e mago reverenciado por alguns magos modernos por seu conhecimento e contribuição para magia inglesa. Ele é o personagem presente nas discussões, mas ausente na história. Porém isso em nada diminui sua importância no texto.

Nesta parte, algumas pontas são entrelaçadas dando um toque único ao enredo e outras são lançadas não somente com o intuito de criar mistério e envolver o leitor na narrativa, mas, sobretudo de promover o onirismo. Tal é a genialidade da autora.
Nela são adicionadas cenas sobre a magia em exercício, onde a autora dá asas a sua imaginação criativa e o leitor simplesmente se deleita reverenciando a sua extraordinária narrativa.

Na terceira parte, vem o arremate de toda essa obra magnífica. O leitor consegue compreender as atitudes de alguns personagens e se surpreende com as de outros.

Confesso que pra mim ainda ficaram algumas dúvidas, achei o final surpreendente e bastante frenético. Não foi o que eu esperava, um pouco aberto eu diria, entretanto achei adequado e inteligente pra história, e anseio desesperadamente que a autora dê continuação à obra.

Intencionalmente eu não citei as histórias paralelas que ocorrem no decorrer de mais de 800 páginas, como também alguns dos personagens secundários, que incrivelmente conferem e complementam a história de maneira singular, mas eu não poderia deixar de mencionar o personagem “Cavaleiro dos cabelos de algodão”.

A autora conseguiu compor um personagem fictício de uma forma completamente humana, inserido em uma atmosfera encantada, reproduzindo com perfeição a natureza humana e encantada ao mesmo tempo. A graciosidade deste personagem misturado a narrativa mais os diálogos engraçados e inconstantes, completam e realçam a singularidade da obra, permitindo ao leitor momentos de gargalhadas.

Embora a questão da magia permeie todo livro, existem ainda outros temas encontrados que mantêm discretamente o ritmo do enredo.
Nota-se a contra posição entre a ética e a loucura, as relações de poder e amizade, o sarcasmo da sociedade, contudo, o livro não tem um olhar excessivo que cria um ideal favorável a aquém.
Entretanto o conteúdo desde o inicio exibe sua artéria inglesa, seja resgatando os conflitos do Norte e Sul da Inglaterra, ora revelando a cultura, os costumes e a sociedade da época.

Há também outro ponto quase impossível de não perceber, que é permeado com tanto sentimento pela autora, que não tem jeito de não se deixar envolver e mencionar.
Com muita simplicidade e naturalismo, os livros são colocados respeitosamente nesta obra, como um pano de fundo genuíno e brilhante, elucidando toda a sua prestatividade.

->Minha conclusão sobre o livro: A fantasia existe e a magia esta de volta. Leitura mais que recomendada!

Avaliei com 5 estrelas.
Sylvia 09/05/2012minha estante
Oi Lane, demais a sua resenha! Perfeita.
Assim que acabar o livro que estou lendo vou correndo para Jonathan Strange & Mr. Norrell, vc me deixou muito curiosa de verdade.
Adorei!

Lane 14/05/2012minha estante
Obrigada Syl! Vc vai adorar o livro! =)

Agno Gama 16/02/2014minha estante
Perfeita sua resenha. É realmente interessante perceber o que os personagens significam e você conseguiu com exatidão!

edvar_j 07/02/2012

Divertido
É um livro diferente, com uma escrita diferente. Possui muitos momentos sarcásticos, o que me fez rir da situação. É uma autora divertida. A história é, porém, um pouco lenta, mas vai perceber que é necessário. Vale lembrar que apesar de ser um livro falando de magia, magos e etc...é um tipo de magia diferente de...sei lá...Harry Potter, é uma magia mais inteligente, que usa a lógica.

Desativado por enquanto 22/12/2011

"Eu dei a magia para a Inglaterra, tão valiosa herança; Mas os ingleses desprezaram o meu presente."
"Dois magos hão de surgir na Inglaterra;
O primeiro há de me temer; o segundo há de desejar ter comigo
O primeiro há de ser governado por ladrões e assassinos; o segundo conspirará sua própria destruição.
O primeiro há de enterrar seu coração em uma floresta negra recoberta pela neve, e ainda assim sentirá sua dor;
O segundo há de ver sua posse mais cara na mão do inimigo;
O primeiro há de passar sua vida em solidão; será ele o carcereiro de si mesmo;
O segundo há de vagar por estradas solitárias, com a tempestade acima de sua cabeça, em busca de uma torre negra no alto de uma colina desolada."

----------------------------------------------------------

"Sem dúvida o melhor romance inglês do fantástico, escrito nos últimos 70 anos. Pena ser tão curto."
Neil Gaiman

O grande Neil Gaiman, ironizando o fato do romance ter não menos que 817 páginas e mesmo assim não te tirar a atenção. Após eu terminar esse tijolão, tempos depois de alguns livros que me decepcionaram, eu percebi que partes de Jonathan Strange & Mr. Norrell ficaram na minha cabeça por conta de suas belas cenas e habilidade da escritora, percebendo que ele se transformou em um dos meus livros favoritos.

Recomendo muito a quem não só gosta de romance vitoriano, inglaterra e suas ruas num clima gótico, como tb para quem gosta de livros de magias e fantasia.

Um alerta é que, apesar do livro conter cenas e se situar nas Guerras Napoleônicas, ele se trata obviamente de uma alteração fantasiosa da história e não um romance histórico.

Termino dizendo que o personagem Cavaleiro de Cabelo de Algodão foi pra mim um dos personagens mais fantásticos e engraçados, que me deparei. Aliás, a aventura tem algumas cenas hilárias.

Fimbrethil Call 03/11/2011

A magia existe na Inglaterra!
Uma incrível mistura de fatos históricos com uma ficção muito bem montada, tão bem escrito que você tem certeza que todos os fatos relatados são históricos.

Uma incrível história da magia na Inglaterra, seu desaparecimento (ou será que não?) e seu ressurgimento graças a dois magos, Mr. Norrel e Jonathan Strange.

Realmente um dos melhores livros que eu já li.

Edu4rd0 22/08/2011

Sobre a história (sem spoilers): Na Inglaterra do séc XIX a magia é uma matéria pouco estudada. Há duzentos anos não se pratica mais magia real, e apesar de haver magos, estes são puramente teóricos. Nesse panorama está a Sociedade culta dos magos de York, um recém chegado, John Segundus, lança a questão: Por que não se faz mais magia na Inglaterra? Com essa questão em mente ele conhece Mrs. Norrell, que lhes lança a proposta de provar que a magia prática ainda existe na Inglaterra, mas em troca todos deixariam a titulação de magos, e não mais poderiam estudar magia. Com isso Norrell põe em prática seu plano de dominar a magia na Inglaterra. Depois de algum tempo admite Jonathan Strange como seu discípulo. Strange é orgulhoso e arrogante, e com o tempo se separa de seu mestre. Os magos são empregados pelo governo para a guerra, e para outras funções de ordem econômica, como parar tempestades, mudar rotas de rios etc. Com o tempo Strange vai se envolvendo com magias antigas e perigosas, e o embate entre os dois magos é inevitável…

A história se desenvolve de forma bastante original. O narrador dá a entender que o livro foi escrito pelo próprio John Segundus, um mago teórico, para contar a história dos dois magos, ou seja é um livro Sobre magia (Há no livro o conceito de Livros sobre magia – escrito por estudiosos, falam sobre fatos mágicos, histórias etc., e Livros DE magia, itens raros que realmente ensinam magia. Foram escritos há muito tempo por magos antigos, chamados áureos e praticamente todos pertencem a Norrell).

Clark é uma escritora habilidosa. Descreve muito bem e faz uso de palavras e termos escolhidos propositalmente para dar a impressão que ele foi escrito no séc. XIX. A escritora foi comparada a escritores de peso, como Charles Dickens e Jane Austen. Uma coisa que chama a atenção é que há várias notas de rodapé, algumas chegando a alcançar duas ou três páginas, explicando fatos mencionados no texto. Por exemplo, quando foi pintado um quadro de Jonathan Strange e Mrs Norrell, há uma nota descrevendo como foi a ocasião. Fatos que ocorreram no passado, explicação de componentes mágicos, citações de livros, e de que livro foi tirado (todos livros criados pela autora). Esse tipo de artifício ajuda a ambientar

Bem que a nossa capa poderia ter saído assim...

Diferente do que se possa pensar, os dois personagens principais, Strange e Norrell, não são entidades mágicas perfeitas, apesar de serem os maiores magos dos últimos 400 anos. Eles são pessoas comuns, lembram muito os personagens de Alexandre Dumas, e os defeitos falam mais alto que as virtudes.

O livro é fantástico. Quem gosta de literatura fantástica vai encontrar uma idéia original, um belo desenvolvimento, um ótimo final, que não decepciona e não perde o ritmo do livro em nenhum momento, uma escritora habilidosa, que desenvolveu ótimos personagens, e idéias interessantes sobre a magia e seres mágicos. Termino minhas considerações com o que disse Neil Gaiman sobre o livro:

“It was terrifying from my point of view to read this first short story that had so much assurance … It was like watching someone sit down to play the piano for the first time and she plays a sonata”.

“Unquestionably the finest English novel of the fantastic written in the last 70 years”.

Lara 26/07/2011

Esse 'bebezinho' de 800 páginas é uma delícia de ler. Tem um estilo Jane Austen, mas ainda é soturno e misterioso. É muito emocionante. Os personagens são muito bons e nunca se sabe o que vai acontecer em seguida, é sempre uma surpresa. Quero uma série de livros agora. Espero que a Susanna não demore mais 10 anos para escrever o próximo.

Tata 15/12/2009minha estante
Falou TUDO quando disse que JS&MN tem um estilo meio Jane Austen!!! Eu tava tentando explicar pra um colega meu e não tava conseguindo, agora eu faço ele entender =D