Sonetos de Camões

Sonetos de Camões Luís de Camões

Resenhas - Sonetos

giulia.costa 06/06/2024

"erros meus, má fortuna, amor ardente": o início desse soneto representa os 3 principais temas que serão vistos nesse livro: seus erros, e como ele é atormentado por eles; - principalmente quando se trata da morte de dinamene, que também vai ser um tema bem recorrente - má fortuna, "aquilo que nos reservam os deuses", o destino, o fado (dele próprio); e o amor ardente, o "amor que arde sem se ver". dentre as características de sua escrita estão 1. o discurso antitético - em poemas de tema "erros meus" se fazem notar na dualidade entre "bem passado e mal presente" - é comum, quando em um soneto ele fale sobre amor, que inicie a última estrofe com "mas", contradizendo tudo o que foi dito previamente - geralmente pra falar sobre um amor não correspondido; 2. frequentemente ele submete seus sentimentos a um encadeamento lógico de ideias para uma investigação racional - creio eu que seja por influência do racionalismo da renascença - de modo que a 1ª estrofe apresenta o problema (que pode ser um de seus temas favoritos: sua má fortuna, um amor que se foi...), a 2ª estrofe apresenta a consequência desse problema e a 3ª estrofe uma conclusão; 3. platonismo, aqui destaco o soneto "fermosos olhos que na idade nossa" onde ele atribui a amada olhos que emanam luz - trazendo a ideia de luz em platão, essa que se manifesta de maneira etérea iluminando a realidade, como no mito da caverna; e 4. a personificação de sentimentos, como suas lembranças, que vezoutra se torna interlocutora (num jeito bem bonito de falar sobre saudade).
o mais interessante é como alguns sonetos ainda são bem atuais, como "correm turvas as águas deste rio" onde ele se queixa da imprevisibilidade das coisas, "mas (o mundo) anda tão confuso, que parece que dele Deus se esquece.", fora todas as dores de amor.
meu soneto favorito: memória de meu bem, cortado em flores.

Marymagr0 27/05/2024

Transforma-se o amador na cousa amada, por virtude do muito imaginar; não tenho, logo, mais que desejar, pois em mim tenho a parte desejada.

Se nela está minha alma transformada, que mais deseja o corpo de alcançar? Em si somente pode descansar, pois consigo tal alma está liada.

Mas esta linda e pura semideia, que, como um acidente em seu sujeito, assi co a alma minha se conforma,

está no pensamento como ideia:
[e] o vivo e puro amor de que sou feito, como a matéria simples busca a forma.

Mary Maia 22/03/2024

Mais um clássico
O que falar desse livro? Sempre amei os sonetos de Camões e não poderia ficar fora dessa.
Leitura rápida, leve e reflexiva.
Se joguem!

Giii!!! 31/12/2023

Sentimentos em linguagem rebuscada
Li esse por conta da escola! Gostei, mas achei bem confuso por conta da linguagem KKKKK. Fala de sentimentos, mas n entendi quase nada ://

carolinagarlic 30/12/2023

É muito bom, nunca tinha lido, achei que seria difícil de entender porém me enganei, leitura rápida e dinâmica, amei

Débora 04/12/2023

Os sonetos foram escritos, em português, no século de 1500. Então, tanto por ser o português de portugal quanto pela época, a leitura não é muuuuito fluída não.

felizmente há uma pagina para tirar duvidas de cada soneto, e sim, apesar de tudo, há sonetos muito bons.

no final, o livro traz uma biografia do Camões que faz entender a melancolia e pessimismo de sua escrita.

Lua 23/04/2023

Gostei, lindo, cada soneto parece que é um mundo diferente .........................................

luly.txt 19/02/2023

Ah... Legalzinho
É legalziiinho, cê aprende muita coisa daora sobre os sonetos do camões, mas como o próprio livro fala (kkkkkkkk), fica MUITO repetitivo sabe, tem uma hora que cê não aguenta mais cara, sérião. Mas assim, legalzinho (mas não leria de novokk). Apesar disso, essa edição em específico explica TUDO sobre cada soneto, oq faz vc de fato entender oq vc tá lendo, oq é bem bom. Recomendo pq acho importante ler esses clássicos mas assim, pra ler uma vez só tá bomkk.

Carol 25/01/2023

Li por causa da UERJ
Gostei muito, o cara criou uma métrica especifica pra falar das amadas e ainda sentiu dificuldade pra descrever a pureza de seus sentimentos e a beleza delas!!! Genial

Leandro.Bonizi 19/12/2022

Uma edição muito boa, pois há significados de palavras, às vezes palavras que a gente sabe o significado mas na época tinha uma acepção diferente. Depois de cada soneto há a sua interpretação, o que facilita muito absorver a leitura.

Camões foi um poeta renascentista, com sua concepção humanista, que busca o belo e a harmonia, e vejo nele a tentativa de explicar racionalmente os sentimentos humanos, principalmente o amor. Tenta explicar pelo raciocínio o irracional. Camões é uma enciclopédia sobre o amor, usando a razão para esclarecer todas as suas facetas.

O amor é uma fuga, mesmo que traga sofrimento, mas um sofrimento mais belo. Use de jogos de palavras num ritmo semântico e sintático. O amor se retroalimenta. E quanto mais se sofre por amor, mais se quer amar. Fala da contradição do amor, e diminue os que não amam:
"todos estes seus males são um bem,
que eu por todo outro bem não trocaria".

Parece gostar do sofrimento:
"agora tal estou que temo um dia,
em que venha a faltar-me o sofrimento".
O simples visão da amada que causa dor no coração e deleite à visão já o consola do sentimento causado. O amor possui um "mágico veneno".

A beleza da mulher supera a da natureza. Faz com frequência homenagem a mulher admirada morta. Ela não pertencia a esse mundo terreno, mas aos mundos celestes:
"Ó bens do mundo, falsos e enganosos" [...]
'Mas o mundo não era digno dela'.
E sua literatura imortalizará Dinamene: 'será minha escritura teu letreiro'".

Outro paradoxo ao amor:
"Olhai como Amor gera num momento,
de lágrimas de honesta piedade,
lágrimas de imortal contentamento"

Verso filosófico sobre o efeito do amor:
"Transforma-se o amador na cousa amada"

Uma temática muito comum também é o sofrimento, cuja cura é apenas a morte:
"daqui dou o viver já por vivido;
que, aonde o mal é tão conhecido,
também o viver será mais escusado"
[...]
"e curarei um mal com outro mal".

A tristeza do eu-lírico serve de prisma à sua concepção da natureza. Quando passou a sofrer de amor não correspondido, perdeu o dom de apreciar a beleza da natureza.

Junto à falta de esperança o eu-lírico sofre de amor, e padece na inutilidade de explicá-lo ou descrevê-lo:
"Busque amor novas artes, novo engenho,
para matar-me, e novas esquivanças;
que não pode tirar-me as esperanças,
que mal me tirará o que eu não tenho.
(...)
onde esperança falta, lá me esconde
Amor um mal, que mata e não se vê.

Que dias há que na alma me tem posto
um não sei quê, que nasce não sei onde,
vem não sei como, e dói não sei porquê"

E cantar as suas dores é inútil:
"porque a pena cansará,
e eu não descansarei"
E reforça a ideia usando uma diáfora/antanáclase:
"razão é que canse a pena
de escrever pena tamanha."

Fala dos ciclos da natureza, e da transitoriedade da vida, em que "tudo passa":
"e nossa vida escassa
foge de tão apressada
que, quando se começa, é acabada
(...)
O bem que aqui se alcança
não dura"
Por isso a vaidade e ambição são inúteis diante da morte que a todos iguala.

Marcela290 01/09/2022

Nem sei o que posso dizer sobre Camões, sou apenas uma leiga muito curiosa, mas sempre senti muita curiosidade de ler os poemas dele e já tive contato com alguns deles na escola.

Bem vamos lá, é uma poesia muito profunda e erudita, um lirismo reflexivo, como é comum nas obras renascentistas, Camões tem uma inspiração, a sua amada, mas os estudiosos não sabem ao certo quem ela é, mas é bem provável que teve mais de uma musa inspiradora.

É tão tocante como ele fala do Amor, que é aqui retratado como "amor puro" em que ele só admira mas nunca pode ter a afeição da dama, em parte por desprezo da da mesma ou alguma tragédia ocorrida.

Mas ao final temos uma temática religiosa, mais voltada ao maneirismo, estilo muito parecido com o barroco.

Enfim é uma leitura obrigatória, principalmente para os estudantes, e é bom que seja uma edição comentata.

Rafael.Nagao 16/05/2022

Amor, amor e amor
Vários sonetos sobre o amor, os quais abordam as vontades e as dores que esse sentimento profundo é capaz de trazer.
Li mais ou menos 2 sonetos por noite e acho que esse livro foi bacana, pois traz a explicação dos sonetos para aqueles que ficam com dúvidas as vezes de certas palavras mais rebuscadas ou simplesmente que não são mais usadas.
Recomendo ler esse livro sem pressa.

Memy 19/04/2022

Uma grande bosta
Eu li esse livro pra escola então ja sabia que não podia esperar muita coisa
Tem que ter uma cabeça muito bem desenvolvida pra poder entender alguma coisa do livro, nao recomendo

mai 23/03/2022

camões sente bastante, assim como eu. várias vezes me vi representada ali naquelas páginas. as três estrelas nesse sentido são porque amo sonetos, mas ler eles todos agrupamos sobre - na maioria dos casos - temas iguais fica meio cansativo. demanda uma sensibilidade a mais pra interpretação. e eu sou grande fã de sensibilidade num geral.

lo 19/03/2022

me surpreendeu
fiquei adiando a leitura desse livro por muito tempo, pois achei que seria difícil. entretanto, achei uma experiência muito interessante (e tenho até alguns sonetos preferidos)