Contos escolhidos

Contos escolhidos Luiz Vilela

Resenhas - Contos escolhidos

Lunas Costa 04/07/2022

Me vi em algumas situações ou personagens desse livro.
Esse livro foi o meu primeiro contato com as obras de Luiz Vilela, Não dá pra dizer que todos o contos são encantadores, alguns são até cansativos, no entanto outros são muito intenso, tem uma carga de sentimentos que nem sempre achamos em outros contistas, mesmo tratando de temas tão corriqueiros, talvez seja esse o segredo de Luiz Vilela, mostrar para nós de forma escrita o que vemos ou já ouvimos, na forma arte literária.

Israel145 07/05/2017

Luiz Vilela não é um grande astro da literatura brasileira. É peixe miúdo, sem dúvida. Seus contos são simples, ora bem escritos, ora fracos (não diria mal escrito, mas acredito que o autor não se esforçou muito). Mas por que ler um autor assim? Simples, quando Vilela acerta, temos uma pequena obra-prima.
Esses contos escolhidos não são tão escolhidos assim. Alguns são triviais demais, com diálogos insossos e personagens opacos e clichês. Dos contos que funcionam como obras primas vemosque o autor consegue extrair uma bela história de um momento congelado num curto espaço de tempo. As angústias humanas nos envolve nos contos de Vilela. O sufocamento do peso da existência se alterna com um lirismo que raramente se vê nas situações corriqueiras. Vilela tem esse pequeno dom.
O conto CHUVA é um pequeno clássico contemporâneo. Figura em algumas coletâneas de contos e talvez seja o mais conhecido do autor. O autor se sai bem também quando discorre sobre a infância. Ele se coloca numa zona de conforto quando escreve do ponto de vista das crianças (MEUS OITO ANOS). O conto FRANÇOISE é uma pequena obra prima e seu final mesmo trivial, é desconcertante. São ainda inesquecíveis os contos FEIJOADA e ABISMOS. Esse último talvez seja o mais denso do livro.
No geral, dos 10 contos escolhidos, 5 talvez sejam excelentes e os outros 5 apenas medianos. Talvez por isso que Vilela não é um dos grandes e nem tão conhecido assim. Uma obra apenas mediana, mas que deve ser conhecida pelos seus acertos. Esses sim valem a leitura.

Braguinha 16/04/2015

Bonzinho.
Bom livro, mas que não chega a deixar grandes lembranças.