Le Grand Meaulnes

Le Grand Meaulnes Alain-Fournier

Resenhas - Le Grand Meaulnes

Simone Bruxelas 22/08/2021

Le Grand Meaulnes, único livro de Alain Fournier, que foi morto no campo de batalha em 1914, na primeira guerra mundial com 28 anos. O livro publicado em 1913, é citado regularmente como um grande clássico da literatura francesa do século 20 e perdeu o prêmio Goncourt por um voto.
Esta bela história de amor e amizade, publicada em 1913, simboliza para mim a passagem da adolescência para a idade adulta, com todas as mágoas e tragédias que isso implica. A tragédia se cristalizou no ano seguinte com a morte do autor, eclodiu na véspera de seus 28 anos durante as primeiras batalhas assustadoramente mortais da Grande Guerra.
O romantismo das personagens, o delicado encanto de Yvonne de Galais, o excesso de seu irmão Frantz e a busca do absoluto de Augustin Meaulnes, esse duplo heróico do sábio narrador François Seurel. A aventura de Meaulnes na estranha festa do Domínio Desconhecido preserva a magia de um sonho. E a natureza, tão presente na descrição das paisagens de Sologne, torna-se sua [*****]mplice. Um romance iniciático para respirar nestas páginas o cheiro da adolescência.