O Último Dos Moicanos

O Último Dos Moicanos James Fenimore Cooper




Resenhas - O Ultimo Dos Moicanos


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Francisco 31/12/2020

Um clássico da literatura universal
A obra se passa por volta de 1757, durante a Guerra dos Sete Anos, em que a Grã-Bretanha disputava com franceses a posse do território estadunidense, em especial a região da costa leste, entre Nova York e Connecticut. Durante a guerra, índios locais como os huronianos (mingos) aliavam-se aos franceses e alguns outros aos britânicos.

A história nos traz uma caravana de ingleses composta por Cora e Alice, filhas do coronel Munro do forte Guilherme Henrique, o major Duncan Heyward, encarregado de proteger Cora e Alice durante a viagem, o professor de canto David Gamut e um índio huron criado entre os "mohawk" chamado Magua. Este último, com a finalidade de vingar-se de Munro, planeja atacar traiçoeiramente a caravana, contando com a ajuda de seus aliados huronianos. No entanto, a caravana é salva por Olho-de-Falcão, um caçador europeu que habitou durante muitos anos entre os índios moicanos, pelo "sagamora" (chefe índio) moicano Chingachgook e por seu filho Uncas. Ao longo da narrativa, seguem-se muitos combates contra os índios huronianos, perseguições e muitas outras aventuras.

Um paralelo à narrativa bem interessante é de como a colonização foi decisiva para a extinção paulatina de muitas tribos indígenas, trazendo o alcoolismo como principal fator. Além disso, é possível agregar conhecimentos acerca do modo de vida desses índios, suas crenças e seus costumes. Consequentemente, é uma obra recomendadíssima a qualquer público.
comentários(0)comente



Nat 23/12/2016

Cora e Alice são filhas do coronel britânico Munro. Elas são salvas de um ataque dos índios huronianos, durante a viagem que as levaria ao forte onde seu pai comanda, por um caçador branco que vivia com os moicanos, chamado Olho-de-Falcão, pelo último chefe dos índios moicanos, Chingachgook, e seu filho Uncas. Os huronianos, querendo se vingar pela morte de um dos seus chefes, se aliam aos franceses para se vingar. Lutas, ataques e vítimas sangrentas retratam a disputa entre os ingleses e franceses pelo solo americano durante a Guerra dos Sete Anos.

Eu sempre ouvi elogios sobre esse filme, e a trilha sonora é fantástica. Por isso fiquei curiosa e quando vi essa categoria do desafio, percebi que seria uma chance de ler esse livro. Eu vi algumas partes do filme, nunca assisti todo, então não dá para fazer uma comparação completa, nem é meu objetivo agora. Só o que posso falar é que eu gostei muito do livro, apesar de não ser chegada em história norte-americana, a descrição dos acontecimentos através de um romance são sempre atrativos. Muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2016/12/o-ultimo-dos-moicanos-james-fenimore.html
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR