Sobre o ofício do escritor

Sobre o ofício do escritor Arthur Schopenhauer

Resenhas - Sobre o Ofício do Escritor

Lima Neto 02/07/2014

leitura obrigatória
temos (muitos de nós pelo menos) uma visão equivocada, preconceituosa, quando se fala em (de) filosofia. devido a uma visão cristalizada, sempre que ouvimos a palavra "filosofia" nos remetemos a algo distante, que não nos diz respeito e escrito (exposto) de forma pomposa, em linguagem rebuscada, inacessível. esse livro, "sobre o ofício do escritor", quebra estes preconceitos, pois trata de um assunto que muito nos diz respeito e tudo colocado de uma forma clara e objetiva, que nos envolve e nos põe para pensar a cada passagem, com cada uma das "frases de efeito" tecidas habilmente pelo filósofo. uma obra que pode ser lida de supetão, de um fôlego só (abriu, respirou, mergulhou) ou em doses homeopáticas, bem aos poucos, digerindo frase por frase, capítulo por capítulo.
quando falamos em Schopenhauer, devido a uma ideia (mais uma vez, um preconceito) equivocada sobre ele. fala-se, muito, que ele é um filósofo pessimista, negativo, etc., e o que percebi dele, ao ler "sobre o ofício do escritor" foi um filósofo longe de ser "negativo e pessimista", mas sim um extremamente crítico, ácido até, ouso dizer.
mais do que algo voltado para o escritor, como o título do livro pode nos levar a crer, a obra versa sobre produções literárias e literatura em geral, com um censo crítico muito apurado (e pesado mesmo), que nos faz pensar acerca do que lemos (e, no caso dos escritores, daquilo que escrevemos), sobre o valor das obras literárias. ele nos faz pensar sobre "o motivo pelo qual lemos e o que lemos", colocando em xeque vários de nossos conceitos de literatura e como vemos e nos portamos diante da literatura.
uma obra impactante, de leitura obrigatória para os amantes de literatura, escritores e profissionais no geral que lidam com livros e literatura.

Índio bonobo 02/08/2011

Leitura obrigatória premente pra qualquer pessoa.