Elantris Brandon Sanderson

Resenhas - Elantris

Bruce.Costa 21/09/2023

Um livro perfeito!
Personagens, ambientes, seres mágicos, magia, política. A leitura pode ser um pouco arrastada no início mas tudo é compensado quando a história pega ritmo e não se consegue mais parar de ler.

Elizah 20/09/2023

Esse é o pior livro dele?? ?
Se esse é o livro considerado como o mais fraco do Brandon Sanderson (por ter sido o primeiro), eu realmente não consigo imaginar como será ler o seu melhor. Porque, honestamente, essa leitura foi incrivelmente boa.

Desde a construção do mundo fantástico e a fundamentalização das religiões, geografia, história e filosofia desse lugar. Até a construção de personagens, o passo da narrativa e o plot... tudo foi muito minunciosamente pensado. E é uma delicia ver todos os pontos se encaixando aos poucos!!

É claro que, naturalmente, houve falhas. Pessoalmente, eu achei o final meio corrido e também tiveram algumas tematicas escolhidas que eu achei incrivelmente irritantes e completamente desnecessarias ( como o quanto a Sarene PRECISA mencionar o peso do conde Ahan, de forma pejorativa, mesmo depois de aprender sobre o valor cultural dessa caracteristica para o povo dele )  na construção e evolução tanto da história, quanto dos personagens. E, bem, aquela escolha para ser o salvador do povo, eu não posso mentir que achei muito forçado e um pouquiiiiinho absurdo.

Mas, no geral, eu acredito que os prós sobressaem muito os contras, por isso ele merece ?4,75!!! ^^

Nazli.Dias 19/09/2023

Misericordioso Domi
Elantris é impossível de abandonar. A estória é contagiante do começo ao fim, não deixando o leitor se entediar em nenhum momento. É comum que livros tenham partes mais "mornas" , mas isso não acontece aqui.
A terceira parte foi tão frenética que eu quis parar de ler e ler de uma vez ao mesmo tempo.
Alguns vícios narrativos, que eu relevei totalmente pela qualidade da estória. Ouvi dizer que esse é o mais fraco dele, o que é uma ótima notícia, pois mal posso esperar para ler o próximo.
NayLyra 19/09/2023minha estante
Uau, que nota !!!

Nazli.Dias 19/09/2023minha estante
Nota merecida, livro fantástico!

João 19/09/2023minha estante
Único defeito desse livro é que eu acho o final muito corrido, nas últimas páginas é uma correria doida kkkkk
Em Mistborn ele tem um vício que me irrita muito, toda hora os personagens estão franzido o cenho, e ele repete isso a exaustão kkkkkk

Pedro 28/09/2023minha estante
Esse foi o primeiro livro do Sanderson, mas mesmo assim foi um ótimo livro. Mistborn é ainda melhor. O autor está mais maduro. E O Caminho dos Reis, que faz parte da saga Stormlight Archive, é o ápice dele.

Nazli.Dias 29/09/2023minha estante
Estou muito ansiosa para ler mais! Acho que ainda esse ano começo Mistborn.

Leticia 14/09/2023

Final inesperado
Terminei essa leitura há alguns dias, mas esqueci de postar os históricos aqui ?

Eu gostei muito da leitura, foi um livro que se infiltrou na minha mente, que realmente eu ficava criando várias teorias enquanto não estava lendo kk

O final foi bem interessante e inesperado.
Vou procurar pra ver se tem algum spin off, pois fiquei com algumas perguntas em aberto.

CAsar.Zuchi 12/09/2023

High fantasy da melhor qualidade!!
Fazia tempo que não lia um livro desse gênero de uma forma leve, me deu até um gosto de adolescência quando lia os livros do Riordan e me perdia imaginando poderes e universos diferentes.

Gostei muito do desenvolvimento dos personagens e da forma como o autor faz para nos apegarmos e entendermos seus motivos.

Fiquei um pouco decepcionado com o quão corrida foi a parte 3 deixando algumas tramas secundárias sem explicação ou desfecho e com a falta de desenvolvimento que poderíamos ter visto da magia.

8/10

Allyne 11/09/2023

Uaaaaauu!!!
Tinha enormes expectativas para Elantris, 1° por ser um livro que queria ler há bastante tempo e, 2° por ter sido a minha escolha para o nosso Clube de LC. A história é completamente diferente do que pensei que seria, porém essa surpresa foi uma das melhores que já tive em leituras. Entrar em uma história sem saber praticamente nada e ser totalmente surpreendida no decorrer das páginas. Apesar de o início ser bem arrastado, em certo momento a história engata e a curiosidade não te deixa parar no "é só mais esse capitulo". Da metade para o final, o ritmo é frenético, onde o leitor vai sofrendo pelos personagens a cada segundo. O casal Sarene e Raoden, o limão Galladon, Karata, Saolin, Roial entre vários outros foram personagens maravilhosos. Até mesmo pelo Hrathen senti certa simpatia (mas bem pouca ?). Bom, é uma leitura prazerosa, divertida em muitos momentos, com intrigas políticas, maquinações e surpresas do início ao fim.

Debs @DeboraMaryn 09/09/2023

Idos domi
Como pode esse homem ter apenas livros perfeitos?

Me sentia em dívida com a Cosmere por ainda não ter este livro, especialmente porque ele está disponível em Português. Inicialmente, minhas expectativas não eram altas, baseadas nos comentários que havia lido. No entanto, fiquei surpreendida com a habilidade do autor em resumir muitos dos elementos que encontramos em suas obras posteriores. A empatia pelos personagens é instantânea, a narrativa é envolvente, e o ritmo me deixou eletrizada, já que, como de costume, Sanderson guardou reviravoltas e momentos surpreendentes para o clímax. Vale ressaltar que a ênfase na política em detrimento da ação não prejudica a história, pelo contrário, Sanderson conduz esse aspecto de maneira encantadora.
O glossário no final quase explodiu minha cabeça.

Vitor 01/09/2023

Elantris
Esse foi o meu segundo contato com a escrita do Brandon, o primeiro foi the way of Kings, um livro que me iniciou nesse universo que é a cosmere, e o que eu tenho a dizer é que as histórias do brandon são fantásticas, ele consegue fazer ótimas construções dos personagens, magia, universo, política, religião e tudo mais que se tem direito, ele faz com que você tenha vontade de Ler todos os seus livros, um escritor fenomenal com histórias fenomenais, falo tranquilamente que ele é um dos meus autores de fantasia prediletos e que me fazem comprar seus livros e se apaixonar daquela forma surreal por eles, ele me faz relembrar o motivo de ser um leitor e de amar a literatura

brenda 30/08/2023

Eu gostei bastante do final, só achei o começo um pouquinho arrastado demais até pro meu gosto; sei que faz parte da história, sei que é necessário, só queria um pouquinho mais de fluidez.
Mesmo com esse pequeno travamento, Elantris ainda se desenvolve bem demais. Assim como Mistborn, a construção de universo é magnífica; toda a questão com a magia perdida de Elantris, os AonDor, como funcionam, o que eram, o que aconteceu com eles, é fascinante. Aí você junta a boas cenas de ação, reviravoltas instigantes, uma treta política crescente e uma ameaça de guerra no horizonte e pronto: eis uma fantasia única, com começo, meio e fim excelentes, pra você ler!
Do começo ao fim, Elantris foi uma aventura. Tem muita política, boas cenas de ação, até mesmo um toquezinho de romance impossível. Pra um primeiro livro, o Brandon Sanderson já chegou mostrando a que veio no mundo da fantasia.

Mateus.Caixeta 29/08/2023

"Elantris" é eletrizante no seu próprio termo
Se esse que é considerado "o mais fraco" livro da Cosmere, saído das mãos do Brandon Sanderson, então daqui pra frente é só diamante. Queria deixar até um questionamento, do motivo desse livro ser tão pouco falado (comparado aos seus irmãos "The Way of Kings" e "Mistborn"). Óbvio, ele pode não chegar na mesma imensidão dessas obras, mas isso não diz nada, porque ambos são altamente elogiados e amados. Só fiquei com essa pulga ao ver alguns booktubers, comentando somente do fato de ser um livro "lento" e "uma porta de entrada pro universo estendido da Cosmere". Mas ele é MUITO mais do que apenas isso e tentarei transmitir nessa resenha.

Primeiro, vou falar da minha experiência antes de pegar esse livro. Eu sabia pouquíssimas informações sobre "Elantris", somente o fato de ser o primeiro lançamento do Brandon. Além de ser um livro, como já dito, um pouco lento no seu início. Por esse motivo, minhas concepções e expectativas eram extremamente baixas, já entrei nessa história esperando algo negativo, ao invés de positivo. E de certa forma foi importante, rapidamente percebi que estava bem enganado. Pra deixar em pratos limpos, o livro esfregou a minha cara no asfalto e com força. Que livro delicioso, uma narrativa genial de bem construída, e personagens que são desenvolvidos.

É um livro que tem uma base sólida em política e religião, se você tá querendo algum romance, vai ler um Acotar (pelo amor, procura algo melhor). A política faz toda a narrativa e os personagens seguirem seus determinados plot, como se fosse uma roda condutora. E meu deus, o Brandon sabe como fazer isso dar certo e ficou maravilhoso de tão bem feito. Os diálogos e monólogos deles pensando em formas de agir e conspirando... Era tudo que eu queria no momento. Esse livro me serviu um prato cheio, não tenho nem do que reclamar.

Dentre as fantasias que eu li esse ano, de longe esse aqui está no meu pódio em primeiro lugar, sem nem se esforçar. Ele não bebe das literais mesmas fontes que os outros livros, o que por si só já é um ponto alto nessa altura do campeonato. Também queria elogiar os pontos de vista, que estão fenomenais. Você consegue sentir a importância de cada um e nenhum deles chega perto de ser pedante, inclusive ficava feliz quando chegava o capítulo de tão personagem. O autor praticamente escreveu três histórias separadas, onde todas agregam uma à outra, mas tem sua própria independência.

Comentando um pouco dos personagens:

Serene - Linda, inteligente, perspicaz e determinada. De longe, é a minha protagonista (de fantasia) favorita desse ano e estaria em um top10 dentre todas as outras. Os personagens secundários nesse pov foram uma preciosidade, me apeguei com todos eles e só queria proteger do mundo. Um menção pra Ashe, melhor personagem secundário do livro old. A Serene entregou literalmente tudo, eu amei ela do começo ao fim e ela é fenomenal. Finalmente uma protagonista que é forte, inteligente, que não depende de falácias do autor e não faz nada no livro. A bicha moveu montanhas nesse livro, teve suas questões (que diga-se de passagem, foi primoroso de bem desenvolvido). Um autor masculino conseguiu desenvolver uma protagonista feminina melhor que muitas autoras famosinhas por aí.

Hrathen - O mais complexo dentre os três, também é o que envolve boa parte da questão religiosa do livro. Eu achei que ele poderia ter sido um tico melhor trabalhado, mas não nego que gostei de como foi feito no geral. Espero muito que a nação dele seja melhor trabalhada em um segundo livro. Tirando as poucas páginas, me peguei fascinado com os capítulos desse homem, é um personagem nada convencional, eu meio que adorei ele, assim como os embates dele com a Serene (inclusive, teve uma diálogo deles... 10/10).

Raoden - Esse foi um caso engraçado. Porque eu comecei lendo e já tava sentindo uma vibe meio... "vai ser aquele prota bananão de fantasia", que tem a personalidade de abacaxi verde, mas nossa como me enganou o danado. Teve até umas partes dele que foram repetitivas, mas no geral, foi se desenrolando uma trama perfeita. Os mistérios, a forma como tudo se alinhou e ele fez as coisas acontecer... me pegou de surpresa, foi um baita choque acompanhar o pov desse homi e ficar com a boca no chão. A força mental dele, além da sua determinação de juntar todas aquelas almas... sei nem o que dizer.

Ficou uma resenha enorme, queria comentar outras coisas e podar melhor a resenha pra ficar do jeito que eu queria (mas estou com preguiça e será isso mesmo). No geral, livro delicioso, não queria largar por nada. Vai ser uma história que vai ficar comigo por um bom tempo.
gabedoslivros 30/08/2023minha estante
nossa, sim!!! eu li elantris com receio pq todo mundo sempre falava que era o mais fraco do sanderson, que a história era menos mirabolante e essas coisas... no final das contas eu me apaixonei por esse livro KKKKKKK mesmo tendo um enredo mais limitado por ser um stand alone, me prendeu do início ao fim ?

Mateus.Caixeta 30/08/2023minha estante
Chega a ser criminoso o tanto que ele é subestimado. Mas jajá vem Elantris 2 e 3 pra calar o povo

Isaac 27/08/2023

Elantris
Como começar essa resenha ?! Eu só consigo definir esta história como uma guerra de cunho religioso e político. Muito mais até do que uma história de fantasia em si entretanto fiquei tão envolto na história que nem percebi o tempo passando. Fiquei sabendo que o Brandon Sanderson vai escrever uma continuação e já NECESSITO !!!! Quero ver uma história onde a cidade Elantris está novamente restaurada e como vão lidar com os Dakhor !!!!
A escrita de Elantris é bem diferente dos outros livros do Sanderson da pra vê totalmente a diferença mas me apaixonei pelo livro com toda certezae já foi 5 estrelas e favoritado!

Italo Lima 20/08/2023

ELANTRIS
Elantris é uma boa história, mas que pra mim não foi muito fluida.
Gostei muita da construção do mundo, dos personagens como um todo, mas principalmente do Hrathen.
Fica nítido nas primeiras partes de livro que o ponto principal da história é sobre religião e política, e acho que o autor abordou muito bem esse ponto.

No entanto eu achei o livro bem lento, não que a escrita seja difícil ou falte acontecimentos, é que na minha opinião as coisas demoram a acontecer e quando acontece é de maneira mais lenta. Tinha momentos que lia bastante, mas quase não avançava. Porém gostei muito do história como um todo, das ações que os personagens tomavam, gostei bastante do final e como as coisas se resolveram. Enfim, é uma boas historia de fantasia, e já tô na expectativa de ler mais livro do autor.

Carolina Miranda 14/08/2023

Chocadíssima
Confesso que quando eu comecei a leitura eu estava um pouco cética? Os personagens são todos muito bons (inclusive os inicialmente irritantes).
Tem umas reviravoltas boas, é envolvente, a profundidade que o autor conseguiu dar a Sarene e ao Raoden foi muito boa.
Acho que não dei 5 estrelas porque são muitos personagens que eu gostaria de conhecer mais a fundo, gostaria de ver mais do desenvolvimento de Elantris e mais sobre outros povos e personagens?
Enfim, incrível, estou ansiosa pelos próximos livros e contos do autor.

Deia 14/08/2023

Primeiro contato
Primeiro livro que leio do autor. Resolvi me desafiar ao ler em inglês. Achei que realmente foi desafiante no início, o ritmo foi mais lento que o meu normal, mas a leitura foi cativante.

Acho que teve um ótimo equilíbrio entre fantasia e política, na medida certa para não se perder e não ter sentido tudo o que acontece.

Há várias viradas durante a história e elas ajudam a criar um clima muito interessante e instigante.

Recomendo muito a leitura e agora partiu conhecer mais da Cosmere.

Miguel Leite 11/08/2023

Elantris é o tipo de livro que te surpreende muito, não é perfeito, tem problemas e soluções fáceis, mas é muito criativo, o Brando explora muito bem todos os aspectos da obra de forma a parecer um mundo muito factual e possível.