Uma Garrafa No Mar de Gaza

Uma Garrafa No Mar de Gaza Valérie Zenatti

Resenhas - Uma Garrafa no Mar de Gaza

lu ramos 26/11/2015

Uma Resenha no Mar do Conflito
O livro ??Uma garrafa no mar de Gaza?? conta a hist?ria de uma jovem judia chamada Tal de 17 anos, que n?o entende o porqu? de sua cidade, Jerusal?m, receber tantos ataques terroristas que matam v?rias pessoas inocentes.
Ent?o decide escrever uma carta falando sobre si mesma e sua cidade e a coloca dentro de uma garrafa, com intuito que algu?m de Gaza encontrasse e a respondesse, pede para que seu irm?o Eytan, jogue no mar de Gaza, onde estava indo, porque ele trabalha no exerc?to.
Tal recebe um e-mail inesperado de um jovem Palestino de 21 anos chamado Naim, primeiro se identificado sem nome. Naim e Tal come?am a trocar e-mails constantemente criando uma amizade, apesar do conflito entre suas cidades. Eles conversavam sobre suas experiencias vividas e os motivos do porque esse conflito deveria acabar.
O livro ajuda a entender o conflito entre Israel e palestina melhor e de um jeito mais din?mico, pois nos faz sentir como se estiv?ssemos na hist?ria, no meio daquela realidade de medo e conflito.
O romance ? escrito por Val?rie Zenatti publicado em 2003 (1? edi??o), com 122 p?ginas e publicado pela editora Seguinte (selo jovem da Companhia das letras) em 2012. Eu recomendo o livro para jovens a partir de 12 anos, pois ? necess?rio entender o conflito entre as cidades.

Manga 26/11/2015

Uma hist?ria dentro de uma garrafa...
O livro ?Uma Garrafa no Mar de Gaza? escrito por Val?rie Zenatti foi publicado em 2012 pela editora Seguinte, o livro ? composto por 122 p?ginas.
Os personagens principais do livro s?o Naim e Tal Levine. Tal tem o interesse de enviar uma carta atrav?s de seu irm?o Eytan (que ? um militar que fica na Faixa de Gaza), para uma pessoa que vive na Faixa de Gaza. O que leva ela a fazer isto s?o acontecimentos da vida dela, como o atentado que aconteceu ao lado da casa dela e ela tamb?m quer provar que n?o existe uma grande diferen?a entre os palestinos e israelenses.
O livro ? um romance epistolar, onde acontece a troca de e-mails entre jovens de diferentes regi?es (Gaza e Israel), e mostra a perspectiva de um jovem palestino de 20 anos e de uma jovem israelense de 17 anos.
A guerra entre os palestinos e os israelenses acontece por que os palestinos dizem que Jerusal?m pertence aos palestinos e os israelenses dizem que pertencem a eles. No conflito contempor?neo, Israel tem um grande controle sobre os as terras daquela regi?o, por exemplo, temos os postos de fiscaliza??o que controlam a entrada e sa?da dos palestinos pelos israelenses.
O livro ? muito bom, por que ele traz acontecimentos do cotidiano de alguns povos (conflito entre Israel e Palestina), mostra que tamb?m existe jovens que est?o interessados em ajudar, e fazer com que os conflitos entre eles acabem de uma vez.

Duba M 26/11/2015

Uma hist?ria que come?a em uma garrafa
O livro uma garrafa no mar de gaza cont?m 122 p?ginas e foi escrito em 2004 na Fran?a, por?m a primeira publica??o no Brasil s? teve origem em 2012, a autora do livro se chama Val?rie Zenatti e foi publicador pela editora Companhia das Letras.
Este romance epistolar trata de uma parte da hist?ria de dois jovens que, a partir de uma garrafa com uma mensagem, entram em contato e come?am a trocar e-mails e acabam se conhecendo, trocando ideias e informa?es, criando um v?nculo.
Em um cen?rio em que dois povos distintos travam uma guerra por territ?rio, os dois jovens vivem com medo. No territ?rio que Israel e a Palestina dividem, h? um constante conflito. Israel tem a supremacia militar em rela??o ? Palestina, por isso obt?m o controle.
Enquanto grupos terroristas ?rabes como o Hamas, vindos da Palestina realizam in?meros atentados contra o povo israelense em forma de ?contra-ataque?.
Quando esses atentados conseguem ocorrer, os Palestinos comemoram, por isso os judeus fazem uma cerca em volta da Faixa de Gaza (que ? um territ?rio Palestino) com vigias ao redor controlando a entrada e sa?da de ?rabes do territ?rio israelense.
Os jovens Tal (17 anos) e Naim (20 anos) s?o os protagonistas desse livro. A partir da garrafa envida por Tal com seu e-mail e uma carta de apresenta??o de sua pessoa e seus objetivos da carta, eles come?am a se corresponder.
A princ?pio Naim responde com bastante arrog?ncia e sem se importar com a vida de Tal.
Em meio a atentados, desentendimentos e diversas ocorr?ncias mais distintas os dois se tornam amigos por e-mail sendo um morador da Faixa de Gaza na Palestina e a outra moradora de Jerusal?m nascida em Tel Aviv em Israel.
Ap?s ler essa distinta obra, pode-se saber in?meras coisas sobre o Oriente M?dio, pois no livro, s?o citados diversos aspectos sobre Israel e Palestina em uma descri??o detalhada das paisagens; al?m de nos intrigar sobre a rela??o dos dois jovens com uma vis?o de ambos os personagens.
Isso se deve ao fato de a maioria do livro ser escrito em cartas/e-mails trocados pelos dois personagens. Tamb?m podemos notar que ? um texto real?stico por se basear nas emo?es, sensa?es e sentimentos bem pr?ximos da realidade como as indigna?es de Tal com as atitudes grosseiras de Naim, com as atitudes de Ouri, com os atentados terroristas que acabam com vidas inocentes.
Al?m de Naim se apaixonar por Tal, a tristeza do palestino com seu povo em colapso.
Ele tamb?m se indigna, como a vida de Tal ? menos perigosa e ele sente inveja da felicidade dela mesmo com o conflito presente em suas vidas.

Helena Mattos 26/11/2015

Navegando em cartas

Uma hist?ria que, em apenas 122 p?ginas, junta duas religi?es, duas opini?es, e pode lhe causar v?rias emo?es, o livro ?Uma garrafa no mar de Gaza? escrito por Val?rie Zenatti, publicado pela primeira vez no Brasil em 2012, pela seguinte, selo jovem com a Companhia das letras, trata-se de um romance epistolar.
Uma adolescente de 17 anos, israelense, chamada Tal Levine, que nasceu e foi criada em uma fam?lia que procurava paz, come?ou a escrever cartas expressando sua indigna??o com o conflito, no come?o somente para ela ler, mas, em uma aula de biologia, resolveu que tinha que compartilhar sua opini?o com outro algu?m, e aproveitando que seu irm?o Eytan iria para a Faixa de Gaza, j? que havia era do ex?rcito, colocou sua carta em uma garrafa e pediu-lhe para que deixasse a garrafa no mar.
Naim, um jovem de 20 anos, que vive na faixa de Gaza, deitado na areia da praia, viu uma garrafa com uma carta, e resolve pega-la para ler, ao final da carta, est? escrito o endere?o de e-mail de Tal, e ele resolve come?ar a se corresponder com ela, porque est? curiosa tamb?m em saber como ela vivia e porque uma menina de Israel, decidira enviar uma carta para Gaza em uma garrafa.
No come?o, Naim, atrav?s das cartas se mostrando desinteressado, e n?o revelando quase nada sobre ele e sua vida, se identificava como Gazamen. Com o tempo, e com a insist?ncia de Tal, os dois foram se revelando mais, e contando sobre seu cotidiano e fatos, que julgavam interessantes.
Um acontecimento, que me chocou bastante no livro, foi quando Tal, estava pelas ruas de Israel, gravando um v?deo, quando uma bomba explode dentro de um ?nibus que estava ao seu lado. Ele n?o morre, mas fica muito ferida, e com alguns traumas.
O livro fala sobre o conflito israelo-palestino, mostrando que pode haver paz, mesmo com religi?es e opini?es diferentes. O conflito que est? ocorrendo atualmente, ? devido ao mesmo objetivo dos dois, a conquista pela terra Santa, em que ambos os lados (Isarael e Palestina) dizem ser sua a terra, j? que de acordo com cada religi?o a terra pertence a cada um, e isso gerou a divis?o geogr?fica do local, dividindo os territ?rios parcialmente, e em tentativas de haver paz, foram criados v?rios acordos e leis.
O livro ? muito bom, conta de uma maneira descontra?da, um assunto muito grande e delicado, e mostra um jeito de se comunicar e expressar a sua opini?o de forma informal, ignorando as diferen?as, e mostrando que pode haver paz.

Jr 12/12/2015

Bom porém parado.
Li a propósito pela imposição do Colégio, mas descobri que é uma boa proposta, mas nada de muito surpreendente.

Gio 31/12/2015

Uma Garrafa no Mar de Gaza
Adoro livros que mostram “dois lados de uma mesma história” e é isso o que acontece em Uma Garrafa no Mar de Gaza. Nele algo que parece impossível acontece, o diálogo pacífico entre um palestino e uma israelense. Lendo as conversas entre Naim e Tal, descobrimos sua rotina, seus medos, sonhos e desejos. Achamos mais pontos em comum entre os povos do que diferenças e a pergunta “Porque estão em guerra?” tem cada vez menos sentido para os protagonistas a medida que o romance chega ao fim. O livro também mostra que cada pessoa é única e a rotulação de um povo é algo muito perigoso.
🎬 O Livro já foi adaptado para o cinema 🎬

site: https://www.instagram.com/p/qzlPgTytxA/?taken-by=monlivre

Isabela Saheli 19/04/2019

Uma Garrafa no Mar de Gaza
Autora: Valerie Zenatti
8B
Eu li o livro Uma Garrafa no Mar de Gaza, por causa da escola, mas eu acabei gostando do livro , porque fala sobre um acontecimento, que é a guerra, que até hoje em dia ocorre, mas, com menos frequência do que antes.No livro a guerra é entre Palestina, onde vive Gazaman e entre Jerusalém, onde vive Tal.
Tal é uma menina de 17 anos e Gazaman é um menino de 20 anos. Tal e Gazaman tem caracteristicas muito diferentes. Tal é uma garota muito otimista, mesmo com a guerra ela vê o lado bom de tudo, tudo mesmo.
Tal, queria dividir tudo o que estava sentindo com a guerra naquele momento, então decidiu escrever uma carta, colocar dentro de uma garrafa e jogar no Mar de Gaza achando que iria chegar a uma menina que tivesse a mesma idade do que ela. A garrafa acaba chegando a Gazaman, então os dois começam a se falar por e-mail.
Cada um tenta defender o país em que vivia.
Nesses e-mails eles falavam sobre o dia a dia, angústias, sonhos, dificuldades etc. Só que para e-mail chegar até o outro demorava muito tempo.
No final do livro eu achei que eles iam se encontrar mais na verdade eles não se veem e no livro inteiro só se comunicam por e-mail, o que eu achei um pouco chato, mais em geral eu gostei do livro.

Mafer 19/04/2019

Uma Garrafa no mar de Gaza- 8 ano B
Uma Garrafa no mar de Gaza é um livro super pequeno, mais que nos envolve de uma maneira inexplicável. O livro conta a história de uma menina que se chama Tal que vive em Jerusalém e presentiou um atentado de um homem-bomba que matou 6 pessoas e entre elas uma moça que iria se casa no dia. Esse ocorrido fez com que Tal ficasse pensando que poderia ser ela naquele café, e que qualquer um podia morrer naquele exato minuto. Com esse pensamento a menina escreveu uma carta e colocou em uma garrafa e pediu a seu irmão que a jogasse no mar. A menina tinha esperança que uma menina encontrasse sua carta e que teria o mesmo ponto de vista do que o dela, mais na verdade foi um menino que encontrou a Carta que era Naim um menino da Palestina. No começo Naim foi meio grosso, porém Tal continuou a mandar e-mails. O menino continuou a responder os e-mails da menina. E ao longo do livro eles trocam vários e-mails e com isso cresce uma amizade.
Na minha opinião o livro foi muito importante, pois nossa realidade é totalmente diferente do que a deles e com o livro podemos ver e sentir as emoções dos personagens com a guerra.
O final foi muito inesperável, pois acreditava que os dois iriam se ver em algum momento mesmo isso não acontecendo, mas adorei como a história terminou.

Maria Elvira 19/04/2019

Uma garrafa no mar de Gaza - 8°B
A história trata de uma menina cheia de sentimentos e esperanças que vive em Israel, em meio de uma guerra entre israelenses e palestinos, o nome dessa menina tão esperançosa é Tal Levine.
Sua família é composta por: Eytan (seu irmão mais velho e enfermeiro militar), seu pai (apaixonado por história e arqueologia), e sua mãe.
Uma certa noite ocorreu um atentado em sua rua, que matou muitas pessoas, inclusive uma jovem que iria se casar no dia seguinte.
Tal gostava muito de escrever e um dia na aula de biologia, teve a brilhante ideia de enviar o que escreveu para alguém.
Sendo assim a menina escreveu uma carta dizendo como se sentia com toda a guerra que estava ocorrendo, colocou seu e-mail ´´ bakbuk@hotmail.com´´ para que a pessoa respondesse, com a esperança de ser alguma menina. Tal colocou a carta em uma garrafa e entregou para Eytan jogar no Mar de Gaza.
Mas quando escrevemos uma carta e jogamos no mar, não sabemos para onde ela possa ir e nem com quem ela ficará. Invés de uma menina doce, simpática e cheia de esperança responder, foi um menino.
Um menino que morava em Gaza, ele era ignorante, chato e adorava uma ironia, seu nome? Naim.
Naim e Tal eram muito diferentes, a menina era cheia de esperança e acreditava que um dia viveriam em paz, persistente e que adorava manda e-mails para ele, sua família sempre ensinou a ela que nos israelenses e os palestinos eram iguais, que deveriam ter uma boa relação. Já os palestinos não pensavam o mesmo pelo fato de que Israel foi o culpado de não terem um estado.
Se algum dia algum palestino descobrisse que Naim entrava em contato com uma israelense, era cadeia ou morte na certa.
Nas primeiras conversas a menina insistia uma resposta e insistia que ele desse uma chance para ela, então mandava vários e-mails.
Quando palestino respondia era sempre com ironia e zombando da cara da moça, mas mesmo assim ela persistia, não se cansava.
O pai de Naim e a mãe dele eram enfermeiros em um hospital de Gaza, eles eram simples e não ganhavam muito. O menino sempre escrevia para Tal em um cybercafé.
Certa manhã Tal estava dando um passeio quando ocorreu um atentado bem em sua frente. Um ônibus foi bombardeado, a menina estava horrorizada com os gritos de medo, pessoas jogadas pelo chão e o tanto de sangue e feridos que tinha. Isso deixou a menina com muito medo, sem nenhuma vontade de sair de casa, ir para escola ou até mesmo escrever.
Naim ficava cada dia mais preocupado esperando a resposta de Tal, sem saber se ela estava bem ou se ela poderia ter morrido, até que um dia a menina mandou um e-mail para ele dizendo que estava tudo bem e explicando tudo o que aconteceu. O menino ficou aliviado em saber que estava tudo bem tirando o pequeno trauma que ela tinha sofrido.
Com o tempo os dois foram se aproximando, se conhecendo, ele estava gostando de Tal, e ela até chegou a pensar o mesmo mas namorava com um menino chamado Ouri.
Um dia Naim chegou com a ótima notícia de que conheceu dois homens que deixaram ele mexer no computador de uma ONG em que trabalhavam, que ficava embaixo de sua casa. O nome deles era Willy e Paolo, os meninos viraram amigos e saíram para jantar.
Willy estudou em Londres, e contou que lá as pessoas saíam para parques, saíam de noite, ficavam ao ar livre, ao ouvir isso o mais novo ( Naim) ficou surpreso em saber de como as pessoas vivem sem preocupação de uma bomba cair sobre suas cabeças.
A um tempo o jovem havia feito uma prova para uma bolsa de estudos no Canadá, ele se esforçou e estudou como doido para conseguir passar, e adivinha? Passou, prometeu a si mesmo que esqueceria a vida cheia de violências e guerras e para isso teria que recomeçar.
Então mandou um e-mail para Tal dizendo que seria o último, pois iria recomeçar sua vida no Canadá e queria esquecer sua antiga vida e a menina estava nela, mas a moça foi muito importante para ele.
Sendo assim, no e-mail Naim marcou que depois de três anos eles iriam se reencontrar, dia treze de setembro de 2007, em Roma, na frente da Fontana di Trevi, meio dia, é uma promessa, esse encontro era uma promessa.
Acho que para pessoas que se conheceram por meio de uma carta em uma garrafa que foi jogada no mar, eles até tiveram bastante história, pois essa ´´garrafa de esperança em um mar de ódio´´ poderia ter caído na mão de qualquer maluco ou maníaco por aí, mas caiu em um menino que não tinha fé nem esperança que as coisas poderiam mudar, e Tal Lavine fez com que sua opinião sobre isso mudasse, tanto que ele criou uma nova vida no Canadá, uma vida com paz e sem guerras.