Irmão Lobo

Irmão Lobo Michelle Paver

Resenhas - Irmão Lobo

Doug Tods 12/05/2010

VENHA CONHECER A MAGIA E O SEGREDO DA FLORESTA
Uma história incrível, impossível não se apegar aos personagens contidos nas paginas deste magnífico livro. Torak acaba ficando órfã no inicio da trama, e tem como missão fugir do sanguinário assassino de seu pai, um urso possuído por um espírito demoníaco. Ele tem que atravessar uma densa floresta a procura de uma solitária montanha que nunca foi vista, e para isso tem que se juntar a um filhotinho de lobo, que é o único ser capaz de encontrar a trilha para tal montanha. O livro chega a ser assustadoramente apreensivo, definitivamente você irá se por no lugar dos personagens que vive essa história. Clãs, costumes, respeito a natureza são outros fatores que tornam este livro muito fascinante. Recomendo a todos os amantes de uma boa leitura!
Nadia 05/11/2011minha estante
Trata-se de uma série, assim sendo possui um desfecho ou temos que ler os seguintes?
Confesso estar um pouco cançada deste modelo de literatura, meio comercial, mas o gênero me agrada muito, sua resenha despertou minha curiosidade.
Nadia

Doug Tods 22/01/2012minha estante
Nadia, apesar de ser uma série, o livro é muito independente, creio eu que nele só há duas chamadas dos próximos livros; quando fala sobre uns feiticeiros que existem na floresta, e no final que acaba por si só, mas dá indícios de que novos livros virão.

Samuca 04/08/2021

Bom pra relaxar
É uma leitura leve. O livro começa muito bem e muito emocionante. Fica fácil se envolver com a história e com os personagens logo de cara, a forma que ela descreve cenários, e ambientações é sem dúvidas um ponto forte do livro.

Mas voltando a falar da história, depois de certo tempo ela se estabiliza, não cai a qualidade, mas também não sobe. O que acaba prejudicando em certos momentos que eram pra ser bem marcantes e ficam apenas "ok". Em nenhum momento a gente pensa "hmm, o personagem não vai conseguir". A história mantém sempre uma sensação de segurança nesse sentido. O que pode ser visto como algo bom ou ruim. Num geral é uma leitura leve e tranquila com uma boa aventura, mas que poderia ser mais marcante.

Bruno 25/05/2010

Só agora depois de reler esse livro, que vi como ele é bom. Os personagens cativam a gente. A amizade de Torak e Lobo é sincera, que dá vontade de agente ter um lobo pra gente. Cada capitulo deixa uma curiosidade para o próximo. Além de ter uma história única, pois foi a única que li que se passa em um passado muitoOOoo distante. VOU COMPRAR ESPIRITO ERRANTE, URGENTE !

Augusto Jr. 06/10/2013

Prosopopeia!
Caro leitor, recue seis mil anos no tempo, para uma época quando a floresta cobria todo o noroeste da Europa e a Idade do Gelo terminara alguns milhares de anos antes. Recuou? Ótimo. Pois a história narrada em Irmão Lobo se passa em uma era em que homens viviam em clãs, caçadores natos que sabiam tudo sobre animais, árvores, plantas e pedras da floresta. Agora você até poderá topar com um Auroque!

Atribuindo vida e qualidades humanas a seres irracionais e abstratos, Michelle Paver, conta nas As Crônicas das Trevas Antigas a história do jovem Torak do clã do Lobo. Um garoto com apenas doze verões de idade que fora criado com o pai na floresta, longe de outros clãs e pessoas.

Enquanto Torak e seu pai - Pa. - estavam acampando à noite, o que era pra ser uma noite qualquer deu lugar a uma noite de terror. Os dois são atacados por um gigantesco urso que está possuído por um demônio, um urso com sede de sangue e disposto a matar tudo que há vida. Pa. é gravemente ferido, mas antes de partir para o outro mundo, ele fez com que Torak jure encontrar a Montanha do Espírito do Mundo - uma montanha que ninguém jamais vira.

Torak é deixado por seu pai, e com ele várias perguntas sem respostas. Pa. antes de morrer diz ao filho que ele achará um guia que o levará até à Montanha do Espírito do Mundo. Mas Torak agora encontra-se sozinho na floresta, com fome, medo e um urso em seu encalço.

Aflito, perdido na floresta e com fome, Torak encontra um filhote de lobo que acabara de perder toda sua família em uma enchente. Torak decide matá-lo pra comer, mas ele acaba tendo algumas visões esquisitas e percebe que além de pertencer ao clã do Lobo, alguma parte dele é Lobo. A partir daí Torak e Lobo, dois órfãos, tornam-se irmãos e com uma missão: achar a Montanha do Espírito do Mundo e destruir o demônio que há no urso antes que o olho vermelho do Grande Auroque cresça no céu. Esta é a única forma de salvar toda a vida que há na floresta.

Os capítulos são narrados pelos olhos de Torak e pelos olhos de Lobo. Quando narrados aos olhos de Lobo, Torak é chamado de "Alto Sem-Rabo". A autora enaltece os capítulos de Lobo com muita prosopopeia. "Brilhante Besta-que-Morde-Quente" é Lobo se referindo à fogueira e "Molhado Ligeiro" água do rio.

Nos capítulos seguintes há o surgimento de mais personagens. Teremos Hord - o sobrinho de Fin-Kedinn (Líder do Clã do Corvo) -, Oslak - caçador do clã do Corvo - e Renn - irmã de Hord, uma jovem com habilidades com arco.

O clã do Corvo captura Torak e Lobo, acusando-os de caçarem em seu território. É quando a história ganha forma. Pois há uma profecia: O Ouvinte luta com o ar e fala com o silêncio. E por causa de Torak se comunicar com Lobo através de um apito - que não emite som, mas Lobo o escuta - feito de tetraz, Torak é considerado pelo clã do Corvo como o Ouvinte. Ou seja: a pessoa que terá de dar seu sangue para derrotar o urso.

Mas antes disso, Torak é condenado à morte. Mas o líder Finn-Kedinn aceita o desafio de Torak, que é enfrentar Hord. Se vencer, Torak poderá ir embora com Lobo, mas se perder, será morto. Torak vence Hord, com inteligência. Mas não é libertado, pois é aí que suspeitam que ele é o Ouvinte.

No acampamento do clã do Corvo surgem mais personagens importantes: Saeunn - a velha maga do Clã do corvo -, uma jovem chamada Dyrati - que provavelmente ama Hord - e o líder Finn-Kedinn.

Há uma reunião no acampamento do Corvo, eles querem decidir qual o destino de Torak. Uma dessas decisões é levá-lo à morte. Nesse período vivendo como cativo, Torak consegue respostas para a maioria de suas perguntas. Descobre quem fora seu pai, o porquê de viverem afastados dos outros clãs e das pessoas, sobre sua mãe, sobre o espírito demoníaco que há no urso, sobre os devoradores de almas e o principal: o que precisa pra derrotar o urso.

Torak foge de seus captores, mas é ajudado por Renn, que traz consigo Lobo. Agora os três seguem juntos em busca da Montanha do Espírito do Mundo. A missão de Torak parece fácil: encontrar uma montanha que ninguém nunca viu. Descobrir a resposta para um enigma que ninguém nunca solucionou. E matar um urso contra o qual ninguém consegue lutar. E com a ajuda de Lobo e Renn, ele terá de reunir as três partes do Nanuak: os olhos do rio, o dente de pedra e a lamparina.

"Os Devoradores de Almas haviam conjurado um demônio do Outro Mundo, haviam soltado um monstro na floresta. Haviam rompido o pacto. Por que o Espírito ajudaria os clãs, já que alguns entre eles haviam sido tão perversos? Torak pensou em Renn e Fin-Kedinn e nos Corvos, e em todos os outros clãs que nem mesmo conhecia. Pensou nas incontáveis vidas da floresta. Pensou em Pa: não em Pa moribundo caído nos destroços do abrigo deles, mas em Pa como ele estivera um pouco antes de o urso atacar: rindo da brincadeira que Torak fizera."

Se ele cumprirá o juramento que fizera a Pa., se ele entregará o Nanuak ao Espírito do Mundo — e o Espírito destruirá o urso - antes que o olho vermelho do Grande Auroque cresça no céu. Bem, caro leitor, leia e saberá!

site: http://tabernadoputardo.blogspot.com.br/2013/10/irmao-lobo-resenha.html

CooltureNews 12/02/2013

Publicada em www.CooltureNews.com.br
Existem alguns livros, que surgem de tempos em tempos e que, com os anos, são considerados grandes obras de seu genero. Foi isso que aconteceu com “O Senhor dos Anéis”, “Alice no País das Maravilhas” e vários outros. E tenho o pressentimento de que será exatamente isso que ocorrerá com os livros da série “As Crônicas das Trevas Antigas”.

Fui apresentada a esta série através de “Irmão Lobo” que conta o inicio das aventuras de Torak e no qual vamos conhecendo o nosso mundo de 6 mil anos atrás, na Idade da Pedra. Mas o quanto pode ser realmente considerado pré-história é um questionamento frequente durante toda a leitura. Neste universo recriado magistralmente por Michelle Paver, encontramos uma sociedade baseada não apenas na luta pela sobrevivência, mas também na comunhão dos homens com a natureza, sua principal fonte de alimentos, instrumentos e proteção.

A sociedade é baseada em clãs, cada qual com seu animal protetor. Torak pertence ao Clã do Lobo, mas seu pai o criou longe do convívio de outras pessoas, e assim, com a morte dele, o menino encontra-se sozinho na floresta, tendo que lutar contra um demônio que foi aprisionado dentro de um urso e com uma última missão dada por seu pai: encontrar a Montanha do Espirito e destruir o urso. Para ajudá-lo, ele contara com um filhote de lobo que se torna seu guia e irmão. Juntos, eles partem pela floresta em uma busca pela restauração do equilíbrio entre a natureza e os homens.

O estilo narrativo de Michelle te prende desde a primeira página. A autora arriscou-se ao iniciar a história com uma forte carga dramática, já levando o leitor a conhecer os perigos da pré-história. Numa sequência de tirar o fôlego somos apresentados tanto a trama principal do livro como aos personagens principais, e aos poucos, os mistérios vão sendo introduzidos. Mas o grande trunfo da autora não é nos apresentar uma grande cena no começo da história, mas sim, manter a qualidade narrativa e emocional com reviravoltas, mistérios e descobertas.

Achei realmente difícil parar de ler o livro e os momentos em que passava sem ler, ficava imaginando o que veria a seguir no próximo capitulo quais os novos perigos que Torak e Lobo deveriam enfrentar e em como ele conseguiria derrotar o urso demoníaco.

Se a narrativa é ótima, os personagens conseguem ser ainda melhores. São poucos personagens efetivamente apresentados na trama, mas todos eles possuem um papel a desenvolver até o final. Assim, temos constantemente uma sensação de surpresa e envolvimento com essas pessoas que parecem tão distantes de nós, mas que são controladas pelas mesmas emoções que hoje sentimos.

Torak é um garoto que está crescendo e descobrindo o mundo a sua volta e que de uma hora para outra deve enfrentar grandes perigos e compreender vários segredos sobre si mesmo. Com isso, temos um garoto amedrontado, mas com um grande senso de dever e coragem, que contra o seu desejo de fugir, segue em frente em sua busca pela salvação da Floresta e de todos que dela dependem. A estrutura utilizada para a criação do personagem segue a clássica definição da “Jornada do Herói”, que aqui ganha em beleza e dramaticidade.

Os elementos de fundo utilizados para dar cor são frutos de pesquisas e impressões de viagem da autora, que trouxe a tona uma época em que a diferença entre a vida e a morte era de apenas um passo, um lugar onde a magia agia constantemente e era governada por leis próprias, bem como toda a natureza e onde o homem era apenas mais um animal regido por essas mesmas leis e não o dominador das forças naturais.

Sei que estou tecendo muitos elogios ao livro, mas é porque ele merece. O encanto, o drama, os momentos de tensão e suspense, a própria história e os personagens parecem saltar aos olhos. Poucos livros atuais conseguiram me prender como este e gostaria de agradecer pessoalmente a autora por ter escrito mais 5 livros, pois assim, poderia continuar a viajar e a conhecer o mundo com Torak e Lobo.

Rodrigo Leão 02/11/2023

Livro para passar o tempo, recomendo sem criar expectativas quanto a leitura, mas para horas vagas compensa.

Nati 29/12/2009

O livro é completamente fantástico, desde a maneira como foi narrado até a história e seus personagens. É incrível como ao lê-lo eu tive a sensação de estar vivendo 6 mil anos atrás, conhecendo detalhadamente a maneira como o ser humano lutava pela sobrevivência e ao mesmo tempo venerava e respeitava a natureza e seus elementos. O interessante é que a autora não expõe apenas os sentimentos e sensações dos persongens humanos mas também passa a tratar Lobo como um persongem crucial na história narrando seus pensamentos igual a de qualquer outro personagem.
Estou louca para ler os próximos da saga.

Pandora 03/07/2010

A jornada épica do menino e do lobo
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Esse é o primeiro volume da série “As crônicas das trevas antigas” (ao que me consta, serão 6 livros, sendo que 4 já foram publicados no Brasil)

Narra a jornada do jovem Torak e de Lobo, que partem em busca da Montanha do Espírito do Mundo, para combater um demônio em forma de urso.
O livro começou de forma espetacular.
A narrativa é ágil, o leitor entra na mente do personagem e sofre com ele. Confesso que me abalou em várias partes. Sente-se a ternura, o medo, a frustração.
Pra quem, como eu, ama animais, é tocante ver a relação entre Torak e o Lobo. E o Lobo é extremamente expressivo, uma extensão mais animalesca de Torak.
O livro é MUITO bem escrito, as emoções são palpáveis. Em mais de uma parte fiquei apreensiva.
Michelle Paver tem o dom da escrita, você fica preso da primeira à última página, sem se entediar em momento algum. A autora não enrola, expõe os fatos e desenrola a história de maneira brilhante.
Essa série promete ser muito boa, estou ansiosa demais pelo próximo volume. Recomendo sem pensar duas vezes!

Camila 28/04/2010

Uma história cativante... Mostra como dois seres tão diferentes fisicamente podem ser tão iguais psicologicamente e ao mesmo tempo se entenderem ao ponto de um sentir a falta do outro.
Um significado mais amplo pra palavra amizade! Torak e Lobo mesmo com todas as diferenças, são um só! Muito bom o livro.

Sofia.Eternal 24/02/2024

Muito bom.
Belíssimo trabalho de Michelle Paver. Uma aventura no médio da natureza há seis mil anos.
Personagens bem elaboradas, sem os clichês chatos e típicos dos autores contemporâneos.

Loki 04/12/2009

Melhor série do estilo
A melhor série do estilo. Personagens com profundidade psicológica, história complexa e cheia de surpresas. Adoro a série inteira e na minha opinião, vai ficando melhor a cada livro, é um daqueles livros que você se sente dentro da história, se arrepia com as partes emocionantes, se assusta nas horas de suspense, enfim, perfeito.

Psychobooks 04/01/2011

Antes de comentar sobre o livro, queria expressar a minha indignação pelo valor do livro.

Ao procurar links de compras do livro, percebi que ele não sai por menos de R$20,00. Eu comprei por R$9,90 no sub e, infelizmente a continuação do livro também está acima de R$ 20,00.

Bom, me lembro que me interessei pelo livro devido ao preço e, na minha dúvida, Dona Alba comentou que eu deveria comprá-lo porque o livro é muito bonitinho e, seguindo o conselho dela comprei.

Acontece que eu comprei o livro no fim do ano retrasado (2009) e só fui ler no fim do ano passado (dezembro de 2010).

Os livros de resenha do blog passaram a acumular e acabei deixando de ler meus próprios livros para dar preferencia a eles, mas isso já acabou. Agora consigo conciliar a leitura dos meus livros e dos livros para o blog.

Bora falar do livro, porque eu já enrolei demais.

Confesso que comecei a ler o livro e parei, porque ele comeceu de forma um tanto trágica e acabei lendo o final do livro e acabei entendendo uma coisa errada.

Demorou alguns dias para que eu criasse coragem e retornasse a leitura.

Torak e seu pai, Pa, apesar de pertencerem ao Clã do Lobo, sempre viveram sozinhos na floresta de forma independente. Mas um grande mal está a solta, que acaba cruzando com Torak e Pa.

O grande urso possuído pelas forças do mal está destruido tudo e todos, ele mata não só por necessidade, mas por prazer.

Infelizmente, Torak terá de se virar sem seu pai, apenas com a ajuda de um guia, que ele não faz ideia de quem seja.

Seu pai o fez prometer que ele jamais chegaria perto das pessoas e que ele acabaria com aquele mal.

Logo nos primeiros dias em que Torak está sozinho, ele encontra um pequeno filhote de lobo.

A partir daí ambos construiram uma forte amizade, que ultrapassa ao entendimento das outras pessoas e, juntos buscaram a solução de como enfrentar o demônio.

Gostou? Acesse:

larimauve 29/05/2010

Cativante
Quando comprei achei que era um bom livro. Quando li, tive certeza disso.Torak e Lobo cativam você de um forma incrível. Você sente como se estivesse a 6 mil anos atras. Leitura simples e muito boa! Espero poder ler logo o próximo volume.

Cacau 15/12/2009

Irmão Lobo é um livro sensacional, capaz de nos levar de volta no tempo, para as mais remotas descobertas do homem, sem deixar de nos apresentar os mais peculiares mitos criados como explicações para os acontecimentos naturais. De fácil leitura, através de suas páginas, eu, como declarada amante da natureza, consegui, na imaginação, sentir até a brisa e os cheiros emanados dos lugares por Torak explorados. O livro aguça a curiosidade sobre a pré-história e nos faz ávidos pela leitura dos demais volumes das Crônicas das Trevas Antigas. Uma boa leitura para quem deseja resgatar sentimentos de respeito pela natureza.