Casa-Grande & Senzala

Edson Nery da Fonseca

Resenhas - Casa-Grande & Senzala

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Thaiscondida 23/05/2024

Um grande pedaço de merda fedorenta
Isso aqui é o que ele fala sobre as mulheres indígenas na época da invasão portuguesa: “por qualquer bugiganga ou caco de espelho estavam se entregando, de pernas abertas, aos ‘caraíbas’ gulosos de mulher.” (Freyre, 1933, p. 35). Ele não tem embasamento, ele não tem senso crítico, ele não tem consciência racial ou de classe. Ele romantiza o estupro em massa de mulheres negras e indígenas. Endeusar esse livro é um grande sinal de atraso da nossa sociedade. Além das bizarrices hiper problemáticas, o cara é simplesmente um acadêmico medíocre, o livro todo tem argumentos como "todo mundo sabe que..." "em minhas memórias de infância haviam tais costumes que podem comprovar a teoria de que....", embasamento zero, argumentação zero, uma grande vergonha para o Brasil.

Thaiscondida 10/04/2024

Uma grande vergonha pra sociedade brasileira. No entanto, é uma leitura importante pra entender o mito da democracia racial e a forma como o pensamento da branquitude racista funciona no Brasil; muito diferente do exterior mas igualmente nocivo

Ana 07/12/2023

Leitura complicada
Casa Grande e Senzala retrata, com uma grande riqueza de detalhes, a história do povo brasileiro. No entanto, é uma leitura complicada, pois, muitas vezes, apresenta de uma forma romantizada situações de preconceito. Logo, se o leitor não estiver com senso crítico, acaba concordando com essas narrativas do autor.

Ursa_Menor 04/12/2023

Eu entendo super a importância desse livro pra historiografia brasileira como um todo, mas me mata toda vez que eu vejo alguém colocando o Gilberto Freyre como o suprassumo do antirracismo e da pregação de igualdade de raça (lê-se democracia racial). O livro é extremamente interessante, não estou dizendo o contrário, é muito descritivo traz informações valiosas. A questão é que Freyre (e as pessoas que o leem como tal) tenta se mostrar um pensador diferente porque coloca os africanos e indígenas tão importantes quanto os portugueses na formação da nossa sociedade e identidade, mas ele recai em estereótipos e os reforça. E não venham com a justificativa de que ele era "um homem do seu tempo", porque o Sérgio Buarque de Holanda era do mesmo tempo e não reforça esse tipo de discurso de "hierarquia de raças".

Eros 01/12/2023

Clássico!
Chamar de clássico a fenomenal obra de Gilberto Freyre (Casa-Grande & Senzala, 1933) chega a ser uma obviedade. Sem dúvida um livro que nos trás um sentido de brasilidade, como se nos autorizasse a se apossar da nossa identidade pátria. Alguns diriam que é uma formação sociológica que envergonha, mas neste caso falta contextualização do crítico afoito e sentimentalista. À época era o que os fatores sociais (e legais, não esqueçamos) nos conduzia ante os rumos políticos que sopravam o mundo, especialmente a Europa. Gostei sobremaneira de entender a impossibilidade de construirmos uma árvore genealógica a partir apenas dos sobrenomes - pelo menos uma árvore genealógica segura e honesta. Entre apropriação de nomes importantes, a dramática escravidão de indígenas e africanos, a erotização e promiscuidade pandêmica, inclusive do clero, cá estamos nós brasileiros! Para quem deseja ler este importante documento histórico alerto para dois incômodos mais pragmáticos: a incapacidade dos revisores de traduzir, junto às notas, os inúmeros trechos em inglês e francês, citados no próprio idioma; e (este sem solução) a prolixidade do autor em valores científicos de sua época e que hoje nos soa bizarro e até ofensivo, especialmente as pseudo-ciências antropológicas. Como sempre, necessário contextualizar.

Lucas 17/11/2023

O livro é bom, mas é preciso ler contextualizando-o à época de sua escrita. Há um certo romantismo na relação casa grande e senzala, dando a impressão de que a miscigenação de culturas foi muito pacífica e bela. Sabemos que não foi. O ponto forte, que continua atual, são as raízes das desigualdades e os elementos formadores do patriarcalismo brasileiro.

Valesi 14/10/2023

Difícil, denso e fundamental
Casa-Grande & Senzala é um dos livros mais importantes sobre a história brasileira, ou melhor, a história do povo brasileiro. Gilberto Freyre é minucioso no estudo do período colonial que formou a nossa nação, não se furtando a desencavar fatos vergonhosos do período. Mas é difícil de ler.
Difícil por sua densidade, pela linguagem utilizada, pela grande quantidade de termos e frases em inglês e francês, e também difícil por passagens que hoje nos soam completamente estranhas e antiquadas. Há muito sexismo, muita intolerância e extremo racismo, ainda pior por ser apresentado como racismo científico - é preciso lembrar-se constantemente de que foi escrito em outra época, onde este tipo de pensamento era considerado até mesmo avançado.
Ainda assim, mesmo com todas estas dificuldades, é uma obra fundamental que merece ser lida com atenção por qualquer um que queira pensar o povo brasileiro, pois a base descrita é a base formadora da nossa nação.

BeatrizFonseca1 12/10/2023

Embora a obra seja critica por conta da suposta ideia que o escravismo brasileiro foi brando , é um ótimo livro, sobre a questão negra no Brasil, aborda o tema de forma bem explicada, argumenta que os negros tinham suas tarefas dividas e como eles eram excluídos da sociedade, fala da questão da estrutura da senzalas e como os escravos viviam nesse ambiente e como era seu dia-a dia e tal, obra maravilhosa

Damufre 09/01/2023

Livro chato pesado e denso. Traz muita riqueza de detalhes interessantes mas alguns desconsiderados cientificamente, principalmente por defender os "benefícios" na escravidão africana. Não há nada de bom vindo da escravidão!

Danilo.Milev 25/12/2022

É um clássico das Ciências Sociais, que eu preciso reler, pois o li já faz um bom tempo, inclusive , mas é um livro que tem muitos pontos problemáticos frutos de uma época em que o racismo era mais forte do que é hoje. Necessário conhecê-lo para fazer as críticas necessárias, a começar pela ideia de 'democracia racial'

Carlos.Bonin 17/08/2022

Livro com visão única
Casa-Grande e Senzala é um livro único, extraordinário, que dá uma visão ampla e fundamentada sobre as três principais componentes do Brasil: o indígena, o português e o escravo, destacando o impacto do último na cultura brasileira

Carol 18/07/2022

Clássico da historiografia
Um dos três grandes autores da historiografia brasileira, esse livro escroto por Gilberto Freyre é indispensável para os estudantes de história. Porém é um livro que reflete a época em que foi escrito, com muito sexismo, machismo, preconceito, racismo, e a visão da casa grande sobre o Brasil.
Confesso que foi muito difícil de ler, algumas passagens provocam nojo, porém era um desafio pessoal lê-lo.

Agnes.Camargo 03/05/2022

Histórico
Não há como falar de outra maneira seja de ?Casa Grande e Senzala? como de Gilberto Freire.
O livro data de 1933 - como uma extensão de seu mestrado - por isso deve-se relevar determinados escritos que à época era o que estudavam e assim
davam como certo.

Passaram-se 90 anos de sua primeira edição, Gilberto Freire mergulhou na colonização brasileira de forma inigualável.

Há muito o que se relevar, como disse, mas há muito do que se concordar e muito ainda que se explorar cada dia mais. O apagamento dos povos originários, a escravidão como um todo, desde a captura dos povos até às mais sutis formas como foram escravizados, como foram aos poucos apagando a cultura africana, como demonizaram os povos originários.

O livro é denso, mas é muito válido. Incrível para quem quer ter os olhos atentos de 2022 para lê-lo como deve ser lido um livro de 9 décadas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5