Dois irmãos

Dois irmãos Milton Hatoum

Resenhas - Dois Irmãos

ð© ð 16/06/2024

Começou bem, mas dps ...
Eu gostei do livro, mas sendo sincera, não leria se não fosse obra obrigatória da fuvest, eu tive q lê um resumo do final pq parecia q não acabava nunca, acabou q eu me perdi e fiquei com preguiça de me encontrar KKKKKKKKKK o final não tem nd de mais a não ser descobrir finalmente quem é o pai do narrador, e olha, é bem triste saber e não precisava de tanta enrolação.

Agr algumas frases e/ou comentários do livro q eu escrevi enquanto lia:

?Meus filhos já fizeram as pazes??. Repetiu a pergunta com
a força que lhe restava, com a coragem que mãe aflita encontra na
hora da morte.
Ninguém respondeu. Então o rosto quase sem rugas de Zana
desvaneceu; ela ainda virou a cabeça para o lado, à procura da única
janelinha na parede cinzenta, onde se apagava um pedaço do céu
crepuscular.

Domingas guardara e agora lhe entregava como se
ela fosse sua mãe e não a empregada.

A minha história também depende dela, Domingas.

Do cabelo cacheado de Yaqub despontava uma
pequena mecha cinzenta, marca de nascença, mas o que realmente
os distinguia era a cicatriz pálida e em meia-lua na face esquerda de
Yaqub. Os dois irmãos se encararam

O caba cortou a cara do irmão gêmeo por causa de uma mina???? Esse casula é doidinho cara

Parece q o narrador é o irmão mais novo dos gêmeos

Deixou na
casa a lembrança forte de duas cenas ousadas: o desfile com farda de
gala e o encontro com a mulher que ele amava

Ixi gente ele comeu a mulher no mato KKKKKKKKKKKKK

Até eu tô caidinho por ele aff

Os cenários mudam, as épocas tbm, mas é tão bem escrito q com um pouco de atenção vc não se perde

?Vá embora de Manaus?,
dissera o professor de matemática. ?Se ficares aqui, serás derrotado
pela província e devorado pelo teu irmão.

Logo todos na cidade souberam: Halim se embeiçara por Zana. As
cristãs maronitas de Manaus, velhas e moças, não aceitavam a ideia
de ver Zana casar-se com um muçulmano.

Então era isso, assim: ela, Zana, mandava e desmandava na casa,
na empregada, nos filhos. Ele, paciência só, um Jó apaixonado e
ardente, aceitava, engolia cobras e lagartos, sempre fazendo as
vontades dela, e, mesmo na velhice, mimando-a, ?tocando o alaúde
só para ela?, como costumava dizer.

Q fofo cara

Affs meu casal

Cresceu cercado por um zelo excessivo, um mimo doentio da
mãe, que via na compleição frágil do filho a morte iminente.Zana não se despegava dele, e o outro ficava aos cuidados de
Domingas, a cunhantã mirrada, meio escrava, meio ama, ?louca
para ser livre?, como ela me disse certa vez, cansada, derrotada,
entregue ao feitiço da família, não muito diferente das outras
empregadas da vizinhança, alfabetizadas, educadas pelas religiosas
das missões, mas todas vivendo nos fundos da casa, muito perto da
cerca ou do muro, onde dormiam com seus sonhos de liberdade.

?Quatro, cinco meses, nem sei mais. Pensei que ela não gostava mais
de mim, pensei em levá-la a Biblos, desenterrar o Galib e dizer para
ela: Fica com os ossos do teu pai, ou então vamos levar essa ossada
para o Brasil, aí tu conversas com os restos dele até o fim da vida.?

Sempre filho q quase morreu no parto é mimado

Calou sobre o episódio da cicatriz. Calou também sobre a vida de
Domingas. No entanto, depois de insistir muito, arranquei dela
alguns minutos de confissão.

UMA DAS PARTES MAIS TRISTES E A PERSONAGEM MAIS CATIVANTE

?Louca para ser livre.? Palavras mortas. Ninguém se liberta só com
palavras. Ela ficou aqui na casa, sonhando com uma liberdade
sempre adiada. Um dia, eu lhe disse: Ao diabo com os sonhos: ou a
gente age, ou a morte de repente nos cutuca, e não há sonho na
morte. Todos os sonhos estão aqui, eu dizia, e ela me olhava, cheia
de palavras guardadas, ansiosa por falar.

Talvez por um acordo, um pacto qualquer com Zana, ou Halim, ela
estivesse obrigada a se calar sobre qual dos dois era meu pai.

?Dona Zana, a tua patroa, é muito generosa, vê se não faz
besteira, minha filha?. Zana tirou um envelope do pequeno altar e o
entregou à religiosa

"Parece que o diabo torce para que uma mãe escolha um filho...?

O outro filho vai te dar uma nora e tanto?, disse Yaqub,
secamente. ?Uma nora tão exemplar quanto ele.?
Zana preferiu não responder.

Q ódio dessa puta mn, q mulher burra esse Omar é um pela saco e ela fica ai mimando esse bosta

guiltyaspercyj 15/06/2024

O QUE FOI ISSO
Nunca vou superar isso daqui não sei como o anel não enlouqueceu tipo de verdade mesmo!!!! E a forma como a zana morreu foi intenso

skdv 12/06/2024

Tem muito potencial
Eu particularmente gostei, não aproveitei tanto a leitura porquê este bendito livro me colocou em ressaca literária, achei meio chatinho em algumas partes, mas no geral é bem legal.

É uma leitura obrigatória, mas consegui aproveitar. Os personagens são bem cativantes, cada um tem sua particularidade e te desperta sentimentos diferentes, em muitos momentos meu espectro mudou muito em relação aos personagens, ao mesmo tempo que eu os amava, já estava odiando de novo.

A escrita é bem leva e compreensível, é abordar muitas questões sociais de Manaus, uma visão que eu particularmente não esperava encontrar aqui. Uma que coisa que perturbou um pouco, foi a abordagem do incesto, porque foi mostrada de uma forma tão natural para eles, e é estranho pensar que isso era realmente a realidade deles.

Desta forma, eu indico a leitura, mas para um momento da sua vida em que você esteja bem tranquilo, tipo nas férias, porque é uma leitura de muitas camadas, diversas nuances, e dependendo de quando você for ler, como eu fiz, você não aproveite 100%, mas não deixou de ser proveitoso e muito bom de ler.
AliJu 12/06/2024minha estante
Que resenha boa, parabéns!

yokojimih 11/06/2024

Dois Irmãos- Milton Hatoum
Pensa num livro que é cativante do início ao fim e que você não consegue parar de ler?

O que mais gostei foi a localização que este se passa: no Amazonas. Acompanhar uma rotina num estado brasileiro totalmente diferente fez eu perceber o Brasil nos mínimos detalhes, mostrando em cada parágrafo e nas entrelinhas o cotidiano dos amazonenses protagonistas deste livro.

Com certeza será uma história que irei reler no futuro, mas agora penso como foco ler outras obras do autor, porque se este livro foi maravilhoso, imagina os outros?

yukari7 10/06/2024

Já faz um tempinho que li, então provavelmente esqueci dos vários pontos que eu queria pontuar sobre o livro. o que posso dizer é que gostei mtmt da escrita e do desenvolvimento, foram os pontos que mais me conquistaram. sobre a história, caótico, senti raiva, nojo, fiquei confusa, foi uma montanha russa. gostei bastante da experiência, apesar de que eu mt provavelmente não leria se não fosse pelo vestibular. p mim foi uma leitura bem proveitosa. :)

marialeitura 12/06/2024minha estante
Seu comentário foi maravilhoso!!!

marialeitura 12/06/2024minha estante
Seu comentário foi maravilhoso!!!

Bianca2672 09/06/2024

Foi choque atrás de choque
"Viu o filho levantar-se, aperreado, arriar a calça e mijar de frente para a parede do bar em plena Cinelândia. Mijou durante uns minutos, o rosto agora aliviado, indiferente às gargalhadas dos que passavam por ali. Halim ainda gritou, 'Não, tu não deves fazer isso...', mas o filho não entendeu ou fingiu não entender o pedido do pai."

Aqui percebi que esse não seria um livro muito normal...

Maia.Schiavon 09/06/2024

Uma historia muito interessante, sempre está acontecendo algo para t puxar de volta, nunca fica entediante, mesmo que (na minha edição) as letras dificultam a leitura, mas isso é mais opinião pessoal do que tudo

sweetjubsz 08/06/2024

O livro entrega o que precisava entregar, ficava horrorizada em todos os capítulos, pq sempre tinha alguma coisa muito esquisita ou polêmica... É interessante ler!

isabellebessaa 04/06/2024

Desde 2016 na lista kkkk
Ler esse livro me deu a sensação de ter quitado uma dívida comigo mesma, pois já queria lê-lo há tempos kkkk

E que livro BOM! Como o nosso Brasil é rico em literatura de primeira qualidade com universos totalmente singulares. O tanto que eu aprendi sobre Manaus e toda a imigração que aconteceu nesse estado em uma única leitura...

Sem falar que o livro traz todo um drama familiar, um deleite para os psicanalistas que gostam de literatura kkkkk eu amei demaisss e não vejo a hora de ler tudo de Milton Hatoum

ray :) 31/05/2024

Me surpreendi
História muito bem contextualizada, personagens marcantes e uma linguagem simples. leitura corre fácil!

muitas emoções ao longo da narrativa, sempre ficava curiosa pra saber o que ia acontecer

só esperava um pouco mais do final... mas é muito bom. recomendo de olhos fechados.