Mansfield Park Jane Austen

Resenhas - Mansfield Park

Leonardo Bezerra 07/09/2023

Gosto muito como Jane Austen constrói um desenvolvimento lento e considerado arrastado, mas satisfaz seus leitores com um ritmo acelerado de acontecimentos depois de algumas páginas. Acho que essa foi a minha protagonista favorita dos livros dela, o que tornou a leitura ótima.

mils03 05/09/2023

Mansfield Park ???????????
Fanny é uma personagem um pouquinho cansativa. Definitivamente não é como as outra heroínas da Jane A; mas eu por fim acabei por simpatizar com ela. O livro como eu falei é um pouquinho parado, tirando dois grandes acontecimentos que realmente fazem a leitura andar. Fui bastante enganada em relação a alguns personagens, mas acontece né ?! O final em si não me agradou 100%, mas não é um livro ruim em si, mas se você tá começando a ler J.A agora definitivamente NÃO comece por Mansfield Park. É isso, J.A diva nunca te criticarei ??
( emojis spoilers ou não ? )

Cintia295 04/09/2023

A primeira vez que li esse livro tentei 3 vezes até concluir e não gostei muito. Agora reli em uma LC e pude observar algumas coisas que não tinha pegado, Fanny é uma personagem interessante no sentido que ela não tem muito o que fazer para mudar de vida, é pobre, vive em uma casa meio que de favor pelos tios, não é bem tratada por ninguém, somente Edmund vê ela e mesmo assim não é lá essas coisas maravilhosas, sim meu maior ranço desse livro é ele. Mas Fanny é muito observadora, ela vê tudo tem sua opinião sobre tudo mas pelo seu lugar ela fica mais na dela.
Os outros personagens também não me cativou.
O final desse livro é péssimo que ódio do Edmund, não você não me convenceu. Kkkkkkkkk

Gabrielle450 19/08/2023

Mansfield Park - Jane Austen
Eu sou suspeita para falar das obras de Jane Austen, pois ela escrevia romances como ninguém mais escreve hoje. Mansfield Park não é um romance arrebatador como Orgulho e Preconceito, é um romance leve e neste livro Jane Austen fala de maneira muito clara sobre a fé dos personagens, sobre seus princípios, valores, morais. Neste livro vão aparecer personagens de coração manso, mas também personagens de caráter duvidosos; pessoas interesseiras e outras bondosas.
É um livro incrível!

Gabriella440 15/08/2023

Enfim, completei a leitura de toda obra de Jane Austin.
Mansfield Park é mais contido que os outros livros da autora e a heroína é tímida e frágil.
Essa fragilidade de Fanny Price, que é enviada ainda criança pela sua numerosa família empobrecida, para viver entre os tios ricos em Mansfield Park, nos é apresentada juntamente com uma grande força de caráter e um ótimo julgamento das situações em sua volta. Fanny é toda bom senso.
A narrativa nos leva a uma reviravolta das considerações dos outros personagens em relação a Fanny. Ela sempre havia tido todas as suas qualidades, mas os acontecimentos na família Bertrand, mostra a todos o quanto Fanny era subestimada e negligenciada pelas pessoas a sua volta.

Bruna3285 05/08/2023

Mansfield Park
O livro começa bem arrastado, não vou mentir, mas a partir da metade dele começa uma reviravolta e aí a história começa a ficar mais legal de acompanhar. Eu gostei da história, e depois da metade dele achei a leitura bem mais fluida. Passei raiva em vários momentos, por achar inacreditável o preconceito entre classes, e mais raiva por saber que isso era realmente algo real naquela época. Fiquei chateada que, ao contrário do início arrastado, o final foi super corrido, e queria mais detalhes sobre o final de cada personagem, além de que surgiu a dúvida sobre o narrador do livro. No geral, gostei e recomendo!

Ludmila.Mattos 30/07/2023

DLL23
Tema: escrito por uma autora europeia
"Mansfield Park" é considerado um dos romances mais complexos e densos de Austen, e embora seja menos popular do que obras como "Orgulho e Preconceito" ou "Razão e Sensibilidade", ainda é amplamente apreciado por sua análise cuidadosa dos personagens e da sociedade em que vivem.
Escrito pela aclamada autora britânica Jane Austen, foi publicado pela primeira vez em 1814. O livro narra a história da jovem Fanny Price, uma menina pobre que é enviada para viver com seus ricos tios na propriedade de Mansfield Park.
Fanny é acolhida na mansão de seus tios, Sir Thomas Bertram e Lady Bertram, e seus primos, os filhos do casal. A vida de Fanny em Mansfield Park é caracterizada por contrastes sociais e pela sua posição de inferioridade em relação aos primos, que muitas vezes a tratam com desdém devido à sua origem humilde.
A trama se desenvolve em torno dos relacionamentos dos personagens, das dinâmicas familiares e dos dramas pessoais que permeiam a alta sociedade inglesa do século XIX. Fanny desenvolve uma forte ligação com o primo Edmund Bertram, o único membro da família que a trata com gentileza e respeito. À medida que crescem, a amizade entre Fanny e Edmund evolui, mas ela não é correspondida romanticamente por ele, já que Edmund tem seus olhos voltados para outra mulher.
O livro aborda temas como a moralidade, as convenções sociais, a educação e a hierarquia de classes, questões muito presentes nas obras de Jane Austen. A autora apresenta uma visão crítica da sociedade da época, expondo as hipocrisias e os preconceitos que permeavam as relações entre as pessoas. É uma leitura cativante para os amantes da literatura clássica, especialmente para aqueles que apreciam o estilo perspicaz e satírico de Jane Austen ao retratar a sociedade de sua época. Mas como todo livro antigo sua leitura não é fluida e precisei de persistência para concluir a leitura.

Pâm 29/07/2023

Mansfield Park
A leitura do texto é muito prazerosa, condizendo com a maturidade da escrita de Jane Austen. No entanto, alguns aspectos distantes da nossa atual conjuntura podem dimensionar o livro para uma imagem cansativa e monótona. Assim, sugiro a leitura desse livro sem as impressões atuais, para viver a história e entender as críticas veladas que a autora quis realizar.

Tamires.Kellermann 25/07/2023

Começo de leitura, arrastada...lenta. Do meio pro final senti uma reviravolta de sentimentos; raiva, felicidade e fui tapeada pela autora... Mas, acho q é isso q faz ser um livro tão incrível; a admirável capacidade da autora exprimir vc a sentimentos.

Letizinha 24/07/2023

De aquecer o coração!!!
A trama em si é voltada para a vida da personagem Fanny Price, que, por ser de uma família grande e pobre e em busca de uma melhora no seu meio social, muda-se para a residência de seu tio, Sir Thomas Bertram, patriarca da família nobre Bertram e detentor de grandes patrimônios líquidos.

Fanny possui muitos desafios para enfrentar, principalmente ao ser vista por terceiros como um indivíduo inferior e desinteressante, mas acredite, esta personagem mostra força e verdadeira convicção ao seguir seus próprios princípios, mesmo que isso ponha todos contra ela.

Na minha opinião, J.A escreveu uma obra prima elegante e muito fofa. É um livro que trabalha com a criação de cenas rurais, de majestosos bailes, vestidos, pessoas. Sem dúvida, um quadro escrito. Fantástico!!!

Desejo a todos vocês uma boa leitura ? ???? ??

Beca 22/07/2023

Lindo
Eu amo como a jane austen sempre entrega protagonistas tão diferentes entre si, porém tão únicas também. fanny price é uma das heroína com quem eu mais me identifiquei. ela, considerada talvez frágil por aqueles que a cercam, carrega dentro dos seus momentos de silêncio, uma convicção tão forte de opiniões que fica perceptível em apenas algumas páginas lidas. não é bem o que ela pensa sobre si, que muitas vezes é uma percepção inferior e modesta, mas o que fanny enxerga no caráter daqueles com quem convive. mais uma vez, me apaixonei pela narrativa inteligente e assertiva da jane ?

Nah S 21/07/2023

Mansfield Park - Jane Austen
Fazer resenha dos livros de Jane Austen é sempre um prazer, assim como ler seus livros.

Nessa história conhecemos Fanny Price, uma garota tímida, introvertida, q não gosta de falar, se sente deslocada no meio de muitas pessoas e até mesmo aquelas de seu convívio familiar. Um perfil de protagonista bastante diferente comparado a determinada e destemida Elizabeth Bennet de Orgulho e Preconceito, o que me fez amar cada vez mais essa autora, pela diversidade dos perfis das personagens criadas.

Em resumo, Fanny, nascida em uma família grande, sem muitos recursos, é "adotada" por caridade pela tia rica Lady Bertrand e seu marido, Thomas Bertrand, passando a residir, aos dez anos de idade, na mansão de Mansfield Park. Ali ela cresce ao lado de seus primos, Maria, Júlia, Tom e Edmund.

Humilhada pela tia Norris, q faz de tudo para fazê-la se sentir inferior, e mesmo que de forma mais velada, também pelos demais parentes da casa, Fanny encontrará o único consolo de amizade em seu primo Edmundo, por quem desenvolverá um sentimento bem maior que amizade ou amor fraternal.

As coisas que mais me encantaram na história foi a autora fazer também a valorizacao do perfil introspectivo, através das descrições da delicadeza de Fanny, de seus olhar observador, de sua discrição, de sua alma inclinada a observar tudo dentro de si, seu apreço pela natureza, e respeito pelos demais.

Apesar de essa personagem ser bastante criticada por seu ar bastante passivo e amedrontado em muitas situações as quais reconheço, como leitora, gostaría q tivesse outras atitudes, acredito que Jane Austen desejava não satirizar esse perfil de pessoa, mas demonstrar e estimar apreço e admiração por essas características.
Uma frase de Edmund, que descreve bem a personalidade de Fanny, é: "Você parece quase tão temerosa de ser notada e elogiada quanto outras mulheres de serem negligenciadas" rs o que é a mais pura verdade.

A única coisa que me fez sentir uma pontada de descontentamento foi que gostaria de ter visto mais de Fanny e Edmund juntos; gostaria q eles tivessem mais espaço no final da história.

Esse livro deixou uma sensação gostosa no peito, daqueles quando você ama a lembrança daquele universo.

Leia!

*****Minha citação favorita:

"Que ninguém presuma conseguir descrever os sentimentos de uma jovem ao receber a certeza daquele afeto do qual ela mal se permitiu alimentar uma esperança."