Leitura Sem Palavras

Leitura Sem Palavras Lucrécia D'Aléssio Ferrara

Resenhas - Leitura Sem Palavras

Ricardo.Borges 14/05/2022

Para estudantes de arquitetura
Eu já havia lido outro livro desta autora em minha pós graduação e, embora seja uma leitura curta e, de certa forma, básica, não é uma leitura fácil, pois utiliza uma linguagem complexa que requer aprofundamento ou algum conhecimento prévio de semiótica (CS Pierce, por exemplo: ?Uma palavra possui um significado para nós, na medida em que somos capazes de utilizá-la para comunicar nosso conhecimento a outros e na medida em que somos capazes de apreender o conhecimento que os outros procuram comunicar-nos.?).
Ao longo do livro, a autora retrata por meio de exemplos urbanos tipicamente paulistanos e os associa a linguagem de elementos arquitetônicos da cidade como um espaço privilegiado do não-verbal. Na prática, não se ensina como ler o não-verbal, aliás, nem se pode, pois é mais um desempenho do que uma competência afinal, sendo dinâmico, exige uma leitura - se não desorganizada, pelo menos - sem ordem preestabelecida, convencional ou sistematizada. Assim, dominada pelo movimento, ?a leitura não verbal aciona a descontinuidade sígnica presente no espaço ambiental, a fim de concentrar os signos-índices-traços de significação.?.

Isa Laviola 09/05/2021

Sim, isso existe
Apesar do título do livro, levei ao menos dois capítulos para aceitar a existência da leitura sem palavras.
Ela realmente existe e, como é explicado, é basicamente toda a decodificação do mundo à nossa volta, das diferentes formas de linguagem não verbal. Só fui entender isso completamente lá pelos últimos capítulos, quando a autora apresenta exemplos reconhecíveis no nosso cotidiano.
Não sei se o problema fui eu que estava muito apegada às palavras (sou fiel aos meus amados livros), ou se foi a autora que não conseguiu introduzir o tema direito. Mas ao final do livro consegui compreender todos os conceitos, e agora criei uma mania de ficar procurando coisas à minha volta (que não envolvem palavras) para ?ler?.