Cabeça de Porco

Cabeça de Porco Luiz Eduardo Soares

Resenhas - Cabeça de Porco

Alice 29/01/2018

Esse livro é imprescindível para uma análise sociológica completa e realista sobre a violência nas periferias e como isso reflete em todas as camadas da sociedade, eu recomendo ler após ter lido Falcão Meninos do Tráfico, pois em um a realidade é exposta de maneira crua, impactante e cruel, como ela é, e este livro completa a experiência, nos fazendo refletir sobre as causas desta realidade, e como nós lidamos com ela.
Este livro me fez repensar muitas situações do cotidiano que são muito mais profundas do que aparentam, e é MUITO importante fazer esse exercício de reflexão sobre a sociedade e consequentemente sobre a nossa postura frente a essas situações. Falcão é importante, porém se você quer entender as razões, o cerne da questão, este é o livro a ser lido após

Antonio Maluco 02/09/2017

Conhecimento
foi interessante em saber histórias das favelas brasileiras e seus moradores(as)

Thaís Furlan 26/10/2016

Fraco
Esperava muito mais do livro. MV Bill e Celso apenas relatam os bastidores do documentário e as vezes em que sofreram represálias, fugas e sustos nas comunidades/ favelas em que estiveram. Existem relatos trágicos e emocionantes, mas há um excesso da filosofia sociológica para explicar as raízes da violência e do tráfico, o que deixa o texto bastante cansativo, repetitivo e, em alguns momentos, tive a impressão de que essa análise sociológica tenta justificar o crime como culpa do sistema, contudo retirando excessivamente responsabilidade do traficante/criminoso como parte integrante deste sistema, colocando-o exclusivamente como vítima.

Aldimir.Santos 15/03/2014

Literatura marginal
Resultado da pesquisa realizada com Mv Bill e Celso Athayde e combinado com a pesquisa do grande Luiz Eduardo essa obra literária nos faz refletir sobre os jovens negros que vivem na vida do crime no Brasil. Este livro é um grande representante da tão chamada literatura marginal assim como "falcão - meninos do trafico" e "falcão meninas do trafico".
Mv Bill e Celso Athayde trás grandes relatos contado por jovens que vivem na vida do crime que faz surgir em nós enormes reflexões sobre esse assunto, mais nos últimos capítulos Luiz Eduardo nos contempla com sua visão critica e socióloga, e com sua tese de que a invisibilidade, o deficit de afeto, a baixo-estima e a participação em um grupo faz com que o Crime sugue a alma dos jovens.

Bit 28/02/2011

registros
'Cabeça de porco' é o resultado de um trabalho em duas fontes - entrevistas e filmagens feitas por MV Bill e seu empresário Celso Athayde nos últimos 15 anos em favelas de nove estados brasileiros sobre crianças e jovens que vivem no mundo do crime, suas razões e a dimensão humana de suas vidas. A esta pesquisa original, relatada com a emoção de quem assistiu de perto à situações perigosas, se associam os textos do antropólogo Luiz Eduardo Soares - um conjunto de registros etnográficos apurados ao longo dos últimos sete anos, sobre juventude, violência e polícia. O propósito do livro é traçar um painel realista sobre a violência instalada no Brasil. A intenção não é denunciar. É compartilhar com os leitores preocupações e reflexões, na perspectiva de manter viva a esperança.

BelaBelli 11/04/2010

Achei interessante o livro, principalmente a forma que ele foi escrito, faz com que consigamos "vivenciar" os momentos.
A hora que o Celso relata a história do MV Bill cheguei a me emocionar, pois acompanho e tenho uma grande admiração pelo trabalho dele.

Erika 19/03/2010

Sinceramente, o livro me decepcionou bastante. Esperava o mesmo impacto de "Falcão - Meninos do Tráfico" e "Falcão - Mulheres do Tráfico", mas não foi o que aconteceu. MV Bill e Celso apenas relatam os bastidores do documentário, ou seja, as vezes em que sofreram represálias, fugas e sustos nas comunidades onde foram. O outro autor abusa da filosofia sociológica, e o texto acaba ficando arrastado. Particularmente, não gostei.
kmilabk 05/04/2016minha estante
Verdade, eu também esperava o impacto dos livros Falcão e me decepcionei.
A leitura ficou cansativa em muitas partes, uma pena.

Thaís Furlan 26/10/2016minha estante
Estou lendo e também achando bastante cansativo pelos mesmos motivos.
As narrativas são fortes, mas ao mesmo tempo tenho uma sensação de que com essas narrativas filosóficas e sociológicas eles tentam amenizar a ação criminosa dos bandidos, culpabilizando apenas o sistema pelo crime.

Murilo 06/02/2021minha estante
Eu li primeiro o Cabeça de Porco e depois o Falcão - Meninos do Tráfico. Achei excelente os dois, principalmente por unir a vivência prática do Bill e do Celso com a parte teórico-acadêmica do L. E. Soares.

Douglas 06/01/2010

Livro bem elaborado, partes bem tensas e cheias de emoção. Porém quando os autores tentam explicar como melhorar a sociedade e onde estão os problemas matou o livro.

Rosângela Luz 28/12/2009

Impressionante
O livro retrata a trajetória da violência mostrando que marginais e vítimas são, igualmente vítimas de um sistema que não pretende enxergá-los e onde vivem e o que fazem e se alimentam disso mantendo a invisibilidade dos pobres, negros e tudo que gira ao redor deles. Foi um livro que me faz pensar e me conscientizar de que também faço parte daqueles que preferem "fazer de conta" que não os enxergam, até que eu me torne vítima também e acuse a sociedade por fazer deles o que eles são. Parabéns aos autores por conseguirem narrar estes fatos usando de muita coragem, sabendo ser claro, coerente , apenas relatando o que veem e fazendo com que, enfim, nós nos deparamos com aquilo que tentamos negar.

Eliezer 08/12/2009

Novos caminhos de discussão para a violência no Brasil
O livro Cabeça de Porco é a representação literária do surgimento de novas perspectivas discursivas sobre a relação, quase sempre conflituosa, entre jovens, tráfico de drogas, comunidade e polícia nas favelas do Brasil.

Cabeça de Porco é uma das formas de repensar valores e posições sociais firmados injustamente com o passar dos anos, a fim de combater de maneira mais contundente as possibilidades de preconceito, desprezo, desdém, ou mesmo indiferença às vidas que povoam as favelas e periferias do Brasil. À medida inviabilizamos os meios de gerar visibilidade, ou pelo menos, igualdade de oportunidades para essas pessoas, retardamos mais ainda as transformações que tanto ansiamos ver, mesmo que elas ocorram numa velocidade cadenciada, quase imperceptível.

Marcio Monteiro 26/02/2009

Forte e muito real. Excelente trabalho de pesquisa e investigação.

Cão 12/01/2009

Sinistro
Esse realmente me fez ficar emocionado, algumas vezes ví lágrimas encherem meus olhos, especialmente nos depoimentos dos menores, um dos que mais me marcou foi "Não fima eu chorando não".
Como eu disse Sinistro, muito bom, parabêns pelo trabalho de pesquisa dos três!