Cabeça de Porco

Cabeça de Porco Luiz Eduardo Soares

Resenhas - Cabeça de Porco

Maria.Batagin 06/05/2024

Fato
O que dizer desse livro ?
Simples, nada mais é um livro onde ele abre sua cabeça para grandes discussões sobre a desigualdade, o preconceito , a pobreza enfim várias vertentes das comunidades do nosso Brasil.
Assuntos abordados de uma forma de rodeios, nua e crua, porém, não existe vitimismo nesse livro afinal somos donos de nossas ações e acima de tudo somos SERES HUMANOS indiferente de raça, cor ou local de nascimento.

luaa 20/10/2023

é um livro que traz um pouco da perspectivas do MV Bill, Celso Athayde e Luiz Eduardo Soares, por meio de entrevistas que realizaram com crianças e adolescentes que vivem em um cenário atravessado pela violência, tráfico, polícia... é uma análise bem instigante, pois retrata de modo diferente o que se vê nas mídias.
o livro por inteiro pega bastante, mas tem um capítulo que me deixou impactada, que foi "a esperança como dever", pois tratamos essas pessoas como predestinados para essa vida, como se outra possibilidade não pudesse ser pensada. então, todo cuidado e humanização, é importante para ver os sujeitos por completo e ter a esperança como ética.

Krebo 02/09/2023

Empolgante
Daqueles livros que vc começa a ler e não quer mais parar pra nada. Realidade nua e crua e narrada por quem vive a quebrada de verdade!

jtreze 02/07/2023

?Cabeça de porco? buscar se distanciar de produções literárias sobre violência escritas por um intelectual que faz apontamentos sobre uma realidade distante da sua. A partir dessa premissa, o antropólogo Luiz Eduardo Soares se une a Mv Bill e Celso Athayde para, juntos, apresentarem suas impressões sobre o tema; o resultado dessa parceria é uma obra coesa e sensível.

Bill e Celso narram suas experiências pessoais e o árduo trabalho de campo que fizeram em parceria; Luiz Eduardo amarra a narrativa e a complementa, enquanto antropólogo. É assim que o livro, para além de se restringir a relatar graves problemas sociais, traz propostas concretas para superá-los.

Erick.Sales 29/12/2022

Prende e perturba
Esse livro é o resultado do que só se alcança juntando experiências e pontos de vista tão diferentes quanto são os dos autores envolvidos. Nesse livro, os autores se colocam em situações de risco numa pesquisa puramente empírica, descobrem mais a fundo um submundo perturbador da realidade brasileira ao qual todos nós viramos a cara e fingimos não ver. Cada página é uma sequência de tapas na cara e socos na barriga, cada favela visitada um microcosmo e cada pessoa entrevistada uma história triste e macabra, acompanhada de um perturbador conformismo.

Quando terminei de ler, passei um tempo reflexivo, não é o tipo de livro que você digere e passa para o próximo da estante, aqui você não tem escolha a não ser parar, pensar e mudar suas percepções sobre crime, justiça, desigualdade social e tantos outros temas tratados nessa obra.

Robs 30/01/2022

Livro interessante pra ver o mundo fora da nossa bolha, ver uma realidade vista da outra parte da história

Ãnimo Total 24/05/2021

Mostra tua cara.
Um livro que mostra a realidade da violência em diversas regiões do Brasil .
Relatos e filmagens em favelas...depoimentos fortes.
Um livro reflexivo.

Alicia147 04/03/2021

Leitura fundamental
Leitura realizada em 2018.
Acho que foi um dos melhores que já li na vida. Acho inclusive que todas as pessoas deveriam ler, porque ele retrata uma realidade que a gente só ouve falar e que normalmente, devido a inúmeros juízos de valore, acaba julgando por julgar, sem ter embasamento em nada, ou ainda, se embasando em preconceitos, ignorância e senso comum..
O livro trás uma pesquisa realizada pelos três autores sobre as favelas brasileiras. Por incrível que pareça, favela não existe só no Rio de Janeiro, como muitas pessoas de modo equivocado pode vir a pensar. Retrata a realidade do Rio, Curitiba, Joinville, e outras da região mais ao norte do Brasil que não me recordo agora.
Fala sobre a juventude, a violência, a polícia, as milícias e como essa realidade na favela se desenvolve de um modo tão particular que quem julga aquela realidade simplesmente não tem ideia do que está falando.
O livro mostra que a realidade que se vive nas favelas vai muito além do tráfico, da grana que rola e da polícia corrupta. É uma realidade tão peculiar que parece se tratar de outro país. O jogo de interesse e a surpreendente corrupção da polícia, presente em todos os locais é assustadora.
O livro foi escrito em 2005 e já sinalizava elementos que hoje se expressam pela realidade vivida do Rio de Janeiro. Os autores passam por situação diversas, arriscadas e por vezes perigosas e trazem isso com uma riqueza de detalhes que te faz sentir a angustia e o que medo que eles estavam passando.
O mais chocante de tudo é você perceber que a situação posta nas favelas não é um elemento isolado do resto do Brasil, muito pelo contrário, o que se identifica lá é uma consequência de uma sociedade que grita por mudanças, que grita desesperadamente por algo que precisa ser feito. Não quero dizer, de modo algum, que as pessoas são vítimas, mas em certa medida a partir do momento que você começa a ver a realidade da perspectiva daquelas pessoas, talvez você possa começar a entender os motivos que levaram a pessoa aquelas situações. Ninguém deve ser isento das responsabilidades de suas ações, mas você perceber o viés enigmático que perpassa esse universo que por vezes é tão velado e distante da nossa realidade. Isso tudo te leva a pensar e refletir um pouco mais além de seus juízos de valores, conceitos morais e etc. Depois de terminar a leitura tive a sensação que vivo numa bolha, no sentido de que aqui na minha bolha as regras funcionam, as leis são respeitadas e cumpridas, enquanto na realidade da favela tudo isso fica alheio porque lá existem leis próprias, como se fosse um universo paralelo regido por leis e regras completamente distorcidas.

Enfim, só posso recomendar fortemente essa leitura e que com isso as pessoas comecem a ser mais humanas, porque o que o mundo precisa é de mais amor, respeito, reciprocidade e não mais armas, mais violência, mais julgamento e punições.

Monalisa.Costa 22/02/2021

Que mulher foda!!!!
Um misto de relatos e textos filosófico-argumentativos, esta obra se mostra bem interessante.

Parte do livro apresenta os relatos produzidos por MV Bill e Celso Athayde acerca dos bastidores da pesquisa sobre os meninos do tráfico. Esta parte é bem fluida e bem gostosa de ler. É rápida!

Outra parte é composta por textos de Luiz Eduardo Soares, expondo concepções filosóficas bem relevantes quando atreladas à realidade. Fala-se de violência, de corrupção, de falência institucional, mas, principalmente de Invisibilidade das crianças e adolescentes marginalizados socialmente. Essa leitura é mais densa e mais demorada.

É um livro que suscita reflexões múltiplas. Em muitos momentos fiquei descrente, em outros esperançosa. Fiquei triste e chocada com a corrupção policial, mas entendi que em muitos casos ou é isso ou é a morte do profissional de segurança.

Destaco, contudo, nessa gama de sentimentos, a minha profunda admiração pela mãe do Celso Athayde. Daí o título: QUE MULHER FODA! Admirável. Não se subjulgou a um relacionamento abusivo, colocou os filhos debaixo dos braços e partiu pra luta... chegou a morar na rua, mas sempre, segundo o relato, com bom humor e honestidade, sem abandonar a cria! PQP! Ganhou o meu respeito! Me fez pensar mt nela!

Recomendo a leitura, mas se vc não se adequar à linguagem mais pesada filosoficamente, leia pelo menos o capítulo "O choro do mensageiro" pra conhecer essa mulher que eu já considero um modelo!

Marja 17/02/2021

Bom, porém arrastado.
Talvez por já ter lido anteriormente "Falcão- Mulheres e o Tráfico", fiquei esperando o mesmo impacto. O livro tem trechos muito bons, que sem dúvida fazem-nos refletir sobre as soluções para a violência no país, mas nós trechos de Bill e Celso se resumem a histórias de bastidores. Nos trechos de Luiz Eduardo, temos análises filosóficas, psicológicas e sociológicas de diversas situações, no entanto muitas vezes o texto é arrastado e repetitivo. No entanto, ainda assim é um bom livro.

Thayná 03/07/2020

O Brasil como ele é
Apesar de ter sido escrito em 2005 é um livro que retrata bastante o nosso contexto atual. Os autores fazem um excelente trabalho ao retraraem e denunciarem o racismo, vulnerabilidade social, falta de segurança, oportunidades e outras mazelas enfrentadas por milhares de jovens brasileiros que estão a mercê de uma sociedade marginalizada e excludente.

CassiaLessa 30/06/2020

Estudo e realidade
Cabeça de Porco é resultado de parte de uma pesquisa realizada pelo rapper MV Bill, o empresário Celso Athayde e o antropólogo Luiz Fernando Soares. A narrativa traz depoimentos de adolescentes que caíram no mundo do tráfico de drogas nas favelas de todo o Brasil. Além dos adolescentes, mães e pais também ganham espaço com seus depoimentos.

O livro é dividido entre esses depoimentos, que são resultado de entrevistas feitas por Bill e Celso, e os capítulos escritos pela antropólogo Luiz. Dessa forma, logicamente os capítulos que apresentam a fala dos jovens logicamente são de leitura mais fácil, principalmente pela linguagem mais acessível que é utilizada. Os capítulos de análise de fato são mais pesados para leitura, porém igualmente necessários.

Cabeça de Porco apresenta uma realidade pouco conhecida, que vai muito além do que é mostrado na imprensa. É feito um trabalho de humanização dos adolescentes. Bill e Celso buscam entender o que levou ele àquela vida, e descobrimos o desejo da maioria de sair daquele triste cenário. Mais inimaginável ainda é o relato das mães e pais, que trazem o sofrimento e o sentimento de incapacidade, aliás, sentimento esse que também é sentido pelos pesquisadores e pelo leitor.

O bônus desse livro são os capítulos intercalados que também trazem um pouco da vida pessoal de cada um. Luiz Eduardo Soares participou da gestão de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, então conhecemos um pouco do outro lado. Nesse lado, do Estado, encontramos uma polícia corrupta, que não se preocupa em resolver a situação. Cabeça de Porco confirma o que todos imaginam, a polícia (não somente a carioca) também quer a sua parcela de lucro com o tráfico de drogas (+)

Resenha completa https://www.instagram.com/p/CCEULVYBKrv/?igshid=12w8l9rej6ppj

Daniel.Cardiano 12/06/2020

Sobre o livro
Relato impactante da realidade nas favelas, através de entrevistas e com a opinião dos autores numa opinião realista e bem explicada.

Thaís 13/02/2020

Para sacudir as suas certezas
De realidade à Antropologia, a violência se mostra em suas diferentes faces. E o que fazer para reverter um quadro tão desesperador, como o que se apresenta nosso país, cenário semelhante ao de guerra? Cabe apenas ao Estado a missão? Somos também responsáveis? Nossas atitudes melhoram ou pioram o que já é catastrófico? Seja aos olhos de quem presenciou a criminalidade em diversos pontos do país, ou do especialista, a gravidade não se desfaz, muito menos a dificuldade. Mas sobra boa vontade em agir e se deixar guiar por quem tem algo a colaborar. Um livro difícil, indigesto e ao mesmo tempo fascinante.

Alice 29/01/2018

Esse livro é imprescindível para uma análise sociológica completa e realista sobre a violência nas periferias e como isso reflete em todas as camadas da sociedade, eu recomendo ler após ter lido Falcão Meninos do Tráfico, pois em um a realidade é exposta de maneira crua, impactante e cruel, como ela é, e este livro completa a experiência, nos fazendo refletir sobre as causas desta realidade, e como nós lidamos com ela.
Este livro me fez repensar muitas situações do cotidiano que são muito mais profundas do que aparentam, e é MUITO importante fazer esse exercício de reflexão sobre a sociedade e consequentemente sobre a nossa postura frente a essas situações. Falcão é importante, porém se você quer entender as razões, o cerne da questão, este é o livro a ser lido após