A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Guilhermo del Toró 30/06/2022

Um livro interessante, mas não envelheceu bem, tendo defeitos que vieram da época que foi escrito, como a falta de certas discussões importantes e o comportamento de certos personagens, a própria Isaura é uma personagem muito rasa, mesmo assim o livro é fácil de ler e é importante.

Nena 2001 09/07/2022

A Escrava Isaura /RESENHA
Avaliação : 5 estrelas
Autor :Bernardo Guimarães

Sobre o Livro

O livro vai se ambientar no séc 18, vamos conhecer a história de isaura, uma escrava, cuja mãe era negra e escrava e o pai era português, devido aos mãos tratos, castigos rígidos dados a mando do Senhor da casa que a odiava particularmente, ela acabou morrendo, não podendo ficar aos cuidados do pai que era muito pobre, a Senhora da casa resolveu " adotá-la" como filha que sempre quis ter e nunca teve, tinha apenas um filho, chamado leoncio ( esse vai dar trabalhos mais tarde) isaura foi criada como uma dama e ensinada a se portar como tal, tinha inúmeras qualidades e era extremamente linda, delicada, quem a visse jamais diria que era na verdade uma escrava, sua senhora a amava e antes de morrer pretendia deixar algo a ela, que ela fosse livre, mais isso foi impedido por seu marido, que após a morte dela,, estipulou uma quantia para que isaura pudesse ter sua liberdade, com tudo isso, seu pai resolve trabalhar para juntar esse dinheiro para poder comprar sua liberdade, mais isaura passa a ser pupila da esposa de leoncio, que tinha um desejo doentio por ela e a queria a todo custo, ele não abriria mão dela nem que para isso ele tivesse que matá-la.

A história vai partir desta premissa.

Minha Opinião

Bom.... Confessou que este livro me surpreendeu, tanto que não tive como não dar 5 estrelas e não favorita-lo.

Para mim a forma como o autor narra e descreve tanto a ambientação ( e aqui nos podemos ver como realmente as coisas eram naquela época, aos olhos de uma pessoa que viveu nela) quanto a trama, os personagens e a personalidade de cada um ( encontrei muitas pessoas criticando a forma como ele colocou a isaura, branca, e as pessoas caindo de amores por ela so por sua aparência) mas gente..... Isso não ia funcionar se não fosse de outra forma, pra mim o autor seria hipócrita se a colocasse negra, ali dentro, pra mim seria quase como um deboche, por que sabemos que aquela sociedade era extremamente racista, os negros não tinham espectativas, ele não eram vistos como pessoas, e infelizmente essa foi a realidade do nosso país no passado ( e até hoje, sabemos que há um racismo velado por aí)

A escrita é muito fluida para um livro de época, fácil de você pegar e compreender e isso pra mim em uma história conta muito, até mais que a própria trama.

A trama que vai girar em torno de isaura, leoncio, Álvaro ( o amor de isaura) e o pai dela foi construída de uma forma muito lienar, você consegue saber aonde o autor quer te levar, gostei bastante de como foi colocado Álvaro, por ser um homem branco daquela época e rico, com fortes inclinações republicanas e abolicionistas que era uma coisa quase inexistente por parte dessa nata, com isso podemos ver que Bernardo Guimarães era um homem a frente com este pensamento.

O desfecho pra mim foi satisfatório, não pela tragédia ( que não posso falar, mesmo que seja um livro que tenha se adaptado e muitas pessoas o assistiram, seria um spoiler) mas foi por isaura, por seu pai e seu amor.

Um amor que voce pode achar que não foi bem colocado, por ter sido um pouco rápido, mas no meio de tanto romance tóxico hoje em dia, em que os mocinhos tratam as meninas como lixo e no final jogam sobre elas uma justificativa de lixo e seguem em frente como se nada do que eles tivessem feito com elas as tivessem machucado, no meio disso tudo, para mim ver um homem fazendo o mínimo que tem que fazer que é amar e proteger sua mulher foi lindo e me apeguei demais a eles, apesar de o livro ser bem curto.

Enfim, indico, vocês não vão se arrepender ?

Vai aqui um dos meus trechos favoritos do livro :

"
- Levanta-te, mulher generosa e sublime! - disse Álvaro estendo-lhe as mãos para levantar-se. - Levanta-te, Isaura; não é a meus pés, mas sim em meus braços, aqui bem perto do meu coração, que te deves lançar, pois a despeito de todos os preconceitos do mundo, eu me julgo o mais feliz dos mortais em poder oferecer-te a mão de esposo!?

mary_pt 11/07/2022

informativo ??
Bom, de certa maneira. Achei o livro ótimo, é um clássico e bom para iniciantes, a leitura não é chata, cada vez mais você quer terminar tudo de uma vez...
Embora, não goste de temas que abordem a época da escravidão, foi bom ter outra perspectiva.

Estefania 22/07/2022

Livro gostoso de ler. História envolvente e singela, que nos mostra claramente as infâmias da Escravidão no Brasil.

Paulinha 26/07/2022

Gostei bastante do livro achei que seria uma leitura difícil, por ser um clássico, mas me surpreendi por ser um livro bem simples, e de fácil compreensão.
Além disso gostei muito da reviravolta final?
Cada dia mais perdendo o medo de leitura de clássicos.

uepa 30/07/2022

A sua novelinha das 19h
A escrava Isaura é uma obra de Bernardo Guimarães característica da segunda geração do romantismo na literatura brasileira. A narrativa segue pelas (des)aventuras de Isaura, uma escrava branca, que só deseja a paz. Por ser portadora de uma egrégia beleza e ter sido criada com nobre educação, a moça é alvo de diversos tipos de abordagens ( que beiram o assédio em alguns casos ).

Novelinha? Novelinha
Do movimento literário em que a obra provem, é comum notarmos a presença de personagens herói, heroína e vilão. Dada a falta de profundidade em que são tratadas, permanecem estáticas em seu caráter; mantêm defeitos e virtudes, independente das ações exteriores: " sempre iguais a si próprias e jamais reservando surpresas ao leitor por suas características específicas, mas tão-somente por sua ação."
O que me surpreendeu foi a movimentação de cenários. Acostumados à cenas que discorrem em poucos ambientes, preparem-se; Bernardo anda até de canoa.

Loo 31/07/2022

A escrava Isaura
Comecei o livro jurando que eu ia odiar, e bem, eu odiei o 1° capítulo, lá pro 3° capítulo eu já tava gostando um pouco mais da trama. Por ser um leitura para a escola, eu pensei que era só mais um livro chato que eu nunca mais iria querer tocar na vida, mas não, eu achei um livro ótimo.
Eu gostei muito da escrita do autor, por ser uma escrita de época eu achei um pouco difícil em certos momentos, mas nada muito difícil, dava pra levar de boas, mas o que eu mais gostei na escrita do autor foi o jeito que ele prende o leitor na história, o jeito que ele conta tudo, sem deixar faltar um pedacinho, mesmo que ele tenha que voltar a história (coisa que ele fez muito) ele não deixa nada de fora da trama.
Acho que em algum momento da vida, todo mundo deveria ler esse livro, não tem uma linguagem complicada e é bem curtinho, eu gostei bastante e recomendo.

Geiciane.Carvalho 01/08/2022

Um clássico!
Gostei da escrita do autor, é uma historia complexa e transmite bem o contexto histórico da época, traz uma reflexão interessante a respeito da escravidão e da vaidade das pessoas e fica a minha pergunta, Isaura causaria toda essa comoção e o plot do livro funcionaria se a mesma fosse uma escrava negra?

emillyyy 04/08/2022

Uma novela mexicana, porém brasileiraKKK
Obra: A Escrava Isaura (versão adaptada)
Autor: Bernardo Guimarães
Avaliação: 3,5/ 5
A Escrava Isaura é um romance brasileiro que conta a história de Isaura, uma escrava, como diz o título, porém, que leva uma vida consideravelmente melhor do que a dos outros escravos, pelo fato dela ter sido criada pelos senhores da casa.
Isaura é uma moça linda, tem a pele quase branca e é desejada por todos. (basicamente a coitada é assediada a obra inteira, principalmente pelo fazendeiro autoritário, que insiste por tudo em conquistar o amor da moça) O livro conta sobre a trajetória de Isaura e como ela lida com tudo isso em sua vida, até conhecer seu grande amor, que a ajuda a enfrentar todos esses problemas e a conquistar sua liberdade

Isa 26/08/2022

Escrava Isaura é um livro bom, porém (para mim) foi uma leitura difícil, já que tem palavras que ainda são confusas para mim.

Sof 28/08/2022

Dentro das expectativas
Por se tratar de um livro antigo, eu já tinha uma ideia de como seria.
A leitura é extremamente cansativa e os personagens não têm personalidade.
Teve alguns momentos durante a leitura, que eu quis jogar o livro pela janela. Porém, poderia ter sido pior.

Alex_Cossta 29/08/2022

Fraco e sem profundidade, mas...
Por se tratar de um clássico sua leitura é mais exigente. Porém, eu particularmente me encantei com a escrita. As descrições, que em alguns momentos se tornam um pouco morosas, são muito românticas - conforme movimento literário da época - e repletas de belas palavras que até então eu desconhecia. Nesse sentido, ele contribuiu grandiosamente para a expansão do meu vocabulário. Entretanto, quanto à história de Isaura, é fraco e sem profundidade. Ao final, a leitura acaba e nada fica - apenas novas palavras aprendidas.

Martina 01/09/2022

Isaura Isaura
O que falar dessa história completamente doida? Sabe aqueles livros que parecem que são mais uma novela mexicana? São tantas reviravoltas, tantas fofocas e Jesus amado, Isaura era uma criada bem educada, inteligente e cheia de dotes, a falecida mãe do senhor dela que se chama Leôncio, deu toda a educação do mundo para Isaura, ensinou ela a tudo que vocês podem imaginar, chamou vários professores para dar aula pra ela, tudo, a Isaura teve uma vida de princesa na infância, depois que os pais do Leôncio morreram, tudo foi por água abaixo, Isaura vivia recebendo propostas indecentes dos rapazes e recusava todas elas, o próprio Leôncio dava em cima dela até que a Malvina(mulher dele) descobriu e foi embora, Isaura aproveitou a situação e fugiu com o Miguel(pai de Isaura) para Pernambuco, lá ela conheceu Álvaro e eles foram em um baile e tava tudo ok, até que o Martinho(um cara qualquer) viu um planfeto com as descrições da Isaura que o Leôncio mandou para várias cidades a procura dela, Martinho achou e ficou de olho nela, todas as características escritas no panfleto tinham nela, até a cicatriz acima do seio, Martinho falou alto e em bom som que Isaura era a escrava fugida é que ia levava de volta pro seu senhor, até que o incrível e maravilhoso Álvaro disse que não, não vai levar ela, Álvaro protegeu ela até onde deu, até que Leôncio foi a Pernambuco buscar ela e aí não deu mais né, ele levou ela de volta pra cidade deles que eu não me lembro o nome e acorrentou ela na parede por dois meses, presa em um quarto escuro e pequeno, imagina, Leôncio deu duas opções pra ela, primeira: ou ela se casava com o Belchior(um cara que era completamente apaixonado por Isaura, mas ele era meio doido) e tinha a liberdade dela.
Segunda: ou vivia pelo resto da vida presa naquele quarto.
O pai dela convenceu ela a se casar pq seria ?melhor? para ela, ela não queria de jeito nenhum mas?, No dia seguinte eles estavam prontos para se casar até que Álvaro chegou e disse que tudo que era de Leôncio(fazendas, criados e tudo mais) eram dele agora, uma história muito doida, obviamente Leôncio ficou doido da vida, começou até a arrancar os cabelos, Álvaro ficou com Isaura e por fim, deu um tiro na cabeça de Leôncio.
Completamente apaixonada por Álvaro

Marcelina 15/09/2022

Leitura muito cansativa e insuportável. Muita descrição de cenário e de personagem. Quase não terminei a leitura por ser tão entediante.