Crianças Francesas Não Fazem Manha

Crianças Francesas Não Fazem Manha Pamela Druckerman

Resenhas - Crianças francesas não fazem manha

Carol 22/04/2024

Apesar da ?polêmica? sobre o livro eu particularmente me atraio muito em conhecer mais sobre a cultura francesa. Claro que não concordo com vários pontos da educação francesa, mas concordo e admiro com grande parte. Recomendo a leitura e acredito que dá pra extrair valores importantes na criação de um ser humano. Não sei da onde tiraram essa ideia (alias, eu sei- do algoritmo das redes sociais) de que a gente só pode gostar daquilo que concorda 100%. Procuro fazer uma leitura mais crítica, internalizando aquilo que faz sentido pra mim e descartando aquilo que não faz. Sem precisar invalidar o livro ou o tema porque algumas partes não me agradam.

Tefz 04/01/2024

Refrescante
Um livro de continuidade leve e bem embasado. Não concordo com muitos termos educacionais mencionados, no entanto, a visão plural a respeito do maternar em diversas possibilidades e o respeito para com a autonomia da criança e a identidade dos pais é bastante confortante para quem está sobrecarregado com tantas teorias de criação expostas por todos os cantos. A leitura vale muito e faz bem.

Ratinha de Biblioteca 28/12/2023

Bom, mas repetitivo
As orientações da autora são bem simples e fáceis de colocar em prática. Ela cita vários outros autores para consulta, inclusive uma famosa psiquiatra infantil francesa Françoise Dolto. Só é repetitivo.

Carla 24/12/2023

Interessante
Um livro que tem a promessa de identificar por que crianças francesas não fazem manha. O livro começa promissor, mostrando como uma mãe norteamericana sente as primeiras diferenças na cultura dos cuidados desde a gestação, porém ey achei que a autora se perde contando coisas irrelevantes da rotina dela em Paris, perdendo o foco do tema dessa leitura. Livro interessante.

Michelle Lopes 19/12/2023

Esse não é um manual.
O livro mostra a experiência da autora diante das diferenças culturais entre EUA e França. Ela fala sobre isso contando sua própria história e suas descobertas.

É um livro leve e fácil de ler. Ela descreve a maneira como percebe e vivencia a criação francesa e muitos aspectos são interessantes de pensar. Outros, no entanto, são controversos.

Por isso, é necessário ler com um filtro e não como um manual de criação de filhos! Dessa forma, pode ser uma leitura leve e interessante.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2023

Exaustão com o choro e a manha das crianças pequenas, falta de tempo para suas próprias necessidades e para um convívio romântico em casal, sofrimento com insegurança, preocupação excessiva, dependência e culpa. Tudo isso faz realmente “parte do pacote” de ter filhos? Pamela Druckerman começou a perceber que, na França, a resposta é um enfático não. A jornalista americana se muda para Paris logo após se casar. Lá, além das diferenças culturais mais conhecidas, começa a observar que as crianças se comportam de forma muito mais educada do que jamais viu. Estarrecida, ela percebe que os jantares nas casas dos franceses não são eventos caóticos em que crianças interrompem os adultos, brigam com os irmãos ou reclamam dos legumes. Esse é apenas um dos exemplos que a fazem querer descobrir qual é a mistura de autoridade e relaxamento dos pais que faz com que as crianças francesas sejam tão comportadas, sem ficarem reprimidas ou sem personalidade. Afinal, qual é o segredo para que durmam a noite toda? Para que não tenham ataques de birra em público? Para que sentem-se de maneira educada à mesa e experimentem muito mais do que nuggets e batatas? Para que desenvolvam a autoestima e se tornem articuladas? Os pais que ela observou em Paris parecem ter encontrado o equilíbrio perfeito entre ouvir os filhos e deixar claro que são os adultos que mandam. Dentro de um limite conhecido como cadre, essas crianças têm total liberdade e autonomia, mas fora dele, quem exerce autoridade são os pais. Pamela nota que os franceses conseguem balancear admiravelmente suas necessidades e as das crianças, não se acorrentam a um falso conceito de pais perfeitos e, ainda assim, são atentos, carinhosos e criam filhos educados e felizes. A autora empreende uma surpreendente jornada pela cultura francesa e passa a rever alguns conceitos da criação de filhos. Por anos, ela investiga as respostas a essas e outras questões, além de viver muitas experiências no próprio cotidiano, já que se torna mãe em Paris. O resultado é um relato inteligente, bem-humorado e ao mesmo tempo bem-fundamentado dos segredos dos franceses para ter filhos criativos e educados - e também um manual para os pais não se tornarem escravos de pequenos tiranos.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça! site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=630913&fonte=

jess.carv 17/11/2023

Crianças francesas não fazem manha
Primeiramente, não sou mãe, tenho só dezoito anos mas o livro me interessou KKKKKKK eu achei muito didático, me trouxe muito conhecimento sobre educação e visões diferentes de como educar uma criança. acho interessante esse tipo de livro até para quem não é pai/mãe, pois expande bastante tua visão de como funciona uma criança e te faz repensar antes de julgar um pai/mãe na rua, enfim, foi bem enriquecedor para mim! aprendi bastante, e se um dia eu decidir ser mãe, com certeza irei relê este livro.
ps: como praticamente todo livro, há o que eu concordei e o que não, eu só pego o que serve para mim, eu não concordar com algo do livro, não faz ele ruim ou algo do tipo.
Selene.DiaZ 17/11/2023minha estante
Anotei a dica

Lara 15/11/2023

Para mães que querem praticidade
Gostei, apesar de achar algumas coisas liberais demais, coisas de franceses. Acho que com a dosagem certa, são ótimas dicas para uma maternidade mais prática.

No início o livro é bem leve, como um diálogo entre mães, porém, depois fui achando maçante, mas terminei kk. Ele nos ajuda a dar mais autonomia aos filhos e confiar que eles conseguem se desenvolver sozinhos. Confia!

Apesar de achar que o livro as vezes põe a maternidade como um ?peso?, já que lá eles incentivam as mulheres a trabalharem e deixarem seus filhos na creche, além de outras coisas. É um conteúdo que nos ajuda a levar a maternidade com autoridade e ao mesmo tempo liberdade.

Enfim, indico para quem quer praticidade, só saber o que cabe a cada realidade familiar.

Carla.Parreira 18/10/2023

Crianças francesas não fazem manha
????????
Melhor trecho: ?A criança precisa se sentir amada por aquilo que está se tornando, segura de si em um espaço, dia após dia, deixada mais livre para fazer suas próprias explorações, para ter suas próprias experiências, e em seus relacionamentos com as crianças de sua própria idade. Os franceses acreditam que as crianças se sentem confiantes quando conseguem fazer as coisas sozinhas, e realizam essas coisas bem?.

Luiza 24/09/2023

Despretensioso mas valioso
É muito mais um livro sobre ser mãe, do que sobre os filhos em si. A autora não se propõe a dizer que descobriu o que é melhor ou não, o que ajuda muito e deixa a cargo do leitor chegar à sua própria conclusão. Recomendo para pais e mães (meu esposo leu também), principalmente brasileiros, já que temos um pouco da cultura americana na abordagem quanto aos filhos e um pouco da estrutura educacional francesa.

Solinercia 06/07/2023

Um livro essencial sobre educação infantil
Em meio a uma constante pressão pela americanização da educação infantil, esse livro é um excelente respiro. É importante ler ele com um olhar crítico, entender que nem tudo deve ser aplicado ao pé da letra, como por exemplo a cultura de amamentação (ou melhor, não amamentação) francesa, que não é exatamente saudável para o bebê. Mas em quesito de educação relacionada à comportamento, sono, alimentação, estabelecimento de limites, o livro é genial. Acredito que possa ser uma excelente fuga de um ensino excessivamente permissivo à criança, mas um excelente estímulo ao respeito a ela e autonomia durante a fase de crescimento.
Enquanto professora, consigo ver na prática alguns efeitos das discussões propostas no livro, e como o reflexo da educação familiar e escolar desenvolve a mentalidade da criança. Com certeza, muitas das lições aqui presentes podem ser aplicadas com excelência, para a felicidade dos cuidadores e das crianças.
Mesmo distante de ter filhos nesse momento, o livro é um essencial para todos aqueles que pretendem lidar com crianças algum dia, seja através da família ou do trabalho. Recomendo muito a todos, sempre readaptando as questões necessárias a partir da nossa própria cultura educacional.

Ana Savagnago 31/05/2023

Li e reli!
Tão bom quanto a primeira vez que o li!
Dicas muito válidas para repensar a educação de nossas crianças!

Ju Abreu 04/05/2023

Li o livro no intuito de aprender sobre criação de filhos e desenvolvimento infantil. Não foi o que encontrei. É uma especie de biografia, a forma como a autora criou sua filha a partir do que via e ouvia na França. Não gostei. E pra completar não concordo com a maior parte do que foi trazido e jamais aplicaria na criação do meu filho. Técnica de choro controlado me deixa muito revoltada. Meu filho dorme a maior parte das noites inteiras (por 12h seguidas) e nunca o deixei no berço chorando. Enfim, o livro não me acrescentou muito e trouxe uma educação que não aplico em minha casa.