Crianças Francesas Não Fazem Manha

Crianças Francesas Não Fazem Manha Pamela Druckerman

Resenhas - Crianças francesas não fazem manha

Renata 31/05/2013

Fascinante! Toda mãe deve ler, principalmente para aprender a não transmitir suas inseguranças aos seus filhos.

meandros 18/03/2013

Crianças brasileiras também fazem manha
Não é apenas mais um livro sobre gestação e de como criar filhos pequenos. Ao contrário das várias outras obras famosas deste gênero (como "O Que Esperar quando se está esperando" ou "Nana nenê", que a autora não perde a chance de cutucar ou zombar descaradamente), o título não pretende apresentar uma fórmula infalível para criar crianças saudáveis, bem-educadas e felizes. O que este livro simplesmente quer é comparar as culturas americana e francesa na educação de crianças.

Pamela Druckerman é uma jornalista americana que larga a vida de correspondente internacional de finanças para se casar com um inglês e morar na França(?!). Lá tem três filhos e se vê no dilema entre educá-los a partir de dois sistemas de valores bastante distintos. O livro é o fruto de uma observação cuidadosa do cotidiano, pesquisa jornalistica a respeito de culturas nacionais, busca de -boas- fontes científicas que fundamentem as observações e muito bom humor.

É claro que o texto acaba trazendo algumas dicas e macetes(o tom de quase o livro inteiro é de enaltecimento aos métodos franceses e auto-depreciação americana), mas ao invés de trazer "cases de sucesso", prefere ilustrar com hilários casos de fracasso, usualmente de seus próprios filhos.

No fim das contas acaba propiciando uma ótima reflexão acerca de como representamos e agimos com nossas crianças. E é incrível o quão próximo nós brasileiros estamos dos americanos e longe dos franceses.