AGONIAS ILUSTRADAS

AGONIAS ILUSTRADAS JEFERSON BANDEIRA

Resenhas - AGONIAS ILUSTRADAS

Arca Literária 23/03/2014

AGONIAS ILUSTRADAS
Ao receber o livro Agonias Ilustradas no book tour da Arca Literária a minha surpresa foi o formato dele. O livro é um baralho. Isso mesmo, tamanho de cartas.

Cada página tem uma carta do baralho com micro reflexões.

De difícil entendimento algumas dessas páginas tive que ler mais de uma vez.

Confesso que no inicio me assustou a forma de escrita do autor mas depois de 15 páginas eu já comecei a me familiarizar, assim o resto da leitura fluiu melhor.

Super indico para quem não tem medo do novo, para quem não gosta de se prender a livros modinhas.

___________

Resenha desenvolvida por Daniele Cabral, resenhista do Arca Literária e do Blog Estante do Manuel

site: http://estantedomanuel.blogspot.com.br/

Dani Cabral 14/03/2014

Cada página tem uma carta do baralho com micro reflexões.

De difícil entendimento algumas dessas páginas tive que ler mais de uma vez.

Fernanda 26/02/2014

[Resenha] Agonias Ilustradas - Jeferson Bandeira.
O livro é pequeno, mas cheio de reflexões sobre a vida. Reflexões sobre nossas escolhas e onde elas nos leva. Atos diários são citados de forma sarcástica. A forma como o escritor escreve seus pequenos contos nos faz ver nós mesmo em cada carta do jogo. O livro é bem pequeno, mas cheio de significados.
Ele vem dentro de uma caixinha em forma de baralho.

As cartas representam micronarrativa e em um jogo são aleatórios, os jogadores nunca sabem ao certo qual carta será usada pelo outro e no livro temos essa ideia, da surpresa. O livro também te influi no seu estado emocional, por que o leitor começa a refletir sobre si e o que esta a seu redor, além de nós fazer lembrar-se de experiências passadas. O autor ainda dá um toque de humor negro ao livro o que deixa as coisas, mais interessantes.

É um livro que retrata a realidade e mostra como fazemos parte de uma sociedade doente e cheia de costumes e coisas pré-estabelecidas por alguém que dita moda, para que vivamos presos a algo sem sentido e cheio de egoísmo.

Mas algumas das poesias retratam o amor, e a esperança e são bem bonitos.

Fê :*

site: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

Stark or Snow 23/01/2014

Resenha: Agonias Ilustradas
Agonias Ilustradas é o livro de micro contos de Jeferson Bandeira, com uma apresentação inusitada o autor nos banqueteia com um livro de poesias em formato de baralho onde temos 108 cartas e 108 micro narrativas separadas em três atos: Breviário, Obsoleto e Cartas na Manga; e assim como no jogo, o livro pode ser lido sem seguir uma sequência tradicional de leitura, vislumbrando assim a surpresa que aguarda o leitor a cada carta lida.
Todo o layout, seus gráficos e sua ideia de fazer do livro um baralho, somando às narrativas fez (para mim) um paralelo com a vida real. Seus micro contos com uma pitada de sarcasmo e umas gotinhas de “humor negro” faz o leitor refletir sobre a vida, já que o teor das narrativas têm relação com suas experiências pessoais, nos conduzindo, ao decorrer da leitura, a pensar na vida como um jogo inusitado de um baralho sádico, jogado por deus.
Como fez há alguns anos Augusto dos Anjos, Jeferson conseguiu trazer à tona a sociedade como ela é sem maquiagem e com todos os defeitos, deixando de lado a hipocrisia e o falso moralismo que rodeia a mente dos puritanos de plantão; um livro duro, mas ao mesmo tempo doce, falando de amor e nascimento, uma realidade fiel da vida, da felicidade à dor sem truques.
Um livro pequeno, impactante e charmoso; uma leitura jogo, onde você não sabe aonde a próxima cartada vai te levar. E, nos dias de hoje, ter um livro que faz você refletir é motivo para cobrir de louros o idealizador dessa ideia!

******************

Jeferson Bandeira, é natural de Curitiba/PR. Nascido em 1980, é professor e escritor.

site: http://vendedorderins.blogspot.com.br/2014/01/resenha-agonias-ilustradas.html

Leitor Sagaz 11/12/2013

Um baralho de poesias
Postada no blog Leitor Sagaz
Primeiro de tudo o que nos chama a atenção é o formato do livro, pequeno e em forma de baralho, algo que eu nunca tinha visto e que me agradou bastante.

Jeferson Bandeira propõe micro narrativas em reflexão, dois lados de uma mesma moeda, com argumentações peculiares e até mesmo sarcásticas em determinados momentos, que nos fazem pensar e analisar aquilo que estamos lendo.

Como em um embaralhar de cartas não sabemos qual será a próxima carta a ser puxada, não se segue ordem nas narrativas e isso é um dos fatores que nos atrai, nos fazendo pensar, analisar o que estamos lendo e já imaginar o que vem a seguir.

Parábola

“Nunca respeitou a vida. Mas quem disse mesmo que não se curvaria à morte?”

Pedra filosofal

“Teu adeus forjou um nato alquimista.

Transmutei as lágrimas nesse mar de conquista.”

O livrinho é pequeno é nem por isso menos impactante, carregue-o consigo e em suas horas vagas saque uma destas cartas e veja o que ela lhe revela.

Espero que tenham gostado de conhecer este livro, foi uma grata surpresa ter mais esta amostra da criatividade dos autores brasileiros.

site: http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2013/12/resenha-agonias-ilustradas-jeferson.html

Gabrielle 08/11/2013

ABCD dos Livros
Esse foi o segundo livro que um autor me enviou. Apesar de o Jeferson ter sido o primeiro a me comunicar que ia me enviar um exemplar para resenha, achei demais. E ainda veio autografado *-*

O Livro é sobre várias poesias, curtinhas, mas com uns significados enormes, muito bonitas e tocantes.
O engraçado do livro é o formato dele, muito pequeno e em forma de baralho, na verdade é um livro-baralho, com as páginas detalhadas como uma carta.
Se você gosta de poesias, você com certeza vai amar esse livrinho, é uma leitura bem rápida, em 10 ou 15 minutos você já termina. A que eu mais gostei foi a última poesia, a última "carta", gostei bastante e olha que não sou muito chegada a poesias!
A última carta, folha...
" - Multifucional
Na identidade, masculino. No jeito de ser, feminino. No trabalho, o que o cliente pedisse."

site: http://abcddolivro.blogspot.com.br/2013/10/resenha-agonias-ilustradas-nacional_22.html

Caroline 25/10/2013

Descortinando a hipocrisia
Bom dia leitores!

Hoje trago para vocês um livro que assim como a sua apresentação é uma caixinha de surpresas.

Agonias Ilustradas é um livro de micronarrativas, composto por 108 textos. E é dividido em 3 atos: Breviário, Obsoleto e Cartas na Manga.

Inicio falando da estética do livro, eu adorei a proposta das cartas, antes mesmo de saber do que se tratava o livro já me chamou à atenção, é um livro compacto e que você pode ler quando quiser e levá-lo para todos os lugares. Além também de ser interativo, pois pode ser compartilhado com os amigos, por exemplo.

As cartas que representam cada micronarrativa não são em vão; cartas de um jogo são aleatórias, os jogadores nunca sabem ao certo qual carta será usada pelo outro e no livro temos essa ideia, da surpresa, a cada micro lida novas emoções nos são apresentadas. O seu estado de espírito também influenciará na sua percepção. O livro instiga seus sentidos, senso crítico e gostar de uma e não, de outra micronarrativa dependerá também da sua experiência pessoal da vida.

Com relação ao conteúdo, eu apreciei bastante. O Jeferson usa um toque de humor em boa parte do livro, em muitas delas chega a ser "negro", e eu adorei isso porque ele retratou apenas as mazelas sociais, a verdade. Descortinou a hipocrisia e a colocou em evidência.

É um livro que retrata a fiel realidade sem retoques. Demonstra como estamos imersos numa sociedade "doente", presa em conjecturas pré-estabelecidas, à costumes. Pessoas que vivem de aparências, que crescem da dor infligida ao outro, do egoísmo; vivemos em um intenso jogo de interesses a todo tempo.

Existem momentos mais brandos e outros mais pesados. Alguns são bem bonitos quando tratam do nascimento, do amor e da esperança.

Os temas abordados são os mais diversificados possível, como o amor, vícios, nascimento, morte, depressão, tristeza, alegrias, etc. Temas que fazem parte cotidiano, e que acometem a todos em algum momento da vida.

Aqueles que mais aprecie foram os entitulados como: Felicidade Clandestina, Salto para o nada, Amor de Carnaval, Tênue elo, Paraíso Fiscal, Perplexo, Amores Virtuais e Teórico.

Enfim, adorei o livro e recomendo a todos. Admiro a coragem do Jeferson por ter se aventurado e abraçado essa ideia de dispor o livro como cartas, atitude arriscada mas que na minha opinião, foi muito feliz.

site: blogandolinhas.blogspot.com.br

André 04/06/2013

Agonias Ilustradas: e dissecadas
O mundo cão, a sociedade maculada, desvirtuada e desprezada: analisada com o sarcasmo refinado e merecido advindo da experiência do observador atento e voraz, sugador do movimento da cena inspiradora da narrativa sintética. O eufemismo irônico de Jeferson Bandeira estapeia a vulgaridade cotidiana: transformando-a em arte, arte minimalista, arte essencial e com filtro para um mundo corrido, corrompido e saturado de informação superficial.