Zé Carioca 70 Anos Vol. 2

Zé Carioca 70 Anos Vol. 2 Diversos

Resenhas - Zé Carioca 70 Anos Vol. 2

z..... 29/03/2020

O volume 2 no Especial de 70 anos do Zé Carioca, celebrado em 2012, trouxe a trajetória do papagaio entre as décadas de 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010.

Minha atenção voltou-se para a década de 1970, onde consegui respostas para nostalgia que cultivava, sobre histórias com desenhos diferenciados que também mostravam primos do Zé Carioca. Eram divertidas e gostava de encontrá-las.
O histórico aponta Renato Canini como o desenhista de traço esquisito. Não era bonito, mas diferente das rotineiras aventuras do papagaio.
Deve ser dado crédito também para o roteirista Ivan Saidenberg que, junto com Canini, introduziu características importantes ao papagaio na década. Podemos dizer que foram responsáveis pela abrasileirada. Saíram da estética do personagem com guarda-chuvas, terno e chapéu (apesar das primeiras HQs ainda terem essa caracterização), criaram a Vila Xurupita e também os carismáticos primos do Zé Carioca.
O primeiro foi Zé Paulista, depois o Zé Queijadinha (mineiro), seguindo-se Zé dos Pampas, Zé Jandaia (cearense), Zé Baiano, Zé Goiano, entre outros. Não sei se todos foram criação da dupla, mas os dois primeiros foram. As histórias eram curtição maneira.
Canini-Saindeberg também transformaram o Nestor em melhor amigo do Zé.
Outra criação importante na década foi o Morcego-Verde, alter-ego do papagaio como aloprado herói na Vila Xurupita.
Sobre os desenhos de Canini, que não são nenhuma maravilha, apenas diferenciados, foi despedido em 1979 por não estar se enquadrando na estética da empresa. Colocaram ponto final, mesmo com o retorno do Canini.

Na década de 1980 as introduções mais interessantes foram a criação do arretado Xurupita Futebol Clube, tendo o Pedrão como capitão, e também a criação do Zé Galo, um mala adversário do papagaio, que vive paquerando a Rosinha.

Na década de 1990 o destaque foi a modernização no visual do personagem e as décadas de 2000 e 2010 introduziram a computação gráfica nos desenhos e colorização.

Leitura realizada nos dias de isolamento no Mundo Walking Dead por conta da Covid-19.