As Aventuras de Pi

As Aventuras de Pi Yann Martel

Resenhas - As Aventuras de Pi

Flavia 20/09/2022

Acredite no impossível ou um livro que te faz acreditar em Deus. São 2 boas resenhas e eu não precisaria falar mais nada.
Mas pra mim é uma história linda e triste que alguém precisou contar depois de sobreviver. Com toques de curiosidades de comportamento animal, que achei também muito interessante!
É uma boa leitura até para quem já viu o filme.

xyazzc 13/07/2022

As Aventuras de Pi
A forma como Pi conta suas histórias, seus pensamentos e sua perseverança em meio a uma situação desesperadora é fascinante.
Quando eu vi o filme, havia algo nessa história que me fascinou, nunca mais esqueci
No livro, temos o contato maior com os sentimentos de PI devido ás palavras.
Você se sente dentro das cenas, e o final é muito emocionante!!!

Wellington.Louveira 20/06/2021

Livro envolvente
O livro tem uma narrativa muito envolvente e mais impactante que a versão do cinema. A medida que a história avança, ficamos curiosos para saber o que espera por Pi Patel e Richard Parker.

Mateus 06/04/2014

Simplesmente incrível !
Confesso que quando li a sinopse não acreditei que um garoto e um tigre a deriva no meio pacifico pudesse ser algo... interessante de ler. Porem, o livro é excepcional, tem um historia extremamente cativante, que prende do começo ao fim, e o autor ainda consegue mostrar de uma forma filosófica, um ponto de vista convincente a respeito da religião. Se você quer se envolver em uma aventura fascinante, e gosta de historias que te fazem pensar sobre o que realmente é importante na vida, As aventuras de Pi, certamente é o livro ideal.

Mary 16/01/2022

As aventuras de Pi
Um livro que te faz querer saber mais e mais, algo que vai além do esperado, Pi que perde sua família, em um náufrago, agora está a procura de terra firme, junto com o seu tigre de bengala!
História magnífica

Heitor144 28/06/2022

De modo geral, achei uma boa leitura.
O livro apresenta questões relacionadas a intolerância religiosa dentro das próprias religiões, o que achei muito importante.
Tem alguns pontos em que a leitura fica bem cansativa, mas também tem partes ótimas.
O final não me agradou muito

Amanda.Lobato 14/05/2022

É bonzinho
Fiquei com o pé atrás quando descobri que esse livro é plágio de um livro brasileiro, mas já tinha começado a ler então decidi continuar. A leitura foi bem arrastada, pra mim. Gosto do final e da ambiguidade da história, mas acho que ele conseguia ser bem nojento e desnecessário em alguns pontos.

Nicolle 18/04/2015

Adorei!
Aprendi muita coisa com esse livro, além da história ser muito boa, tem bastante informações sobre os animais, descobri várias espécies de animais com ele!

dibellavalle 22/04/2015

Cansativo
Foi um desafio terminar essa leitura .Achei cansativa e repetitiva acho que pela primeira vez posso dizer que gostei mais do filme

Rafaela 08/05/2015

Piscine Molitor Patel (Pi Patel) é um garoto indiano de dezesseis anos, filho do dono de um zoológico. Piscine recebeu este nome em homenagem a piscina Molitor de Paris, muito elogiada por Mamaji, nadador e amigo da família.

Convenhamos que com um nome um tanto quanto peculiar, Piscine acabou sendo alvo de diversas brincadeiras de mau gosto durante a adolescência. Mas essas não foram as suas maiores dificuldades na vida. Em meados de 1970 a situação política da Índia era incerta e as tensões cresciam. Foi então que seus pais decidiram deixar Pondicherry para trás e iniciar uma nova vida, dessa vez no Canadá.

A família Patel embarcou no cargueiro japonês Tsimtsum no dia 21 de junho de 1977, mas a longa viagem não saiu como o esperado.

''As coisas não correram como se esperava, mas o que se pode fazer? Temos de encarar a vida do jeito que ela se apresenta e tentar tirar o melhor proveito dela.'' Pág. 117

Após perder toda a família com o naufrágio do navio, Pi está em uma situação desafiadora. Tudo o que ele tem são um bote e uma tripulação indesejada de sobreviventes: um tigre-de-bengala, uma hiena, um orangotango e uma zebra. Como um simples garoto de dezesseis anos conseguirá sobreviver por meses a essa angustiante jornada? É o que descobriremos ao longo do livro, que levará o leitor a acreditar nas mais remotas possibilidades da vida.

Acredito que o único porém do livro foi a leitura arrastada, devido ao detalhismo da história. A narrativa em primeira pessoa realizada por Pi é dividida em três partes principais. Dessa forma, nos primeiros capítulos há uma mescla do antes e depois (sua vida e lições em Pondicherry e Toronto), e nos deparamos com fatos mais teóricos a respeito de zoológicos e animais. Aos poucos também vamos sendo introduzidos na relação de Pi com as religiões.

Nascido como hindu, aos poucos o garoto vai tendo contato com outras religiões e passa a praticá-las também. Tornando-se hindu, cristão e muçulmano, Pi é pressionado a ter de escolher apenas uma e adorar a um só Deus, mas para o garoto, isso não é necessário. Torna-se apenas uma demonstração do tamanho de sua fé, que independente de todas as dificuldades, nunca foi perdida.

Apesar das diversas teorias e fatos apresentados por Pi parecerem massantes ao leitor, tudo acaba tendo seu propósito dentro do futuro desenvolver da história e da sobrevivência do garoto, sendo que o detalhismo ainda que cansativo, nos trará uma visão mais clara das incríveis situações que Pi vivencia em alto mar.

Se vendo em circunstâncias difíceis, o garoto vegetariano que conhecemos inicialmente é forçado a deixar de lado algumas de suas crenças pelas leis da sobrevivência. Assim, é perceptível a mudança e amadurecimento do protagonista ao longo de sua travessia.

Acima de tudo, somos agraciados com uma incrível lição de vida. Apesar dos seus poréns, a obra consegue mexer com os sentimentos do leitor e o faz refletir sobre questões que muitas vezes deixamos passar.

''Não contei os dias, as semanas ou os meses. O tempo é uma ilusão que só faz nos deixar ofegantes. Sobrevivi porque esqueci até mesmo a noção de tempo.'' Pág. 226

Fé e força de vontade são as palavras-chave que define Pi Patel e sua jornada em As Aventuras de Pi. Yann Martel conseguiu criar uma obra que nos fará acreditar na extraordinariedade do impossível, sem nunca perder as esperanças.

site: http://eterna-leitora.blogspot.com.br/2015/05/resenha-as-aventuras-de-pi-yann-martel.html

Luca Coelho 16/07/2015

Surpreendentemente mágico com um final inquietante.

Sergio.Evangelista 14/11/2021

Maravilhoso
Te faz pensar muito, uma reflexão sobre a vida, vontade de viver e crenças.
Um senhor gatilho para quem já passou fome.