Centesimus Annus

Centesimus Annus Papa João Paulo II

Resenhas - Centesimus Annus

Ir.Vivian.CMES 04/02/2024

Presente de aniversário
S. João Paulo II escreveu essa encíclica em comemoração a 100 anos de Rerum Novarum e o presente quem ganhou fomos nós com os escritos deste santo, nos deu uma visão clara e firme da doutrina social da Igreja e complementou com maestria os escritos de Leão XIII, pois quem melhor pode falar contra regimes que enganam e torturam a humanidade do que aquele que viveu em tempos de tais regimes?

Br4ndon Lee 04/04/2021

Centesimus annus
Incrível por completo." O homem que se preocupa só ou prevalentemente do ter e do prazer, incapaz já de dominar os seus instintos e paixões e de subordiná-los pela obediência à verdade não pode ser livre: a obediência à verdade sobre Deus e o homem é a primeira condição de liberdade permitindo-lhe ordenar as próprias necessidades, os próprios desejos e as modalidades da sua satisfação, segundo uma justa hierarquia, de modo que a posse das coisas seja para ele um meio de crescimento."

Antonio Cesar 06/02/2014

“29. ... A este direito está ligado, como seu exercício e aprofundamento, o direito de descobrir e de escolher livremente Jesus Cristo, que é o verdadeiro bem do homem. ...”

Pág.: 56
4º e ultimo período
Centesimus Annus
Carta Encíclica do Papa João Paulo II

Escrita por João Paulo II por ocasião do centenário da publicação da encíclica Rerum Novarum, esta traz uma retrospectiva do período (1891- 1991) a luz do texto de Leão XII com certa ênfase ao ano de 1989 e a queda do bloco comunista da URSS. Recomendo a sequencia — Rerum Novarum de Leão XIII, Quadragessimo Anno de Pio XI, Mater et Magistra de João XXII e Octogessima Adveniens de Paulo VI e esta — a todos.