O mapa de um desejo impossível

O mapa de um desejo impossível Arundhati Roy
Anuradha Roy

Resenhas - O Mapa de um desejo Impossível

Iasmim.Almeida 28/08/2020

Mapa de um desejo im(possível).
Estou encantada com a narrativa melancólica, e com a delicadeza que a Anuradha Roy aborda temas sensíveis e até inconcebíveis para a cultura ocidental. O mapa de um desejo impossível descreve uma história única,
que perpassa mais de três gerações. É um livro encantador, que nos faz vivenciar a história de vida de cada um dos membros desta grande família indiana, e compreender suas ópticas, suas concepções, seus sentimentos, suas desilusões. Inicia-se descrevendo a história de vida e o olhar do patriarca desta família - o avô-, e culmina na história de vida difícil de sua neta, Bakul, esta, tem sua vida interligada a de Mukunda, seu melhor amigo, sua companhia de brincadeiras, seu primeiro amor. O livro trata de assuntos extremamente delicados, mas ao mesmo tempo fala de superação e de esperança em dias melhores.
Sou fascinada pela cultura indiana e todo o "misticismo" que a envolve. A narrativa é repleta de simbolismos e dogmas que só fazem sentido para nós, quando os enxergarmos pela óptica de sua cultura e ancoramos-os nas raízes mais profundas das tradições, crenças e costumes do hinduímo. Amei fazer esta viagem por Songarh, e conhecer cada um destes personagens incríveis. Recomendo muito a leitura.

Luna 30/04/2020

Inesquecível
É um livro muito especial. Nunca li uma história igual, tão... Nem sei como colocar em palavras. Ele me fez pensar em tantas coisas... Será que destino realmente existe? Será que existem pessoas predestinadas a viverem determinadas situações, a terem um final escolhido bem antes delas nascerem?

Lamento não conseguir me expressar... Não ser capaz de dizer o quanto fui marcada por esta história. Me sinto longe, bem longe daqui... Ainda estou na Índia do início do século XX. Ainda estou na pequena Songarh, caminhando pelos corredores daquela casa... ouvindo seus sussurros, vendo os anos passarem para todos... Vendo as mudanças acontecerem, as crises políticas e sociais, as perdas e as vitórias... Tantos personagens se tornaram inesquecíveis... Mas dois eu carregarei sempre em meu coração: Kananbala, com sua tristeza e seus sonhos perdidos. E Suleiman, com seu amor pelos livros. A bondade do Suleiman foi algo que me encheu de esperanças. Um personagem que deixará saudades. Muitas saudades...

site: https://www.emocoesaflordapele.com/2020/04/o-mapa-de-um-desejo-impossivel-anuradha.html

Kymhy 26/04/2018

O Mapa de um Desejo Impossível - Arundhati Roy
Apesar de ter deixado para trás sua infância pobre, um homem não consegue esquecer o amor do seu passado. Enfrentando uma Índia recheada de disputas e lutas, ele a procurará para enfim ficar ao seu lado.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-o-mapa-de-um-desejo-impossivel-arundhati-roy/

Adri 20/04/2013

Mukunda e Bakul crescem juntos na pequena cidade de Songarh, mas quando sua amizade começa a se transformar em algo mais, o rígido pai de Bakul envia Mukunda para uma escola em Calcutá. Anos depois, agora um empresário de sucesso, Mukunda retorna para resolver o destino da família.

Vanessa 24/07/2011

Noo começo achei que não seria legal o livro, mais foi uma experiência legal, uma típica família indiana, Kamal, Manjula, Kananbala, Meera,Bakul, Mukunda.. um livro com muitos detalhes e palavreado indiano, que fui entendendo pelo contexto hihi! essa família que pouco faz para mudar suas vidas , impostas pelas regras de suas castas, tomados pela rotina e com poucas mudanças.. mas Mukunda que foi adotado por essa família, teve uma grande amizade com bakul, foi expulso dessa familia por motivos banais contra surgir algo a mais entre Bakul e Mukunda, assim ele de um menino de rua, depois consegue ter sucesso, ter uma familia .. mais a sua vida cheia de desejos impossiveis, faz voltar a bakul , a reencontrá-la! bem esse livro deixou a desejar queria que os dois ficassem juntos, mais é.. são desejos impossíveis..

Dani 29/12/2015minha estante
Vanessa, nunca conte o final de um livro numa resenha, acaba com a expectativa.

priya.drsti 21/08/2018minha estante
Ela não contou o final que é intenso, permeado da mais pura poesia que eu já encontrei em um romance. Ele (Mukunda) nem sempre foi fiel ao seu amor, procurou e durante um certo tempo até meio o 'jogou para o escanteio da sua vida, não se permitia revisita-lo, tentou se proteger', já Bakul desde a mais tenra idade, já mostrava uma base de valores incorruptível , se manteve por toda uma vida fiel as suas convicções e sentimentos. O livro é um tributo aos verdadeiros sentimentos e a crença profunda neles, seja do pai de Bakul, seja quando resgatou o sentimento que tentou em toda vida adulta camuflar, seja no "Sathya vatra' (o voto verdadeiro nunca rompido) de Bakul. Lindo romance!

Natalia Cunha 28/12/2018minha estante
Vanessa, eu ia ler o livro, agora que já sei o final, acho que broxei um pouco...

Teca Dabul 25/06/2009

Destino???
Num tom melancólico a autora mostra diversas facetas do dia-a-dia na vida de pessoas que fazem pouco para mudar seu destino, aceitam o que a vida lhes oferece e se deixam levar pela certeza de que após a noite vem o dia.