As Mil e uma Noites

As Mil e uma Noites Galland

Resenhas - As Mil e Uma Noites

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Clio0 06/02/2024

Um dos meus livros favoritos, não sei dizer quantas vezes reli.

As Mil e Uma Noites traz os vários contos que Xerazade usou para cortejar o sultão e evitar a morte ao amanhacer.

As histórias contidas no livro mesclam fantasia e moral e, por serem anterior ao século X, não convém julgá-las como as adaptações dos Contos e Lendas dos Irmãos Grim. Assuntos atualmente tidos como controversos são amplamente discutidos e não faltam assassinatos, roubos, torturas e coisas mais.

Minha edição da Ediouro é bem bonita com papel especial e um prefácio por Malba Tahan. Infelizmente, a caixa não sobreviveu ao rigor dos anos e logo se desmanchou.
preta velha 13/02/2024minha estante
a hildalia fernandes escreveu um conto chamado "usina de sonhos", cuja personagem principal tem o mesmo nome da deste livro e é inspirada nela; agora que li tua resenha, fiquei curiosa para ler este livro.

Letty 15/05/2020

Incrível
As mil e uma noites era um livro que eu tinha muita vontade de ler e sempre ouvia excelentes comentários sobre. Achei o primeiro livro sensacional, mas é importante ressaltar os pontos:

Primeiramente, é uma história extremamente envolvente, você termina uma e já quer saber como será a próxima, sempre rica de detalhes que serviram para enriquecer meu conhecimento sobre a cultura árabe que por sinal foi retratada muito bem. Porém foi uma luta essa leitura rs, demorei muito tempo para ler (cerca de 2 meses), a divisão das noites acabou me incomodando muito, pois a história era sempre interrompida e isso muitas vezes tornava-se irritante. Achei alguns contos com os finais muito parecidos. Foi uma leitura muito difícil, principalmente pelo fato que dentro de um conto haviam vários outros e isso acabou causando confusão na leitura e foi preciso algumas vezes voltar ao início para entender os acontecimentos.

No entanto foi uma leitura sensacional, empolgante e que agregou conhecimento. Vale a pena a leitura. Não irei começar ainda o livro 2, sinto que preciso de umas leituras mais leves por enquanto, mas pretendo ler em breve.

Nanda 09/08/2020

Com contos emocionantes...
A narrativa é densa, mas não atrapalha a curiosidade de saber o que vem em seguida. Livro memorável!

Kris 29/12/2023

Interessante mas cansativo
O livro é o conjunto de vários contos que se entrelaçam na história, são contos interessantes e até divertidos, mas o tema deles muitas vezes se repentem mudando apenas os personagens, tornando chato.
Com o passar dos contos a gente vai perdendo o interesse e fica muito arrastado e maçante, mas são histórias legais, mas não pra ler em seguida.

MaríliaChvs 30/05/2009

A literatura árabe é fantástica e incrivelmente espontânea. As mil e uma noites nos demonstra um pouco (ou um muito, quem sabe) da cultura oriental. São histórias como não se fazem mais hoje em dia, algumas com certas crueldades, mas mesmo assim, fascinantes. O livro me chamou atenção em um ponto: as narrativas tem muita imaginação, são livres, paradoxais em relação à uma sociedade considerada "presa" pelos ocidentais. A impressão é que se o povo do oriente não tem o liberalismo prático que nós temos, eles o idealizam e o concentram nas riquíssimas histórias. Vale a pena ler.

Ana Almeida 09/09/2023

Uma história, onde há mil histórias dentro dela. Comecei a leitura bem empolgada, depois ficou um pouco lenta as histórias. Mas vou ler o segundo volume já que o primeiro acaba bem no meio de uma nova história

Matheus 18/10/2021

Mais que um livro de contos: um livro sobre a importância das histórias na vida humana! Como, desde tempos antigos, nós, seres humanos, somos fascinados pela narrativa e estamos dispostos a parar tudo o que estamos fazendo para ouvir uma boa história.
Repleto de magia, fantasia e aventuras, As Mil e Uma Noites é, com certeza, merecedor de pertencer à categoria de clássicos universais.
O único porém é em relação à edição traduzida do francês, que é censurada e reduzida, o que altera seu conteúdo original.

jocris 08/07/2009

Cheerezade prende a atenção do sultão, seu marido, por mil e uma noites, contando-lhe histórias da cultura árabe. Histórias essas muitíssimo interessantes e que realmente prendem a atenção. Além de ser um caldo de cultura para nós, ocidentais.

Não tenha pressa em ler (eu demorei cerca de seis meses), e fui lendo outros livros ao mesmo tempo. Como se tratam de várias histórias, pode ser difícil depois de acabar uma começar a outra logo em seguida, mas vale a pena persistir. Se alguém quiser, também pode ler as histórias separadamente, fora de ordem. Dentre os contos, estão Alladim, Simbad e Ali Babá.

Lethycia Dias 18/10/2020

O fim de uma longa viagem
Em julho desse ano, comecei a ler "As mil e uma noites" com o box em 2 volumes da editora Nova Fronteira. Minha leitura do primeiro volume foi repleta de curiosidade, e comecei o segundo também bastante curiosa, porque o primeiro se encerrava interrompendo no meio uma história que estava bem interesse. Então, já comecei o segundo empolgada para saber como se encerraria da história do príncipe árabe e da princesa chinesa.
Logo me deparei com algumas diferenças entre o segundo volume e o primeiro, ao menos na edição em formato físico. No primeiro volume, o sumário enumera todas as noites que Sherazade passa com o sultão lhe contando histórias, e identifica, quando necessário, o título de uma nova história que ela conta. Já no segundo volume, apenas algumas das noites são numeradas, mas logo essa numeração se encerra, e tanto o sumário quanto o texto corrido do livro passam a identificar apenas as novas histórias. Dessa forma, o sumário do segundo volume é bem mais curto que o do primeiro.
Outra diferença que notei é que o primeiro volume contém mais histórias do que o segundo, e as histórias dele são mais curtas, ou divididas em mais partes. Já o segundo, contém menos histórias e elas são mais longas que as do primeiro. Esse livro também inclui duas histórias que eu tinha vontade de ler, que são das de Aladim e de Ali Babá e os 40 ladrões, provavelmente as histórias de tradição oral árabe mais conhecidas por aqui no Ocidente. Saiba que elas são bem diferentes do que nós costumamos conhecer em outras mídias que as adaptam.
Apesar disso, eu passei por um período de desânimo com esse segundo volume. Depois de um tempo, já estava um pouco cansada de "As mil e uma noites". Isso aconteceu porque, apesar de ser uma coletânea muito rica e interessante, algumas das histórias são repetitivas. Há muitas histórias, por exemplo, sobre um rei, sultão ou mercador muito rico, que morre e deixa seu governo, propriedades e/ou fortuna para um filho irresponsável que gasta tudo em festas, variando apenas nas consequências dessa irresponsabilidade e no desfecho. Mas também existem muitas outras histórias boas de aventura, fantasia e amor.
Quando cheguei ao conto de Aladim, tive um novo fôlego para continuar com a leitura, e consegui prosseguir com mais facilidade. Terminei a leitura na semana passada, me surpreendendo com a última história, sobre três irmãos que não suspeitavam ser filhos de um rei.
Apesar de lenta e cansativa, eu fiz uma leitura muito boa, repleta de surpresas, de momentos de tensão ou divertimento. Recomendo muito "As mil e uma noites", mas sugiro que se leia aos poucos, de preferência um volume por vez, para evitar o cansaço. Sei que existem muitas edições diferentes em Português, e que algumas delas dividem o conjunto das histórias em vários volumes. A edição da Nova Fronteira é muito bonita e bem organizada, contendo notas no final para explicar alguns termos típicos da cultura e história árabe.

site: https://amzn.to/2HalqKr

regina2811 08/01/2010

Abandono
estou me sentindo mto mal por ter abondonado esse livro, geralmente leio os livros até o final....
acontece que 'As Mil e Uma Noites' é um livro de contos, acho que é por isso que estou achando dificil de ler tudo de uma vez....
mas o fato de tê-lo abandonado não quer dizer que desisti dele....
apenas vou dar um tempo e, mais pra frente, vou ler conto por conto, intercalando com outros livros...mais pra frente...

Arruda 21/03/2021

Quase uma obrigação de um leitor conhecer as histórias de Sherezade onde prevalece a riqueza extrema, as paixões avassaladoras, belos príncipes e princesas e finais felizes. Muita imaginação! Recomendo

Tawai 28/03/2021

História, histórias, dentro de histórias...
A história principal é fantástica, e ao longo dos dias vão se desenrrolando diversas histórias, todas entrelaçadas umas nas outras. Porém chega a ser cansativo tantas histórias, e uma mais doida que a outra, romance, poder, magia, mas no final gostei sim do Livro, afinal remete muito da cultura da epoca e da "Netflix" de 2000 anos atrás.

Márcia 06/04/2021

As Mil e uma Noites - Antoine Galland
A história começa em tempos muito remotos, altura em que a civilização persa era das mais evoluídas da humanidade. Reinava a dinastia dos Sassânidas, tendo os dois herdeiros, Schahriar e Schahzaman, cada qual, o seu reino: um tinha-o na Índia, e o outro, na China. Um dia, Schahriar, cheio de saudades do irmão, mandou-o buscar a Samarcanda, onde este vivia. Schahzaman, muito contente, fez os preparativos para a viagem e, quando foi despedir-se da sua esposa, encontrou-a adormecida nos braços de um criado. Retirou a espada e matou-os imediatamente.
Schahriar recebeu o seu irmão com honras, presentes e festas, mas Schahzaman estava possuído por uma profunda e inabalável tristeza. Um dia, Schahriar foi caçar sozinho e o irmão ficou no palácio, passeando pelos jardins. Foi então que Schahzman descobriu a traição da rainha, esposa de Schahriar, e das suas servas, deitadas com os escravos. Apesar de lamentar a sorte do irmão, sentiu-se menos só na sua tristeza. Quando Schahriar voltou da caçada, este perguntou a Schahzaman a razão pela qual se encontrava um pouco mais animado, e este contou -lhe o que tinha visto. Depois de se certificar, por si mesmo do acontecimento, Schahriar mandou o Vizir matar a sua esposa, as servas e os escravos. De seguida, tomou uma decisão: daí em diante não manteria nenhuma esposa viva para além da noite de núpcias. E assim aconteceu. Schahriar todos os dias pedia a Vizir que lhe escolhesse uma esposa que, no dia seguinte, estaria invariavelmente morta. O terror invadiu o reino, e todas as famílias com filhas donzelas temiam o dia em que a terrível sorte as atingisse.
Até que um dia, Sherazade, uma das duas filhas do Vizir, foi ter com o pai para lhe comunicar uma importante decisão. Sherazade, bela, inteligente, culta e educada pelos maiores sábios, tinha imaginado um plano para acabar com a loucura do rei. O Vizir, desesperado, tentou demovê-la da sua decisão, mas nem lágrimas, nem palavras conseguiram vencer a obstinação de Sherazade que, antes de partir para o casamento no palácio, pediu a ajuda da irmã Duniazade para levar a bom termo o seu plano.
Depois da noite de núpcias e antes do amanhecer, Sherazade pediu a Schahriar que lhe concedesse um último desejo, o de ver e o de despedir-se da irmã. Quando Duniazade chegou, sentou-se junto do leito real e pediu à irmã que lhe contasse uma história a qual o rei não também quis ouvir. Sherazade contou uma história tão bela que deixou o rei preso às suas palavras e, quando a manhã interrompeu a narrativa, Sherazade disse-lhe que o que havia contado não se comparava com o que teria para lhe contar na noite seguinte. Desejoso de saber a continuação da história, Schahriar permitiu que Sherazade vivesse mais um dia e, depois, outro dia e, ainda, outro dia...
Durante mil e uma noites, Sherazade superava-se noite após noite, estimulando, dessa forma, a imaginação do rei com histórias belas, fantásticas e inteligentes. Até que à milésima e uma noite, Sherazade pediu-lhe que a resgatasse do destino que o rei havia previsto para ela. Schahriar reparou então que a amava e decretou grandes festas no reino, durante trinta dias, para celebrar a sua união com a mulher de quem nunca mais se separaria e com a qual viveu feliz para sempre.
Das narrativas contadas por Sherazade, ficaram famosas as viagens de Sindbad, o Marinheiro; as aventuras de Aladino e a lâmpada maravilhosa; a mirabolante história de Ali Babá e os quarenta ladrões.
Sindbad, O Marinheiro - Sindbad nasceu um homem rico, porém gastou sua fortuna de maneira imoderada, não querendo viver na mendicância, juntou o que restava , vendeu e rumou aos mares, fez 7 viagens ao todo.
Em sua primeira viagem, após dias navegando, atracaram em uma ilha. Os tripulantes que estavam na ilha sentiram uma grande chocalhada. O comandante do navio percebe que eles estão em cima de uma baleia e não, em uma ilha. Ele pede que todos pulem no mar pois, estão se afastando do navio .
Alguns pulam outros não conseguem e morrem no lombo da baleia e , por fim, Sindbad pula e consegue se agarrar a uma tabua e chegar ao navio.
Na segunda viagem, a tripulação chega em uma ilha e Sindbad dorme em baixo de uma palmeira. Ao acordar, Sindbad percebe que não há ninguém da tripulação na ilha. Eles partiram e não sentiram a ausência de Sindbad.
Sindbad estuda uma forma de sair da ilha então, ele conhece uma ave chamada abutre, que é muito comentada entre os marujos, ele se ata as patas do abutre na esperança que a ave voe e pouse em uma terra habitada. E foi assim que o marinheiro se salvou mais uma vez.
Após a sexta viagem, Sindbad decide não viajar mais. O califa pede que ele leve cartas e alguns presentes para o rei de Saandib. No retorno da viagem, a tripulação enfrenta uma tempestade e se perde.
O comandante do navio avisa que eles estão em um local repleto de monstros marinhos, ao qual os atacam. Sindbad pula ao mar e se salva antes que os monstros destruam o navio.
E essa foi a ultima viagem de Sindbad.
A terceira viagem de Sindbad - Sindbad viaja para vender suas mercadorias Basra, ao regressar, devido ao mau tempo o navio sai da rota e se perde. O navio é atacado por um bando de macacos que transporta dos marinheiros para uma ilha deserta. Nessa ilha, os tripulantes encontram uma casa na árvore com vários ossos secos e outros não.
A noite, os tripulantes recebem a visita de figura enorme e muito mais feio que os macacos que, escolhe um entre os tripulantes e o devora. Isso ocorre durante várias noite até, que decidem matar o gigante.
A tripulação restante foge em uma jangada mas são perseguidos pelo gigante que, mata vários marujos.
Os remanescentes atracam em uma outra ilha e decidem descansar em uma árvore. Na árvore, eles são atacados por uma enorme cobra que os devora. Sindbad sobrevive e avista uma navio no oceano. Ele consegue ser resgatado pelo navio e sobrevive mais uma vez;
Quarta viagem de Sindbad - Sindbad faz uma nova viagem para Basra para vender mercadorias. No meio da viagem de regresso, o navio enfrenta uma tempestade e a tripulação consegue chegar a uma ilha.
Nessa ilha, a tripulação é recebida por vários homens negros nus que oferecem comida aos tripulantes. E conforme vão passando os dias, os negros vão passando uma pasta no corpos dos tripulantes. Eles vão engordando e ficando suculentos.
Sindbad por não aceitar comida, vai ficando magro e ossudo sendo dispensado. Ele aproveita e foge para o outro lado da ilha.
O outro lado da ilha e muito populosa, as pessoas andam a cavalo sem sela. sindbad fabrica selas e oferece ao rei. O rei adora e o deixa rico e pede para Sindbad escolher uma esposa.
Sindbad se casa com uma jovem linda e descobre que na cidade , quando um dos cônjuge morre o outro e enterrado vivo junto com o morto.
A esposa do Sindbad morre e ele e enterrado vivo junto com algumas oferendas. Sindbad sobrevive durante dias comendo as oferendas. Ele vai sobrevivendo matando os cônjuges vivos enterrados e comendo as oferendas.
Após alguns meses, ele consegue sair do tumulo após alguns animais cavarem buracos para comerem os restos mortais nos tumulos.
Sindbad consegue fugir em um navio que o resgatou da ilha e volta para Bagda.

Aladim e Lâmpada Maravilhosa - Aladim era filho de um alfaiate e não gostava de trabalhar ou estudar, até seu pai morrer de desgosto.
Um dia, um feiticeiro viu Aladim em companhia de seus amigos e concluiu que ele era perfeito para cumprir seu objetivo. Esse feiticeiro se passou por seu tio e o levou para o deserto com o intuito de se apossar de um tesouro.
Aladim se apossa de uma lâmpada e algumas joias. O feiticeiro achando que Aladim não entregaria a lâmpada mágica, deixa Aladim no deserto para morrer.
Aladim descobre que a lâmpada é mágica e consegue fugir do deserto.
Aladim ao chegar na cidade ele se encanta pela filha do sultão e a pede em casamento, o sultão concede a mão da filha em troca de uma fortuna mas, engana Aladim e a casa com outro homem.
Aladim usa os poderes da lâmpada e consegue casar-se com a princesa e se feliz.

Ali Baba e os 40 ladrões - Ali Baba e seu irmão , Kassem, gastaram toda fortuna da família após a morte de seus pais. Kassem casou com uma mulher rica e ficou com o dote. Ali Baba resolveu ser lenhador e levar uma vida humilde.
Um dia na floresta, Ali Baba viu um grupo de ladrões guardar o resultado de um roubo dentro de uma caverna. Ele ouviu a senha que os ladrões usavam para entrar e sair da caverna e, resolveu conferir o conteúdo do interior da caverna e roubar um pouco da fortuna.
Ele conta a sua esposa que resolve pedir uma ferramenta ao irmão de Ali Baba para contar o dinheiro. O irmão descobre que Ali Baba é um homem rico e pergunta como ele conseguiu.
Ali conta o segredo e o irmão vai conferir. O irmão de Ali Baba não consegue sair da caverna e acaba sendo morto pelo bando.
Ali Baba resgata o corpo do irmão e o bando descobre e tenta matar Ali Baba. Porém uma empregada de Ali Baba descobre e arma um plano para matar o ladrões do bando.
Ali Baba e bem sucedido e , após a morte dos ladrões do bando, Ali Baba volta a caverna e leva todo o tesouro escondido e vive uma vida de riqueza.

Cris 19/04/2021

Mais ou menos
Comecei super empolgada, e no início o livro é realmente muito empolgante e envolvente, maas, são tantas e tantas histórias, algumas são extremamente maçantes, um drama sem fim, em algumas histórias o casal se vê um dia e já ficam doentes de amor um pelo o outro. Realmente tem muito da cultura Árabe, muito enriquecedor em termos de cultura, mas não gostei tanto quanto pensei que fosse gostar. Tem histórias ótimas, divertidas, emocionantes, mas algumas são muito enfadonhas... Não leria novamente, também não pretendo ler o 2° volume.
A história possui violência, não contém conteúdo sexual explícito, linguagem formal.
Resenha completa no meu perfil do instagram - @resenhas_para_voce

1 | 2 | 3 | 4 | 5