Retalhos

Retalhos Craig Thompson

Resenhas - Retalhos

Dre Sil 16/01/2023

Todos deveriam ler!
A leitura de Retalhos é a coisinha mais gostosa que se tem, o grafic te transporta para dentro da história e te faz viver na pele do Craig.
Os assuntos e vivências fazem com que a leitura fique ainda mais real, principalmente para pessoas que ja pesaram por situações como as contadas, infelizmente.
Eu amei a leitura, a quebra te expectativa que temos, é simplesmente perfeito!
O que eu mais gostei foi todas as reflexões que o livro traz de formas tão simples, que te fazem olhar o mundo com outros olhos e a mente explodir.
Recomendo muito para aqueles que estão de ressaca ou que querem ler algo interessantes e de fácil entendimento.
É isso, beijos.

Cássia 03/10/2021

Sensível e sincero
Acho que Craig consegue trazer com sinceridade o reais confrontos internos que ele tinha quanto a religião e a vida que queria se permitir viver. A sensibilidade está presente nos desenhos e nos diálogos da graphic novel.

Cidah 03/01/2023

agora tou com vontade de costurar uma colcha de retalhos !!
muito bem desenhado e achei a forma de contar histórias muito bem feita.

é bizarro pensar que são coisas que aconteceram de fato com ele, precisava lembrar o tempo todo de que nao era ficçao pra nao ficar caindo no pau desnecessariamente com certas coisas (como os pais dele por ex.).

a história de craig retrata tópicos muito sensíveis... mas não deixa de ser uma leitura prazerosa e agradável aos olhos de quem lê. já falei que esse quadrinho é lindo?!

Aline Sandoli 26/10/2021

Trabalho lindo e triste
Apesar do número de páginas é uma leitura rápida. Fiquei um pouco triste após a leitura pois tem contexto de abuso e sofrimento do protagonista. Os traços são maravilhosos e você se envolve facilmente na leitura, traz muitos questionamentos a cerca da bíblia o que não me incomodou ja que sou ateia mas talvez incomode quem é cristão. Em suma foi uma leitura 5 estrelas.

weverton_cortess 03/07/2021

PERFEITO!
No começo eu não estava botando tanta fé que seria bom. (talvez pelo formato de graphic novel do livro) Mas... MANO!!! QUE TRAÇOS DE DESENHOS LINDOS. QUE HISTÓRIA ENVOLVENTE. QUE MIX DE SENSAÇÕES. É uma história de vida tão repleta de altos e baixos... Uma história repleta de referências.
SIMPLISMENTE AMEIII!
Tô até com medo da minha próxima leitura agora, depois de ter lido essa maravilha...
"Como é bom deixar uma marca na superfície branca... Fazer um mapa dos seus passos... Mesmo que seja temporário."
Celine 03/07/2021minha estante
De nada!

weverton_cortess 03/07/2021minha estante
Brigado, nenê. Kksksms

Adan 10/01/2022

histórias bem ?é a vida?
amo histórias sobre,,, a vida. em que parece que não acontece nada, mas são contadas de um jeito tão bonito que faz tudo valer a pena.

acho que o apelo religioso muito forte não me permitiu me conectar tanto assim com o livro, mas gostei muito do desenvolvimento ? estranho, mas naquele nível de estranheza que a vida tem mesmo.

Ale Gilos 13/02/2023

Conflitos
Não sei muito bem minha opinião sobre esse quadrinho. Ele tem uma narrativa interessante, principalmente olhando para a família do Craig, super religiosa e cheia de preconceitos, assim como muitas pessoas ao redor dele. E da pra gente enxergar o conflito dele ao encarar o mundo e suas vontades vs aquilo q é ensinado na Bíblia. Como é difícil pra ele se desvincular do que era para o que quer ser. É bem bonita essa evolução e crescimento so autor.
No entanto, tem um problema de ritmo ali do meio pro final. Acredito q pq a Raina foi uma grande catarse na vida dele, mas senti q a história acelerou muito rápido.
Ainda assim, é uma história cheia de coisas pra se pensar.

Robs 03/04/2023

O livro retrata a infância, adolescência e início da fase adulta do próprio autor. Literalmente retalhos da historia de Craig. É bem íntimo, cativante e profundo, me fez refletir bastante sobre como ficamos reféns de nossa criação e como a religião molda a nossa forma de viver no mundo, muitas vezes sem perceber o que há ao nosso redor, criando diversos preconceitos e paradigmas que não nos deixam aproveitar a humanidade (muito bom quando ele fala sobre o mito da caverna).
Quando peguei esse livro pra ler tinha vagas lembranças, achei que tinha apenas folheado na infância (lido retalhos hihi), mas quando cheguei no final percebi que me recordava de muuuitos detalhes sobre ele, acho que só me faltava mais maturidade para compreender o que estava sendo dito. Também cresci em ambiente religioso e é impossível não enxergar reflexos no livro, acaba sendo uma verdade universal.
Adorei muito, não costumo ler quadrinhos, mas esse me prendeu bastante. Desenhos incríveis e a história prende. Muito bom mesmo.

Rahisa.Helena 11/07/2023

A vida como ela é
Ao mesmo tempo que é delicado também é um soco no estômago em várias partes. Os relatos que mais gostei foram os da relação dele com o irmão mais novo, principalmente o final. O autor mostra de forma muito sensível as dores do amadurecimento, aquela fase confusa do início da adolescência que você não é mais criança mas também não é adulto. Só achei melancólico (talvez chata?) demais a parte com Raina, não que eles tivessem tivessem ficar juntos no final, até pq eu senti ele tava desenvolvendo uma dependência emocional relacionada à ela. No geral, é uma boa leitura, recomendo.

nayara 22/03/2023

Retalhos
Você pega esse tijolo pensando que vai ser uma leitura demorada, mas é só engatar na leitura e fica impossível parar. Retalhos conta a história de Craig (que, aliás, é o autor), e tem tanta crítica e sentimento nas entrelinhas dessas páginas, tanta referência de intelectual que eu demorei pra entender. A crítica à igreja e ao fanatismo religioso é clara, e o impacto é ainda maior por se tratar de uma história real. O romance é lindo, paupável. A relação verdadeira entre os irmãos. Os sentimentos, as dúvidas e as frustrações de Craig são transmitidas tão imensamente. Os traços são lindos, e a escrita é muito boa também.

Aline327 04/03/2022

Ilustrações muito lindas.
Tem pessoas que realmente tem o dom para as artes.
Muito bem desenvolvida a história. Mas, só atinei para a ideia do título no final da história. ?

Cris 15/06/2021

Um livro reflexivo
Esse quadrinho trás reflexões importantes sobre infância e religião.
Gostei de como o autor contou a sua história e se expressou através dos desenhos.

Trindade 28/05/2024

O Duro Processo de Crescimento
Esta HQ autobiográfica de Craig Thompson se passa em uma pequena cidade de Wisconsin, onde a igreja exerce grande influência sobre a vida e os hábitos das pessoas. A família Thompson, com recursos financeiros limitados, cria dois filhos que brincam e brigam como qualquer criança. Craig, o foco desta HQ, explora os medos de crescer, o primeiro amor e sua perda, os abusos que sofreu, os traumas que ainda carrega e a coragem de pensar de maneira diferente.

Rafaella 01/10/2022

Uma história sobre amadurecimento
É uma história interessante, faz a gente refletir sobre os ciclos da vida.
Acompanhar a infância e a juventude dele é uma experiência curiosa e encantadora.
Acredito que a mensagem que fica é que a vida é feita de ciclos.