Após a Tempestade

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fernanda 19/06/2013

Resenha: Após a Tempestade Karen White - 416 páginas - Novo Conceito
LINK DA RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

Resenha: Pense em uma história forte e ao mesmo tempo sensível. “Após a tempestade” pode ser definida desta maneira, e confesso que me senti intensamente ligada na trama, juntamente com seus personagens envolventes e acima de tudo, determinados. O que mais me chamou a atenção na verdade foi o fato de que em várias descrições das cenas me senti mais próxima e até me identifiquei em algumas passagens. Não é apenas o modo como o enredo seguiu o desenvolvimento, mas sim como a autora conduziu os ensinamentos aos leitores, causando sensações mais emocionantes.

“Eu acho que, se ainda respiramos, temos de continuar. Portanto, nós reconstruímos. Começamos tudo de novo. É exatamente o que fazemos. Imagino que era isso que ela desejava para o Beau: um sentimento de pertencimento, de ter um lugar para o qual voltar, estivesse onde estivesse. Um lugar para ele chamar de lar por senti-lo assim, respirá-lo. Saboreá-lo.” Pg. 63

Em um ambiente confortante e vívido, conhecemos a narração de dois personagens em tempos distintos: Julie Holt e Aimée. Sobre Julie: mostrou ser uma pessoa com ótimos instintos e revelando uma força bem maior do que ela imaginava. Depois de tantas fatalidades em sua vida, ela se vê obrigada a encontrar um rumo certo a seguir em sua vida. Primeiro, foi o caso de sua irmã desaparecida, a perda da mãe e a desesperança do irmão e depois a perda de uma grande amiga – Mônica. A moça acaba ficando com a guarda do fillho de Mônica – Beau – e para falar bem a verdade, está totalmente perdida nesta situação. Até que ela encontra a chave de uma misteriosa casa, e ao se deparar com ela, percebe que a mesma se encontra devastada devido o Furacão Katrina. Então Julie tenta encontrar alguma direção na casa da família de Beau, que no caso seria o tio Trey e a bisavó Aimée. A partir disso, conhecemos aos poucos a história desses novos personagens, e os relatos de visa se tornam intensos e emocionantes.

"As respostas que buscamos nem sempre são aquelas que desejamos." Pg.148

Aimée narra sua história de vida e compartilha o amor que sentiu por dois jovens irmãos: Gary e Wes. A profundidade dos segredos é tanta, que é como se sentíssemos as mesmas sensações dos personagens.As tragédias e as dores deles se tornam tão sinceras, que fica impossível não se envolver com a narração. Destaque também para os inícios dos capítulos, que apresentam citações de alertas do tempo. Todos os detalhes, incluindo a própria diagramação do livro, ajudam na composição da história. No determinado tempo, todas as duvidas serão questionados e perguntas serão respondidas. Diante de tantas surpresas, Julie finalmente poderá ser feliz novamente, se encaixar numa família e se livrar das conturbações do passado. Por fim, iremos perceber que essas vidas estão mais interligadas do que elas imaginam.

“Às vezes, mentimos para nós mesmos e para aqueles que amamos por acharmos que isso vai protegê-los...” Pg.403

Não tem como não gostar dessa leitura tão proveitosa e sensível. Além de apresentar temas relevantes, com mesclas de romance e suspense, somos conduzidos a pensar sobre nossas próprias ações e aprender valiosas lições a cerca de renovações e restabelecimentos.

LINK DA RESENHA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

Naty 12/04/2013

www.meninadabahia.com.br

- Porque a água recua, o sol nasce e as árvores voltam a crescer. Porque... - ela abriu os braços, indicando o jardim, a árvore e, imagino, toda a península de Biloxi - aprendemos que grandes tragédias são oportunidades para grandes gestos de bondade. É como se fossem lembretes necessários de que o espírito humano está vivo e bem, apesar de toda a evidência contrária. - Ela baixou as mãos. - Descobri que não tinha morrido e que, portanto, não tinha terminado.
Pág. 130

A vida de Julie Holt foi devastada quando ainda era adolescente. Incumbida de cuidar de sua irmã mais nova, enquanto à mãe ia ao mercado, Julie de repente percebe que ela sumiu. Passaram-se mais de 17 anos e ela nunca foi encontrada. A vida de Julie é regida pela esperança de que um dia a polícia a encontrará, viva ou morta. Mas enquanto há vida, há esperança e todo dia Julie entra na internet e faz pesquisas e buscas.

Agora, já adulta, com uma vida relativamente boa, um emprego do qual gosta, Julie passa por uma nova tragédia. Sua melhor amiga Mônica, falece e lhe deixa como herança, seu filho de 5 anos e uma casa na praia, em Biloxi, Mississippi.

Por cuidar de uma criança pequena, que está abalada e precisa de cuidados constantes, Julie perde o emprego e está à beira da falência. Então resolve ir para Biloxi, ficar na casa que Mônica deixou para ela.

Desesperada e exausta, Julie parte com o pequeno Beau para uma nova vida. Seja isso bom ou ruim. Em Biloxi, descobre que a sua casa não existe. Há apenas um terreno cheio de entulhos. O Katrina foi impiedoso com a casa de praia, a varreu inteira. Não sobrou nada. Mais desesperada ainda e sem teto para morar, Julie vai para um hotel e pensa na única solução possível, irá procurar os parentes de Mônica, que moram próximo, em Nova Orleans.

Mônica é de uma rica família de NO e, ninguém sabe o porquê, fugiu de casa dez anos antes. Julia sabe disso e não sabe se pode confiar na família dela. Não sabe se eles irão tentarão tirar Beau dela, mas ela precisa tentar. Por ele. Por ela. Por Mônica.

Julia acaba conhecendo a encantadora avó de Mônica, Aimee, e seu implacável irmão, Trey. E juntos, vão tentar descobrir o porquê dela ter fugido e mais... vão reconstruir a casa de praia e suas vidas. Julie e Trey tem mais coisas em comum do que a profunda repulsa à primeira vista.

Após a tempestade, de Karen White (Novo Conceito, 416, R$ 31,90), é espetacular! Eu viajei com os personagens, senti suas dores, ri com eles, chorei com e por eles. Vibrei com as descobertas, fiquei chocada com os segredos revelados, mas o mais importante, aprendi coisas valiosas sobre reconstruir coisas e sobre como nunca deixar de ter esperança. Esse livro dá uma verdadeira aula sobre civismo e amor ao próximo. Após a tempestade é uma lição de vida.

- Eu? Reconstruir? - balancei a cabeça negativamente. - Primeira coisa contra: não sei nada sobre construção ou reconstrução. E, segunda: já esteve lá? Viu como está? São tantos os que não voltaram ou que não reconstruíram, eu entendo completamente. Por que investir tanto tempo e dinheiro se cada temporada de furacões significa uma nova ameaça?
Aimee me fitou fixamente com aquele olhar azul.
- Por que levantar arranha-céus em São Francisco que podem vir abaixo em um terremoto? Por que construir fazendas no Kansas ou em Oklahoma que podem ser varridas por um tornado? - Ela bufou, o que pareceu tão improvável para uma senhora idosa elegante que quase caí na risada. - Para onde queriam que fôssemos, afinal? Eu acho que, se ainda respiramos, temos de continuar. Portanto, nós reconstruímos. Começamos tudo de novo. É exatamente o que fazemos. Imagino que era isso que ela desejava para o Beau: um sentimento de pertencimento, de ter um lugar para o qual voltar, estivesse onde estivesse. Um lugar para ele chamar de lar por senti-lo assim, respirá-lo. Saboreá-lo.
Pág. 63

A história possui dois narradores, Julie e Aimee. Com a narrativa de Julie, vamos conhecendo um pouco mais sobre ela, seu passado e sua relação com Mônica. Seu olhar para uma terra que foi cruelmente devastada pelo Katrina e sua incredulidade sobre o porquê as pessoas continuam a construir casas num local onde outro furacão pode avançar e destruir tudo novamente. Pela narrativa de Aimee, vamos conhecendo o passado da família de Mônica e sobre o porquê as pessoas reconstroem suas vidas, o porquê elas passam por uma tragédia e se erguem. Através da junção das duas narrativas, a autora constrói uma belíssima história, que entrelaçadas, formam uma só. Os acontecimentos do passando refletindo no presente.

Estou simplesmente in love com Karen White e sua escrita. A história é tão vívida que me senti presente à todo momento. Apaixonei-me por Biloxi, pela casa da praia (que tem nome, River Song), pelos moradores que ergueram novamente suas casas e passaram a ajudar outras pessoas, por amor.

Garanto, ao pegar Após a tempestade, você só o largará após a última página e mesmo assim ficará pensando nele por dias. Entrou para a lista de must read . Super recomendo!

P.S.: Eu sou dessas que leem tudo, da sinopse na quarta página à ficha catalográfica. A dedicatória desse livro é dedica 'aos moradores da Costa do Golfo e de Nova Orleans, porque eles sabem melhor do que ninguém o porquê de reconstruirmos'. Achei isso de uma delicadeza e sensibilidade tamanha... Karen White merece aplausos.

P.P.S: Sabe quando você adora um livro e quer gritar mandando todo mundo ler? Esse é um desses livros! então... LEIAM! rs
Thais 03/09/2013minha estante
Acabei de terminar de ler "De volta para casa" também da Karen White e estou com essa mesma sensação que você ficou quando leu "Após a Tempestade", também quero gritar para que todos leiam e chorem e riam e se emocionem como eu. Já estou indo atrás de ler "Após a tempestade" e se possível ler todos os outros da autora.

Hester1 12/12/2014minha estante
Ótima resenha. Excelente livro! Só posso dizer às pessoas: sigam o conselho da Naty! Leiam!!!!!!!!!!

Raquel.Candeira 06/06/2021

A história de Aimee, rodeada de segredos e mistérios, foi o que mais me prendeu nesse livro. Ao final senti que algumas pontas ainda ficaram soltas, mas o livro foi realmente uma surpresa. Uma leitura que nos faz refletir sobre perdas, resiliência e transformação.
CALINE 06/06/2021minha estante
Eu amo esse livro de todo meu ? .

Saleitura 07/08/2013

Encontramos Julie Holt num momento de grande mudança. Ela que morava em New York, tinha um ótimo emprego numa casa de leilões, tinha apenas algo que a consumia, encontrar a irmã desaparecida há 17 anos, desde que ela com 12 anos e responsável por tomar conta da irmã, por um instante que a deixou, nunca mais a viu. Porém, com a morte de sua melhor amiga, Mônica, ela se encontra com uma escritura de uma casa, e uma criança de 5 anos, pois foi para ela que Mônica deixou a tutela de seu filho, Beau.

Mônica havia saído de casa e nunca mais retornado, seu passado era um segredo, e Julie decide levar Beau para conhecer sua família. Na primeira parada, onde conhece a casa deixada para ela, totalmente destruída pelo último furacão, Julie descobre que Mônica lhe havia deixado mais uma herança, um quadro pintado pelo bisavô de Julie.

A partir da chegada de Julie e Beau em Nova Orleans, muito personagens entram em cena e os principais são o irmão e a avó de Mônica. Será através de Aimee que muitos segredos serão desvendados. O livro passa a ser narrado pelas duas, capítulos pela Julie, o presente, e capítulos por Aimee, o passado.

“Porque algumas coisas nunca devem ser esquecidas. Não importa se é uma lembrança que nos ensine alguma coisa ou uma lembrança de algo precioso, como um botão para rebobinar a vida. Às vezes, é só o que temos.” Pág.: 302

Confesso que esperava uma história bem diferente da que encontrei e me surpreendi positivamente. É uma história que vai lhe envolvendo aos poucos, e diferente de muitas outras, são tantos os segredos e tantas as revelações, que você não vai encontrá-las apenas no final, mas durante a leitura.

Personagens bem construídos, história rica de detalhes que vão lhe dando prazer de lê-la. Apesar disso, confesso que encontrei umas partes da narrativa um pouco cansativas, mas nada que tire o brilho da história.

Foi o primeiro livro que li de Karen White e ela me fez lembrar de Lucinda Ryley (A Casa das Orquídeas). Espero ler outros livros dela e que sejam tão bons quanto esse.

Recomendo e boa leitura!

Leitura e resenha por Luci Cardinelli

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/08/resenha-do-livro-apos-tempestade-de.html
Maristela 02/10/2013minha estante
Estou com esse livro para ler e ainda não comecei, mas agora, depois que li sua resenha, vou começar já, pois fiquei muito empolgada com a história.

Pandora 02/10/2013minha estante
Eu ainda não li a Lucinda, e nem a Karen, mas estou louca de vontade, especialmente depois da sua boa recomendação Luci!!!

Fernanda @condutaliteraria 03/10/2013minha estante
Eu ainda não li nada da autora, mas se lembra a Lucinda Ryley já me interessei.
Parece ser uma história cativante e gostei do fato de ser diferente também.

NESSA 10/10/2013minha estante
Dica de livro interessante pela comovente história de Julie que perdeu a irmã e depois de encontrar uma amiga e torna-se responsável pelo filho vai viajar para encontrar a família da amiga e nessa viagem vai se surpreender ao descobrir segredos que vão mudar sua vida,realmente um livro com drama e reflexão!

Rita De Cássia 13/10/2013minha estante
Eu quase comprei este livro recentemente, e agora me arrependo de não tê-lo comprado.
Parece ser um livro impressionante e emocionante. Gosto quando um livro meche comigo, e este parece ser feito pra isso.
Esperar a oportunidade pra poder comprar novamente.

Gladys 22/10/2013minha estante
Só por ter personagens bem construídos já ganhou pontos comigo, rs.
Pretendo lê-lo em breve.

Michelli Prado 26/10/2013minha estante
Já vi este livro várias veze, mas é a primeira resenha que leio, e confesso que não li nenhum livro da autora ainda, mas fiquei bastante interessada por esta historia e pela narração da historia. E parece ser aquela historia que te prende, e já coloquei ele na minha lista de desejados!!

Incriativos 30/06/2013

Após a Tempestade
Tenho que confessar que, em meio a toda essa recente onda de thrillers que dominam os exemplares mais recentes a figurar nas prateleiras das livrarias, tenho tomado muito cuidado e venho sendo altamente crítico ao escolher um deles como leitura. Eles parecem seguir receitas já definidas, com mistérios iguais em sua essência, personagens vazios, interações, piadas e situações forçadas, sem falar nos clichês aos montes. À primeira vista, tive receio de que "Após a Tempestade", da autora Karen White, fosse mais um desses suspenses, que, quando um pouco felizes em seu objetivo, no máximo deixam o leitor ansioso para acabar logo a leitura e se dedicar a algo que valha mais seu tempo.
Em todo o caso, o livro ainda assim me chamava atenção, então decidi colocá-lo entre os meus livros desejados do site Skoob, decidido que não gastaria dinheiro em uma compra tão incerta. Claro, se alguém resolve-se me presentear com um exemplar, ai daria uma chance - e foi como sucedeu. Após ganhar o livro do meu tio, no meu aniversário, logo iniciei sua leitura. As primeiras páginas, infelizmente, alimentaram as minhas suspeitas de que seria apenas mais um volume infeliz. O que me fez continuar fiel à história, nesse ponto, foi a narrativa, que é gostosa e simples, porém bem desenvolvida - o que contrasta radicalmente com as narrativas pobres dos thrillers aos quais me referi, fato este que manteve minha esperança.
Não poderia eu, então, ter feito algo melhor. Apesar de certas situações iniciais na obra parecem um tanto quanto "forçação de barra", à medida que vai-se avançando pelas páginas, tudo começa a ganhar sentido. Vale ressaltar, também, que o livro não pode ser classificado como thriller, embora essa fosse minha impressão antes de lê-lo. Ele é um drama, temperado com um mistério que surpreenderá os leitores. É uma história sobre superação, renovação - sem a enjoativa fórmula dos livros de auto-ajuda.
Os personagens são cativantes e fáceis de se apegar - ou de odiar - e são bem construídos. A começar por Julie, a protagonista, que tem uma evolução visível ao decorrer das 400 páginas nas quais sua história se desenrola; contando com Aimee, que estrela quase metade dos capítulos, contando a Julie seu passado, que segundo ela é a chave para resolver um mistério que envolve as famílias de ambas.
Dirigindo o foco então para a trama em si, esta tem início com Julie retornando à cidade natal de sua melhor amiga, Monica Guidry, que faleceu poucos meses antes e deixou tudo que tinha para Julie: um filho de 5 anos e uma casa de praia em ruínas. Decidida a atender ao último pedido de Mônica, ela parte em uma viagem até Nova Orleans, deparando-se com uma cultura totalmente diferente, não apenas pelas diferenças históricas em relação a Nova York (onde Julie até então morava), mas também pelas catástrofes naturais que deixaram marcas profundas na cidade e em seus moradores.
Lá chegando, ela se depara com o dilema: criar Beau, o filho de sua melhor amiga, como imaginava que ela supostamente havia desejado, ou apresentá-lo à sua família de sangue, sobre a qual nada sabia? Claro, esse não é o único problema a ocupar a mente de nossa sofrida protagonista. Enquanto isso, Julie também continua a busca por Chelsea, sua irmã mais nova que desapareceu anos atrás. É quando ocorre o encontro inesperado de Beau com Aimee, sua tia-avó, e Trey Guidry, seu tio e irmão mais velho de Mônica. A partir de então, é impossível esconder a existência de Beau de sua família verdadeira, e Julie empreende mais uma busca por respostas, em busca do motivo que levou Mônica a fugir e abandonar seus parentes de sangue, e se eles seriam perigosos para Beau.
Um ponto que me irritou um pouco, mas que é quase irrelevante se pesar o conjunto todo, é que existem alguns erros de digitação bem gritantes em alguns momentos. Isso ao menos para mim é um pouco chato, mas não foi nem de longe o suficiente para me fazer abandonar a leitura. Outro aspecto é que o tradutor parece ter uma fixação por tornar artigos definidos e nomes próprios inseparáveis. Isso significa que você lerá muito: "a Julie", "o Beau", "a Aimee"; até mesmo quando a colocação de tal artigo for duvidosa. E, por fim, uma pequena crítica a autora. Karen White perde algum tempo explicando coisas que seriam facilmente deduzidas pelo leitor, coisas óbvias, ou então, coisas que teriam um outro gostinho se dependessem da interpretação e da subjetividade do leitor para serem assimiladas. Porém, ai já não sei se o pecado é qualidade da autora, ou da massa geral de leitores contemporâneos, que parece ter preguiça de pensar e deseja apenas histórias mastigadas.
Mas nada disso diminui o crédito do livro, e a resolução do mistério desafiará a sua imaginação. É uma leitura leve, gostosa, que flui, e que em muitas partes te prende e não dá vontade de soltar. O livro vale, com certeza, o tempo que lhe for dedicado.

Resenha publicada originalmente no blog Incriativos

site: http://incriativos.blogspot.com.br

Manoela 23/04/2021

Após a tempestade
Um bom livro, com tramas paralelas que se conectam, que fazem você querer continuar lendo para saber o que vai acontecer. Gostei!

Ju 26/07/2013

Após a tempestade
Li esse livro sem nenhuma ideia do que iria encontrar. E me surpreendi a cada página. Após a Tempestade nos apresenta uma história muito bem construída, com drama e esperança na medida certa. Não vou mentir para vocês, tem uma pergunta que fica sem resposta. Mas é como a vida - nem sempre a gente consegue esclarecer algo, e só aprendendo a lidar com isso é possível seguir em frente e ser feliz.

Julie Holt tem 29 anos. Quando tinha 12, sua irmã, Chelsea, desapareceu. Ela nunca desistiu de ter notícias dela, e mantém contato constante com a polícia.

"Algumas coisas nunca devem ser esquecidas. Não importa se é uma lembrança que nos ensine alguma coisa ou uma lembrança de algo precioso, como um botão para rebobinar a vida. Às vezes, é só o que temos".

Há alguns anos, Julie conheceu Mônica em uma exposição. Desde então, se tornaram melhores amigas. Até que Mônica morre de repente, e deixa Julie como tutora de seu filho, Beau, de apenas 5 anos. Ela deixa também a chave de uma casa em River Song, onde viveu quase toda a sua vida, e Julie decide se mudar para lá com o garotinho. Até onde ela sabe, é onde também estão os membros da família de Mônica, que ela deseja investigar antes de permitir que conheçam Beau.

O livro conta duas histórias paralelas. A de Julie e a de Aimee, avó de Mônica. Conhecemos fatos desde a infância de cada uma delas, e chega um ponto em que não sabemos mais se e quando essas histórias se tornarão uma só. Entrei no clima do livro, e soube esperar por cada pequena revelação. Tudo bem que eu achei que o motivo de um dos culpados para fazer o que fez foi meio fraco, mas amei Após a Tempestade mesmo assim.

"Se você ainda não morreu, você ainda não acabou".

É muito legal ver as transformações que ocorrem nas pessoas. Desde Beau, que regride bastante em seu desenvolvimento após a morte da mãe e no fim volta a ter um comportamento feliz e saudável; passando por Julie, que aprende que "continuar não significa esquecer"; e chegando a Aimee, que acaba por compreender que "as respostas que buscamos nem sempre são aquelas que desejamos. Mas saber a verdade é o que nos ajuda a dormir à noite."

O livro se baseou em histórias reais, principalmente da época do furacão Katrina. A autora conta que, após sua passagem, várias árvores centenárias foram mortas. Um artista local teve a ideia de fazer esculturas com o que restou delas, e fiquei bem curiosa para ver o resultado desse trabalho.

Gostaria de conhecer esse lugar, e as pessoas que fazem parte dele. Pessoas fortes, que não têm medo de seguir em frente, e que sempre estão dispostas a recomeçar, reconstruindo suas casas e suas vidas guiadas apenas pela fé e pela esperança de que tudo vai ficar bem com elas e com seus lares.

"Sabe o que os esquimós dizem das estrelas? (...) Eles dizem que são aberturas para o céu. O amor dos nossos entes perdidos é derramado por essas aberturas e brilha sobre nós para que possamos saber que estão felizes".

A editora Novo Conceito acaba de lançar outro livro da Karen White, De Volta Para Casa, e me vi correndo para verificar se ele teria algo a ver com esse. Adoraria me encontrar com essas personagens de novo. Infelizmente, não tem... rs... Mas isso não diminui minha ansiedade para lê-lo.

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/07/resenha-apos-tempestade.html
Juh 26/07/2013minha estante
Desde que eu vi a divulgação desse livro, já fiquei com vontade de lê-lo, parece ser uma história comovente e emocionante, achei super bacana também as esculturas, e sem dizer que amo ler livros que trazem experiencias e são baseados em fatos reais. Ansiosa para ler Após a tempestade, assim como de volta para casa ( quando vc falou achei que era a cont. rsrsrs)!! Bjoos

Lore 27/07/2013minha estante
Que história linda e triste ao mesmo tempo! A história me lembrou um livro que li para a escola à um tempo que se chama Irmão Negro, não sei porque. Não conhecia o livro e fiquei com vontade de lê-lo sim. Mesmo você não dando spoiler, eu tenho uma breve suposição sobre o que a Mônica representa para a Julie hehehe e se for isso mesmo o que eu estou pensando é meio que um clichê, mas estou curiosa para ler e descobrir o final da trama. Adorei a resenha Ju (:

Leilane 27/07/2013minha estante
Que interessante, Ju. Parece que os livros que menos temos expectativas são os que mais nos surpreendem! Algo devemos adotar em nossa vida.
Bom, é drama, então não é o tipo de livro que se torna desejado para mim, mas gostei muito da sua resenha, foi muito legal que o livro tenha despertado em você a curiosidade de procurar as fotos das árvores, elas são lindas!
Beijos

Cris 30/07/2013minha estante
Nossa, que drama hein? Parece uma história muito triste mesmo...

Michelli Prado 02/08/2013minha estante
Adorei a sua resenha. Lembro que quando este livro foi lançado, estava super ansiosa para lê-lo. Fui colocando outros livros na frente e acabei me esquecendo dele.
Agora, com sua resenha, fiquei com curiosidade para ler.
Um abraço!

Thaís 03/08/2013minha estante
Oi Ju! Adorei o livro, não era nada do que u pensava ainda mais sobre o fato de ele ser baseado em fatos reais!

Patricia.Cavalcant 13/07/2022

Um segredo de família, quando descoberto,Mônica vai embora de casa, e ninguém de sua família o encontra, aos 25 anos ela morre de problemas no coração deixando um filho de 5 anos, e com a guarda para a amiga e um destino, ir a família dela e reconstruir uma casa, a amiga tem uma infância triste, pois sua irmã desapareceu e a família se destruiu, (ela nunca foi encontrada), o livro é referente a tragédia do Katrina, amei a história.

Rose 02/09/2013

Um livro envolvente, onde passado e presente se juntam para formar um futuro melhor. Tragédias humanas vividas, narradas e sentidas em épocas diferentes, por pessoas diferentes, moldam as páginas deste livro.
Enquanto ia lendo, me pegava pensando nos problemas dos personagens. Acho que uma das piores coisas é você ter um ente querido desaparecido, sem saber como ele está, se já morreu ou não. São medos que passam a fazer parte da sua vida e que de alguma forma você tem que seguir em frente. E o que dizer daquele que perderam tudo, mas que conseguiram salvar suas vidas? Seguir em frente depois de uma tragédia é difícil, porém necessário...

"E ali estava eu, pisoteando o que restava de River Song, tentando ver se havia algo a ser resgatado e sentindo muita pena de mim mesmo. Foi então que vi uma de nossas vizinhas, a sra. Anderson, chorando enquanto catava os escombros da casa dela. Quando perguntei se havia algo que eu pudesse fazer, ela me falou sobre a filha, falecida no ano anterior, e tudo o que ela queria era encontrar o retrato dela, porque não tinha mais nenhum" (pág. 261)

Julie procurava sua irmã há 17 anos. Ela não criou raízes em nenhum lugar, não tinha um plano a longo prazo. Sua vida era o aqui e o agora. Amanhã ela veria quando chegasse.
Mas quando Mônica, sua melhor e única amiga, morre, ela acaba ficando com a responsabilidade de criar Beau, um menino de 5 anos, filho de Mônica. Ela que não pensava no amanhã, agora tinha o futuro de Beau em suas mãos.
Foi então que decidiu ir a Biloxi para que Beau conhece a família de sua mãe. A mesma família que Mônica anos antes havia deixado para trás sem nenhum aviso ou adeus.
Esta viagem trás à tona segredos do passado que envolvem as famílias de Mônica e Julie. Em meio à procura por respostas e a reconstrução da casa de Mônica que agora era de Julie, e que foi destruída pelo Katrina, Julie aprende que não é preciso esquecer o passado para sonhar com um futuro. E que tragédias podem servir para um novo recomeço.
Ah, o livro é narrado por Julie e Aimee, avó de Mônica. São justamente as lembranças de Aimee que ajudam a montar este complicado quebra cabeças familiar, cheio de segredos e medos. Também vale um destaque para o relacionamento entre Julie e Trey, irmão de Mônica. A relação deles foi sendo construída aos poucos e você fica torcendo para que dê certo. Um relação onde as bases estão ficando bem sólidas e que promete resistir a muitas tempestades...

Mari 25/04/2013

[...] todas as verdades acabam vindo a tona em algum momento. - Pág. 400
Julie Holt teve sua irmã desaparecida aos 12 anos e desde então não perdeu as esperanças e vive sua vida com a expectativa de reencontrá-la. Um dia, 17 anos depois, em uma exposição de quadros de seu bisavô, ela conhece Mônica, que passa a ser como uma irmã para ela, mesmo que ela não saiba tudo sobre sua vida. Mônica tinha 18 anos quando se desligou da família em Nova Orleans e foi morar em Nova York. Além de perder o contato com sua avó Aimee e seu irmão Trey, ela só comentava com Julie alguns poucos fatos sobre sua vida em River Song.

Julie, que trabalha em uma casa de leilões como assistente executiva do diretor se vê sem saber o que fazer ou qual a atitude tomar diante da situação: Mônica tinha uma doença, acaba de falecer e além de lhe deixar uma casa em Beach Boulevard, deixa a guarda de seu filho de 5 anos. Cheia de dúvidas, ela decidi ir a Biloxi conhecer finalmente a família de sua amiga que sempre desviava o assunto quando era perguntada a respeito deles.

Julie chega a seu destino, conhece a pequena família de sua amiga, mas uma dúvida surge: será que Mônica era realmente sua amiga?Trey, irmão de Mônica, não gosta de sua chegada, Aimee, a avó, insiste para que Julie deixe o menino com eles, sendo que nunca entrara em contato com a neta. Tudo parece um tanto duvidoso e cada vez mais ela pensa que não conhecia sua amiga direito, mas seu caminho será longo até achar as respostas para tantas perguntas.
"As respostas que buscamos nem sempre são aquelas que desejamos." Pág. 148
Uma da coisas que não me agradou no inicio, mas ao longo da leitura eu soube aproveitar, foi o fato de autora colocar a história dividida no olhar de Julie no presente e no olhar de Aimee no passado. A história é muito bem entrelaçada em um emaranhado de mistérios e dúvidas. Por que Mônica se afastou de sua família? Por que Mônica não mencionou naquela exposição onde se conheceram que sabia que Abe Holt era seu bisavô? E por que Julie está relacionada a essa família? Nós acabamos nos prendendo a cada detalhe do livro em busca de uma resposta (cheguei a reler algumas partes pensando que poderia ser algo importante).

Temos alguns erros de digitação, mas nada que atrapalhe imensamente a leitura. A narrativa flui rapidamente nos prendendo do inicio´ao fim da leitura, e você ainda fica um bom tempo pensando na história, já que o livro ainda termina com alguns mistérios e acabamos ansiosos pela continuação.

CONTINUE LENDO EM: http://www.magialiteraria.net/2013/04/resenha-apos-tempestade_25.html

Nay 16/05/2018

Faltou muito
Ate poderia ser uma leitura melhor porem senti que faltou partes. A Julie nao passa de uma espectadora para a historia da avó de Monica que é na verdade o livro todo. Faltou melhores explicaçoes de como ou por que, e termina em um ponto que ainda falta conclusoes. Poderia ser melhor. Tem uma mensagem muito linda sobre reconstruir a vida.

Marisa Aziliero 01/04/2014

M-A-R-AV-I-L-H-O-S-O-!
Quando comecei a ler, confesso que não estava tão entusiasmada.. o começo da história era "chatinho", porém conforme ia avançando na história, comecei a apreciar incondicionalmente. É uma história de devastação, de perdas, de tristeza, solidão, de busca, mas acima de tudo de superação.

"Seguir em frente não significa esquecer."

Hester1 12/12/2014

Muito bom. Pano de fundo é o Furacao Katrina mas há outras estórias. Sao reminiscências, entao a estoria e contada em dois tempos. Passado e presente. Muito, muito bom

Mari 11/06/2013

Após a Tempestade - Karen White (Novo Conceito)
Hoje teremos mais uma resenha da NOVO CONCEITO. A editora manda tantos livros de uma vez, que fui ficando perdida sobre qual ler. Depois ler algumas resenhas positivas sobre APÓS A TEMPESTADE, da KAREN WHITE decidi que ele seria minha próxima leitura, e não me arrependi.

SINOPSE: Quando Julie tinha 12 anos, sua irmã mais nova desapareceu e nunca mais foi encontrada. Uma perda que corroeu os laços familiares e deixou sua mãe obcecada pela busca da irmã. Já adulta e com um prestigiado emprego, Julie conhece Monica, que a faz lembrar muito de sua irmã desaparecida há 17 anos. Elas se tornam melhores amigas, uma amizade que começa como um processo de cura para Julie. No entanto, uma fatalidade abate a amizade e Julie se vê responsável pelo filho de Monica. Ela decide levar o menino para Biloxi, Mississippi, para encontrar a família que ele não conhecera. A partir dessa viagem, Julie descobrirá segredos que estão ligados a sua família e seu passado...

Preciso dizer que resolvi ler APÓS A TEMPESTADE achando que ele teria uma pegada policial, por conta do desaparecimento da irmã de Julie. Mas o que encontrei foi uma história ricamente construída, com infinitos detalhes, e situações que me causaram extremo prazer em ler. Muitas vezes pensei na narrativa como A CASA DAS ORQUÍDEAS, pois ambos os livros são bastante densos, e apesar de deliciosos, pedem uma leitura mais calma, mais atenta.

O que eu mais gostei no livro foi de ele trazer a narrativa em primeira pessoa de duas personagens. Uma falando do momento presente e a outra contando sobre o passado que um dia chegou para conectá-las. Adoro essa coisa que os autores têm de intercalar diferentes perspectivas em diferentes tempos para fazer com que tudo se ligue ao final e traga explicações grandiosas e surpreendentes.

A realidade é que APÓS A TEMPESTADE traz tantas coisas acontecendo que as revelações não ficam todas para o final, a partir do meio do livro vamos recebendo mais e mais informações, e vamos junto com as personagens tentando entender e desvendar os segredos e mentiras das pessoas envolvidas. Apesar disso, em momento algum o livro se parece com o gênero policial, suspense ou thriller, pelo contrário, para mim, ele é um daqueles dramas criados de maneira especial, que envolve o leitor a cada página, e nos faz refletir acerca de cada mínima situação que acontece, por isso digo que o comparei ao também escelente A CASA DAS ORQUÍDEAS.

O mais engraçado nesse livro da WHITE é que não senti apego ou simpatia por nenhum personagem. Li sem dar importância a nenhum deles, sem sentir que algum deles me conquistou, mas mesmo assim apreciei a leitura em demasia. E achei esse sentimento diferente demais, pois é difícil gostarmos tanto de um livro em que não exista pelo menos um personagem que se destaque e nos marque. Mas a história em si é tão incrível que não tive tempo de pensar se esse ou aquele personagem a tornava mais rica ou mais importante, ou fazia com que eu estivesse lendo por ele/ela. E confesso, foi um sentimento novo e maravilhoso, é muito bom ler um livro sem ficar morrendo de amores por um personagem, e apenas se fixar na excelente e bem elaborada história que ele traz.

APÓS A TEMPESTADE foi meu primeiro livro da KAREN WHITE e já fiquei super feliz em saber que em julho a NOVO CONCEITO vai lançar DE VOLTA PARA CASA. Com certeza esse será um livro bastante aguardado por mim. E para vocês, só posso dizer: arrumem tempo e leiam APÓS A TEMPESTADE. Leiam sem pressa de acabar, e saboreiem cada pedacinho dessa excelente história.

1 | 2 | 3 | 4 | 5