Não pedi para me apaixonar

Não pedi para me apaixonar Joe Silva

Resenhas - Não pedi para me apaixonar

Karol 23/03/2016

Não pedi para me apaixonar
Nosso personagem principal (sem nome!) é um anti-romântico. Traumatizado com os fantasmas amorosos do passado, ele decidiu deixar essa coisa de amor de lado. Viciado em internet e redes sociais, não tem uma vida social lá muito ativa. Na verdade, não conhece praticamente ninguém na cidade onde mora, afinal, não faz muita questão de manter amizades fora do meio virtual.
E para um garoto-internet como ele, o amor não poderia se apresentar de forma diferente: um clique. Um curioso clique foi o que fez com que conhecesse Renatinhaa, alguém que o ensinaria a amar novamente.

"Ela me mostrou o que era amor, mas não estava pronta para amar."

A história se passa no ano de 2012, quando toda aquela história de fim do mundo está em alto. É bonita e tem potencial para ser uma leitura e tanto, afinal, aborda o amor de um ângulo pouco convencional: sobre quando não estamos prontos para amar. Porém, é introduzida de uma maneira pouco cativante, com muitos diálogos virtuais (em linguagem virtual, o que estava me tirando do sério!) e de maneira muito enrolada.
A narração é em primeira pessoa, onde o personagem principal traça um diálogo com o leitor, personagem o qual me fazia sentir vontade de personificá-lo e dar uns tapas nele pra deixar de ser bobo e dramático. A sensação não era diferente com sua paixão, Renatinhaa.
Sinceramente, saí muito decepcionada dessa leitura. O sinal de que eu não iria gostar se fez presente desde o primeiro capítulo, onde cogitei abandonar o livro, mas sou da opinião de nunca julgar um livro nos primeiros capítulos e segui. Esse é um daqueles clássicos livros onde o designer da capa é melhor que o escritor.

site: http://www.entrecartaseamores.com/2016/03/resenha-nao-pedi-para-me-apaixonar.html#more

Vanessa Meiser 19/03/2016

Este livro se passa no final do ano de 2012, em meio à crença do final do mundo disseminada pelos extintos Maias, nosso protagonista não possui nome, quer dizer, possui, mas ele nunca chegou a contar qual seria este nome. O que sabemos sobre ele é que seu aniversário coincidentemente ocorre no mesmo dia em que o mundo está 'marcado' para acabar (13 de dezembro de 2012) e que sua vida se resume em comer, dormir e navegar na internet.

Fã de Glee, formado já há 03 anos no ensino médio e sem trabalhar, passa os dias conectado em suas redes sociais desde às 6:00 da manhã, se considera 'bonitinho', mas é muito tímido e sem autoconfiança, sua vida social é quase zero. Ah, tem mais um detalhe, o rapazinho é blogueiro literário, ou seja, quando não está atualizando o blog, está lendo seus livros para depois comentar sobre eles.

Sua primeira desilusão amorosa se deu no ensino médio, aos 14 anos com Monique, uma das populares da escola e foi o bastante para que ele se fechasse para relacionamentos até o dia em que resolveu criar uma conta no ASK, e já nos primeiros contatos conhece a pessoa que daria o empurrão para a grande mudança da sua vida.

"Um clique era algo inocente. Ele fora dado somente para tirar um pouco do meu tédio naquele dia, mas nesse ato, a vida percebeu que era a oportunidade perfeita para pregar uma nova peça assim. E é assim que começa meu romance."

A dona do clique que tornaria-se o clique mais esperado daquele dia em diante chamava-se Renatinha. De início o contato se deu por conta de perguntas e respostas, como de praxe neste site, mas não demorou a evoluir para conversas reservadas onde os assuntos rapidamente se transformaram em paquera declarada e culminando em pedido de namoro.
Este não será um relacionamento comum, para começar, Renata mora a quilômetros de distância e as chances deles se encontrarem é praticamente nula, para terminar, ela é toda moderninha e leva uma vida movimentada com muitos amigos, festas e rapazes interessados nela. Com este comportamento liberal, logo nosso blogueiro começa a sentir ciúmes e ter crises de mau humor, as brigas também logo ocorrem e ao que parece somente ele amarga mais uma desilusão, Renata segue a vida vivendo como qualquer jovem da mesma idade.

O fato é que seu namorado é um menino muito inseguro e extremamente carente. A história é contata sob seu ponto de vista e mesmo com bons toques de humor, a gente percebe que só o que ele deseja é ser amado por alguém especial, mas não sabe onde encontrar esta pessoa, acaba se apegando sempre pela primeira que lhe demonstra o mínimo de atenção e o resultado tem sido desastroso.

O que mais me chamou a atenção nesta trama foi o desfecho que se mostrou finalmente satisfatório para o nosso protagonista, foi um desfecho merecedor depois de tanto amargar cenas difíceis de encarar, principalmente para um jovem na flor da idade quando tudo o que acontece parece mesmo que é o fim do mundo (normal para qualquer jovem).

Termino esta resenha extremamente satisfeita com a leitura que se mostrou muito sensível e delicada expondo com maestria uma fase pela qual todos passamos e que independente do contexto vivenciado dramatizamos ao extremo. O livro é lindo e muito especial e vale super a pena a leitura. Recomendo com certeza.

site: http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

Letícia Kartalian 08/02/2013

“... um dia alguém vai mexer com você e você vai voltar a acreditar...” - Não pedi para me apaixonar, de Joe Silva
O livro conta a história de um garoto apaixonado por livros e pela série de TV Glee!

Antes que vocês se perguntem qual o nome do personagem, desistam, ele NUNCA diz seu nome, e isso, apesar de ser estranho ler uma história onde você sequer sabe o nome do personagem principal, faz com que você se aproxime muito dele!

No livro, o rapaz é blogueiro, ama livros mais que tudo, sempre foi tachado na escola por passar o tempo todo lendo e nunca pode ser considerado o garanhão da escola...
Sempre sozinho, o garoto passou a adolescência inteira enfiado nos livros e mais ainda depois de sofrer sua primeira desilusão amorosa.

Nesse momento na história, temos um cara viciado em livros, blogueiro, solteiro, que não pensa em se apaixonar e que passa bastante tempo na internet!

É aí, que, por causa de um clique, ele tem toda a sua vida mudada!

Numa nova rede social onde a interação é feita através de perguntas, ele conhece Renata, a Renatinhaa.

Os dois foram se conhecendo através de perguntas e respostas, se identificaram, ficaram amigos, passaram a se falar por outras redes sociais, como o Facebook e de repente, o rapaz não era mais o mesmo!

Confira a resenha completa em: http://literaturediary.blogspot.com.br/2013/01/resenha-nao-pedi-para-me-apaixonar-joe.html

Dani Fuller 12/01/2013

Joe Silva ultrapassou a barreira de promessa...
Ninguém pede por isso. Mas, francamente, depois de muito tempo sem ou ver todos passando por isso você realmente chega a pedir. Mas quando pedimos, queremos é a parte boa, o frio na espinha, o sorriso bobo, as promessas, carinhos etc. Mas se tem uma coisa que todo mundo sabe é que devemos ter muito cuidado com o que vamos pedir. E isso se refere principalmente a paixão.

Em, Não pedi para me apaixonar, temos uma história contada por um garoto… e mesmo que ele não divida algo básico conosco, como seu nome, ele faz (e ele até mesmo previu isso) com que fiquemos próximos. Ele desabafa, compartilha um pouco do seu passado e como aconteceu seu tal ‘romance’. Apesar de saber que é possível algo do tipo (experiência própria), quando vemos de fora é meio estúpido alguém cair nessa. Infelizmente acontece com ele. Seu passado, para piorar, ainda o assombra, pois se tem algo ruim é alguém que era fechado para o amor, passar a sentir isso e depois sofrer uma ilusão. Alguns casos é até mesmo irreversível, e só quem é muito frio e com coração de pedra para não ficar sensibilizado por alguém sofrendo de amor.

O que precisa ser dito aqui é em como tudo se encaixa e em como esse jovem autor ultrapassou a barreira de promessa. E não é apenas por conhecê-lo que irei dizer isso, mas eu sou uma pessoa muito crítica com tudo. E não, não estudei para isso e nem sei direito como fazer, mas eu faço mesmo assim. Dou opinião de livros, escrevendo sobre eles. E dessa vez afirmo com todas as letras, o Joe Silva conseguiu se superar. Eu sou uma pessoa que há anos tenta entrar no mundo de escrever livros, mas simplesmente não acontece. Eu sei o quanto isso é complicado. Lemos diversos livros, principalmente dos autores que estão tão longe de nós que ai você aceita como se fosse uma ficção escrever um livro, sabe? E esse não é o primeiro livro do Joe que tenho oportunidade de ler, e posso dizer que mesmo com um tema um tanto diferente ele conseguiu essa superação. E ainda utilizar elementos tão essenciais para uma história: raiva, emoção, reviravolta e sucesso.

Meu orgulho explodiu no peito, nos momentos finais do livro, até mesmo com o que aconteceu ao narrador eu pude vislumbrar para o Joe. E, o melhor disso, é que foi não apenas como um sonho distante. A sensação que é possível sim de acontecer (e está próximo) foi o que mais emocionou.

Não posso comentar muito do livro para não acabar contando algo essencial. Mas desejo que todos possam ter uma ideia do que temos aqui. E se o livro bruto (até mesmo sem revisão), sem ajuda profissional já proporcionou isso, imaginem depois?

A partir desse momento também estarei fazendo história (sendo uma das primeiras a comentar sobre Não pedi para me apaixonar) e ajudarei no que for possível para ver o Joe alcançando seu sonho.

Para conhecer mais sobre o livro Não pedi para me apaixonar e o autor, é só acessar a página especial do livro aqui no blog http://danifuller.com/nao-pedi-para-me-apaixonar. Compartilhem nas redes sociais e adicionem o livro e esperamos que muito em breve esteja disponível para todos.