As Horas Claras

As Horas Claras Alonso Alvarez

Resenhas - As Horas Claras

KarmiIla 15/12/2022

Amei!
Comecei a ler sem saber do que se tratava, eu ganhei o livro. Eu gostei muito e me surpreendi com a escrita do autor, é simples como se fosse o dia a dia, traz uma sensação de volta à infância. O desenvolvimento entre as personagens e a história é reconfortante e divertida, eu amei, tem uma vibe Carrossel ou Chiquititas, a gente se identifica com as coisas e é engraçado. Ótimo infantojuvenil nacional.

cat 27/07/2020

Contra, que vive acompanhado de seu cachorro e fiel companheiro, Lupicínio, Band-Aid, Treze, Turista e Ri são cinco amigos que moram em um prédio onde o andar 11 simplesmente não existe, pelo menos não existe na maior parte do tempo. No 10° mora um senhor cego que ocupa todo o andar com a sua biblioteca labiríntica cheia de livros do chão ai teto, que deixa seu andar aberto para qualquer um visitar, sendo cinco meninos seus mais frequentes visitantes. No caminho para escola existe um casarão cuja campainha Turista costuma tocar toda manhã, mas naquele dia algo diferente aconteceu, eles foram perseguidos pelo dono da casa, o que nunca tinha acontecido antes.
É claro que as coisas estranhas não param por ai, após essa confusão eles percebem que suas sombras desaparecem, tudo isso junto ao fato de que também é o primeiro dia de aula da nova moradora do prédio, Clara,e nem um deles quer passar uma má impressão a garota. Juntos, tentando desvendar o que aconteceu com suas sombrar eles mais de uma vez vão para no inexistente andar 11°, agora habitado por inquilinos ilustres como Newton, Galileu, Copérnico, Ptolomeu e Tales.
"As horas claras" é um livre cheio de diálogos poéticos, mesmo se tratando de um livro que narra uma aventura infantil traz a realidade de forma sutil e até humorada. Possui o contraste de uma história completamente irreal com personagens muito realistas. Pontuo que alguns termos usados me incomodaram um pouco, ainda assim, não posso dizer se fazia parte do personagem por se tratar de algo comum a ser dito por garotos na faixa etária dos 12/13 anos, ou se se tratava de algo vindo do autor. Exceto por isso, é um livro muito leve e fluido.

Mila 23/12/2016

postado por Baú do leitor
Minha Opinião

Depois da divertida história de O encanto da lua nova, a lua aparece cheia para essa turminha que adora se meter em confusão.

Se você leu o livro ou a resenha que eu postei aqui, você percebeu que Alonso Alvarez não economizou imaginação e cultura em seu livro já citado, O encanto da lua nova.

Pois bem, dessa vez estou aqui para falar do livro que dá continuação à história do prédio que possui os inquilinos mais atrapalhados de todos os tempos. Isso mesmo, Turista, Ri, Treze, Band-aid e Lupicínio (o cachorro), onde moram também um zelador e um síndico que vivem sendo atormentado pelos moleques e seu jorge, o velho cego que possui um andar inteiro funcionando como biblioteca (reza a lenda que a tal biblioteca é encantada e labiríntica).

Os garotos moram em um prédio onde o elevador passa do 10º direto para o 12º andar, pois o 11º andar não existe... Não! Pera! Vamos falar disso depois...

Então, o prédio recebe novos inquilinos, a família de Clara, a garota mais linda que os garotos já viram e posteriormente descobrirão que é também a mais inteligente de todas de sua sala, e que junto do velho cego descobrirá um mundo mágico e nele encontrará astrônomos, físicos e muitos pensadores.

Dessa vez os garotos descobriram que suas sombras nãos os acompanham mais, ou seja, eles estão transparentes a qualquer tipo de luz, eles não sabiam ao certo quando isso tinha acontecido, mas precisavam descobrir... Ou melhor, precisavam recuperá-las, e esse processo de recuperação das sombras lhes rendeu uma bela de uma aventura com a maior sombra de dúvida.

Como de costume, antes da escola eles passam pelo casarão dos Arandys no intuito de se divertirem, mas acabam tendo uma baita surpresa, o Sr Arandy tenta alcançá-los e eles se põem a correr desesperadamente para se livrarem do velho, acabam perdendo a prova e a chance de se aproximarem de Clara.

Ao retornarem para o prédio, encontram uma encomenda para um inquilino do andar inexistente, um tal de ISAAC NEWTON... Quem moraria em um andar que não existe e teria nome de físico? Logo os meninos se meteram em mais uma confusão, pois para eles aquilo poderia está por trás do desaparecimento de suas sombras, então arrumam um jeito de descobrir esse mistério.

É então que descobrem que Annabel, a bruxa boa que morava no 11º andar, já não mora mais lá, e tudo indicava que o andar agora era habitado pelo próprio físico, Newton.

Por outro lado, Clara se apaixonou pela biblioteca do velho cego e passa o tempo que pôde por lá, viajando nas mais diversas leituras.

Na busca por suas sombras os garotos vão passar por muitas confusões, mas nada será tão grave, nada além de serem acusados por darem um fim na encomenda do tal Newton e saírem com Lupicínio pelos viadutos da cidade em busca de carniça, tudo isso para encontrarem suas sombras.

Não costumo dá spoiller dos livros que resenho, então só posso adiantar que esse título "As horas claras" é um livro sem contra- indicação de idade, é uma obra que preza pelo bom humor e pelo equilíbrio de conteúdo, podendo ser lido tanto por uma criança quanto por um idoso, sem que haja escandalização de algum desses.

Repito o que disse na resenha do outro livro do autor, Alonso Alvarez é um escritor merecedor dos prêmios que já recebeu, pois sua escrita é muito simples, com palavras fáceis, ao mesmo tempo em que remete no seu livro várias informações sobre variados temas.

PS: Segundo o autor, estará sendo lançado em breve o próximo livro da turminha do prédio. fique atento!
Nem precisa perguntar... SUPER INDICO "AS HORAS CLARAS" !

Se você já leu ou se interessou pela obra, comente aqui!

Boa leitura!
COMPARTILHAR: Curtir

site: www.baudoleitor.com.br

ACarvalho 24/07/2016

Anadonei
Difícil eu abandonar um livro. Só o faço quando a leitura ultrapassa o limite do chato para virar uma tortura. O nome deveria ser As Horas Chatas.

Crys 30/05/2013

Resenha por Diários de um Piquenique
"As Horas Claras" é a continuação do primeiro livro, O Encanto da lua nova, da série sobre as confusões de uma turminha de 5 meninos.

Turista, BandAid, Ri, Treze e Contra moram num prédio em que o 11o andar não existe. Na verdade, esse andar tem vontade própria, pois o elevador só para nele quando algo realmente tem que ser mostrado para alguém.

No prédio, há o zelador que tenta descobrir as façanhas dos meninos; o síndico, um cara super chato, com bafo e um bigode tão grande que ele quase pode comer os próprios pelos e o senhor Jorges, um velho cego que possui uma biblioteca que ocupa o 10o andar inteirinho. Mas a rotina desses meninos muda com a chegada da nova moradora, Clara.

Para continuar a ler a resenha, acesse: http://www.diariosdeumpiquenique.com/2013/05/as-horas-claras-alonso-alvarez.html