Quase de Verdade

Quase de Verdade Clarice Lispector

Resenhas - Quase de Verdade

Prinup 18/10/2021

Mais um infantil que eu usei pra sair de crises de ansiedade, super recomendo! Otimas leituras, curtas que tiram sorrisos

Max 10/05/2022

Clarice para crianças
Quem conta a história e o cachorro sobre umas galinhas e galos, incentiva a imaginar e entrar no livro nós faz ver uma verdade sem sentido na história pois,Só é verdade no mundo de quem gosta de inventar, como você e eu.

Julinhafox 21/08/2022

Quase de verdade
O texto da Clarice é sempre bom.
Sempre muito bom.
Achei uma graça a história, cheia dos significados, e essa edição tem ilustrações lindas.

Aliahtan 22/08/2023

Quase de verdade
Primeiro livro infantil que leio da Clarice e que coisa linda, meus amores... A história é contada pelo cachorrinho de Clarice, o Ulisses, o que eu achei a coisa mais fofa. Também achei um livro muito interativo, então seria uma ótima opção pra fazer contação de histórias. Além disso, o livro ensina pequenas lições ao decorrer da história, que vão desde não se envolver com pessoas de má índole, a até "será que pode comer o caroço dessa frutinha?".

Morgana Gomes 29/12/2021

A história vai historijar... Patati, patatá
"Quase de verdade" é o primeiro livro infantil que leio da Clarice Lispector. É uma obra póstuma do ano de 1978, mas Clarice já havia cunhado os nomes dos palhaços Patati e Patatá (e vamos atrás dos direitos autorais! hahahaha #brincadeira).

Além disso, ela já sabia o que viria a ser o cachorro caramelo antes mesmo de virar meme. Sim! É um cachorrinho caramelo, chamado Ulisses, quem conta a história que é quase de verdade.

Entre seus latidos, o olhar atento de sua dona (Clarice) e o cantar pirilim-pim-pim, pirilim-pim-pim, pirilim-pim-pim de um pássaro, Ulisses narra o que ele viu no quintal da vizinha e que envolveu a inveja que uma figueira teve das aves.

A história mirabolante de Ulisses nos faz pensar que alimentar sentimentos ruins não nos leva a lugar nenhum. Podemos conviver harmoniosamente com o que está ao nosso redor sem fazer mal a ninguém.

Cacau 05/12/2020

Clarice sendo Clarice
Li pouco da Clarice, mas o estilo dela é inegável. Delicada e direta.

Iasmin 13/11/2021

Clarice é dos adultos, e igualmente das crianças!
"A essa altura, você deve estar reclamando e perguntando: cadê a história? Paciência, a história vai historijar. E é para agora mesmo. Começa assim: Era um dia de domingo, sem nenhum programa, sem nenhum divertimento, era um dia de nada. Quer dizer, nada acontecia. Tudo igual."

Aqui jaz uma pessoa apaixonada por livro infantil, e também apaixonada por Clarice, então nem preciso dizer da qualidade inestimável desse livro. Clarice tem uma sensibilidade enorme.

Beta 21/02/2021

A história é narrada pelo Ulisses, o cachorro da cor do guaraná e com olhos dourados. Sobre galinhas, uma figueira, nuvens e bruxas.

Tatiana.Freivogel 13/12/2020

Quase diferente
Achei diferente dos outros livros da autora, a leitura é rápido e agradável, porém não sei o quanto gostei. Mas minha filha de 4 anos gostou.

Ana 13/02/2018

Livro narrado por ninguém mais ninguém menos que ''Ulisses'', o cãozinho de Clarice Lispector.
''Era uma vez... Era uma vez: eu! Mas aposto que você não sabe quem eu sou. Prepare-se para uma surpresa que você nem adivinha. Sabe quem eu sou? Sou um cachorro chamado Ulisses e minha dona é Clarice. Eu fico latindo para Clarice e ela — que entende o significado de meus latidos — escreve o que eu lhe conto''.
Ele nos conta, ou melhor, nos late a história da figueira invejosa, dos galos e galinhas, da malvada Oxelia e da boa Oxalá.
Nunca imaginei que Clarice havia escrito com tanta sensibilidade livros para crianças, esse é o primeiro livro infantil de autoria dela que eu leio, com uma sensação de desbravar uma área que eu ainda não conhecia.
Engenhoso colocar o próprio bicho de estimação para ''narrar'' uma história. Só podia ser Clarice.

Rafaella 16/01/2023

Maravilhosa
A Clarice Lispector para crianças é incrível!
Acho que todos deveriam ler esses livros que a Clarice faz para as crianças é simplesmente um sentimento TÃO BOM.

Wlianna 23/05/2016

Quase invenção
Em "Quase de Verdade" Clarice põe a história para ser contada por seu cão Ulisses, ou melhor, Ulisses late a estória para Clarice e esta escreve a estória... trata-se de uma narrativa fantasiosa que se passa em um quintal e que tem como personagens principais um galo, uma galinha, uma figueira e duas nuvens, uma que faz coisas boas e outra que faz coisas ruins.

A linguagem é simples e divertida, além de proporcionar sempre um diálogo direto com o leitor... temas como bem e mal, inveja, rancor, amizade, etc são abordados com cuidado pela autora, que não deixa a sua fixação por "ovo" nem na sua obra infantil. O ovo em "Quase de Verdade" é um elemento simbólico e é sacrificado em um ponto da estória em prol de algo maior. O leitor fiel de Clarice Lipector poderá logo fazer ligação com outro livro infantil da autora, o "A vida íntima de Laura", e também com o seu conto considerado mais hermético, "O ovo e a galinha".

Como em suas outras obras infantis, nessa narrativa Clarice mantém temáticas sérias, mas com delicadeza e traquejo necessários ao público infantil. Ulisses é perfeito narrando a sua estória que pode ser verdade e pode ser também invenção e se liga de forma muito divertida ao interlocutor.

Jorge 05/11/2014

cosa legai
oi eu não vi este livo mais eu quero ler gostaria que mandase mensagen por favor e ente no grupos kauê 6ano

24/02/2013

o livro fala sobre o que eu nao li porque esse tal deskoob nao deixa as pessoas lerem.