Terra Sonâmbula

Terra Sonâmbula Mia Couto




Resenhas - Terra Sonâmbula


678 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Katia Rodrigues 09/03/2023

Hipnotizante
Leitura maravilhosa!!! Mia Couto é um hipnotizador... Suas páginas poéticas, subjetivas de infinitas fantasias como num sonho nos aproximam, com o imediatismo de uma obra de ficção, a transmutar a realidade da vida em tempos de guerra em uma maravilhosa viagem onírico.

"Rindo as alegrias acontecem"

Traço curioso da literatura de Mia é que mesmo se fosse ruim seria bom (kkkkkkk). Isso porque Mia faz parte do grupo de autores nos quais a maneira de contar iguala forças ao que se está contando. Por vezes até assumindo o foco a ponto de quase abolir a importância do que está sendo contado. Portanto, você tem o dobro de chances de gostar dele.

Ig: @_katia__rodrigues_
Emilia 10/03/2023minha estante
Já vou botar na minha lista ??


Katia Rodrigues 10/03/2023minha estante
Yeahhhhhhhh! Q massa! Espero q goste ?


gabriel 11/03/2023minha estante
Meu interesse por Moçambique tem crescido com o mais recente "boom" de canais sobre o tema no YouTube. Mia Couto está na minha lista com ctz. Valeu pela resenha! (PS: grandes autores realmente ganham uma "autoridade", são capazes de fazerem o ruim, bom).


Katia Rodrigues 11/03/2023minha estante
Gabriel, acrescenta na lista os livros de poesia dele. Infelizmente, publicados aqui no Brasil só tem dois " Tadutor de chuvas" e "Poemas escolhidos" ??


Katia Rodrigues 11/03/2023minha estante
Ahhh! Tem vários livros dele disponíveis no Biblion ( Biblioteca digital gratuita de São Paulo)


gabriel 11/03/2023minha estante
Bom dia! Valeu, vou checar


Katia Rodrigues 11/03/2023minha estante
?


Anthony 28/03/2023minha estante
Mia couto é bom demais. Esse livro é perfeito.


Katia Rodrigues 28/03/2023minha estante
Concordo, Anthony! Tô planejando ler vários dele esse ano. O próximo vai ser O fio das missangas.




soyumve 07/03/2023

Toda engatilhada ela
Se for ler esse livro, já leia sabendo que tem gatilho para assédio sexual (envolvendo menor de idade). Terra sonâmbula tem duas narrativas, que se interligam no final. É um livro rápido de ler. Todos os personagens são extremamente suspeitos (não por serem criminosos, apenas por serem meio dodóis da cabeça). Não sei que droga o Mia Couto estava usando quando escreveu esse livro, só sei que eu quero um pouco. É um ótimo livro se estiver procurando algo para enlouquecer lendo.
comentários(0)comente



Gustavo Naldi 06/03/2023

A prova de que um livro de vestibular pode ser excelente.
Terra sonámbula é um livro do moçambicano Mia Couto, que fazia parte da leitura obrigatória da fuvest até o ano passado (infelizmente saiu em 2023).

O romance conta a história de Muidinga e Tuahir que, assolados pela guerra civil no Moçambique, se abrigam em um ônibus queimado, onde, junto a um cadáver, encontram cadernos que relatam a vida de Kindzu, um jovem que almejava se tornar um guerreiro lendário imune à balas chamado Naparama.

Terra sonâmbula é inexplicavelmente viciante, na alternância da história entre os capítulos que tratam de Muidinga e Tuahir, e os que tratam da história de Kindzu.

Os acontecimentos do livro são extremamente conectados, ao passo de que a história se conclui retomando um acontecimento do começo do romance, acontecimento esse que despeja sobre o leitor um balde da famosa "ironia do destino".

A vida e os amores de kindzu, seus dilemas, a forma como se explora a relação de Muidinga e Tuahir, as histórias que ocorrem em paralelo, tudo nesse livro é perfeito, desde a primeira vez que li, me conquistou, e agora meu apreço por ele só aumentou.

Recomendo demais!
comentários(0)comente



Sandro 03/03/2023

Difícil e gostoso de ler
A escrita de Mia Couto é de difícil leitura. Ele é rebuscado, quase incompreensível, mas ao mesmo tempo exuberante, cativante e impossível de parar de ler. Essa aventura pelo Moçambique em guerra e emocionante. Seguir as personagens foi uma aventura e tanto. Mais um livro deste autor maravilhoso...
comentários(0)comente



Aldenir.Ferreira 02/03/2023

A felicidade só cabe no vazio da mão fechada
Esse livro bateu um sentimento de vazio após o fim da leitura. A sensibilidade na escrita de Mia Couto é indescritível, falar sobre a fome, as feridas de uma guerra e ainda assim manter viva a capacidade de sonhar. Esse é o ponto principal da história, quem somos e nossos sonhos. São duas histórias contadas dentro da mesma trama, com cenários hora impactantes, hora cheios de poesia e imaginação.
? É que a vida não gosta de sofrer. A terra anda a procurar dentro de cada pessoa, anda a juntar os sonhos. Sim, faz conta ela é uma costureira de sonhos.?
comentários(0)comente



Marta 28/02/2023

“Os sonhos são cartas que enviamos a nossas outras, restantes vidas.”
Terra Sonâmbula é um romance do escritor africano Mia Couto, que foi publicado em 1992. É considerada uma das melhores obras africanas do século XX. O título da obra faz referência à instabilidade do país e, portanto, à falta de descanso da terra que permanece “sonâmbula”. A realidade e o sonho são dois elementos fundamentais na narrativa. Terra Sonâmbula é um romance que considero mais complexo do que os outros livros de Mia Couto que li. A história começa com o menino Muidinga que perdeu a memória e o seu protetor, o velho Tuahir, andando a esmo por uma estrada deserta em busca dos pais de Muidinga. Quando eles se deparam com um ônibus queimado que foi abandonado, eles resolvem ficar nesse ônibus já que não têm casa e no ônibus, pelo menos, ficam abrigados do tempo. Ali, Muidinga encontra vários cadernos escritos à mão que compõem o diário de outro menino chamado Kindzu. Todos os dias, Muidinga lê em voz alta um trecho dos cadernos. E, através das histórias de Kindzu, Muidinga e Tuahir conseguem suportar melhor a vida em uma terra sem esperança, onde não há casa e nem comida. Mia Couto usa de fantasia e surrealismo para compor, na verdade, duas histórias que correm paralelas, a de Muidinga e a de Kindzu. Existe um trecho em que o pai de Kindzu pergunta o que ele está escrevendo. E Kindzu responde que não sabe. Que vai escrevendo conforme vai sonhando e que talvez algum dia alguém possa ler os seus cadernos. Quando então seu pai diz que é bom ensinar alguém a sonhar. Essa é a beleza do significado da literatura que Mia Couto propõe. Essa possibilidade de viajar para uma realidade mais amena, menos sofrida em que se possa sonhar. A literatura ensina a sonhar. Recomendo esse livro, mas para aqueles que gostam de uma leitura que lembra a linguagem de Guimarães Rosa, seu jeito de escrever.
comentários(0)comente



Nay 28/02/2023

Segundo livro do Mia Couto que leio e já me tornei fã. Eu amo a escrita poética do autor. É impossível ler sem querer grifar alguma frase.

Porém, confesso que ainda prefiro ?a confissão da leoa?.
comentários(0)comente



Caique28 26/02/2023

O livro que me refez leitor
Iniciei sem grandes pretensões, não Lia nada há anos e Mia Couto era um autor estranho para mim.

Cerca de um mês depois tenho a certeza de ter lido e sentido as emoções e palavras mais lindas e tristes que meus olhos já viram.

Recomendo muito e pretendo ler mais da obra de Mia Couto.
comentários(0)comente



Viviane.Fernandes 21/02/2023

Terra Sonâmbula
Terceiro livro de 2023: ?Terra Sonâmbula? de Mia Couto: conta a história do menino Muidinga e do velho Tuahir, que acham abrigo em um machimbombo (ônibus) abandonado na estrada, fugindo da guerra civil em Moçambique. Muidinga acha os cadernos de Kindzu, morto na guerra, cujos relatos estão relacionados ao passado dele. Mia Couto escreve com um olhar lírico e através dele, conhecemos elementos da cultura do seu país.
Sem eu saber que Mia Couto tinha em Guimarães Rosa uma de suas influências mais importantes no estilo de escrita, não pude deixar de fazer essa associação enquanto lia Terra Sonâmbula, lembrando de ?Manuelzão e Miguilim?.
Uma poesia em forma de prosa... deliciosa a forma de escrever de Mia Couto. Primeiro livro dele de vários que irei ler, sem dúvidas!

Trechos do livro:

?Mas a morte é um repente que demora.?

?A riqueza é como o sal: só serve para temperar.?

?Lembrei as palavras de Surendra: tinha que haver guerra, tinha que haver morte. E tudo para quê? Para autorizar o roubo. Porque hoje nenhuma riqueza podia nascer do trabalho. Só o saque dava acesso às propriedades. Era preciso haver morte para que as leis fossem esquecidas. Agora que a desordem era total, tudo estava autorizado. Os culpados seriam sempre os outros.?

?Foi por isso que fizeram esta guerra, para envenenar o ventre do tempo, para que o presente parisse monstros no lugar de esperança.?
comentários(0)comente



Terra 20/02/2023

Terra sonâmbula
O livro acompanha Muindinga e o velho Tuahir durante a guerra civil de Moçambique, ao se abrigarem em uma ônibus eles encontram os diários de Kindzu.
O livro é bem interessante, principalmente quando ele retrata cenários tradicionais moçambicanos. Inclusive nessa edição tem um glossário no final!
comentários(0)comente



Tainá 14/02/2023

QUE LIVRO! Na sinopse está escrito que é considerado um dos melhores livros africanos do século XX e essa já é a melhor descrição possível.
comentários(0)comente



Vanessa453 14/02/2023

Terra Sonâmbula é um romance de Mia Couto, publicado em 1992, que faz uma panorama de Moçambique após anos de guerra civil no país. Na narrativa, os personagens vagueiam entre o sonho e a realidade em meio a devastação causada por diversos conflitos armados ocorridos em Moçambique. O autor se utiliza de recursos linguísticos que podem deixar a leitura um pouco densa e confusa, porém a narrativa transcende o roteiro através de diálogos criativos.
comentários(0)comente



bruna 12/02/2023

Terra sonâmbula
Lindo e doloroso. a escrita poética do mia couto e o realismo mágico trazem algo inexplicável e incrível à narrativa, resultando em uma mistura gigantesca de emoções ao ler sobre um país e personagens que estão em construção, mesmo diante de tantas adversidades. a cultura moçambicana, as lendas e mitos permeiam toda a narrativa e mergulham o leitor naquele cenário. a troca de narradores e as histórias particulares de cada personagem ressoam entre eles, havendo diálogos entre cada indivíduo e entre as próprias experiências, o que torna a leitura ainda mais instigante e deixa clara a importância da valorização da história individual e coletiva.
comentários(0)comente



Cris609 01/02/2023

Forte e poético
Achei extremamente incrível a forma de escrita do autor, Terra Sonâmbula é poesia da cabeça aos pés. É história contada com delicadeza e é bonito ver as diferenças, a cultura, os detalhes.
Certas coisas me incomodaram a ler mas fui ignorando elas e nem vou comentar kakskak.
comentários(0)comente



Tori 01/02/2023

"Em terra de misérias um pequeno nada é olhado com muita inveja."
A história se passa pós a guerra civil moçambicana e retrata bem o cenário de um país instável e em recuperação. A questão cultural também é bem trabalhada e o autor valoriza muito a identidade nacional.

Além disso, há um realismo mágico e um mistério que só é descoberto por completo no final do livro. Vários elementos ao longo da história vão se conectando e dando sentido a reviravolta final. Eu gostei dos vários personagens sendo interligados e trazendo a visão completa dos acontecimentos.

Enfim, não é meu estilo de leitura, mas eu gostei dessa imersão cultural e histórica.
comentários(0)comente



678 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR