Lincoln

Lincoln Doris Kearns Goodwin

Resenhas - Lincoln

vhtonetti 30/01/2024

Líder
Abraham Lincoln, um ser humano, digno de ser lembrado.
Altruísta, benevolente, sagaz, temeroso, inteligente na solução de problemas e líder natural.

O foco do livro se dá na sua candidatura, eleito presidente, época da guerra civil americana em seu primeiro mandato, sua reeleição, o fim da guerra e escravidão nos EUA e sua morte em seu segundo mandato.

Recomendo!

Elisabete 03/01/2024

"O candidato lenhador para presidente."
Narrando desde do começo da candidatura de Lincoln em 1860 até sua morte em 1865, o livro é uma grande biografia de um dos maiores Presidentes Americanos, sendo ele uma figura fundamental para o país, líder de grandes crises, decretou a emancipação dos escravos e o fim da escravidão.

Lincoln, tinha a convicção de que os Estados Unidos são única nação, indivisível, "concebida na liberdade, e dedicada à proposição de que todos os homens são iguais.

A autora fez um ótimo trabalho de pesquisa através dos relatos de diários e cartas. Com uma ótima narrativa ela nos leva a conhecer um pouco mais sobre esse grande líder e também sobre a guerra civil que aconteceu nessa época.

? Alguns homens passam pelo mundo, outros fazem história.
Recomendo a leitura para todos que são fãs de Lincoln.
?????, Elisabete

CPF1964 05/01/2024minha estante
Comprei no sebo por 4 reais. Ainda não li.

Elisabete 05/01/2024minha estante
Obrigada Cassius! ?

Elisabete 05/01/2024minha estante
Precinho bom. Se você gosta de biografia e do Lincoln, vale apena!

CPF1964 05/01/2024minha estante
Gosto de Biografias, Elisabete. Tenho Várias.

NatAlia233 13/10/2023

Um herói
Um livro sensacional que relata a trajetória política de Lincoln. Passei a admira-lo ainda mais. Eu poderia escrever algo sobre ele, mas deixarei que as palavras de Tolstói façam o verdadeiro juízo de valor de quem foi Abraham Lincoln.

?Ora, por que Lincoln foi tão grande a ponto de suplantar todos os outros heróis nacionais? Na realidade, ele não foi um grande general, como Napoleão ou Washington; não foi um estadista hábil, como Gladstone ou Frederico, o Grande; mas sua supremacia se expressa totalmente em sua singular força moral e na grandeza de seu caráter.
Washington foi um americano típico. Napoleão foi um francês típico. Mas Lincoln foi um humanitário, com a abrangência do mundo. Ele foi maior que seu país - maior que todos os Presidentes reunidos."
"Ainda estamos próximos demais de sua grandeza", concluiu Tolstoi. "Contudo, depois de mais alguns séculos, nossa posteridade há de considerá-lo maior do que nós o consideramos. Sua genialidade ainda está forte demais e poderosa demais para a compreensão comum, exatamente como o sol queima demais quando sua luz brilha direto sobre nós."

Jorge Luiz da Silva 11/07/2023

Confira uma detalhada biografia de um dos maiores presidentes que comandaram os Estados Unidos.
A premiada historiadora Doris Kearns foi muito feliz em sua narrativa.

Luiza 03/03/2023

Terminei esse livro com uma admiração enorme pelo Abraham Lincoln, por toda sua inteligência e visão.

Não lembrava que ele havia sido assassinado na vida real e fiquei simplesmente puta com o fato, tipo... afee, gente estupida.

Mas que livro, que presidente, que ser humano!

Luan.Brito 13/11/2022

Que história
Uma grande história de uma grande pessoa, e não estou falando do tamanho dele, e sim da pessoa incrível que ele foi.
?Diz-se que todo homem tem sua ambição particular.? Abraham Lincoln

Tiago Fachiano 08/10/2022

Eterno
Viver e crer apenas em suas convicções ou buscar evoluir e viver pela eternidade?

Principal aprendizado que me trouxe essa leitura de um dos maiores lideres políticos do mundo em nossa história.

Gigi 03/08/2022

Dos maiores líderes de todos os tempos
Este livro tem como foco a passagem de Lincoln como presidente dos EUA. Conta seus dramas e aflições com a guerra de secessão, que levou à morte de mais de 600 mil americanos.
Você irá ler como ele foi altruísta e paciente, humilde e forte. Adorado pelos americanos e por todos que conhecem sua postura na política e nos momentos mais críticos de sua gestão. Eu guardo uma admiração muito profunda pelo líder e homem que ele foi.
Todos sabemos como ele irá morrer, dia e hora. E mesmo assim, ao ler está passagem, emocionei-me. Ele entrou para história pelo grande político que fora. E fico a me perguntar: e se não tivesse sido assassinado? Quanto o mundo não teria ganho com a sua nobreza e serenidade.

Dionathan 30/07/2022

Um dos maiores líderes da história
Não é novidade que os americanos são especialistas em contar as suas próprias histórias e exaltarem ao máximo seus heróis! Mas após a leitura desta obra, sinto que a reverência a Lincoln é diferente!

Destacado pela mão que mudou a historia da América, Lincoln foi muito mais do que o centro de uma grande conquista! Foi o exemplo de humildade e dignidade, de alguém que nunca colocou o ego acima dos objetivos em comum!

Espanta a capacidade de entender e valorizar as qualidades de seus adversários políticos, de engajá-los na causa, de formar uma grande equipe e de tirar todo o talento possível de cada um deles! Também espanta a capacidade de misericórdia com os adversários de guerra, e o pensamento no longo prazo e na utilização do perdão como ferramenta para moldar os rumos do futuro americano.

Lincoln fica na minha memória como um dos maiores líderes (se não o maior) da história!

Alex 17/05/2022

Um humanista mais que político
Se você gosta de biografias completas, esta não é para você, ela foca nos anos políticos de Lincoln, passando de forma muito breve sobre alguns fatos anteriores aos 40 anos de Lincoln.

Apesar disso, a descrição, as fontes, as memórias e cartas trazidas, enriquecem muito sobre a vida pública de Lincoln.

Vale a pena para entender como foram difíceis os dias de sua presidência, o preço pago para chegar até o posto e, depois, o preço pago para manter-se no poder.

Sobre a guerra e a escravidão, de forma incrível, o autor traz inúmeros fatos, criando um panorama nortista muito acertado sobre os dois temas.

Recomendo fortemente. E caso tenha interesse em conhecer mais sobre Abraham Lincoln, publiquei um podcast sobre ele:

site: https://open.spotify.com/episode/6TuxRXRrCXwt9eH3Arq0RJ?si=ef6fa4fba8d748d0

Negres 26/02/2022

O Grande Líder sabe conviver e valorizar aqueles que não gostam de você, mas que são muito competentes e exitosos em suas áreas profissionais.
Alguns conhecem este livro por ser a obra que inspirou Spielberg a fazer o filme de nome homônimo, porém ao ler esta obra prima a gente vai percebendo que é muito mais do que uma simples história que inspirou o filme, mas sim um lindo trabalho histórico que conta com detalhes impressionantes e claros como foi o Governo Lincoln durante a Guerra Civil Americana.
Doris K. Goodwin conseguiu fazer uma obra que além de ser um material de história, é um relato da vida de um dos maiores homens da história norte-americana, o Presidente Lincoln.
Fiquei impressionado com a clareza da descrição de todos os momentos da Guerra Civil, e este livro foi tão bem escrito e tão ricamente detalhado, que ao ler você fica com impressão de estar dentro da casa branca junco com Lincoln conhecendo sua vida e acompanhando como ele de forma justa e humana traçou as diretrizes para a vitória do exército da União.
Boa Leitura!

Sinopse por Ricardo Maia 26/02/2022.

Deghety 22/07/2021

Lincoln
Essa grandiosa biografia vai além da história de um grande homem, ela, ao menos a mim, nos ciencia sobre um acontecimento de proporções trágicas magnânimas de uma nação: A Guerra Civil Americana.
"A devastação e o sacrifício atingiram todas as comunidades, quase todas as famílias, numa nação de 31,5 milhões de habitantes. Proporcionalmente à população atual, o número de mortes ultrapassaria 5 milhões."
Primeiramente sobre Abraham Lincoln, sua ascensão à presidência foi quase como uma providência divina, uma vez que não era politicamente popular para tal posto. Entretanto, sua inteligência e suas virtudes o fizeram se tornar uma lenda.

Palavras de Tolstoi:
"...sua supremacia se expressa totalmente em sua singular força moral e na grandeza de seu caráter."

Palavras do próprio Lincoln quando jovem:
"Diz-se que todo homem tem sua ambição particular, seja ou não verdade, posso dizer por mim mesmo que não tenho outra tão forte quanto a de ser realmente estimado por meus próximos, tornando-me digno de sua estima."
Essas palavras se revelaram verdadeiras sobretudo em relação ao seu governo, onde reuniu aliados e rivais políticos para conduzir a nação, ratificando a admiração e respeito dos aliados e conquistando o mesmo de seus, outrora, rivais.

A Guerra de Secessão (Guerra civil americana) teve como principal causa a controvérsia sobre a escravização dos negros.

Palavras de Frederick Douglass (Ex-escravo, escritor e orador) após aprender a ler.
"A leitura me deu uma visão de minha condição desgraçada, sem me dar a solução".

Destaco essa citação para "enfatizar" a citação de um de seus senhores quando o descobriu que Douglass estava recebendo tal instrução:
"A leitura o incapacitaria permanente para ser um escravo. (...) Ela o deixaria (...) descontente e infeliz."

Quanto à questão textual, é uma escrita "comum", bem elaborada e dinâmica.
Quanto ao contexto histórico e bibliográfico, temos distintas sensações:
A indignação diante da estupidez de uma guerra, a repugnância do racismo e escravidão e a louvação do poder da virtude.

Rodrigo 29/05/2021

Que livro
Uma biografia incrível, um estadista íntegro, com uma determinação, resiliência fora do comum.
Leia.

Aécio de Paula 18/05/2021

Lincoln - Doris Kearns Goodwin
Livro conta a candidatura (1860) e a eleição de LIncoln nos EUA. Uma guerra civil assola o país entre o Norte e o sul, entre abolicionistas e escravagistas, republicanos e democratas. com o pulso firme, o presidente Lincoln sonha com o fim da escravidão.

RobsonAnastacio 18/01/2021

Incrível Vida
Uma história de vida incrível numa biografia muito bem narrada. Na é aquele tipo de biografia que conta cada detalhe, mas diz tudo que precisamos saber para conhecer Lincoln. Vale muito a pena ler.