A criança no tempo

A criança no tempo Ian McEwan

Resenhas - A Criança no Tempo

Marlo R. R. López 21/05/2024

Ian McEwan é um excelente escritor. Nós todos sabemos disso, direta ou indiretamente.

Li há dois meses o maravilhoso "Reparação", escrito em 2001, e depois fui atrás dos outros livros do autor. "A criança no tempo", lançado em 1987, foi um dos que me chamaram mais atenção. Mas infelizmente me decepcionei.

De modo geral, o livro tem uma narrativa tão monótona, confusa e pouco envolvente quanto as reuniões do comitê de que o personagem principal, Stephen, participa. O desaparecimento da sua filha de 4 anos, a separação da esposa em virtude disso e os conflitos de sentimento daí decorrentes parecem ser uma coisa secundária em toda a história, e esses eram justamente os pontos que eu mais estava esperando encontrar.

O texto se preocupa excessivamente em esmiuçar lembranças infantis do pai, a burocracia de um projeto do governo relacionado à leitura e o misterioso abandono da vida pública por parte de um dos amigos de Stephen.

Depois do excelente primeiro capítulo, o livro mergulhou num marasmo que quase me fez abandonar a leitura. Os personagens são apáticos, distantes demais do leitor para que este se ocupe deles. A única que se salva é Thelma, uma professora universitária de física teórica que faz algumas preleções sobre a relatividade do tempo e a mutabilidade da matéria - o que de certa forma tem a ver com o estilo fragmentado e confuso da narrativa, eu sei.

Não tenho problema com livros arrastados. Tanto é que fiquei completamente fisgado com "Reparação", que passa 200 páginas descrevendo um único dia na vida da família Tallis. A questão é que lá o ritmo arrastado funciona. Aqui, não.

Para quem for ler este livro, eu sugiro não se ater muito às sinopses. Elas podem criar falsas expectativas.

Josiane.Castro 10/11/2023

Recomeço?
Uma tragedia familiar faz com que muitos questionamentos venham a tona . Uma história de vazio , luta e culpa

Mc Brendinha Carvalhão 11/09/2022

Esperava mais... Ou outra coisa
O começo é angustiante, a parte do desaparecimento é de deixar qualquer um com o coração na mão, esperava que o livro falasse mais sobre a criança desaparecida em si, as consequências de seu desaparecimento, os sentimentos dos pais a respeito, seu desenrolar, mas não foi bem assim. O livro foi em sua maior parte bem cansativo.

Lua 05/06/2022

A criança no tempo é a história de um pai que perde a filha num supermercado e passa a conviver com essa perda diariamente. Stephen vê seu casamento e sua vida desmoronar aos poucos sem se importar muito com isso. É um livro muito bom, não chegando a ser tão tenso como muitos livros nessa temática, porém chega a ser maçante em algumas partes porque ele sai narrando lembranças aleatórias, sem muita noção de tempo.

Fran 28/02/2022

Não gostei
Esperava que a história se desenrolasse a partir do acontecimento principal do livro, mas o assunto é abordado por cima não tendo nenhuma resolução, não achei realista porque pais que passam por uma situação ainda buscariam um desfecho.

Juliano.Ramos 07/01/2022

Um livro com um começo assustador, um terror real, algo que vai apertando as entranhas, o que o Stephen sente, nos leitores sentimos, passado esse terror, o livro continua firme num propósito de nós dar uma luz na direção que o narrador quer seguir, essa direção as vezes atrapalhada, ou deliberada nos faz entrar na cabeça do personagem central, seu amigo excêntrico, suas relações com o mundo sempre tentando achar a criança perdida, é uma viagem a mente e ao coração do homem. Nota 10.

Magasoares 15/11/2021

A Criança
Vou analisar às minhas leituras perguntando a mim mesma se eu leria o livro de novo? Minha resposta seria, não! Mas para quem não leu, recomendaria.

Paulo Sousa 13/03/2021

Leitura 06/2021
A criança no tempo [1987]
Orig. The child in time
Ian McEwan (Ing, 1948-)
Companhia das Letras, 2018, 288p
_____________________________
?Kate tinha se transformado na própria essência do tempo. Seu crescimento espectral, o produto de uma tristeza obsessiva, era não apenas inevitável ? nada era capaz de fazer parar o relógio fibroso ? mas necessário. Sem a fantasia de sua continuada existência, ele estava perdido, o tempo pararia. Era pai de uma criança invisível? (Posição Kindle 41).
?E foi então, com três anos de atraso, que por fim começaram a chorar juntos pela criança perdida, insubstituível, que eles não veriam crescer, cujo olhar e movimentos característicos jamais poderiam ser dissipados pelo tempo? (Posição Kindle 3639).
Apesar de ter lido anteriormente vários romances do escritor britânico Ian Mcewan, dentre eles Jardim de Cimento, Enclausurado, Reparação, Na Praia e Amor sem Fim, eu nada sabia desse livro ?A criança no tempo? (me assustei em saber que é um romance dos final dos anos 80, pois julgava ser um dos últimos lançamentos do autor!) e muito menos de que há um filme baseado no livro (que assistirei em breve!).
O livro fala da dor da perda. Um pai que, num dia singelo de ida ao supermercado junto com a filha, num lapso percebe que ela não está mais ao seu lado. Stephen, o pai, desesperado, vasculha todos os cantos do estabelecimento, logo sendo ajudado por funcionários e outros clientes que ali estão, em busca da pequena Kate. O desespero dele aumenta à medida que as horas se passam, quando ele terá de voltar para casa e terá de contar para a esposa do desaparecimento da filha...
Mcewan, em sua usual maneira de explorar os limites do suspense, do drama, constrói um delicado livro sobre a tragédia e como as feridas deixadas levam as pessoas ao fundo do poço. Ali, onde se juntam demônios e uma fímbria de luz, o sentido de existir toma nova ressignificação, quando se apresenta a possibilidade de se manter imerso pela dor, pelo desencanto e pela desesperança ou aguardar que a própria vida apresente novas flores pelo caminho destroçado.
O livro também zapeia por outros temas, como o de um controverso comitê que estuda a melhor forma de educar e proteger as crianças, mostrando que, apesar de um livro escrito há mais de 30 anos, sua temática é sombriamente atual.
O que mais me atrai aos romances de Mcewan é a sensibilidade, a honestidade, o senso magistral e poético que ele tem de tornar tantas coisas humanas em palavras, como se absorvendo para o papel, para a frase escrita, o caldeirão pululante de emoções vívidas. A trágica história em ?A criança no tempo? é a história da esperança, ainda que no finzinho do túnel e de como o tempo, impiedoso e intransigente como um cossaco russo, pode pregar boas peças na vida da gente.

Julia.Dias 04/11/2020

Esperava mais.
O livro narra a história de um pai a partir do desaparecimento da filha. O casamento, seu trabalho, seus pais e amigos são destrinchados ao longo da narrativa não linear. Não me emocionou.

Desse autor eu preferi "Enclausurado".

Maitê 17/08/2020

Resolvi ler por ter gostado do filme, especialmente das não respostas. E o livro é realmente assim, sem respostas, por que muitas vezes na vida as coisas não são claras, fica a dúvida.
As vezes é melhor não saber, a dúvida conforta. De uma maneira essa criança parada no tempo, aos 3 anos é o gato de schrödinger, não saber o que aconteceu é não saber.

Daniele.Couto 05/03/2020

O livro é bem cansativo, não é uma leitura que te prende, os personagens são apáticos. Achei o livro bem fraco.

Vivi 19/02/2020

Um dia nossa vida é perfeita e no outro tudo se esvai como areia em nossos dedos. Descobrimos que somos saudade, solidão , que temos tantos questionamentos relacionado a tudo que vivemos e com relação a quem amamos também. Coisas que nos eram tão banais, que nunca nos preocupamos se tornam de extrema importância para nós .
Que somos total depentes do outro .
E de tantas reflexões de tantas buscas chegamos ao desespero.
Alguns não podem se dar as chances de um recomeço pelo simples fato de não superar tanta dor. A outros a vida nos mostra uma chance mais divina que possa existir de seguir apesar das cicatrizes.
É um livro que realmente nos tira da zona de conforto de forma impactante. Aqui não se prende somente ao sumiço de Kate mas a criança que nunca morreu ou se realizou totalmente dentro de Stephen.

Tiago 17/01/2020

Amadurecendo
As vezes um escritor consegue já com seu primeiro livro escrever sua obra prima, e passa o resto da vida amaldiçoado por nunca mais conseguir escrever algo no mesmo nível. Certamente este não foi o caso de Ian McEwan, pois em sua extensa obra literária o principal destaque é "Reparação", publicado no início dos anos 2000. Seu segundo livro publicado, "A Criança no Tempo" data de 1986 e demonstra claramente que o talento do escritor sempre esteve lá, mas que experiência e amadurecimento foram fundamentais para se chegar ao ápice cerca de 15 anos depois.

O primeiro e o último capítulo de "A Criança no Tempo" são magistrais. Nota-se claramente o talento de McEwan como criador de boas histórias e a beleza límpida de sua prosa. O problema aqui certamente é o desenvolvimento da trama, que é bastante problemático e errático. Creio que além de uma maior experiência e concisão, faltou ao autor um editor mais tarimbado, capaz de auxiliá-lo em meio a tantas ideias e rumos que o seu livro acaba tomando, desperdiçando uma grande oportunidade de trabalhar em cima de seu maravilhoso início e transforma-lo em um drama denso e envolvente.

Não chega a ser um livro ruim, mas certamente é uma grande oportunidade desperdiçada. Nos serve de alento saber que Ian McEwan melhorou e muito com o tempo.

Diane Ramos 04/12/2019

A CRIANÇA NO TEMPO
Sempre recebo indicações e leio muitos comentários bons a respeito do autor Ian McEwan, talvez por falta de oportunidade ou por falta de afinidade com suas histórias sempre o deixei meio que de lado e não priorizei a leitura de seus livros. Porém, recentemente ganhei A Criança no Tempo e, como a premissa era interessante, resolvi me jogar na leitura e conhecer a escrita desse aclamado autor.
O livro traz a história de Stephen Lewis, um escritor de livros infantis. Stephen leva uma vida tranquila em Londres com sua esposa Julie e a filha de três anos, Kate, e dedica parte de seu tempo às reuniões enfadonhas do subcomitê de leitura e escrita, um projeto governamental do qual só faz parte por influência de Charles Darke, o editor que enxergou, em seu romance de estreia, uma história para crianças.
Numa gélida manhã de sábado, pai e filha vão ao supermercado - um evento banal, não fosse o episódio que mudaria para sempre a vida da família. No instante em que Stephen se vira para colocar as compras na esteira do caixa, Kate desaparece misteriosamente.
Ao rememorar a fatídica cena e diante da impossibilidade de reverter a catástrofe, Stephen é consumido pela culpa. Por que tirou os olhos dela por uma fração de segundos sequer? O que poderia ter feito de diferente? Julie, por sua vez, fica cada vez mais reclusa, e a relação dos dois não demora a definhar. Apesar da busca incessante, resta ao casal aceitar que sua filha se foi e que o tempo - não necessariamente como ele é, mas como o pensamos - proíbe de forma monomaníaca as segundas oportunidades.

A Criança no Tempo é narrado quase que sem diálogos e de maneira não linear, misturando o momento presente com lembranças do passado, o que faz com que o leitor se sinta meio perdido de vez em quando e torna a leitura um pouco mais lenta. Infelizmente, na minha humilde opinião, o livro não funcionou pra mim, talvez não tenha conseguido captar a verdadeira essência da obra e isso não permitiu que enxergasse a beleza que tantos vêem nesse autor. O tema, o desespero de ter uma criança perdida, até me chamou a atenção no início, porém, a história é tão sem ação e arrastada que me fez quase abandonar a leitura, o que foi uma pena pois estava muito ansiosa com a leitura.
Apesar das ressalvas, achei interessante a forma sensível de como impressões e sentimentos são retratados pelo autor. O desaparecimento de Kate é uma dor constante na vida de Stephen e Julie, sua esposa, e a maneira como eles reagem com essa dor é comovente e angustiante. A Criança no Tempo é um livro que fala sobre tudo aquilo que perdemos e as consequências desastrosas que podem trazer para nossas vidas, durante a leitura percebemos o quanto o tempo é capaz de trazer mudanças e expor fragilidades na vida do ser humano.
Enfim, A Criança no Tempo, infelizmente, não funcionou pra mim, o que foi bem frustrante, pois, ansiava muito essa leitura. Porém, não estou aqui para condenar livro nenhum, sendo assim, se você gosta de livros mais melancólicos e que aprofundam mais nas questões sentimentais acredito que essa obra poderá ser interessante para você.

site: http://coisasdediane.blogspot.com/2019/12/resenha-170-crianca-no-tempo_4.html

PorEssasPáginas 21/01/2019

(...) esta edição é de 2018, mas o livro foi originalmente escrito em 1987. E apesar de falar de coisas como máquinas de escrever e centrais telefônicas (daquelas antigas, com fios), o assunto em si é atemporal, pois trata de sentimentos humanos profundos: perda, tristeza, esperança.

O livro não traz o tempo só no nome, mas faz uma brincadeira com o tempo, indo e vindo entre passado e presente; entre as lembranças que Stephen tem de Kate e de Julie, e seu momento atual na narrativa. E também “brinca” o tempo todo com a infância (criança), relembrando a infância de Stephen, com Charles trazendo à tona a criança que existe nele.

Achei que com esse tema o livro todo giraria em torno somente da busca pela menina e os sentimentos dos pais. Mas, se fosse, seria apenas mais um livro. Mas a cabeça de Ian McEwan vai muito além e cria uma história totalmente inesperada, e exatamente como disse Benedict Cumberbatch: “Somente Ian McEwan poderia escrever sobre a perda com tamanha honestidade.” Foi isso mesmo que senti. Sem escorregar para o dramalhão, e de uma forma bem realista.
(...)
***Resenha completa no blog!***