O Castelo Encantado

O Castelo Encantado E. Nesbit
E. Nesbit

Resenhas - O Castelo Encantado

Anny247 21/09/2022

No começo a história é boa mas depois vai ficando muito tediosa, e o título não tem basicamente nada haver com a história porque nem é falado do castelo direito

Patty 18/04/2022

Ainda bem que não tenho filhos
As personagens são muito bem elaboradas, porém a todo momento eu pensava "ainda bem que essas crianças não são meus filhos".
A tranquilidade da governanta com tudo que eles inventam é revoltante.
Claramente o livro foi escrito para crianças e adolescentes, mas por ser muito bem elaborado é um ótimo passa tempo para qualquer pessoa.

Amanda.Nowacki 18/01/2022

Quatro crianças e muitas aventuras
O livro apresenta as aventuras que quatro crianças vivem junto de um anel mágico que concede desejos e de um castelo que esconde muitos encantamentos e magias.

Fabrício Lôbo 11/01/2022

Problemático!
Começo dizendo que achei um desrespeito a criança e ao adulto que pega este livro para ler. A história não parece ter um proposito, falta criatividade para compor os quadros da trama, e parece um jogado de vários nadas ''fantasiosos'' para entreter o leitor.
Foi muito decepcionante, e olha que eu amo histórias de fantasia voltadas para o público mais jovem.
Não recomendo!

gabi :) 06/11/2021

(seven do álbum folklore tocando no fundo)
Ele é bobinho, encantador e faz qualquer criança sonhar (ou um adulto lembrar que um dia foi criança)

Achei massa que Harry Potter foi inspirado nele, e deu msm pra sentir alguma semelhanças. Como o anel, por exemplo.

Por mais ingênuo que seja, me instigou! E eu tenho plena certeza que eu de 8 anos adoraria ter lido esse livro pra depois pensar em aneis mágicos, estátuas ganhando vida durante a noite e castelos encantados.

Enfim, me aqueceu o coração. ?

Fabby 30/09/2021

Nesta linda edição ilustrada por H. E. Millar, somos apresentados aos Irmãos Jerry (Gerald), Jimmy e Kathleen.

Eles passam boa parte do ano em colégios internos e nas férias vão para casa; porém festa vez a prima Betty chegou antes deles e, apresentando sintomas de sarampo, impossibilitou que as 3 crianças fossem para Hampshire, em casa. Como solução foi decidido que ficariam esse período na escola de Kathleen (na época, meninos e meninas estudavam em escolas separadas) já que na escola da irmã não ficaria ninguém exceto a professora francesa.

Mas estamos falando de crianças que tinham nas férias seu tempo de diversão e brincadeiras, fica bem difícil se ater ao lado de dentro dos portões da escola e eles convencem, com todo o charme e graça do Gerald, a Mademoiselle a deixá-los explorar o bosque das redondezas e fazer um piquenique. Mas a verdadeira intenção das crianças é descobrir uma caverna e embarcar em alguma aventura.

"É muito fácil quando você consegue que um adulto acredite em você. Vão ver: depois disso, ela vai concordar com tudo o que eu pedir."

"Se quer que adultos sejam legais com você, o mínimo que pode fazer é ser legal com eles e pensar em pequenas coisas para agradá-los."

Eles não só a encontram como é revelada uma passagem para um novo mundo onde encontram um labirinto e conhecem Mabel, uma princesa adormecida a 100 anos. Mas será isso a realidade ou apenas uma brincadeira? A partir deste ponto tudo q eu fale poderá ser spoiler e garanto a vcs q a surpresa da leitura vale a pena.

Desde o início da leitura fica claro que vamos encontrar a imaginação destes 3 irmãos e mergulhar em alguma expedição dentro das mentes criativas deles.

"- Acho que a mágica deixou de existir quando as pessoas começaram a ter motores a vapor e jornais, e telefones e telégrafos sem fio.
- Talvez a mágica tenha deixado de existir porque as pessoas não acreditam mais nela."

Um detalhe a parte tem meu agradecimento são as notas (como li em ebook não sei se são de rodapé mas seria perfeito se fossem) de Márcia Soares Guimarães, um trabalho primoroso de pesquisa e um carinho com o leitor.

O livro é cheio de trechos encantadores mas um em particular conquistou meu coração e tenho certeza de que todo leitor que ama os livros também se apaixonaria:

" Ela não é louca, apenas fica lendo esses pequenos romances. Eu leio os livros da biblioteca grande. Oh, é um lugar tão divertido... Tem um cheiro tão especial... Como o de botas... de livros velhos de couro, com poeira nas bordas. Um dia, vou levar vocês até lá."

Paulyne 26/05/2021

Se tornou um dos meus preferidos!
𝐎 𝐜𝐚𝐬𝐭𝐞𝐥𝐨 𝐞𝐧𝐜𝐚𝐧𝐭𝐚𝐝𝐨 é um livro de fantasia que foi escrito pela autora Edith Nesbit e publicado pela primeira vez em 1907 na Inglaterra.

O livro narra a história de três irmãos Gerald, Jimmy e Kathleen que precisaram passar as férias longe de casa devido a uma doença contagiosa que uma das suas primas havia contraído. Ao explorar os terrenos ao redor do novo lugar, os irmãos acabam encontrando um castelo tão deslumbrante que por um momento pensaram se tratar de um lugar mágico. Em seguida, os três avistam uma menina com roupa de princesa dormindo em meio ao encantamento, logo é despertada do sono profundo e se apresenta como uma nova amiga, Mabel, e se veem a uma sucessão de aventuras que há de desenrolar-se durante o livro.

Os quatro amigos se tornam inseparáveis e com eles o absurdo torna-se apenas uma palavra. Aventuras sucedidas por um anel mágico e desejos extraordinários é o que faz desse livro ser envolvente e impossível de largar. Os encantamentos acontecem diante de seus olhos e por mais maravilhados que estivessem, eles queriam mais: precisavam provar aos adultos que magia existe e pode ser praticada por todos.

- Talvez a mágica tenha deixado de existir porque as pessoas não acreditam mais nela.“

Além das quatro personalidades fortes apresentadas ao leitor, o narrador dialoga com a gente o tempo todo de forma muito cômica e com um tom sarcástico muito bom.

O que você faria se fosse invisível? Já pensou em virar em estátua? Conseguiria dormir com um fantasma no quarto querendo conversar? E se você pudesse argumentar questões filosóficas com Deuses gregos, dinossauros ou Faunos?

Por mais que o livro tenha sido escrito no início do século XX, Edith mostrou-se a frente ao seu tempo e colocou lições importantes como igualdade de gênero no decorrer da história. Isso me fez apreciar ainda mais essa obra que foca não só no exterior, mas mostra que podemos aprender mais coisas e sermos mais felizes se voltarmos a atenção para a alma de criança que habita em cada um de nós.

O realismo misturado com a fantasia infantil de Edith Nesbith foi referência para vários autores, como J. K. Rowling, C. S. Lewis, P. L. Travers (Mary Poppins), dentre outros.
Eduarda 23/10/2022minha estante
Este livro é muito bom por que nos faz dar asas à imaginação!

Kymhy 26/04/2018

O Castelo Encantado - Edith Nesbit
Acreditando que teriam um verão chato longe dos pais, os irmãos Katherine, Jimmy e Gerald não esperavam encontrar um castelo mágico cheio de segredos e aventuras! Que comece a diversão e cuidado com o que deseja!

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-o-castelo-encantado-e-nesbit/

Coruja 11/12/2014

A primeira coisa que quero dizer sobre esse livro é que edição linda que a Autêntica fez. Os capítulos começam com páginas azuis e letras brancas, continuando as páginas seguintes com letras tudo em azul, e lindas ilustrações originais de Harold Robert Millar.

A segunda coisa que tenho a dizer é que eu gostaria de ter lido ele quando era criança. Aliás, gostaria de observar que esse ano dei conta de vários títulos que entraram nessa lista – eu culpo o Gabriel, porque quando fui montar a biblioteca imaginária dele, acabei enfiando um monte desse tipo de livro na minha estante.

Eu descobri Edith Nesbit em algum artigo sobre as influências literárias da Rowling, que inspiraram na criação de Harry Potter e estava já faz um tempo para ler a autora. Demorei um pouco, mais, bem, cá estamos, não é verdade?

A história de O Castelo Encantado segue as aventuras de três irmãos – Gerald, James e Kathleen e uma amiga, Mabel, que eles conhecem durante as férias de verão, numa visita de exploração que fazem ao castelo encantado do título.

Graças a um anel enfeitiçado, eles acabam por viver uma série de aventuras – tornam-se invisíveis, dão vida a bonecos de pano e estátuas de mármore, fazem mágicas na feira, resolvem mistérios, e, no processo, acabam por reunir dois amantes há muito separados.

A prosa de Nesbit é leve e por vezes quebra a barreira do texto para se dirigir diretamente ao leitor. A história em si tem uma simplicidade doce, com personagens adoráveis (em particular Gerald), mas não muito particularmente profundos. Há uma moralidade simples na forma como as crianças esforçam-se por não mentir – a despeito de saberem que os adultos não acreditarão em suas histórias fantásticas – e obedecer mademoiselle e alcançar um equilíbrio de forças entre si.

Contudo, esse é um daqueles livros que não acho que funciona tão bem depois que crescemos. Pelo menos, não para mim - fiquei particularmente vidrada com algumas das descrições – Nesbit sabe tecer seus encantos – mas não consegui me identificar tanto com os ingênuos protagonistas.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2014/12/desafio-corujesco-o-castelo-encantado.html