A Chave Dourada

A Chave Dourada George MacDonald

Resenhas - A Chave Dourada

1 | 2 | 3 | 4

Jessica1248 18/04/2024

A chave dourada e outros contos
Esse E-book conta com 3 contos maravilhosos.

A leitura é fluida e meche muito com a imaginação do leitor.

Possui um pouco mais de 100 páginas, mais vale a pena a sua leitura.

Esse foi o meu primeiro contato com a escrita dos autores.

Cris 03/02/2024

Conheci então o pai da literatura fantástica moderna? Uau!
'A chave Dourada & outros contos' foi lançado em 1864 pelo, digamos assim, pai da literatura fantástica moderna George MacDonald. Contendo três contos, sendo eles: 'A princesa Etérea', 'O coração do Gigante' e 'A chave Dourada', o livro em si agrada a todos, principalmente, às crianças grandes que amam o gênero da alta fantasia. Quando falo que as histórias vão agradar crianças grandes me refiro ao grande teor de nuances bem sombrias e reflexivas que não caem muito bem para criancinhas de um modo geral. MacDonald afirmava que não escrevia para o público infantil, porém, seus livros poderiam ser lidos por pessoas de sete a setenta anos sem nenhum problema.

O primeiro conto é o mais "bonito" por assim dizer, nele teremos uma princesa que após ser amaldiçoada pela própria tia, perde toda a gravidade desde o seu nascimento tendo de ser cuidada a todo momento feito um balão prestes a voar pelo mundo sem destino certo. A beleza da história está na forma como ela enxerga a vida apesar de todo o sofrimento imposto sobre ela. Trazendo então uma reflexão sobre a leveza de pensamentos e de que a felicidade pode residir em qualquer lugar.

" Talvez a melhor solução para a princesa seria cair de amores por alguém. Mas cair, fosse como fosse, era uma dificuldade para uma princesa sem força gravitacional, e talvez esta fosse a sua maior dificuldade..."

Em 'O coração do Gigante' a trama é mais violenta pois temos um gigante que, literalmente, almoça criancinhas curiosas que adentram em seu território. O final embora seja sombrio é reflexivo por demais, pois, lemos que o gigante a fim de não se solidarizar por suas vítimas, deixava o coração escondido fora do corpo, tendo por explicação que ele não poderia cometer atos tão cruéis se tivesse dentro de si esse órgão tão passível de sentimentalismo e empatia.

" Era algo muito comum um gigante colocar o coração aos cuidados externos, pois eles não gostavam de ter a responsabilidade e preocupação de seus corações por conta própria."

'A chave Dourada' é o último conto e nele conhecemos um garoto e uma garota que encontram uma misteriosa chave dourada que dá abertura para um lugar bem mágico porém esquisito chamado o País das Sombras. Ao longo das páginas, percebemos que nenhum dos personagens ali inseridos sabe explicar o que de fato é esse lugar, mas, conforme nos aprofundamos na história, é notório a obscuridade que emana dali...
Este é sem dúvida o conto mais
emblemático de todos pois não nos dá respostas certeiras sobre basicamente nada rs! É necessário aquele desprendimento que o gênero fantástico tanto exige. Contudo, mesmo sendo complexo, não deixa de ser muito bem escrito. A minha dedução acerca do desfecho da pequena história pode ser um spoiler, entretanto, quem já leu ou conhece 'A Divina Comédia' de Dante Alighieri pode encontrar GRANDES similaridades contextuais do início ao fim, e, se for este o real significado, explica-se o motivo do conto ter tanta relevância e ganhar o título do livro, não é mesmo?

" E para que serve a chave? - ele perguntava. - De onde é a chave? O que ela abre?
- Isso ninguém sabe - ela respondia. - Quem achar a chave terá de descobrir por si só."

E os contos são esses, curtinhos e muito bons!!! Terminei as histórias completamente encantada pela escrita do autor. Foi brilhante saber que algo tão antigo pode ainda despertar tantas emoções e sensações escapistas que apenas um bom livro de fantasia desperta em seus leitores. E não é à toa que MacDonald era amigo de C.S Lewis e J. R. R. Tolkien e mentor de Lewis Carroll incentivando-o a publicar o inesquecível 'Alice no País das Maravilhas'. Bem, acho que não preciso condensar mais nada, os nomes acima já falam por si só e indicam a leitura indubitavelmente.
Leiam e apenas viajem em suas páginas, garanto que não vão se arrepender.
Fabio 05/02/2024minha estante
Adorei a resenha, Cris!??????

Cris 05/02/2024minha estante
Obrigadaaa, Fábio! ?

Foxback 28/12/2023

Boa e Curiosa Coletanea
Interessante e curiosa coletanea de contos de fadas, que saem um pouco do lugar comum e se aprofundam mais em suas ( bem escritas ) historias. Mais um bom lançamento da Editora Principis. Gostei.

thalesrafhael 26/10/2023

Magia!
George Macdonald certa vez disse que não escreve livros infantis, mas para crianças de todas as idades, sejam elas de 5, 50 ou 75 anos. Esse breve conto me fez despertar para a magia e para a sensibilidade que infância tem. É impossível ler isso daqui e não ser encantado pela sensibilidade e pureza dessa história. Simplesmente leia, sem tentar encontrar muitos ensinamentos ou mensagens, apenas se deixem ser levados por esses dois personagens até o lugar do qual se produzem as sombras!

elycely 21/10/2023

Uma bela história
Uma bela e breve história do Senhor dos Contos de Fadas. São tantos detalhes e acontecimento em tão poucas páginas, que terminei com a sensação de ter perdido alguma coisa, e a necessidade de ler ainda muitas vezes mais para absorver tudo que MacDonald impregnou nessas breves páginas. Recomendo a leitura!

Bianca 02/09/2023

É um ótimo livro!
A leitura desse aqui me surpreendeu porque não conhecia até então, os contos tem uma pegada diferente da dos Grimm, mas ainda sim são super legais de ler, não entendi muito bem o último mas tudo bem, ainda vale a pena!

Kyuketsu 24/08/2023

O mestre de C. S. Lewis
Composto por três contos, este livro apresenta ao leitor o talento e criatividade de um dos influenciadores de autores como C. S. Lewis e J. R. R. Tolkien, George McDonald.

Um primeira leitura poderá causar a impressão de que estes seriam os manuscritos originais que deram origem a alguns contos clássicos, tamanha familiaridade que o texto provoca.

Confesso que o primeiro conto capturou mais a minha atenção, assim como o final do último (que dá nome ao livro). Mas de modo geral, temos uma leitura divertida, agradável e capaz de dialogar com todas as idades.

Rogéria Martins 17/08/2023

George MacDonald (1824-1905) é considerado um dos pioneiros da fantasia moderna, sendo também mentor de Lewis Carroll, tendo incentivado a publicação de Alice no país das maravilhas. Dadas algumas informações sobre o autor, preciso dizer que este foi meu primeiro contato com o gênero fantasia e não me arrependo em momento algum.

O livro é composto de três contos, que são:
- A princesa etérea (3 estrelas)
- O coração do gigante (4 estrelas)
- A chave dourada (5 estrelas)

O conto que mais me chamou a atenção foi "A chave dourada", que conta a busca pela chave secreta que abre a porta para o País das Sombras. É uma aventura atrás da outra, cheia de magia (e fadinhas, que eu amo).

O único ponto negativo - na minha humilde opinião - foi o tamanho do primeiro conto, achei desnecessariamente longo e, mesmo assim, dá para ler tranquilamente.
Carolina165 17/08/2023minha estante

Adorei! ?

Rogéria Martins 17/08/2023minha estante
Obrigada, Van! ???

Michela Wakami 12/08/2023

Esse livro contém três contos, sendo gostosos de se ler.

A princesa etérea
Nota: três estrelas.

O coração do gigante
Nota: três estrelas.

A chave dourada
Nota: quatro estrelas.

Tali 02/08/2023

Eu comecei a ler porque uma amiga pediu, que ela ficou confusa e queria conversar com alguém sobre o livro. Esperava mais do final, sei lá... Até me prendeu um pouco, mas sério, que final é esse?
Depois descobri que tem mais dois livros e talvez eu leia, vai que dá algum sentido nessa história.
Mas é uma leitura rápida, porém com um final nada cativante.

Wal 12/07/2023

De tanto ouvir, aprenderam o suficiente....
A sensação é de mergulhar em pura fantasia. Temos aqui um mundo incrível, 2 personagens e suas jornadas.

Tarciele.Guizilini 01/07/2023

A melhor história de todas
Este livro é composto por três contos : A princesa etérea, Coração de gigante e , por último, a chave dourada.
Ainda que o nome do livro seja a chave dourada, o conto que mais ganhou meu coração foi "A princesa etérea".

Essa história teve um enredo muito cativante personagens com personalidades incomuns: a princesa é irreverente, inocente e astuta , tudo ao mesmo tempo! O final da história aquece o coração e passei alguns dias pensando nele. No fundo, bem no fundo, pareceu uma adaptação que melhorou a história de A bela adormecida.

O conto "coração de gigante", também pareceu uma releitura de João e Maria com um final tecnicamente feliz, inda que muito abrupto.

Já a chave dourada me relembrou O peregrino de Jhon Bunyan... Contudo, as alegorias ficaram menos evidentes e foi inserido nessa história um "Q" de magia... ou talvez eu não tenha entendido a essência dessa história muito bem . O que é muito possível!

Recomendo a leitura, porque é rápido, envolvente, divertido e nos deixa com o ar de que estamos revivendo as histórias de infância ou lendo histórias de ninar. Indico este livro para as crianças pequenas, grandes e adultas.

1 | 2 | 3 | 4