Alvorada Nova

Alvorada Nova Abel Glaser

Resenhas - Alvorada Nova

eduanton 21/03/2023

O livro descreve a colônia espiritual Alvorada Nova, com sua estrutura física e administrativa, alem de ensinamentos para nós, encarnados.

Marcelo 15/09/2021

Resenha disponível no Booksgram @cellobooks ?
O Livro Alvorada Nova mostra com detalhes o funcionamento de Alvorada Nova, uma Colônia espiritual localizada sobre Santos e região, cidades do litoral paulista (mais especificamente sobre as cidades de Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão), e o mecanismo como essas informações foram recebidas.

Com prefácio de Divaldo Pereira Franco, ilustrações que mostram as formas dos diversos departamentos ali existentes, e com detalhes a respeito de cada atividade ali desenvolvida, Alvorada Nova é um livro que apresenta o conhecimento do mundo espiritual, especialmente o trabalho dos Espíritos Cairbar Schutel e Scheilla nessa colônia espiritual. A cada capítulo, textos das obras básicas do Espiritismo são acrescentados, oferecendo subsídios doutrinários para entender o livro.

Descreve o mecanismo de ação de Alvorada Nova a bem do próximo, tanto junto aos postos de socorro, que mantém em zonas umbralinas, quanto relacionado às extensões materializadas que possui na crosta terrestre. Descreve os diversos setores da colônia, suas disposições, funcionamentos e constituições. A progressão dos seres na escala evolutiva, a integração dos dois planos da vida e a reencarnação são os seus enfoques principais. Com uma carta de Divaldo no início do livro, se coloca como ?um trabalho destinado a consolar e edificar almas, encaminhando-as para o Reino de Deus, a que se reporta o Mestre Jesus?.

Apesar da carta de Divaldo endossando o conteúdo, confesso que levantei algumas dúvidas sobre as descrições, especialmente em mecanismos que tentam reproduzir coisas arcaicas do plano terreno ou mesmo uma aura de misticismo na descrição das construções e da cidade (prédios de cristal, em formatos de estrelas que irradiam energia, uso constante de cores em tratamentos....). Isso fez com que eu optasse por desenvolver a partir de agora um estudo detalhado das obras de André Luiz e Heigorina Cunha, reconhecida por Chico Xavier como a médium que conseguiu detalhar através de desenhos a cidade Nosso Lar.

Nota: ??????