As Violetas de Março

As Violetas de Março Sarah Jio

Resenhas - As Violetas de Março

Fernanda 03/08/2021

Resenha
Confesso que criei expectativas quanto a esse livro principalmente por ter lido várias resenhas apaixonadas mas este livro não me cativou. A história de Emily achei cansativa, enrolada.

A história que envolve o diário achei diferente mas não foi tão revelador quanto eu achei que fosse ou que poderia ter sido. Não tem como negar que a intenção da autora foi boa sim, e apesar de girar em torno de um possível mistério do diário com a vida da personagem, é uma história que não surpreende tanto. Quem sabe você leitor goste bem mais que eu. Porém a capa acho simplesmente maravilhosa. Se você já leu, comente aqui em baixo o que achou.

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2016/05/resenha-as-violetas-de-marco.html

Melinazgarcia 09/02/2022

Romance
É uma bonita historia, mas me perdi no texto em alguns momentos pela questão de presente e passado e precisei voltar a leitura. Não me prendeu muito.

MICHELLE300 10/11/2013

O TEMPO...
Ler este livro me marcou muito. Aprendi com ele a cada página lida, me sentia grata por estar me permitindo conhecer esta fascinante história!
Aprendi a valorizar ainda mais as pessoas idosas e o quanto elas podem nos ensinar, nos relembrar fatos que já vivemos, fazendo-nos repensar algumas atitudes, aprendi o quanto é importante aproveitarmos os momentos que temos com os nossos antepassados e quantas coisas podemos descobrir de nossa família, até mesmo, de nós mesmos.
As violetas de março é um livro emocionante, muito bem escrito, é instigante, te faz não querer parar de ler! Vale muito a pena se entregar de corpo e alma para estas páginas maravilhosas, que te levará para uma ilha maravilhosa, mas para além dela, te levará para um mergulho interior, de lembranças, sonhos e esperanças...

gabimello4 15/06/2022

Gostei bastante!
É um ótimo livro, bem leve e fácil de ler, mas ainda com aquele drama que dá vontade de saber o que aconteceu para ter chegado naquele ponto. O desfecho não me agradou tanto porque não concordo com as atitudes da personagem do diário que a protagonista encontra, mas tudo bem.

Tribo do Livro 16/12/2013

Impressão por Gabriela Taranto

"São violetas-madeira.
- Crescem onde são necessárias, sinalizam cura... e esperança.- Elas são muito raras. Você não pode plantá-las, pois elas não vão crescer. Elas têm que escolher você.- Crescem onde são necessárias, sinalizam cura... e esperança."

Vou começar dizendo que a capa é linda e encantadora. No começo não tinha entendido o porquê do título ser este, porém ao longo do livro você entende que a narrativa se passa totalmente no mês de março e o porquê das violetas fica bem óbvio no fim do livro. Também amei a diagramação, todas as páginas contêm flores discretas no rodapé e em baixo de cada capítulo. Achei bem delicado.

Falando do livro, uma narrativa leva a outra. Emily Taylor, nossa personagem principal é quem narra a história. Emily está no meio de um divórcio e há dez anos ela era uma escritora best-seller e tinha como marido um dos homens mais desejados de Nova York. Desde então ela entrou em uma espécie de bloqueio e não consegue produzir nada. Sua melhor amiga e sua tia-avó a aconselham arrumar as malas e atravessar o país de volta a Bainbridge. Emily vê então na viagem, uma ótima oportunidade para tentar absorver todos os acontecimentos em sua vida e quem sabe assim, conseguir escrever um livro.

Assim que Emily chega, encontra antigos amigos, conhece novas pessoas, entre elas Henry, o estranho senhor e recluso vizinho que sua tia-avó evita e Jack, que ela não se recorda de seus tempos de infância na ilha. E é então, que ela encontra o diário escondido na gaveta do quarto onde está hospedada e conhece a história de Esther e de um romance há muito tempo passado. Uma história comovente e trágica que Emily não consegue esquecer. E a partir daí, Emily vai descobrindo segredos do passado de sua família, a
premissa é basicamente essa.

A história me encantou de uma forma incrível. Sarah Jio criou um livro tocante, emocionante e repleto de amor, soube de forma maestral desenrolar os acontecimentose tudo é apresentado de forma gradual, tornando a história agradável. Não cheguei a chorar, mas me emocionou bastante, o que fez com que a leitura se desenvolvesse rapidamente e facilmente. Um único pesar, foi o desfecho da história. Não ficou nenhuma dúvida, mas acho que como toda narrativa foi intensa e cheia de surpresas eu esperava mais do final. De qualquer forma, super indico. Tocou bastante meu coração e acredito que quem gosta de ler drama e romance com um leve toque de suspense vai amar este livro.

Bem pessoal, esta é minha última impressão do ano e espero que tenham gostado. Me aguardem!!!

Karolina 06/07/2021

Presente, passado e futuro
Em As Violetas de Março conhecemos a Emily que é uma escritora que está com bloqueio criativo, tendo alguns anos lançado um best-seller e desde então mais nenhum livro. Logo no primeiro capítulo nos deparamos com uma cena dela com o marido. Eles estão se divorciando, ele se apaixonou por outra mulher. A Emily fica triste, mas se conforma facilmente e seguindo os conselhos da melhor amiga ela decide ir para a ilha no qual passou ótimos momentos durante a sua infância. A Emily quer respirar novos ares, buscar inspiração para escrever e então é nessa ilha onde ela finalmente consegue isso.
Misturando presente e passado a narrativa de Sarah Jio nos traz uma leitura leve e envolvente. É um romance com uma pitada de mistério que conquista o leitor desde o início. É um romance que acaba envolvendo dois casais em tempos completamente diferentes. Recomendo muito!

Milla 26/01/2014

Longe demais!
Para superar o divórcio e encontrar alguma inspiração para seu próximo livro, a autora Emily Wilson decide ir passar um período de tempo com sua tia-avó Bee, numa ilha onde costumava passar suas férias na infância.

Sua tia Bee é uma senhora de oitenta e tantos anos, completamente independente e que mantém um imenso carinho por Emily, mas guarda para si alguns assuntos e, quando Emily decide fazer perguntas, ela sempre se esquiva.

No quarto em que ficou hospedada, Emily encontrou um diário que narra uma história que se passou muitos anos atrás na ilha. Determinada a compreender o que houve, Emily se vê numa busca entre segredos de família, mistérios da ilha e sentimentos dentro de si mesma.

Um romance muito belo para quem gosta de romances com dramas e segredos familiares, mas que, na minha opinião, pecou por excesso: muitos mistérios, muitos segredos, muitas reviravoltas, muitas coincidências, muita gente esquiva e o resultado me pareceu uma história bonita, sim, mas pouco crível e convincente. Quando você acha que está começando a descobrir a verdade sobre os fatos, todas as coisas mudam completamente.

Além disso, exige muito cuidado inserir elementos epistolares em uma prosa. Em alguns momentos, a autora transcreve o diário, em outros ela apenas cita o que leu. Isso foi um pecado para mim, estava ficando impaciente com a indecisão.

Por fim, posso dizer que gostei da escrita de Sarah Jio, mas até a metade do livro eu ainda não estava envolvida com a história e demorei para criar algum afeto com os personagens por serem muito ambíguos, mas o lado bom de cada pessoa me pareceu falso e o lado mau me pareceu forçado.

Até o fim da trama, os personagens tentam criar características e personalidades baseadas em suas memórias que não condizem com as atitudes que vamos lendo e fica tudo muito contraditório no âmbito o que se diz x o que se faz. Dei nota três por ser um livro de leitura agradável e tranquila.

site: http://www.amorporclassico.com/2013/10/para-superar-o-divorcio-e-encontrar.html

Paulinha 26/02/2014

Violetas de Março
" o destino tem sua própria maneira de trazê-la de volta quando é hora de voltar."

" o grande amor perdura ao tempo, à mágoa e a distância. E mesmo quando tudo parece perdido, o verdadeiro amor vive."

É com estas duas citações do livro que começo minha resenha. Comprei o livro pois o título e a capa chamou minha atenção mais do que tudo, e também porque nasci em Março e o mês me fascina.

Achei ótimo em tudo, enredo, trama, drama, diálogos, romance e suspense. O livro é sobre o amor verdadeiro e como as relações interpessoais são complicadas quando julgamos e não questionamos no momento certo. Quando olhamos uma situação temos que ver os dois lados antes de julgar, confesso que é bem difícil, pois no momento a raiva ou outro sentimento baixo se sobrepõe a razão!

Isso fica bem claro no livro com as coisas que Emily vai descobrindo no diário que ela encontrou na ilha de sua infância. Todos temos um passado e um segredo, mas quando eles voltam temos que enfrentar, para que isso não prejudique o presente ou afaste quem realmente importa.

Acho que valeu a leitura!

PS: senti falta de um epílogo ... mas nada como nossa própria imaginação para dar um final para cada personagem!

Marry 29/03/2023

Amor infinito
Quase três anos na minha estante, e todo mês de março eu ia ler esse livro. E que história linda. Até onde acreditar que o amor pode durar pra sempre, sim pra sempre como foi o amor de Esther e Elliot.
Imagino como seria os créditos dessa história se fosse um filme.
Emily uma escritora com uma vida tranquila, com seu marido Joel, um casamento quase perfeito, e de repente sua vida muda completamente após a traição de Joel. Entre decepções, descobertas, ela descobriu um amor verdadeiro por Jack.
Você vai se maravilhar com tantas histórias de amor, é de arrepiar e muitas lágrimas .

Bru.knutz 11/08/2020

Cativante
Uma mescla de passado com o presente, histórias que vão se conectando, fui ficando cada vez mais curiosa pra ver como tudo seria resolvido. Adorei que tudo que aconteceu no passado foi mudando a percepção da protagonista sobre o presente dela e à ajudou a resolver seus próprios conflitos internos.

Cristiane.Rocumback 12/06/2020

Leitura cansativa...
Emily Wilson está passando por um momento super difícil. Resume a si mesma como autora decadente, divorciada e cheia de problemas. Incentivada pela melhor amiga, viaja para Bainbridge Island, onde passou ótimos momentos na infância/adolescência. Enquanto luta contra o bloqueio criativo encontra um diário, o qual a põe à par de uma história de amor e mistério que aconteceu muito tempo atrás.

Esperava mais desse livro! Foi cansativo. A história é uma enrolação e os personagens fazem um alarde tão grande em torno de um segredo, que acaba sendo mistério nenhum(para mim) e o final é ruim.

Essa é a minha opinião, mas há quem gostou do livro e por isso, se você tem curiosidade, leia. A leitura, maioria das vezes, depende dos olhos e coração de quem lê.
Annelyse.Diamante 12/06/2020minha estante
Salvo em alguns casos, a leitura depende do estado de espirito do dia, para aquele livro. Sempre falo isso!!!

Cristiane.Rocumback 13/06/2020minha estante
Pois é! Acredito nisso também. O outro livro da autora me tocou o coração mas esse não foi assim. Fazer o quê?!

luiza.manchon 08/06/2020

Surpreendente
Quando comecei a ler, não botei muita fé no livro. A escrita é gostosa, não é chato nem maçante de ler, a frequência e agradável e não existem capítulos em que você se cansa da obra. Personagens consistentes e envolventes; um pouco corrido no final, mas não acho que tire toda a essência: chorei muito.

@aangeladani 17/08/2016

A escrita simples e direta foi o que mais me agradou neste romance com narrativa em primeira pessoa. Esse é o primeiro livro que eu leio dessa autora, e só pelo fato de ter um trecho da música “Águas de março” do Tom Jobim citado logo de início, eu já gostei muito. A diagramação e a capa são lindas, chamam a atenção rapidamente, assim como a sinopse, que desperta interesse. E apesar de bastante clichê, a história é despretensiosa, com um leve toque de ironia.

Mas preciso dizer que eu esperava um pouco mais da trama, principalmente depois que li tantas resenhas elogiando o livro. Achei a história até bastante previsível em muitos aspectos, o que acabou tornando a leitura um pouco menos interessante.

Nota: 2/5 (regular)