Boca de Ouro

Boca de Ouro Nelson Rodrigues

Resenhas - Boca de Ouro

Ana 06/09/2021

Mataram o bicheiro Boca de Ouro, cheio da grana, conhecido por matar com uma mão, e dar esmola com a outra.
Aqui, nessa peça teatral de Nelson, como não podia deixar de ser, o leitor é cercado por canalhas de ambos os sexos, numa sordidez que faria inveja aos programas policiais da TV aberta. Tem de tudo: o marido jogador que quer prostituir a mulher; esta, com rancor mórbido da própria pobreza, que quer ser amante do megalomaníaco Boca de Ouro para que ele a leve pra conhecer Grace Kelly (pense numa mulher imbecil); a sórdida mulher que vive com Boca de Ouro, que largou marido e filhos para ser amante do bicheiro, etc.
Aqui ninguém parece ter remorso de nada, e o dinheiro e o desejo mandam em tudo.
Nelson explora, como ninguém, a figura do malandro carioca, nababo da contravenção, e as fantasias de certas mulheres, que sonham com homens que vivem fora da lei.
Muito bom.

Pedro Matias 05/09/2021

Um mito urbana
As tragédias urbanas / modernas de Nelson Rodrigues sempre trazem diversos planos, que transformam a experiência de leitura. Em boca de ouro, temos um bicheiro sendo (des)construído pelas várias versões de um crime, contadas por sua ex-companheira, que vai modalizando os acontecimentos de acordo com o contexto.

Priscila322 03/07/2021

Boca de ouro um mito
É interessante ver o quanto não podemos confiar nas versões sobre o boca de ouro.
Fiquei realmente com dó dele pelo acontecido.
Ler este tipo de narrativa foi realmente um presente, amei.

Olgashion 14/06/2021

A leitura de uma peça de teatro é sempre um pouco mais fluida já que o autor já nos ajuda na construção da cena. Uma história boa que acaba juntando todos os elementos das histórias sobre o mesmo fato contadas pela D. Guigui, uma mulher ressentida do homem protagonista da história que dá nome ao livro.

cecilia 08/04/2021

Li o livro pra uma prova da escola e foi bem rapidinho. Apesar de não gostar muito de livros escritos em forma de roteiro, fiquei bastante intrigada por este, pelo desenrolar da história.

Carol Pita 23/03/2021

Nelson te amo
Segundo o Nelson, uma tragédia. Mas pra mim está mais pra comédia com pitadas de melodrama. Não temos tantas rubricas de intenção como é costumeiro do Nelson, mas isso em nada diminui a qualidade estética dessa peça que funciona tão bem, seja encenada, seja como literatura. É muito interessante enxergar um personagem como dona guigui ir mudando sua narrativa de acordo com a situação. Quantas vezes não notamos pessoas assim na vida? Voláteis, que mudam com a maré. Bom demais, parabéns mais uma vez sr. Rodrigues.

Laura Soares 18/01/2021

Um crime, diferentes versões
"Boca de Ouro", de Nelson Rodrigues, é uma peça muito interessante, que aborda os acontecimentos de um crime relatado a partir das memórias de uma mulher nada confiável, e que pode a qualquer momento modificar sua fala de acordo com seus objetivos.

Assim, é muito divertido analisar cada detalhe e buscar entender o que é verdade e o que é lenda, o que representa a realidade de Boca de Ouro e o que foi inventado a partir da imagem que as pessoas faziam dele. No entanto, é impossível precisar se alguma versão apresentada condiz com o que, de fato, ocorreu. Todos os personagens são voláteis, e suas personalidades estão em constante modificação.

Gostei principalmente do modo como Nelson Rodrigues quebra com a estrutura tradicional do teatro, apresentando voltas no tempo, inverossimilhança e final aberto ---- já que qualquer versão apresentada é possível e intrigante em si mesma, e ainda mais quando comparada às demais.

Gustavo Pio 28/12/2020

Uma peça interessante principalmente pela sua estrutura. Em cada um dos três atos a mesma situação é narrada por uma mesma personagem, porém de maneiras completamente distintas. A cada ato as situações e personagens retratados são reconstruídos, nos fazendo criar imagens diferentes dos mesmos.

É uma peça que representa o submundo dos subúrbios cariocas da década de 1960, sem poupar os detalhes mais sórdidos e os lados mais obscuros da natureza humana.

"Esta é, enfim, uma obra que se instaura justamente na ineficácia da verossimilhança, da mimese teatral, e o que vemos a cada momento são pistas falsas jogadas ao leitor/espectador, em um movimento de constante questionamento da realidade vista ou vivida. Diante desse teatro, nada nos resta senão duvidar do que vemos e compreender que a alma não é uma" (trecho do posfácio de Elen de Medeiros)

Giu 13/10/2020

O malandro carioca
Eu amo os textos do Nelson Rodrigues pois ele mostra, sem rodeios, a crueldade do ser humano. E, mesmo sendo publicados há décadas, ainda vemos que tudo é bem atual.
Boca de Ouro é o malandrão temido do Rio de Janeiro que tem tudo que quer. E ai de quem contradizê-lo. Ostentador e dono de uma lábia enorme e um cafajeste de primeira, é cobiçado por várias mulheres.
Mas então, o malandrão é morto. E a rádio carioca quer saber de tudo em primeiríssima mão. Resolvem, então, ir até Dona Guigui, sua ex-esposa. Mesmo tendo um outro companheiro, sua paixão por seu ex é notável.
E então conhecemos Leleco e Celeste, um casal que se deixou levar pela lábia do Boca... Ou seria apenas Celeste?
Nessa peça de três atos, os acontecimentos vão mudando de acordo com o depoimento de Dona Guigui.
A peça é incrível e eu dei muitas risadas e fiquei surpresa com algumas partes e isso é o que eu mais amo no Nelson: ele te dá desconforto, estranheza e reconhecimento. Sim, reconhecimento, pois alguns dos nossos atos animalescos são escrachados pelo autor por meio de seus personagens.

Marcos Bassini 26/06/2009

Boca Aberta
Há em cada frase desta peça, assim como em toda a obra de Nelson Rodrigues, uma precisão cirúrgica que, ao contrário daquela dos mísseis covardes que destroem muito mais do entorno que o próprio alvo, nos atinge com em cheio, como um tiro deste algoz que sorri diante da vítima que se ajoelha implorando em vão pela vida que não mais lhe pertence.

Samyta 26/06/2009minha estante
Adorei a resenha, Marcos! A genialidade do Nelson está exatamente nessa precisão cirúrgica. Beijo.