O Alquimista

O Alquimista Paulo Coelho

Resenhas - O Alquimista

Alane.Sthefany 01/08/2022

O Alquimista ? Paulo Coelho
?É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante?

As coisas simples são as mais extraordinárias, e só os sábios conseguem vê-las.

Todas as pessoas têm uma noção exata de como devemos viver nossa vida.
E nunca têm noção de como devem viver a própria vida.

Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo.

Para ela todos os dias eram iguais, e quando todos os dias ficam iguais é porque as pessoas deixaram de perceber as coisas boas que aparecem em suas vidas sempre que o sol cruza o céu.

?Se Deus conduz tão bem as ovelhas, também conduzirá o homem?

Quando se quer uma coisa, o Universo sempre conspira a favor.

?Sou como todas as pessoas: vejo o mundo da maneira que desejava que as coisas acontecessem, e não da maneira que as coisas acontecem.?

?Quando você quer uma coisa, todo o Universo conspira para que possa consegui-la?

Não tinha um centavo no bolso, mas tinha fé na vida.

? Por que não vai a Meca agora? ? perguntou o rapaz.
? Porque Meca é o que me mantém vivo. É o que me faz aguentar todos esses dias iguais, esses vasos calados nas prateleiras, o almoço e o jantar naquele restaurante horrível. Tenho medo de realizar meu sonho e depois não ter mais motivo para continuar vivo.
?Você sonha com ovelhas e com Pirâmides. É diferente de mim, porque deseja realizar seus sonhos. Eu quero apenas sonhar com Meca. Já imaginei milhares de vezes a travessia do deserto, minha chegada à praça onde está a Pedra Sagrada, as sete voltas que devo dar em torno dela antes de tocá-la. Já imaginei quais pessoas estarão do meu lado, na minha frente, e as conversas e orações que compartilharemos. Mas tenho medo que seja uma grande decepção, então prefiro apenas sonhar.?

?Lembre-se de saber sempre o que quer?

?Nunca desista dos seus sonhos?

?Quando você deseja uma coisa, todo o Universo conspira para que possa realizá-la?

"Sempre poderei voltar a ser pastor?, pensou o rapaz. ?Aprendi a cuidar das ovelhas e nunca mais me esquecerei de como elas são. Mas talvez não tenha outra oportunidade de chegar até as Pirâmides do Egito.

O rapaz percebeu talvez esta maneira de pensar a mesma situação: na verdade, ele estava duas horas mais perto do seu tesouro. Mesmo que, para caminhar essas duas horas, tivesse demorado quase um ano inteiro.
?Sei por que quero voltar para minhas ovelhas. Eu já conheço as ovelhas; não dão muito trabalho e podem ser amadas. Não sei se o deserto pode ser amado, mas é o deserto que esconde o meu tesouro. Se eu não conseguir encontrá-lo, poderei sempre voltar para casa. Mas de repente a vida me deu dinheiro suficiente, e eu tenho todo o tempo de que preciso; por que não??

Ninguém sente medo do desconhecido, porque qualquer pessoa é capaz de conquistar tudo o que quer e necessita.
?Só sentimos medo de perder aquilo que temos, seja nossa vida, sejam nossas plantações. Mas esse medo passa quando entendemos que nossa história e a história do mundo foram escritas pela mesma Mão.?

? Estou vivo ? disse ao rapaz, enquanto comia um prato de tâmaras na noite sem fogueiras e sem lua. ? Enquanto estou comendo, não faço nada além de comer. Se estiver caminhando, apenas caminharei. Se tiver que lutar, será um dia tão bom para morrer como qualquer outro.
?Porque não vivo nem no meu passado, nem no meu futuro. Tenho apenas o presente, e ele é o que me interessa. Se você puder permanecer sempre no presente, então será um homem feliz. Vai perceber que no deserto existe vida, que o céu tem estrelas e que os guerreiros lutam porque isso faz parte da raça humana. A vida será uma festa, um grande festival, porque ela é sempre e apenas o momento que estamos vivendo.?

O Universo todo se esforça para que a pessoa consiga o que deseja,

Amor, uma coisa mais antiga que os homens e que o próprio deserto, e que no entanto ressurgia sempre com a mesma força onde quer que dois pares de olhos se cruzassem (...)

As dunas mudam com o vento, mas o deserto permanece o mesmo. Assim será com nosso amor.

Quero saber o futuro porque sou um homem ? retrucou o cameleiro para o adivinho. ? E os homens vivem em função do seu futuro.

?Quando as pessoas me consultam, eu não estou lendo o futuro; estou adivinhando o futuro. Porque o futuro pertence a Deus e ele só o revela em circunstâncias extraordinárias. E como consigo adivinhar o futuro? Pelos sinais do presente. No presente é que está o segredo; se você prestar atenção ao presente, poderá melhorá-lo. E se você melhorar o presente, o que acontecerá depois também será melhor. Esqueça o futuro e viva cada dia de sua vida nos ensinamentos da Lei e na confiança de que Deus cuida dos seus filhos. Cada dia traz em si a Eternidade.?

Dentro do seu coração, uma estranha alegria tomou conta dele: ia morrer por sua Lenda Pessoal. E por Fátima. Os sinais eram verdadeiros, enfim. Ali estava o Inimigo, e por causa disso ele não precisava se preocupar com a morte, porque havia uma Alma do Mundo. Daqui a pouco ele estaria fazendo parte dela. E amanhã o Inimigo faria parte dela também.

O mal não é o que entra na boca do homem ? ponderou o Alquimista. ? O mal é o que sai dela.

Não esqueça que o seu coração está onde está o seu tesouro. E que seu tesouro precisa ser encontrado

Eu te amo porque? ? Não diga nada ? interrompeu Fátima. ? Ama-se porque se ama. Não há qualquer razão para amar.

Eu te amo porque todo o Universo conspirou para que eu chegasse até você.

O medo de sofrer é pior do que o próprio sofrimento. E que nenhum coração jamais sofreu quando foi em busca de seus sonhos, porque cada momento de busca é um momento de encontro com Deus e com a Eternidade.

A hora mais escura era a que vinha antes de o sol nascer.

Não deixe que eles percebam seu medo ? disse o Alquimista. ? São homens corajosos e desprezam os covardes.

E para que lhe adiantaria isso, se tivesse que morrer? ? respondeu o Alquimista. ? Seu dinheiro o salvou por três dias. Poucas vezes o dinheiro serve para adiar a morte.

Só uma coisa torna um sonho impossível: o medo de fracassar.

?Os alquimistas fazem isso. Mostram que, quando buscamos ser melhores do que somos, tudo em volta se torna melhor também.?
Guga 02/08/2022minha estante
Eu li esse no ano passado!!!!

Alane.Sthefany 02/08/2022minha estante
Vi que você deu a mesma nota que a minha ?
É bom, mas não gostei tanto da vibe coach, kakakakakakaka...
Mas amei essa parte sobre você ter um sonho e correr atrás dele, de ser perseverante até concretizá-lo. Porque tenho sérios problemas em manter constância nas coisas e de ser resiliente ?

Joao.Lucio 02/08/2022minha estante
Nunca esqueci o paralelo entre as vidas do pipoqueiro e do vendedor de cristais. Citei estas passagens em muitas conversas pela vida afora.
Livro excelente, o melhor do Paulo Coelho, na minha opinião. Li tudo que ele escreveu e não gostei da maioria.

Alane.Sthefany 02/08/2022minha estante
João,

Eu amei essa parte tbm.
Parece muito comigo e eu caí a ficha aí ?
Eu não conheço mais nenhuma obra do autor, mas esse livro é bem comentado e meu irmão tinha lido e gostado, resolvi dá uma oportunidade. E eu gostei ??

LeandroBurla 05/08/2022minha estante
Li há muito tempo. Bom demais. Pena que o filme não saiu do papel.

Alane.Sthefany 05/08/2022minha estante
Leandro,

Nossa, não sabia que tinha adaptação ?

LeandroBurla 06/08/2022minha estante
Ainda não teve. Ficou só no projeto.

Wesley.Rodrigues 30/08/2022minha estante
Eu também gostei muito desse livro, não entendo o motivo de muitas pessoas ter implicância com ele.

Joao 03/12/2022minha estante
Li esse livro ano passado também, comprei por cinco reais numa papelaria no centro, olha o tanto de coisa que a gente pode aprender sobre a vida por apenas 5 reais, enfim, MAKTUB.

anna jhu 10/01/2023minha estante
adoro muitissimo esse livro, foi a primeira versão dele que eu li e me apaixonei. Os desenhos que tem apenas nessa versão mais antiga e a escrita mais original, por assim dizee

Dhewyd 19/01/2023minha estante
Dos vários que li de Paulo Coelho... É o que mais gosto!

Arlei 03/02/2023minha estante
É o livro que fez evoluir meu hábito de ler .

Arlei 03/02/2023minha estante
Já ouvi até conversas sobre um filme .

Clara 13/09/2023minha estante
Uou, sensacional!

Cris Lasaitis 28/12/2010

Costumo dizer que há pelo menos uma coisa que quero aprender com o Paulo Coelho: marketing. Sei que é moda entre os escritores criticar o homem, também sei que é feio tecer qualquer afirmação sem conhecimento de causa, e antes de abrir a boca e dizer qualquer besteira (que um dia pode se voltar contra mim), achei melhor saber do que estou tratando. Havia lido Veronika Decide Morrer anos atrás, e me cobrava ler algo mais da autoria do mago. Comprei O Alquimista, primeiro porque adorei a capa da edição comemorativa, muito emblemática, colorida e atraente. Li. E gostei. Não digo que é genial, não. Mas tem seus méritos. O que mais me chamou a atenção é que o texto é totalmente clean; simples, direto e sem floreios, não tem nenhuma gordura. A história não é mais que uma lenda escrita. Apesar de não haver muitas descrições e nenhum detalhamento, consegue-se sentir um clima, uma atmosfera mágica. É um romance ingênuo, às vezes esbarra no piegas, mas é de uma simplicidade tão redondinha e polida que vira uma pérola. E atende a um público muito grande, que vai da auto-ajuda à ficção.
Maverick 02/01/2011minha estante
Concordo contigo. O mais interessante da obra "O Alquimista" é sua capacidade de abranger um público tão grande.

Gabriela Lemos 04/01/2011minha estante
Gostei bastante da sua resenha. Embora eu tenha tentado ler este livro em específico duas vezes e por duas vezes abandonei a leitura. Há algum tempo, li outros livros do autor e na época tinha gostado, hoje já não me interesso mais. Mas o cara é mesmo fera no marketing de suas obras!

acandec 12/01/2011minha estante
Tirou as palavras da minha boca!

Cristiano 09/11/2011minha estante
Por isso acredito que Paulo Coelho um filósofo!!! Sua escrita faz as pessoas refletirem sobre si mesmo.
Comigo foi assim, precisava de respostas, e inusitadamente o livro me levou a encontrá-las. Talvez, esteja aí a mágica de Paulo!!!

Acesse cricando.com e entenda mais...

Bia Machado 26/01/2012minha estante
Eu tentei ler esse livro e não consegui, talvez esperasse justamente por isso que você diz que falta a ele. Já li outros dois livros dele e de um gostei, de outro não. Ainda quero ler "Brida", tenho curiosidade quanto a ele.

mandy 02/02/2012minha estante
guardo essa leitura comigo...foi uma experiencia linda! me apaixonei por essa historia...e tao real,e envolvente,encantadora..sem mais explicaçoes..eu amo o alquimista!

Syndrome Arcana 15/03/2012minha estante
Assim que aprendi a ler, me deram este livro... Foi o primeiro livro que li, e desde então li mais vezes conforme crescia... É um ótimo livro, diga-se de passagem, nos faz acreditar que ainda existe amor, que ainda podemos sonhar e nos encontrar, mesmo que pareça tão distante quanto o horizonte...

Ricardo Rocha 19/08/2014minha estante
Eu,bem,enfim, quero dizer, ah, eu não quero aprender markerting...

Gustavo.Freitas 14/02/2018minha estante
Acabei de ler. Achei um escrita também simples e que te prende rapido. Gostei muito.

Sid 07/03/2018minha estante
Quando li o livro em 1992, tentei usar para auto-ajuda, mas fui até o capitulo 3. Voltei a ler no mesmo ano e não utilizei o mesmo para auto-ajuda, mas para não ficar uma leitura inacabada e gostei da ficção. Achei o livro bom. Dos 12 títulos que li de Paulo Coelho somente 4 foram interessantes.

Robson 10/04/2020minha estante
Não consigo ler Paulo Coelho. Acho muito superficial. Único livro que abandonei na minha vida. E olhe que depois que começo, vou aos trancos mas chego ao "the end".

rcividanes 12/06/2020minha estante
Interessante como as pessoas não enxergam além das páginas desse livro.

Marcia 25/12/2020minha estante
Foi um dos poucos livros do Paulo Coelho que consegui ler. Não me empolgou em absoluto.

LeticiaChandler 28/05/2022minha estante
Não é daquelas leituras que prende, mas gosto como que, de forma simples, ele traz ensinamentos preciosos. Como você bem disse, transitando entre as lendas e contos e a autoajuda. Parabéns pela resenha :)

@aprendilendo_ 13/06/2021

Resenha de O Alquimista
Publicado pela primeira vez em 1988 e escrito por Paulo Coelho, “O Alquimista”, com mais de 230 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, é o maior best-seller brasileiro de todos os tempos. Na trama, Santiago, um pastor de ovelhas, passa a ter sonhos repetidos sobre um misterioso tesouro. Por conta disso, o jovem decide pesquisar mais a fundo acerca de seus significados e acaba por conhecer um rei mágico, que o revela a chamada “linguagem do mundo”, a qual o guiará até o seu destino nas pirâmides do Egito.

Em primeiro plano, sobre a história, tem-se uma narrativa fluida, a qual, por meio de capítulos curtos, desenvolve a trama de forma direta e instigante. Nesse sentido, com altos e baixos, acompanhamos o amadurecimento de Santiago, o protagonista, enquanto percorre todo o caminho, repleto de entraves, até a sua tão esperada “lenda pessoal”. Em vista disso, tal fase de crescimento do personagem é caracterizada pelas mudanças de entendimento do jovem pastor acerca da maneira como enxerga o mundo, com uma gama de reflexões sobre o amor, a persistência e a fé. Como consequência, o livro acaba por ter um tom espirituoso e motivador, o qual, com sua boa estrutura de conto mágico, entrega uma leitura divertida e ótima para momentos descontraídos.

“O Alquimista” é um livro divertido, ótimo para momentos leves e ideal para quem está em busca de uma leitura, simples e motivadora.

Nota: 8.3
Instagram: @aprendilendo_
Pedro.Gondim 19/06/2021minha estante
Há muito preconceito com Paulo Coelho.

@aprendilendo_ 19/06/2021minha estante
Infelizmente, amigo!

almeidalewis 04/12/2021minha estante
Esse aí foi por lá antes do ano 2000 ???

almeidalewis 04/12/2021minha estante
Veronica decide morrer...Diário de um mago ??

B.norte 11/11/2023

Recomendo!
Meu segundo audiobook e posso dizer que foi uma experiência muito boa, apesar das travas que o audible apresentou. Li o livro (versão Rocco, 1995) quando era adolescente por indicação de um amigo. Na época, gostei da história, mas depois de tanto tempo já não conseguia mais lembrar do enredo. Foi então que encontrei ele disponível por R$00,00 na audible (agora não está mais) e foi bem bacana, principalmente por conta dos efeitos sonoros, que acabaram dando vida ao que estava sendo narrado.

"O Alquimista" me fez refletir sobre uma série de questões, tais como a busca de seus sonhos; o medo de se aventurar e tentar coisas novas; saber o que é realmente importante para você mesmo; saber ouvir o seu coração.

É um livro que, na minha humilde opinião, vale a pena ter na prateleira e de tempos em tempos realizar uma nova leitura.

m.cIara 04/02/2024

Obra-prima inspiradora.
O Alquimista é um livro fantástico e a narrativa é linda. A escolha das palavras é impecável, cheia de sabedoria e filosofia. Eu adorei totalmente. A história é muito encantadora e transborda de otimismo que considero muito importante em nossas vidas. O livro mostra que a jornada até o seu destino é tão importante quanto o próprio destino. Adoro como o livro enfatiza a importância da fé, da esperança e da espiritualidade através da história de um menino comum. Acho que este livro agrada a todos porque todos temos sonhos e às vezes só queremos que alguém nos diga que eles podem se tornar realidade. No geral, ?O Alquimista? é um romance de ficção muito emocionante e merece um espaço na estante de todos.
Laurinha 04/02/2024minha estante
Eu tô amando, quase finalizando ele?

Julia Manjko 04/02/2024minha estante
Um dos melhores livros que eu já li, amo demais !!!!

Bruno Lemon 06/02/2024minha estante
Eu amo. To doido pra reler ele!

Marcos Bassini 25/03/2009

Hunanimidadi
Coitada da unanimidade. Todos, sem exceção, a chamam de burra. Mas espera: se todos a chamam assim, isso é uma unanimidade, não? Então talvez nem o público esteja certo em transformar o Paulo Coelho no autor brasileiro mais vendido de todos os tempos e nem a crítica esteja certa ao dizer que ele não merece.

Em O Alquimista, se não vemos um autor estilista, elaborando com precisão cada parágrafo, como um Antônio Lobo Antunes, brilhante, em que a forma é tão importante em que a história é quase esquecida, escutamos, como uma criança ao avô, uma história contada de uma forma simples, mostrando que algumas riquezas podem, sim, estar escondidas no nosso quintal.
Lindenberg 25/03/2009minha estante
Rapaz, é a primeira vez que vejo alguém culto não falar mal do Paulo Coelho, que bom. Eu também acho que o livro mereça as 3 estrelas que colocou.

paloma 02/04/2013minha estante
Exatamente.

Regente Deo 12/07/2013minha estante
Litterae non erubescunt.

Renata CCS 23/08/2013minha estante
Melhor que se dedicar a preconceitos infundados é se dedicar àquilo que te satisfaz.

vanessa 31/01/2016minha estante
excelente sua resenha

Luanabookclub 16/07/2021

Paulo Coelho!
  O Alquimista é o livro brasileiro mais vendido em toda a história e um dos mais vendidos no mundo.
E agora eu sei o porquê!
Que linda história de jornada, de deserto e lenda pessoal!
Momentos emocionantes e de fé, amor e determinação.
Encontre seu tesouro lá estará seu coração!
????
Kleba 16/07/2021minha estante
não fazia a menor ideia que era o mais vendido kkkk btw essa parte de onde está o seu tesouro está o seu coração é uma frase bíblica

Luanabookclub 20/07/2021minha estante
O livro é cheio de citações bíblicas

kassya 28/07/2009

Inicio
É engraçado como algumas frases, ficam para sempre na nossa lembrança, passam a fazer parte de quem somos. Com os livros de Paulo Coelho, sempre foi assim, a medida que eu lia, eu sublinhava.. e ainda hoje lembro-me de muitas...

"Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize o seu desejo".

"É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante"

"Deus está onde O deixam entrar."

"Quem interfere no destino dos outros, nunca descobrirá o seu."
Syndrome Arcana 15/03/2012minha estante
A primeira frase destacada é de um poder imenso!!! Realmente, são frases que guardamos eternamente, e ao longo da vida vemos como elas se aplicam... Maktûb

Matuto 14/07/2018minha estante
Resumiu bem o sentimento do livro

Rehbein 15/10/2020minha estante
"Onde estiver o seu tesouro ali estará seu coração." Uso isso há mais de 20 anos. Lições para a vida.

Dyllan.Johnny 23/10/2023

Lembre-se de saber sempre o que quer
Bom livro, tirando as partes ?autoajuda?, o estilo ?coach? da escrita e o modelo ?jornada do herói? já conhecido na literatura, a leitura se torna bastante prazerosa e enriquecedora. Uma história repleta de amor, fé e esperança, fazendo o leitor se perguntar, seguidamente, ?será mesmo que eu estou vivendo minha Lenda Pessoal??

duuuuda 30/06/2023

?? ninguém sente medo do desconhecido, porque qualquer pessoa é capaz de conquistar tudo o que quer e necessita. Só sentimos medo de perder aquilo que temos? Mas esse medo passa quando entendemos que nossa história e a história do mundo foram escritas pela mesma Mão.?

Matheus.Frazao 04/02/2024

Fui cativado devido meu gosto por aventuras e sonhos
Eu tenho uma tendência natural a gostar de histórias onde o protagonista tem uma jornada a fazer, um sonho a realizar. Nesse livro o protagonista busca realizar a sua lenda pessoal. Gostei bastante dos personagens e me senti imerso na história. Entretanto, ele é cheio de ensinamentos um tanto religiosos e que não trazem um peso para mim. Porém, imagino que isso possa ser interessante para muitas pessoas. Esse problema pessoal não torna a história ruim. Foi muito bom ver o protagonista seguindo sua jornada e evoluindo ao longo do caminho.

mirella galdino 19/05/2020

Realmente gostei :)
As obras de Paulo Coelho são muito criticadas, quando ouvi alguns boatos sobre o autor, resolvi ler para tentar entender a questão. Até agora li apenas O Alquimista, pretendo ler outros, mas já consigo entender algumas críticas levantadas sobre ele. Levando em consideração o gênero literário da obra, acho a narrativa envolvente e diria até informativa quando se trata de alquimia. A crítica ao autor geralmente recaí sobre questões discursivas, no livro eu vejo muito presente o discurso de que o esforço e a coragem vão sempre trazer os mesmos resultados para todos, isso é o que alguns chamam de meritocracia. Especificamente através de uma perspectiva feminista, a mulher nessa obra é realmente objetificada, reclusa e passiva, mas eu como leitor e na minha posição de homem, entendo o contexto de produção e gosto da proposta da obra como um todo. Vejo que há muitos pontos interessantes e que eles valem a pena.

Mari 23/10/2023

Esbarrei nesse livro enquanto fuxicava na biblioteca como consequência da falta de dados móveis no meu celular para me entreter e, vendo de um ponto de vista da possível Linguagem do Universo, vejo que não foi por acaso. Já sabia da existência e tinha esse livro na lista dos que eu queria ler, porém pretendia ler O Diário do Mago antes desse.

Não sei se a ordem de qual foi lido primeiro vai afetar em algo da minha interpretação e aproveitamento, mas vou deixar como algo para o futuro.

O livro em si é muito bom e tranquilo de se ler. Gostei da forma com que apresentou os personagens e como as situações foram escalando. Como obra literária apreciei muito.

Do ponto de visto magicko também é uma obra interessante. Ora concordei ora discordei com certas falas do livro, porém isso diz mais sobre minhas práticas do que a escrita em si.

Resumindo, achei legal bacana e recomendo sim?
haymê 23/10/2023minha estante
O livro realmente é bom, mas sendo sincera por ser a obra mais famosa do Paulo Coelho eu esperava bem mais. Queria saber se você já leu outros livros dele e concorda comigo.

thaysaelivros 23/10/2023minha estante
Eu literalmente estava pesquisando sobre esse livro antes de abrir o aplicativo, e foi a primeira coisa que apareceu. Acho que o universo esta querendo me dizer algo ?

Mari 23/10/2023minha estante
Sim!!! Tb esperava mais do livro. Esse eh o primeiro dele q eu to lendo então nn tenho comparação, mas ainda sim achei uma leitura tops

haymê 23/10/2023minha estante
?O diário de um mago? e ?Veronika decide morrer? são muito reflexivos, recomendo super, depois de lê-los você pode pensar que talvez Alquimista seja superestimado

Mari 23/10/2023minha estante
Diário de um mago vai ser o próximo com toda certeza?

Bárbara 22/09/2021

Livro pequeno, mas cheio de aprendizados. Fala sobre Deus e o amor, e como devemos confiar nisso e seguir nosso caminho. Que precisamos aprender a viver o presente e no universo, e escutar nosso coração e os sinais de Deus. Gostei bastante. Vale a pena ler! ??