A Insustentável Leveza do Ser

A Insustentável Leveza do Ser Milan Kundera




Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser


1334 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


YsllaC. 19/03/2024

Entendi nada e perdi meu tempo
Da página 1 a 312 parece que li palavras soltas que em nada se conversam. História sem pé nem cabeça. Personagens fraquíssimos e suas relações piores ainda.
comentários(0)comente



Lana 18/03/2024

Complexo
O livro trata da história de vida de quatro personagens, alguns bem interessantes como a Sabina e outros beiram o insuportável. A leitura é bem filosófica e está entranhada em fatos históricos que, na minha opinião, deixaram a obra pesada e travada. Até a metade eu achei bem fluido, depois fica bem maçante. Um bom livro mas, sem dúvida, não é para todos.
comentários(0)comente



Jess 16/03/2024

Es mub sein
Um livro profundo e visceral, um livro humano, que retrata a jornada de 4 pessoas com uma invasão de pano de fundo.
O livro trouxe muitas reflexões para mim, principalmente as que tratam sobre a vida ser uma só, sobre a gente não saber se uma escolha é certa pois não há com o que se comparar.
É um livro que merece uma releitura daqui uns anos.
comentários(0)comente



Marcela.Abtibol 16/03/2024

Embora eu tenha demorado um pouco mais que o habitual nessa leitura, gostei do livro. Prendeu a minha atenção pelo contexto no qual está inserido, muito me agrada livros que trazem também reflexões sobre o contexto histórico/político e esse é um deles. Recomendo!
comentários(0)comente



Monique355 12/03/2024

Sai bastante da minha zona de conforto nessa leitura e isso foi uma coisa boa. Penso que esse livro é daquele pra ser lido aos pouquinhos, degustando cada trecho. Amei a filosofia presente na narrativa, as frases tão cruas e reais, e a forma como o autor descreveu os personagens. Não gostava de forma alguma de Tomas e não fui a maior fã de Tereza, mas achei muito interessante a forma como o autor dispôs a relação. O contexto político presente na obra também é interessantíssimo! Guardarei algumas das frases ali presentes por muito tempo. Apesar de não ter sido uma leitora que eu amei, foi um livro que gostei bastante de ter lido!
comentários(0)comente



gvazzz 12/03/2024

Chatooooooooooooooooooo
Começou tão bom, tão filosófico
Mas depois só torcia para acabar logo
Senhor do céu!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriella.Kramer 12/03/2024

Complicado
O livro conta a história de 4 pessoas, todavia tem uma narrativa em um viés bem filosófico, confesso que foi um livro difícil de terminar, já que era pesado em questão de leitura, todavia ele é muito bom, recomendo fazer uma resenha ao final dele pra você mesmo, se como eu teve dificuldade na leitura, ajuda a entender alguns pontos.
comentários(0)comente



p_tavares 05/03/2024

Insustentável
Esperava grandes coisas desse livro, sua história não é ruim e os personagens tem boas construções, especialmente Tereza e Sabina, mas me decepcionei.
Existem sim reflexões interessantes no texto como o relacionamento de Tomas e Tereza, que é poligâmico apenas para Tomas, o que tem consequências devastadoras para ambos, além do peso da leveza, que é tema principal do livro e é ilustrado por Sabina. Porém essas qualidades não são o suficente para que eu ignore que em grande, se não em maior parte, a obra é composta por frases de efeito e anticomunismo.
Por fim, o livro não é ruim, mas não sou parte do público para o qual ele é destinado.
comentários(0)comente



Hellena19 03/03/2024

O que escolher então, o peso ou a leveza?
Simplesmente lindo. Num contexto doloroso de uma guerra política, Milan traz o questionamento do peso das decisões. Como saber como seria se tivéssemos escolhido B invés de A? A vida é uma constante roleta russa, onde não tem como provar se uma decisão foi boa ou ruim, ou se poderia ter sido melhor. Pois num contexto onde se é mudada apenas uma palavra, todo o texto pode ter outro sentido e outra finalidade, tendo a mesma probabilidade de ser bom ou ruim. Dito isto, temos também o extremo poder dos sentimentos, que é o que vai controlar essas atitudes, levando em conta emoções como amor, raiva, felicidade, medo, tesão, ciúme e etc. O mundo se tornou uma armadilha para o que deveria ser a vida humana. A gente é feito pra ser leve, e acaba tendo o peso do mundo entranhado no nosso ser. Essa possibilidade que não foi escolhida acaba sendo um peso que não deveria ser. O fardo de saber e sentir algumas coisas é tão pesado e insustentável quanto a leveza da consciência sobre elas. Como escolher não saber e não sentir quando o prazer e existencialismo humano está intrinsecamente ligado ao saber e o sentir?
comentários(0)comente



Rebeca 03/03/2024

Romance filosófico, que se passa no final dos anos 60 e durante os anos 70. O livro aborda uma profunda reflexão sobre os relacionamentos humanos, os conflitos e a individualidade de cada ser humano. Os capítulos são curtos, bastante fluídos, que giram em torno de quatro personagens, expondo relacionamentos difíceis, problemáticos e questionáveis vividos por cada um deles. Além disso, o livro aborda temas complexos, cenas sobre sexualidade, erotismo e violência. Por isso, não é um livro recomendado para menores de 18 anos.

Todo um contexto político é trazido no livro, se passando em Praga, em um momento pós guerra, sob o domínio político da União Soviética. O próprio autor Milan Kundera, foi um dos exilados após apoiar a Primavera de Praga, tendo escrito “A Insustentável Leveza do Ser” durante o exílio na França. Seus personagens, porém, permaneceram presos na Tchecoslováquia e o livro descreve sobre esses momentos no cotidiano de cada um, interferindo em suas decisões.
comentários(0)comente



gabi_rp 03/03/2024

Primeiro livro que li de Milan Kundera, e amei. De grande sensibilidade, tem como pano de fundo um momento histórico de muita repressão, levando a refletir sobre o que realmente é leveza na vida de cada um. Muito lindo!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



nay.gba 29/02/2024

É insustentável ter certezas
Daquelas leituras ambivalentes, que ousam surpreender despretensiosamente.
A única certeza de A Insustentável Leveza do Ser é que nada está garantido.

Pra quem gosta de romance histórico, fará ótimo aproveito do contexto sócio-político da Primavera de Praga.
Confesso que achei cansativo, mas não deixa de ser uma crítica inteligente e oportuna. É uma discussão atemporal.

O viés filosófico de Milan é muito marcante.
As divagações não chegam, necessariamente, a algum lugar, são recortes para a colcha da vida.

A leveza finalmente é sentida quando o nosso olhar se volta para a natureza.
Os animais dão aula na arte sutil de amar.
Os humanos são apenas humanos. Para que o romance não virasse uma fábula, a gente tem de engolir S. T. ou K.

Por fim, agora tenho apenas uma certeza: tudo que precisamos é amor e um cão.

Leitura Recomendada.
comentários(0)comente



Danielle.Nasser 29/02/2024

Foi um livro que demorei para ler, demorei lendo, mas ainda assim amei. Confesso que não me apeguei aos personagens e por isso a leitura nem sempre foi confortável, mas as reflexões, o modo que o autor aborda determinados temas, o contexto por trás dos sentimentos e ações, fiquei encantada. Vale muito a leitura!
comentários(0)comente



1334 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR