A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

nsilvamarques 14/06/2024

Um livro filosófico que usa como pano de fundo a interconexão de 4 vidas e seus romances pouco românticos. Sobre o peso de viver a vida real, com suas dores, suas regras morais e amores que em vez de libertar aprisionam.
Uma obra interessantíssima. Erótica. Pouco leve. Triste.

Lissa 14/06/2024

Sem dúvidas mais uma surpreendente leitura para esse ano.
Mesmo já tendo terminado de ler sigo voltando nas marcações e refletindo sobre pontos diversos, reavaliando perspectivas e revisitando os personagens.
Apesar do tom filosófico a história dos quatro personagens me intriga por como eles são reais.
É o tipo de livro que acredito, ficará ainda muitos anos me mostrando coisas novas.

Jimsalabin 11/06/2024

Beethoven e muita dor
Não sei o que dizer
O que pensar
Li e assisti várias resenhas
Mas ainda não sei
Apenas sinto ele ruminando dentro de mim
Tem alguns livros que alugam espaços na minha mente por indeterminado tempo
Esse é um deles

cxparrish 11/06/2024

Muito bom!
Passei bastante tempo para ler o livro, porém todas as vezes que começava a leitura me envolvia nas histórias de cada personagem. Bem, realmente é insustentável a leveza do ser.

Polly 10/06/2024

O peso ou a leveza? O que você escolhe?
Esse livro é um romance filosófico que aborda temas como amor, traição, sexualidade e a guerra na antiga Tchecoslováquia (momento histórico que se passa o livro).
A história traz muitas reflexões, terminei o livro a alguns dias e ainda estou impactada.

P.S.: não leia esperando casais apaixonados, apreciei as reflexões que o livro apresenta e faça seus questionamentos.

gi 10/06/2024

Peso
Para mim, é complicado escrever sobre esse livro, ele foi objeto de muitos conflitos internos enquanto eu lia, por ter cenas tão pesadas e tratar de uma forma normal algumas ações que não considero tão irrelevantes assim.
Não vou falar muito sobre a história pois imagino que até nesse caso, o melhor é você ir sem saber o que esperar, no meu caso eu não gostei de como as coisas foram sendo levadas, mas a história em si tem muito propósito digamos assim, o autor traz de uma forma muito clara os opostos como o peso e a leveza em nossa vida e etc, mas algumas descrições não me agradaram, tanto que fiquei umas duas semanas sem ler pois não aguentava pegar o livro de nojo que eu tinha pego.

Bia.cp 10/06/2024

Interessante, mas não achei tão bom
Tem, com certeza, reflexões pertinentes e interessantes, especialmente se tratando do contexto em que se passa e que foi escrito - as partes que mais me deixaram curiosa eram aquelas que descreviam a história e política do lugar. Mas algumas reflexões simplesmente me cansavam, também. As vezes sinto que alguns autores usam mt do erotismo/sexualidade pra dizer que o livro deles é mais "cru" ou mais "profundo" ou o que quer que seja... mas.... li kkk

Kamilli 09/06/2024

Muito bem escrito
"A insustentável leveza do ser" é um romance em que o ponto de vista de 4 personagens é trazido: Franz, Sabina, Tereza e Tomas. Se você gosta de História no geral, vai gostar bastante da obra, e se se interessa por leituras que têm a trajetória de casais (ou de um casal) como temática central, também vai gostar, provavelmente. O autor sempre coloca uma metáfora e depois a retoma - eu adoro isso. Você vai receber um baita spoiler sobre o final, durante o livro.

Essa obra é sobre os encontros dessas 4 personagens, as suas vidas separadas e, principalmente, quão insustentável ou insuportável pode ser a leveza (quando você encontrar a frase que explica o título, ao longo do livro, vai ser sensacional).

A obra é bastante introspectiva, então se você gosta de fantasia, aventura ou ação, pode sentir falta de mais ações acontecendo, mas eu não senti. Recomendo insistir na leitura, Kundera foi um grande autor dos nossos tempos. Eu tentei ler há um ano, mas abandonei a leitura porque estava bem confusa para mim. Depois de (um pouco) mais experiência de vida, tudo fez mais sentido para mim. Respeite o seu momento, também.

Barbara1403 07/06/2024

Um livro para quem gosta de filosofar
Um livro que certamente indicaria a um amigo. Um livro sobre filosofia e sobre a vida em geral. Espero que outras pessoas possam se identificar com as personagens como eu me identifiquei.

Tamires 06/06/2024

Uma leitura intensa
Não sei se estou numa fase muito imersa na literatura (em especial, de clássicos), que fiquei completamente envolvida com a trama.
Achei que o romance traz a perspectiva do amor de maneira diferente do que normalmente os romances ?comuns? abordam e, talvez até, numa perspectiva muito mais realista. E não só o amor romântico, mas o amor a si próprio e também o amor à vida. O amor tal qual é, incoerentemente tão leve e tão pesado ao mesmo tempo. E tudo isso tendo como pano de fundo um momento político histórico. Foi uma escrita que muito me cativou, me emocionou, me fez refletir. Li em incríveis 12 dias (um tempo muito bom para mim). Gostei demais!

skuser02844 03/06/2024

ODEIO fazer resenha, but..
Confesso que esperava mais desse livro, talvez não tenho lido com tanta atenção. Mas no geral, é uma leitura que vale bastante a pena. O Kundera tem uma sensibilidade incrível! *-*

MelinaOliveira 02/06/2024

A insustentável leveza do ser é um livro insustentavelmente pesado.

Ao longo da história conhecemos Tomas, Tereza, Sabina e Franz, 04 personagens que precisam de terapia.

Os personagens de Tomas e Tereza são bem intensos. Sabina começa bem interessante, mas fica tediosa durante o livro. E o Franz, até agora não sei o que fez no livro.

Não gostei!
Não quero nem passar perto desse livro.

Hannah Green 30/05/2024

Parece que nada mudou desde então.
Primeiramente eu esperava que a relação entre a ocupação russa na república Tcheca e o romance dos personagens fosse ser mais metafórica. Não sei exatamente porque esperei isso, talvez o marketing do livro, não sei, mas eu esperava metáforas mais maciças, e apesar de denso e de ser constantemente vendido como sendo a simbiose perfeita do acontecimentos do mundo influenciado os acontecimentos da vida, essa influencia é prática e sólida demais para ser considerada poética. Não estou dizendo que é ruim, longe disso, realmente é um livro genial, e a poética por trás da dualidade de peso é Leveza, é certeira. A parte mais triste do livro foi perceber que todas as teorias empregadas sobre o cenário político, permanecem as mesmas, ler esse livro foi como abrir uma carta de uma cápsula de tempo e pensar "oxi, isso foi de 40 anos atrás ou de 2 dias?". O livro me encantou, me emocionou, e me revoltou de diversas maneiras, mas o que mais me chamou atenção foi a precisão da descrição de uma personagem feminina por um escritor homem, coisa bem difícil de acontecer na literatura, por diversos momentos eu esquecia estar lendo um autor masculino, e isso é sem palavras, significa que Kundera conseguiu escrever sua história por um ponto de vista universalmente compreensivo, sem se deixar contaminar pelo esperado de X ou Y, a preciosidade de sua escrita é realmente estarrecedora, e assim como Virginia Woolf, sua narração flui de um personagem ao outro sem que a gente sequer perceba ter acontecido a mudança de perspectiva, isso é de uma mestria sem tamanho.
Contudo, apesar de tudo isso, é um livro difícil de ler, me senti lendo O Morro dos Ventos Uivantes, que eu amei, mas a cada frase sentia minha alma sendo sugada, e senti que ela foi completamente arrancada de mim com o fechar do livro.

Eduarda Fernanda 30/05/2024

Insustentável foi a leitura desse livro ruim
Eu sei que a experiência literária desse clássico é particular pra cada um, mas a minha não foi boa.

Não me conectei ao livro em momento algum, até achei a introdução promissora, trazendo ideias de pensadores como Nietzche e Parmênides, mesmo que de forma rasa, mas só isso. não gostei da história, não gostei da ambientação do cenário, achei cansativa a narração do quadro externo político da época.

Muitas coisas me incomodaram nesse livro, mas a romantização que foi feita em relação as atitudes dos personagens Tomas e Franz foram as piores. Além disso, também achei fraca a construção das personagens femininas, a única que ainda consegui desenvolver um sentimento de empatia foi pela Tereza, por causa da sua relação com a mãe durante a infância.

Alta carga filosófica e muita inserção do narrador foi o combo perfeito pra me distanciar da história, demorei pra terminar e, por muitas vezes, senti que estava perdendo tempo.
.Igor 30/05/2024minha estante
Pelo visto foi uma leitura bem tortuosa, Eduarda, ainda bem que você conseguiu chegar até o fim.
Pretendia ler ele nos próximos dias (adoro o nome desse livro), mas depois dos seus comentários e resenha, vou rever a posição dele na lista de leitura ?

Kamilli 31/05/2024minha estante
Nossa, eu concordo muito sobre as personagens femininas, senti que não é o forte do autor explorar ou descrever a psique das mulheres! A naturalização das atitudes do Tomas também me incomodou bastante... Eu tenho gostado muito da escrita, inclusive da contextualização com a política da época - pra mim acaba sobrepondo os problemas que tive com o enredo (mas achei bem chato os encontros e adultérios da história).

Eduarda Fernanda 02/06/2024minha estante
Igor, é como eu falei, cada experiência é única, mas esse aí eu não recomendo de jeito nenhum, achei ruim de verdade ? repense...

Eduarda Fernanda 02/06/2024minha estante
Kamilli, fiquei com a mesma sensação, mas que bom que vc ainda conseguiu ignorar esses fatores e continuar a leitura pq eu nunca quis TANTO acabar uma livro logo ?

Giulia Benício 02/06/2024minha estante
Tá sendo um custo terminá-lo ?

Kamilli 03/06/2024minha estante
A 2º parte do Tomas tá bem "acaba logo, pelo amor de Deus" rs

alinevianadp 28/05/2024

Será que toda leveza há de ser almejada?
Gosto de ler os clássicos, não porque eu necessariamente vá sentir um enorme prazer em sua leitura, mas por ter atendida a minha curiosidade de saber o tipo de conteúdo que é venerado por considerável parcela dos leitores (e eu sabia que "A insustentável leveza do ser" é um livro forte e potente, ranqueado nas primeiras posições por muitos leitores habituais). Então, gostei de lê-lo, embora o livro não tenha me arrebatado (confesso ter achado algumas partes meio arrastadas... Ainda assim, anotei vários trechos que me marcaram). Sua narrativa não é linear (e por isso eu achei que os capítulos variavam entre mais e menos atraentes), e o enredo é entrecortado por várias reflexões (filosóficas, políticas, religiosas e teológicas) interessantes. A reflexão que mais me marcou (creio que indelevelmente) – até por me levar a pensar em aplicações práticas em minha própria vida – foi a que diz respeito aos pesos salutares e às levezas insustentáveis. Será que no dia em que certos "pesos" em nossa vida se tornarem leves eles se tornarão algo tão diáfano que se dissolverá – inevitável e lamentavelmente – no ar?