A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Regina 20/12/2023

Um romance muito bonito de Mulan Kundera. Retrata vida de uma forma leve e as mesmo tempo pesada. O volume de mensagens filosóficas me deixou um pouco cansada. Mas a leitura é interessante e recomendo

Marcos.Paulo 19/12/2023

Interessante
É um livro com camadas bem interessantes, com personagens bem aprofundados, a questão do contexto histórico ao qual se passa a narrativa, também me impressionou bastante, inclusive me fazendo hora ou outra, a fazer pesquisas para entender melhor as questões abordadas no livro. Algo que me fascinou foi que a história não segue um caminho linear, ela é contada hora o outra do fim para o começo e em outras seguindo uma nova ordem, coisa que gosto muito em filmes e livros.

Bela 19/12/2023

Surpreendente
Não sei bem como descrever este livro! Repleto de reflexões sobre a vida, por vezes a leitura se torna arrastada, mas vale a pena.

Tereza 18/12/2023

Inquietante!
A insustentável leveza do ser? de Milan Kundera foi para mim uma das leituras mais inquietantes, e por essa razão está na lista dos meus livros favoritos. Kundera utiliza-se de 4 personagens para dançar entre temas de cunho político, histórico e social: Tereza e Tomaz; Sabina e Franz.

Cada um deles experimenta, à sua maneira, o peso insustentável da vida. Passam por situações que dão origens a discussões filosóficas sobre a honra, amor, monogamia, traições, vocação, trabalho, ética, beleza, sentido da vida, alma x corpo, etc.

Mas, para mim, a questão chave do livro é a discussão pesado/leve, pois seria para o autor ?a mais misteriosa e a mais ambígua de todas as contradições?.

?? quanto mais pesado o fardo, mais próxima da terra está nossa vida, e mais ela é real e verdadeira. (?) a ausência total de fardo leva o ser humano a se tornar mais leve do que o ar, leva-o a voar, a se distanciar da terra, do ser terrestre, a se tornar semi-real, e leva seus movimentos a ser tão livres como insignificantes?

O autor questiona: ?O que escolher, então? O peso ou a leveza??

É fácil compreender que uma vida com ausência completa de problemas é desestimulante e frívolo, daí a razão da insustentabilidade do que é leve. Por outro lado, um fardo pesado demais não me parece estimulante. Não há proporcionalidade nessas grandezas, creio eu.

A sustentabilidade do ser está no equilíbrio, é o que me parece óbvio. Mas Kundera traz essa indagação nos levando a pensar nos extremos e nos nossos valores. Viver com a insustentável leveza do ser ou com o fardo que nos aproxima da terra e de tudo o que é real?

Camila 17/12/2023

Bem filosófico
Eu gostei da leitura, mas me cansei um pouco com as diversas passagens filosóficas, até mesmo acontecendo quando a personagem vai usar o vaso sanitário. O autor nos faz refletir sobre a dualidade do leve e pesado como forma de levar a vida, e usa o sexo para transmitir a ideia, num contexto histórico de ocupação comunista em Praga.

Kassia Rique 17/12/2023

A vida como ela é
Que livro bonito e gostoso de ler!!

Esse foi um clássico que não me arrependi em momento algum de ter. Comprei sem saber do que se tratava, da estória em si. Me surpreendi. Um romance bonito, onde o amor permeia todas as linhas, ainda que se questione a forma em alguns momentos.

Super indico.

isaac210 15/12/2023

Meo Deos
O livro começou tão bonito, mas a cada página piorava. Ao longo da história, o autor tem passagens lindas e outras nojenta (no sentido literal). Não entendi muito bem onde ele queria chegar com essa história, ela começa de um jeito e termina do mesmo modo.
Os personagens são assim, o ponto alto do livro desde o começo. São complexos e divergentes entre si, nos fazendo entender claramente seus ideias.
Definitivamente não entendi nada da política envolvida no enredo e sinceramente, se não estivesse presente na história não faria diferença alguma.
Honestamente, acho que só não foi o meu momento pra esse livro. Quem sabe um dia ? Mas até lá, não tenho coragem de indicar ele pra ngm rsrs.

Thais 10/12/2023

Genial
Um romance com reflexões existenciais sobre a vida do ser humano, detalhada através da vida dos quatro protagonistas que tem suas histórias interligadas.

As teorias e o pensamento filosófico são questões apresentadas no enredo de cada um deles, nos aproximando do contexto histórico da época, com detalhes sobre a invasão russa e a influência do comunismo na Europa.

Joy Costa 08/12/2023

Um livro para ser devorado, mas degustado
Há muito tempo um livro não me prendia tanto quanto ?A insustentável leveza do ser? me prendeu. Milan Kundera nos deixou em julho deste ano, mas a sua obra será imortal. Diante da notícia do falecimento do famoso escritor tcheco, nacionalizado francês, decidi adquirir seu livro mais famoso - eu precisava respirar das leituras acadêmicas. Deparei-me com um texto extremamente profundo, filosófico, complexo, com doses de história política e um romance de fundo. O que mais me arrebatou foi perceber a presença da Psicanálise, o que me provocou o desejo de ater-me em algumas de suas páginas a fim de estudá-las. Assim, Kundera ganhou o meu coração! Não é somente uma narrativa sobre pessoas aleatórias, mas sim, sobre nós, leitores; sobre nós, humanos. A partir de uma leitura bastante infamiliar - nos termos de Freud (unheimliche)-, a história de cada personagem é capaz de gerar intensa identificação, constituindo uma aula de autoconhecimento a partir do estranhamento e da angústia. Em suma, se pretende lê-lo, esteja pronto para devorá-lo, mas não deixe de degustar suas entrelinhas.

Le petit cygne 04/12/2023

POR FAVOR ME LEVEM PARA PRAGA
Que livro envolvente, sou grato a minha professora de literatura por ter indicado. Acho que todo mundo precisa ler.

Camila 02/12/2023

Vaidade, vaidade, tudo é vaidade
Não é o que eu esperava. Mas isso não significa que foi uma experiência ruim. "A Insustentável Leveza do Ser" nos levará em uma jornada de exploração crua do ser humano. Eu supunha inicialmente que a abordagem seria mais metafísica, porém o enredo se concentra em algo muito mais corpóreo. A história não é linear e sim fragmentada pelos diferentes contextos em que se encontram os personagens. Somos apresentados a Tomas, Tereza, Sabina e Franz que se entrelaçam mutuamente em uma trama de percursos tortuosos e existencialmente conflitantes.

O sentido pretendido pela obra não fica propriamente claro, pois são várias analogias simultâneas, mas o que eu posso constatar com clareza é a representação humana encarnada nos protagonistas.

Com Tomas eu visualizo o receio, a eterna hesitação do homem diante dos precipícios que enaltecem o desconhecido e que nos remontam ao primeiro instinto de preservação. Com Tereza eu detecto a personificação da insegurança, o assentamento dos grilhões das experiências traumáticas anteriores que nos tornam inaptos sob o olhar do futuro. Com Sabina eu constato os vícios, os hábitos perversos que se assomam sobre nossa pele e consciência, mas que não conseguimos se desvencilhar. E com Franz eu evoco a racionalidade, a tentativa fugaz, contudo, persistente do ser humano em equilibrar a dualidade da vida.

É uma leitura densa, ambientada em uma atmosfera erótica e ornamentada pelas comparações truculentas e ásperas dos momentos reais e opressivos vivenciados pelos tchecos durante a ocupação russa.
Recomendo bastante.

Nicole 30/11/2023

Uma alegre surpresa
Quando comecei a ler não esperava muito desse livro, mas realmente me surpreendi. Apesar da história não ter nada de excepcional, a escrita do autor fez esse se tornar um dos meus livros preferidos.
Parece que cada frase foi pensada, cenas comuns são escritas com uma poesia comovente. Quero ler de novo daqui um tempo.

Natalia 29/11/2023

Mini crises existenciais
É um romance filosófico que aborda desde os altos e baixos das relações, envolvendo principalmente a sexualidade dos personagens até contextos históricos e políticos do ambiente que a trama é narrada.

É meu livro favorito da vida, li pela primeira vez quando estava no ensino médio e depois, agora, 10 anos depois. Foi uma experiência incrível, trazendo reflexões profundas, sensações emocionantes e ao mesmo tempo angustiantes.

Leia e escolha, o peso ou a leveza?

elisadinelli 28/11/2023

Gostei
Talvez não tenha compreendido totalmente todas as dores e angústias de cada um dos personagens, mas se senti atravessado por várias delas. Viver é pesado e leve, ao mesmo tempo.

Vivian.Guilherme 27/11/2023

Belo
Literatura sensível e profunda. É incrível pensar que tem comunista que gosta deste livro, a única explicação é a incompreensão textual, já que, é um livro muito crítico ao partido.